Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Festa da Indepedência
Aprovado plebiscito para criação do Tapajós
"A população agora vai as urnas para votar SIM TAPAJÓS" 

O Plenário do Senado aprovou há pouco a realização de plebiscito para consultar a população do Pará a respeito da divisão do território do estado para a criação de outra unidade da federação, denominada Tapajós. O substitutivo ao PDS 19/99 prevê a criação de Tapajós a partir da desintegração de 27 municípios paraenses da parte oeste do Pará. A matéria seguirá para promulgação.
O plebiscito sobre a criação do estado de Tapajós deverá ser feito em até seis meses. Os paraenses deverão opinar, na mesma ocasião, a respeito da criação do estado de Carajás, originário da divisão da região sul e sudeste do território paraense. O plebiscito a respeito de Carajás foi aprovado no início do mês na Câmara.

Xaropada em Belterra

Amanhã o XAROPADA trás uma serié de denúncia contra a DAMA de Ferro da Saúde de Belterra conhecida por Zelma Macedo que juntamente com o vereador Reginaldo Lobo sãos acusados de comandar de forma arrogante e ditatorial a saúde desse município. Uma bomba! 

Xaropada 
Contador panfletista continua sendo procurado
Ranilson alvo de Baeco e Gorete
Os oficias de justiça da promotoria de Itaituba continua andando atrás do contador conhecido por BAECO, ex-contador da prefeitura de Itaituba, gestão Gorete Xavier que teria sido o mentor intelectual da panfletagem encontrada na gráfica Amazônia difamando um candidato nas eleições de Aveiro.
Segundo informações os panfletos teriam sido encomendados a mando da ex-prefeita que desejava favorecer seu candidato.
Os panfletos difamatórios seriam com intuito de prejudicar a candidatura do Ranilson Prado (PR).
Os promotores tomaram conhecimento da ilicitude através de um telefonema anônimo, quando uma pessoa denunciou que na referida gráfica estaria sendo impresso o material. 
De posse da informação e fazendo somente o que é função da Promotoria, que é averiguar todas as denúncias que chegam ao Ministério Publico, os promotores organizaram uma diligência até a gráfica Amazônia, onde puderam constatar a veracidade da denúncia.
Com o fato comprovado, os promotores apreenderam o material e intimou o responsável pela gráfica a prestar depoimento no Fórum da Comarca de Itaituba, onde deverá informar o nome do ou dos responsáveis pelo delito.
A atitude de desespero tomada por Baeco e Gorete teria sido em função do fracasso da candidatura do candidato que a dupla apóia.

Ameaça avista
Eliene Nunes na guilhotina
Apesar de estamos longe das eleições municipais, os bastidores da política do município de Itaituba já esquentam.
Eliene de olho no DEM
Vários nomes se articulam, porem apenas 4 ou 3 devem disputar.
O atual prefeito Valmir Clímaco (PMDB) que apesar do alto índice de rejeição está com a maquina do poder na mão. Um candidato que será indicado pelo PSDB, talvez o próprio deputado federal Dudimar Paxiúba, ou outro nome que seja de consenso. Além do ex-vereador e empresário Deuzim da  Eletro 10(PRB) que já articular vários partidos falados nanicos, e por ultimo um candidato articulado pelo PT.
Resta descobrir outras pedras do tabuleiro. Por exemplo, quem será o indicado pelo ex-prefeito Roselito Soares.
Já ex-secretaria de Educação Eliene Nunes hoje namorando o democrata do deputado Lira Maia (DEM) e que anda bem nas pesquisas é carta fora do baralho. Eliene deve ser condenada por ter aprontado como ex-secretaria de Educação de Itaituba.
O certo é que muita água ainda vai rolar, e tudo indica que as eleições vindoura de Itaituba devem ser a mais perigosa e disputada da história, até mesmo das conhecias da época da pistolagem que tomava conta da cidade.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nota do Xarope: Após 3 dias abatido por uma forte e desgraçada gripe, o blog do XAROPE volta nesta terça-feira de com todo gás. Quem não quiser cair na desgraça das manchetes que não cometa besteira. Já voltei apesar da praga dos meus inimigos....

Eleições de Aveiro
Tentativa de panfletagem é descoberta em Itaituba
Os promotores com o delegado Cleber
O Ministério Público tendo a frente os promotores Antonio Manoel Cardoso Dias e Magdalena Torres, apreenderam no início da tarde desta segunda feira (30), centenas de panfletos difamatórios contra a candidatura do candidato e atual Prefeito em exercício de Aveiro Ranilson Prado, que encontrava-se sendo confeccionados, já em sua terceira tiragem, na gráfica Amazônia, localizada na Avenida Manfredo Barata.
Os promotores tomaram conhecimento da ilicitude através de um telefonema anônimo, quando uma pessoa denunciou que na referida gráfica estaria sendo impresso o material. De posse da informação e fazendo somente o que é função da Promotoria, que é averiguar todas as denúncias que chegam ao Ministério Publico, os promotores organizaram uma diligência até a gráfica Amazônia, onde puderam constatar a veracidade da denúncia.
Com o fato comprovado, os promotores apreenderam o material e intimou o responsável pela gráfica a prestar depoimento no Fórum da Comarca de Itaituba, onde deverá informar o nome do ou dos responsáveis pelo delito.
O material apreendido foi conduzido pelos próprios promotores para a 19ª Seccional onde foi entregue ao delegado Cleber Antunes que tomou os procedimentos para a abertura de inquérito para apurar o delito e solicitar a punição para os culpados.

