Texto Hiromar Cardoso e Fotos e reportagem: Serginho Bitencourt
Terra Santa encerra aniversário de 19 anos de emancipação
Enceraram ontem, dia 18 com uma grande festa na Praça de Santa Isabel, principal da cidade, as comemorações alusivas aos 19 anos de emancipação política e administrativa do município de Terra Santa.
Durante dois dias a prefeitura municipal realizou uma vasta programação para comemorar a data do dia 13 de dezembro, dia em que a cidade se tornou independente de Faro depois de muita espera. Na sexta a programação começou com exposições de trabalhos educacionais na praça Santa Izabel, que incluiu apresentações de teatro, musicas locais e gospel, premiações aos alunos do projeto pequeno autor(escritor mirim) e encerou com uma bela apresentação do coral da escola municipal Raimunda da Costa Bentes.
No sábado durante o período do dia, as atenções da festa foram direcionadas ao parque de exposição MADUCA BENTES, onde aconteceu uma disputa competitiva de cavalos das raças comuns, meio sangue e puro sangue,com premiações em várias categorias que iniciou as 11 e finalizou as 18 horas numa grande festa.
A festa que se estendeu até as 01da manhã deste domingo encerou com discursos de políticos, escolha da miss Terra Santa e premiações aos pagadores de IPTU da cidade.
Com a praça tomada pela população, o prefeito da cidade Marcilio Picanço (foto) fez seu pronunciamento improvisado agradecendo a população que ali se encontrava, falou das dificuldades e dos avanços durante os dois primeiros anos de seu mandato.
Marcilio disse da expectativa para 2011 com a chegada de grandes obras e dos royates que virá via Mineração do Norte e anunciou a recuperação e ampliação do hospital municipal da cidade. Por fim, o prefeito agradeceu aos companheiros e amigos que juntos fazem parte de sua administração.
Um pouco da história- A história de Terra Santa tem tudo a ver com a aldeia dos Nhamundás ou Jamundás, devido ao golpe de despovoação de Faro pelos Cabanos em 1836, a aldeia de Nhamudás quase foi extinta. Nesta época então os capuchos mandaram buscar da Tribo dos índios Babui ou Uaboi no Rio Trombetas índios para aumentar à população de Faro, dando origem a aldeia de Ponta Santa. Entre 1859 e 1862 começaram a chegar famílias de imigrantes portugueses, italianos, negros e outros.
A mudança do nome Ponta Santa por Terra Santa se deu com a chegada do Padre José Nicolino de Sousa, vigário de veio de Óbidos em 1887.
Em 1956, no mandato do então prefeito de Faro Wladimir da Costa Terra Santa se tornaria Distrito, passando a sediar com uma subprefeitura.
Terra Santa foi crescendo e ganhando espaço. Muitas pessoas filhos da cidade lutaram para que a emancipação acontecesse entre elas se destacam Abelardo Bentes Piçanco, Francisco Anequino, Nicolau Mileó, João Paulo Nogueira, Plácido Oliveira, João Batista Assis, Paulo Carvalho, Flávio Bentes, José Amorim e João Algusto Picanço.
Em 1989 a população disse SIM a emancipação tornando enfim independente do município de Faro, através do decreto Lei 5699 de 13 de dezembro de 1991, assinado pelo então governador Jader Fontenelle Barbalho (PMDB).
Porém a instalação oficial se de em 01 de Janeiro de 1992 com a posse de Teodorico Lobato e Raimundo Carlos Figueiredo Bentes.
Atualmente o município é administrado por Marcilio Picanço do PMDB, que tem como vice-prefeito Januário Miranda Lobato. A atual Câmara é composta por 9 vereadores e tem como presidente o vereador Luís Ferreira(PMDB) que assumirá em 01 de Janeiro a nova mesa da Câmara Municipal.