Cametá e Independente decidirão 2ª- Turno do Parazão

Cametá e Independente farão a final do segundo turno do Parazão 2011. O Cametá tirou o São Raimundo, perdendo em Santarém por 3 x 2 e vencedor o outro jogo por 3 x 0. Já o Independente perdeu em Belém para o Remo por 1 x 0 e ganhou em Tucuruí, por 2 x 0. Por terem melhor campanha, Cametá e Independente jogaram às semifinais por dois resultados iguais.
Enquanto isso o Paissandu que foi campeão do primeiro turno fica no aguardo.
A torcida mocoronga vai ter que torcer por um dos dois times do interior.
Já o Remo continua fora da série D.
Confira como está a Classificação Geral
1o- Remo: 34 pontos (sem calendário até segunda ordem na temporada)
2º- Paysandu: 33 pontos (na final do Parazão 2011 - garantido na Série C)
3º- Cametá: 30 pontos (na final do 2º- turno do Parazão 2011 - luta por vaga na Série D)
4º- Independente: 28 pontos (na final do 2º- turno do Parazão 2011 - luta por vaga na Série D)
5º- São Raimundo: 22 (garantido na Série D - estréia dia 17 julho)
6º-
Águia: 13 pontos (garantido na série C)
7º- Tuna Luzo: 12 pontos (rebaixado a 1º- fase do Parazão 2012)
8º- Castanhal: 11 pontos (rebaixado a 1º- fase do Parazão 2012)
Obs./1: Paysandú, Remo, Cametá, Independente, São Raimundo, e Águia permanecem na elite do futebol Paraense.
Obs./2: Tuna e Castanhal foram rebaixados e disputarão a 1º- fase do Parazão 2012.

Principais goleadores1. Leandro Cearense (Cametá). Rafael Oliveira (Paysandú)- 19 gols.
2. Jailson (Cametá); Mendes (Paysandú); Leandro Guerreiro (São Raimundo)- 09 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Belo Monte, um sonho de todos nós

 
Nicias é engenheiro eletrônico
O Diário Oficial da União de quinta-feira passada, 19 de maio de 2011, traz a publicação da Portaria nº 1.003, do Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci Filho, formalizando a constituição do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, relacionando os cinco representantes do governo federal; cinco do governo do Estado do Pará, cinco dos municípios do entorno de Belo Monte; quatro do Setor Empresarial e de Entidades Sindicais Patronais; quatro das Entidades Sindicais de Trabalhadores Urbanos, Rurais e de Pescadores; quatro dos Movimentos Sociais e das Organizações Ambientais; dois das Comunidades Indígenas e um de Instituição de Ensino e Pesquisa; e seus respectivos suplentes. Afora isso, a portaria ministerial des igna, também, a Coordenação Geral do referido Comitê Gestor, na forma como estabelece o Decreto Presidencial nº 7.340, de 21 de outubro de 2010, a qual é constituída por Johaness Eck, do governo federal; Nicias Ribeiro, do governo do Estado do Pará e Eraldo Pimenta, dos municípios.
É óbvio, e não há como negar, que pessoalmente estou muito feliz. Não só pelo fato de integrar o Comitê Gestor do PDRS do Xingu, bem como de sua Coordenação Geral, coisa que, por certo, devo ao governador Simão Jatene, que nomeou-me Secretário Extraordinário de Estado para assuntos de energia e indicou-me para integrar o aludido Comitê Gestor e a sua coordenação geral. Mas, principalmente, pelo fato de ser inteiramente a favor de Belo Monte desde os idos de 1998, quando, por decisão do então presidente FHC, foram reiniciados os estudos do aproveitamento do potencial hidrelétrico da chamada Volta Grande do Xingu e por ser o responsável direto na aprovação do Decreto Legislativo nº 788, de 13 de julho de 2005, do Congresso Nacional, que autorizou a conclusão dos estudos de Belo M onte e a construção dessa hidrelétrica no rio Xingu, no Pará, o qual foi ratificado pelo Supremo Tribunal Federal ao decidir arquivar a Ação de Declaração de Inconstitucionalidade de nº 3.573/2005 da Procuradoria-Geral da República, por 7 votos a 4. Aliás, essa histórica decisão do nosso Excelso Pretório ocorreu no dia 01 de dezembro de 2005 e nessa batalha judicial contei, é claro, com a dedicação dos estudiosos procuradores do Senado que defendiam a decisão do Congresso Nacional, e, fundamentalmente, com o apoio e o prestígio do senador José Sarney, que foi o relator da matéria no Senado, além do apoio e do prestígio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, de onde, na época, eu era membro convidado do Conselho de Infraestrutura.
Como se vê, a luta em favor de Belo Monte, historicamente, está acima dos governos e politicamente é suprapartidária, uma vez que os seus primeiros estudos ocorreram, ainda, no período dos governos militares nos anos setenta, sendo retomados em 1998 na época do presidente Fernando Henrique Cardoso, precisamente no dia 15 de junho – data da inauguração do linhão de Altamira, que era o primeiro trecho do projeto Tramoeste, que leva a energia de Tucuruí à Itaituba em Santarém, no Oeste do Pará. Depois veio a batalha no Congresso Nacional, em 2005, que teve o apoio de todos os partidos políticos com assento na Câmara e no Senado, daí o referido Decreto Legislativo nº 788/2005 ter sido aprovado em ambas as Casas por acordo de liderança. E por último foi a participação decisiva do pr esidente Lula, em 2009, quando S. Exa. reagiu com veemência a intromissão de estrangeiros na discussão de Belo Monte, lembrando a eles, especialmente aos norte-americanos, que quem dizimou os seus índios não tinham, como, aliás, não tem, nenhuma autoridade para ensinar aos brasileiros como cuidar dos nossos índios. Sobre o assunto, inclusive, escrevi artigo parabenizando o presidente Lula pela sua posição.
Agora, a partir da instalação do Comitê Gestor do PDRS do Xingu, que deverá ocorrer no próximo dia 03 de junho na cidade de Altamira, espera-se que, efetivamente, sejam implementadas todas as ações de mitigação dos impactos econômicos e sociais que as obras de Belo Monte irão causar à região, especialmente a Altamira e Vitória do Xingu.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prestando conta com DEUS

Prefeito de Itaituba Valmir Climaco é condenado à indenização milionária 

Por Francisco Amaral


Paraplégico e abandonado pelo então patrão Valmir Climaco que não respeitou seus direitos trabalhistas , o jovem Ronaldo da Silva deve receber uma indenização milionária. 
Ronaldo vive hoje na cadeira de rodas
Valmir prestando conta com DEUS
De acordo com decisão proferida em processo movido por Ronaldo da Silva Sousa contra a Madeireira Climaco Indústria e Comércio Ltda, estão indisponíveis bens patrimoniais que encontram-se relacionados como fiel depositário em nome de seu proprietário Valmir Climaco de Aguiar e que nesta quinta feira, dia 26 de maio, irão à leilão para que se cumpra os dispositivos legais que visam pagar compromissos não honrados pelo executado e que por força de cumprimento judicial irão a leilão  imóveis de Valmir, proprietário da madeireira, tantos quantos forem necessários avaliados em R$ 1.900.000,00 (Um Milhão e Novecentos Mil Reais) para que se faça justiça ao exeqüente.
Na decisão, a Juíza Federal do Trabalho, Doutora Meise Oliveira Vera, determinou a lavratura de edital para que o executado Valmir Climaco, atual prefeito de Itaituba, não ignore o competente procedimento da justiça e conheça o dia e hora do pregão, que, se ocorrer deserto, dado ao elevado valor, determina o agendamento do próximo dia 16 de junho de 2011 para a realização de novo leilão e, se mesmo assim não houver arrematante nessa data, deverá concorrer para que os imóveis sejam adjudicados pelo reclamante, ou seja, deverão ser repassados como pagamento da dívida.
Conforme a decisão judicial, o dia inicialmente marcado para a realização do evento será  dia 26 de maio, às 08h45 e, o arrematante deverá dar um sinal em espécie, em torno de R$ 380.000,00 (Trezentos e Oitenta Mil Reais) na Justiça do Trabalho situada na Trav Justo Chermont, 126 cidade de Itaituba.
Farão parte do leilão dois terrenos urbanos localizados  na Rod Transamazônica km 3,5 (Serraria). Considerando a localização, área e imóveis que integram os terrenos indisponíveis, já comenta-se em Itaituba o interesse de empresários até do Mato Grosso em participar do leilão.
Acidente – Trabalhando há oito meses e 15 dias para a Madeireira Climaco, no dia 29 de maio de 1999, Ronaldo da Silva Sousa trabalhava na extração de madeira na então vicinal do Brabo (hoje, vicinal do Cacau), quando, a amando do gerente de campo, passou a derrubar uma árvore, que ao cair, um de seus galhos caiu sobre as costas do trabalhador, atingindo a coluna vertebral, deixando-o paraplégico. Ronaldo foi tirado debaixo do galho da árvore por outro trabalhador que lhe acompanhava, o qual saiu em busca de socorro. Com a chegada de ajuda, Ronaldo foi carregado em uma rede até a locomoção que o transportou à Itaituba, onde foi internado no hospital Municipal. “O acidente aconteceu por volta do meio dia e eu só recordei o sentido após 24 horas no Hospital municipal, quando percebi que minhas pernas não se moviam. Eu queria mexer, mas nem mesmo o lençol eu sentia sobre as pernas.” Relatou a vítima.
Sem Carteira de Trabalho assinada por Valmir Climaco, Ronaldo não teve seus direitos trabalhistas respeitados pelo hoje prefeito de Itaituba. Sob pedido do pai de Ronaldo, Valmir assinou a carteira para que os familiares da vítima pudessem recorrer ao INSS e, assim, Ronaldo poder ir a Belém em busca de tratamento. Com as passagens pagas pelo governo a ajuda somente de familiares e de amigos, conseguiu ir a Belém fazer um tratamento, mas sem condições de permanecer na capital do estado, retornou a Itaituba onde tem seus parentes. “Eu tive que parar o tratamento e voltar para Itaituba, já que a única ajuda que o Valmir me deu foi o pagamento de uma platina que custou R$ 700,00 (Setecentos Reais).” Disse Ronaldo.
Em Itaituba, Ronaldo que até a presente data mora em uma casa alugada, procurou por Valmir Climaco e solicitou que seu ex patrão lhe ajudasse pelo menos com uma residência para morar, indicando uma casa que se encontrava a venda na 9ª rua do bairro Bela Vista pelo valor de 25 mil reais, o que Valmir não aceitou dizendo que era muito caro. “Ao perceber que ele não iria me ajudar, eu procurei alguns advogados de Itaituba, mas todos ficaram com medo por se tratar do Valmir. Então me indicaram o Dr. João Alves, que aceitou a causa.
Com a justiça tendo dado ganho de causa a vítima na Ação judicial que teve início em 2008, Valmir recorreu da decisão, fazendo com que somente agora tenha saído a decisão final.
Apesar de Ronaldo já se encontrar a 12 anos na cadeira de rodas, Valmir Climaco nunca lhe fez uma visita para ver seus ferimentos na costa, nas nádegas, no joelho e calcanhares, causados pelos tempos que se encontra incapaz até mesmo de fazer suas necessidades fisiológicas. “Eu não tenho controle na bexiga e nem para evacuar as fezes. Passo de cinco dias com as fezes no intestino e só consigo botar pra fora com purgante.” Relatou a vítima.
Ronaldo que não dispõe de nenhum transporte e que para ir ao hospital ou posto médico tem que pagar aluguel de taxi, disse ainda que quer somente poder comprar uma casa para sair do aluguel, que paga com o dinheiro de sua aposentadoria por invalidez e, poder buscar um tratamento que possa pelo menos fazer com o mesmo volte a sentir suas pernas. “Eu já não digo que posso voltar a andar pelo tempo em que me encontro nesta situação, mas gostaria de pelo menos voltar a sentir minhas penas, pois da cintura pra baixo eu não sinto nada.” Declarou Ronaldo.
Não se pode dizer que é inédito e nem que seja a última vez que a mão pesada da Justiça do Trabalho age contra Valmir Climaco, que em tempos passados, já teve nas barras da Justiça com sua mansão ameaçada de se tornar indisponível para ir à praça com finalidade de pagar dívidas. Além deste caso, Valmir pode responder a outros processos trabalhistas e ainda por ferir os Direitos Humanos, já que, apesar de há mais de dois anos dois de seus funcionários terem sido vítimas de um esbarreiramento no então poço central do Garimpo Bom Jesus, até a presente data Valmir Climaco ainda não resgatou os corpos para serem enterrados por seus familiares.
De uma coisa se tem certeza: Assim como Ronaldo da Silva Sousa receberá o que Valmir Climaco lhe deve, todos contidos na vasta lista dos desrespeitados em seus direitos por Valmir, também serão recompensados por suas perdas. Pois mesmo de forma vagarosa, a justiça sempre prevalecerá.
Mistério no Hangar

Morte de Rafael ainda é mistério
Até agora continua um grande mistério a morte do jovem Rafael, morto barbaramente quando trabalhava como vigia em um Hangar no aeroporto de Itaituba no ultimo domingo. 
Na ocasião foi lhe roubado a arma e alguns pertences.
A polícia está trabalhando com duas principais linhas de investigação que estão sendo mantidas com certo grau de sigilo. 
Segundo o delegado José Dias Bezerra, não se descarta outras hipóteses como o fato de outras pessoas que teriam ingressado na área do hangar e teriam assassinado o jovem Rafael.
A polícia pede que caso alguém tenha informação de suspeitos ou que saiba de algo que possa ajudar a elucidar este crime, que entre em contato com a polícia para que o responsável seja retirado da sociedade e que assim se possam reunir elementos e decretar a prisão preventiva deste homicida.
Rafael foi morto com requintes de crueldade por seu assassino.


Articulação para aprovação do plebiscito no Senador
Neste momento o jornalista Jota Parente está em Brasília junto Prefeito Valmir Climaco – representante Itaitubense na comitiva que coordena o Projeto de Criação do Estado do Tapajós-, Presidente da Associação Comercial de Itaituba, Patrique Souza e assessores objetivando fazer as articulações necessárias, neste primeiro momento, para incentivar as lideranças de outros partidos no Senado, por isso os mesmos estão pedindo apoio para a aprovação do plebiscito para a criação do estado do Tapajós, que está na pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que deve ser votado ainda hoje.

terça-feira, 24 de maio de 2011


Alunos de Porto de Moz consomem merenda escolar vencida
Studient of Porto de Moz eated food
with out date in school  
O resto, tonelada do produto foi retirado do barco e queimado em um terreno baldio da cidade

Prefeito Berg e Júnior Ferrri
Vereadores de Porto de Moz, no sudeste paraense, denunciam que alunos da rede municipal de ensino consomem alimentação escolar com data vencida e que cerca de cinco toneladas de merenda foram queimadas no município, depois que a mercadoria foi retirada da embarcação "Henrique Gouveia", que afundou na margem do rio Xingu, quase em frente à cidade, na última terça, 17, por volta das 22h.
Segundo o vereador Ivanildo Pontes (PMBD), presidente da Câmara Municipal de Porto de Moz, a desconfiança maior dos vereadores é quanto às embalagens das caixas, as quais tinham lacre do Governo do Estado. "O que nos intriga é o fato de elas apresentarem lacre do Governo do Estado, já que a alimentação das escolas da rede municipal deveria ser adquirida pela prefeitura com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que é de R$ 100 mil por mês. O barco, que presta serviço à prefeitura, estava levando a mercadoria às escolas municipais do interior de Porto de Moz. Pode ser que a alimentação seja negociada entre a prefeitura e os fornecedores que entregam a merenda escolar na rede estadual por preços mais baixos", supôs.
O presidente conta também que, antes de o barco afundar, cinco vereadores tentaram adentrá-lo para verificar sobre a denúncia, mas foram impedidos pelo proprietário da embarcação, Josiel Souza, o qual teria dito não saber nada a respeito da mercadoria. Depois, Josiel teria feito uma ligação ao secretário de Administração de Porto de Moz, Rivaldo Campos, tio do prefeito da cidade, Bergue Campos (PTB), que é cunhado do deputado estadual Júnior Ferrari (PTB), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Ao terminar a conversa, Josiel teria partido com o barco carregado. Cerca de 30 minutos depois, a embarcação foi ao fundo, toneladas de caixas com merenda escolar foram retiradas do barco e queimadas em um local da cidade.

Eraldo Pimenta é nomeado membro do comitê gestor do plano de desenvolvimento sustentável de Belo Monte 
Eraldo Pimenta is member of the comitê gestor do plano de desenvolvimento sustentável de Belo Monte  
O prefeito espera que ainda este ano o projeto Belo Monte possa sair do papel.

Eraldo espera que Belo Monte saia do Papel
Diário Oficial da União publicou portaria nº 1.003 do ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci Filho, designando os representantes do governo federal, do governo do Estado do Pará, dos municípios e outros, no Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu (Belo Monte).
Foram indicados, também, os integrantes da Coordenação Geral: Johaness Eck, pelo governo federal, Nicias Ribeiro, pelo governo do Estado do Pará e Eraldo Pimenta, pelos municípios.
A finalidade da indicação dos integrantes é para que os mesmos possam dizer aonde será aplicado 500 milhões de reais.
Por telefone o prefeito de Uruará Eraldo Pimenta disse que espera que Belo Monte saia ainda este ano do papel.
Já o ex-deputado Nicias Ribeiro que é secretário especial de Minas e Energia do governo do Estado enviou ao blog cópia do Diário Oficial, veja na integra:
É com imensa alegria que lhe encaminho, em anexo, cópia do Diário Oficial da União de quinta-feira passada, 19 de maio de 2011, com a publicação da portaria nº 1.003 do ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci Filho, designando os representantes do governo federal, do governo do Estado do Pará, dos municípios e outros, no Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu (Belo Monte), bem como os integrantes da Coordenação Geral: Johaness Eck, pelo governo federal, Nicias Ribeiro, pelo governo do Estado do Pará e Eraldo Pimenta, pelos municípios.
Nicias Lopes Ribeiro

domingo, 22 de maio de 2011

EXCLUSIVO! Jatene banca LARANJA para derrubar criação do Tapajós e Carajás

Burro e medroso
Mexida errada de Charles complicou partida do São Raimundo
O São Raimundo fez 3X0, ai o treinador resolveu recuar no segundo tempo e tirar o avançado Velber. A partida mudou e o Cametá quase empata fazendo dois gols.
Um jogo que parecia ganho, quase que acaba com um vexame diante do estádio Colosso do Tapajós totalmente lotado.
A goleada seria histórica se não fosse uma burrice do treinador Charles Guerreiro que com medo pediu para o time recuar, fato que deu moral para o time do Cametá.
Além disso, Charles ainda fez uma mexida errada tirando Velber seu principal jogador de armação, aquele que além de moralizar a equipe ainda levava medo aos simples e humildes atletas do Cametá que no primeiro tempo respeitaram o currículo invejável de Velber.
O São Raimundo começou bem e logo fez 1, 2 e 3. Tudo parecia tão fácil se não fosse o medo do treinador que ao invés de aproveitar o momento para dar uma goleada resolveu deixar o time do Mapará crescer e fazer o que fez.
A torcida mais uma vez lotou o estádio, e mais uma vez os policias do Corpo de Bombeiros tiveram de fechar os portões do Colosso.
O Cametá descontou no segundo tempo, aonde foi o dono do jogo.
Com os 3X2, agora o time santareno jogará pelo empate dentro do domínio da equipe cametaense.
O JOGO
Na briga das vantagens, o São Raimundo foi quem saiu ganhando no primeiro duelo das semifinais do returno de Parazão 2011 contra o Cametá, no Colosso do Tapajós, neste sábado (21). O Pantera venceu por 3 x 2 e leva a vantagem do empate para a partida decisiva do próximo sábado (28), no Parque do Bacurau, em Cametá.
Mas a vida do São Raimundo não foi fácil no Colosso do Tapajós. O Pantera, que, mesmo com o desfalque de seu lateral esquerdo Rafael Vieira, deixou o Cametá sob pressão no primeiro tempo e chegou para o intervalo do jogo com um placar de 3 x 0, foi pressionado no segundo tempo e assistiu o Mapará fazer 3 x 2.
1º tempo - Com o apoio da torcida em pleno Colosso do Tapajós, o time de Charles Guerreiro foi todo ataque logo no início da partida. Logo no primeiro minuto, Leandro Guerreiro recebeu a redonda lançada por Sató e bateu bonito para uma grande defesa de André Luís.
O São Raimundo manteve a posse de bola apostando, principalmente, na qualidade de passe de Aldivan e na velocidade de Sató. Com quatro minutos, o Cametá não tinha conseguido levar perigo para o goleiro Labilá, mas Vélber, que tinha entrado como titular, foi o protagonista de mais um ataque alvinegro. O camisa 10 recebeu na área, driblou bonito e chutou. André Luís defendeu.
Aos 11 minutos, o Pantera continuava o ataque pelo lado direito, com Júlio Ferrari, que deixou para Sató lançar Leandro Guerreiro. O camisa 9 entrou em profundidade e mandou uma bomba sem chances de defesa para André Luís. Foi o primeiro gol do Pantera!
O Cametá começou a crescer na partida em busca do empate. Aos 24 minutos, a torcida santarena levou um susto. Robinho cobrou a falta na intermediária e colocou na cabeça de Rubran, que jogou no contra-pé de Labilá. O goleiro santareno só observou e a bola saiu pela linha de fundo.
Porém, antes de qualquer reação cametaense, aos 31 minutos, o Mundico chegou ao seu segundo gol com o camisa 4, Thiago Júnior. O zagueiro aproveitou o cruzamento da direita e cabeceou no canto direito de André Luís. Jaílson ainda tentou cortar e a redonda parou dentro do gol do Mapará.
Dois minutos depois, o Cametá tentou a resposta com Robinho. O camisa 10 driblou dois e deixou para Leandro Cearense, que dominou e foi travado no momento do chute. Aos 35, o Mapará teve a sua grande chance no primeiro tempo, com a falta cobrada por Paulo de Tárcio. Ele bateu colocado no ângulo direito de Labilá, que voou para espalmar a redonda. Mas a bola ficou viva dentro da área e Jaílson tentou completar de cabeça, mas furou e perdeu a chance de diminuir o placar.
Aos 41 minutos, veio o castigo para o Mapará. Leandro Guerreiro recebeu em velocidade na direita e deixou para Aldivan lançar Thiago Júnior dentro da área. Tonhão ainda tentou cortar o passe, mas furou e o zagueiro santareno fez o terceiro do Pantera no jogo.
Robinho ainda tentou o último suspiro dos cametaenses. Ele partiu com a bola dominada aos 46 minutos, driblou bonito e chutou forte por cima do gol de Labilá, que só observou.
2º tempo - Os dois times voltaram com as mesmas escalações para o segundo tempo, mas o primeiro ataque foi do Cametá. Américo recebeu a redonda na direita e deixou para Robinho, que driblou Rodrigo Santarém na entrada da área e foi derrubado. Falta nele logo no primeiro minuto da segunda etapa da partida.
Aos cinco minutos, Leandro Cearense foi lançado como um ponta esquerda, cortou para o meio e chutou com muito perigo no canto direito de Labilá. O camisa 1 do Pantera espalmou com as duas mãos para afastar.
Leandro Cearense foi o protagonista ainda de um pedido de pênalti. O camisa 11 entrou na área para tentar aproveitar o cruzamento de Paulo de Tárcio e caiu entre dois marcadores. O juiz Andrey Silva e Silva mandou seguir.
Aos 18 minutos, o experiente Balão, que entrou no jogo no lugar do volante Wílson Guerreiro, recebeu a redonda em velocidade, cortou para a direita e bateu forte obrigando Labilá a salvar o Pantera. O camisa 1 jogou para escanteio, mas, na cobrança, Rubran cabeceou bonito e fez o primeiro gol do Cametá na partida.
Aos 20 minutos, Leandro Guerreiro ainda tentou fazer o quarto gol do São Raimundo para frear o crescimento do Cametá na partida. Ele driblou na entrada da área e chutou forte buscando o canto direito de André Luís, que só acompanhou a saída da bola pela linha de fundo.
O Cametá manteve a ascensão na partida e chegou ao seu segundo gol com Robinho. O camisa 10 recebeu o lançamento de Jaílson, driblou dentro da área e, aos 25 minutos, chutou na saída de Labilá.
O jogo, então, ficou quente em motivação, mas frio em finalizações. Os dois times conseguiram chegar à intermediária adversária com certa facilidade, mas não chegavam à conclusão das jogadas. Aos 49 minutos, o árbitro Andrey Silva e Silva apitou e finalizou a partida.
 Ficha do jogo (São Raimundo 3 x 2 Cametá)
São Raimundo - Labilá; Júlio Ferrari, Rodolfo Soares, Thiago Júnior e Renato Medeiros (Fernandinho); Rodrigo Santarém, Daniel, Aldivan e Vélber (Éber); Sató (Tinha) e Leandro Guerreiro. Técnico Charles Guerreiro.
Cametá - André Luiz; Américo, Tonhão, Rubran e Rodolfo Melô; Wilson Guerreiro (Balão), Paulo de Tárcio, Leandrinho (Balão Marabá) e Robinho; Jaílson (Adeílson) e Leandro Cearense. Técnico: Fran Costa

Gols: Leandro Guerreiro (11'/1ºT) e Thiago Júnior (31' e 41'/1ºT) para o São Raimundo; Rubran (18'/2ºT) e Robinho (24'/2ºT) para o Cametá.

Cartões amarelos: Thiago Júnior, Rodrigo Santarém e Rodolfo Soares (São Raimundo) e Jaílson, Tonhão e Wílson Guerreiro (Cametá).
Local: Colosso do Tapajós (Santarém)
Árbitro: Andrey Silva e Silva
Assitentes: José Ricardo Guimarães Coimbra e Alessandro Guerra
Quarto-árbitro: Reinaldo Pimentel Souza e Manoel Picanço
Semifinal - Neste domingo (22), será a vez do Remo receber o Independente no segundo duelo das semifinais do returno do Parazão 2011. Será o primeiro jogo para definir quem leva vantagem para o jogo decisivo do próximo domingo (29), no Navegantão, em Tucuruí.

Paraíso da sacanagem
Governo da prefeita Madalena Hofmam recheado de corrupção


Funcionário afastado por indícios de corrupção representa o município junto ao governo estadual. Glauber é irmão do assessor de comunicação Jorge Tadeu que trabalha diretamente com a prefeita Madalena. Os dois não aceitam a indicação de José Hamilton como secretário de Meio Ambiente.
 
A cada dia que passa, uma bomba atormenta a prefeita de Novo Progresso Madalena Hofmam(PSDB).
Jorge Tadeu rmão de Glauber
Não é boato é fato o ex-funcionário da secretaria municipal de meio ambiente continua representando o município mesmo não estando devidamente contratado ou efetivado e autorizado.
Madalena só escânda-lo 
A descoberta veio a tona quando o Vereador Mauro César (Rato) e o vice-prefeito Ricardo Faccin estiveram até a secretaria de meio ambiente estadual em audiência com a Secretaria do estado de meio ambiente Ana Cativo que cobrou posicionamento das ações ambientais no município e foi rebatido pelo edil que questionou de não receber nenhum comunicado neste sentido; foi onde a secretaria anunciou que o município estava representado sim na ultima reunião,e representado pelo servidor Glauber inclusive com credenciais do Município.
Glauber é irmão do assessor de comunicação Jorge Tadeu que trabalha diretamente com a prefeita Madalena Hofmam. Tadeu não aceita a indicação do atual secretário de meio Ambiente José Hamilton, o Zé Milton, pois segundo ele o secretário que é proprietário da empresa Nortão Ferragem envolvido no esquema do PRONAF só tem queimado o governo municipal. 
O Secretario de meio Ambiente José Hamilton Fontes de Novo Progresso, afirma não saber do fato e que nunca autorizou o senhor Glauber a representar a secretaria de meio ambiente e que o fato é considerado grave que tomara providências sobre o episódio.
Se não bastasse a ousadia do ex-funcionário, acaba de chegar mais uma informação ao blog que o servidor afastado por envolvimento em corrupção e extorsão quando ocupava a função na secretaria de meio ambiente usa o nome do município também para resolver questões particulares de liberações de licença junto ao órgão.
Ninguém entende mais nada!!

Tiro pela culatra
Juiz manda extinguir pedido de cassação em Rurópolis

Nonatinho inocentado
Aparecido arquitetou a cassação
O juiz de direito Rômulo Nogueira Brito que responde pela comarca de Rurópolis solicitou a imediata arquivarão do processo que tratava da cassação do vereador Raimundo Nonato Sousa Silva, o Nonatinho.
O juiz entendeu que houve suposta ilegalidade na abertura do processo.
O pedido de cassação teria sido arquitetado pelo prefeito Aparecido Silva e sua base de sustentação na Câmara Municipal comandado pelo presidente Joselino Padilha, vulgo Taka e Antonio Variani, vulgo mandioca.
Recheado de abuso de poder, o pedido do processo tinha como alvo uma armação montada pela vereadora Solage de Sousa e seu marido.
Sem nenhuma tese que pudesse provocar a cassação, os advogados de Aparecido e seu grupo montaram o tal absurdo de “corro parlamentar” (cassação do mandato pela pratica de infração político e administrativo).
A cassação de Nonatinho tinha a finalidade de CALAR a única voz que tem denunciado os desmandos do prefeito e sua turma.
Além de Taka e Mandioca, o prefeito tinha como cúmplice vereadores do PT, PP e PRB.
O vereador Nonatinho por telefone ao BLOG DO XAROPE disse que prevaleceu a verdade, e que o prefeito Aparecido Silva e o presidente da Câmara conhecido por Taka desejam a todo custo tirar o seu mandato que por três vezes foi outorgado pela vontade popular, e finalizou dizendo que DEUS  TARDA MAIS NÃO FALHA e que a hora do prefeito e sua turma está próximo.

Longa FICHA
Justiça aperta cerco contra Domingos Juvenil
Juvenil na guilhotina
O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e um dos principais acusados de autoria dos desvios de recursos na Casa, Domingos Juvenil (PMDB), é dono de uma longa ficha processual. Doze ações de improbidade administrativa e cinco por crimes por responsabilidade estão entre os processos que ele respondeu e que ainda responde em relação à época que foi prefeito de Altamira, na região do Xingu, entre 2001 e 2004.
O levantamento vem sendo realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA) para fundamentar o pedido de prisão preventiva do peemedebista e de outros envolvidos, que está sendo preparado para ser entregue ao Ministério Público do Estado, na semana que vem. “Queremos mostrar que a conduta dele como agente público já era lesiva antes de chegar à presidência da Assembleia.
Se ele (Juvenil) tivesse sido parado antes, não estaria envolvido em mais este escândalo”, destaca o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos. Somente as ações de Juvenil, juntadas até agora, cobram o ressarcimento total de R$ 2,7 milhões ao erário público. Entre as ações que Juvenil responde estão duas sobre convênios assinados com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a realização de melhorias sanitárias domiciliares e obras de abastecimento de água em 12 aldeias indígenas: Curuá, Tukuma, Ipixuna, Apterewa, Xingu, Iriri, Bakajá, Paquiçamba, Patkro, Arara, Kararaô e Koatinemo.

A própria Prefeitura de Altamira, em administração posterior a ele, ajuizadou as ações contra Juvenil devido airregularidades e a não prestação de contas. Somente em relação a esses dois convênios é cobrado do peemede-  bista o ressarcimento de R$ 1.149.720,01 ao erário público. Outros convênios assinados com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para obras de recuperação e conservação da Rodovia Transamazônica também são objeto de ações judiciais.
Até os repasses federais para a proteção infantil estão sendo questionados na Justiça. Um convênio com o então Ministério da Previdência e Assistência Social repassou apenas R$ 18.600,00 para o programa Sentinela, de proteção e cuidado à criança vítima de abuso e violência sexual. Mas, devido à não houve prestação
de contas, o município cobra do ex-prefeito a devolução do valor.
Outra ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal aponta irregularidades verificadas pela Controladoria Geral da União (CGU) na execução do Programa de Erradicação Infantil (PETI), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no ano de 2004. Parte do recurso foi usado para pagamento vedado pelas regras do programa.
Algumas dessas ações ainda tramitam, mas outras foram extintas, inclusive sem julgamento do mérito. Os trâmites ocorrem na Justiça Federal de Altamira enas varas cíveis da comarca, porém, como a maioria dos recursos supostamente desviados são federais, muitos dos processos estão em fase de questionamento de competência junto às instâncias federais.
No ano passado, Juvenil também respondeu a uma representação na Justiça Eleitoral, movida pelo PSDB, por distribuição gratuita de medicamentos a eleitores. A Justiça Eleitoral apreendeu, com apoio da Polícia Federal, 46 caixas de medicamentos na residência do peemedebista.
Quem estava no local, guardando os produtos era o filho de Juvenil, Ozório Juvenil (PMDB), que foi eleito deputado estadual no final do ano. A diplomação de Ozório foi questionada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por conta do envolvimento dele no episódio.
Fonte: O Liberal