Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011


Veja em BREVE!
Prefeita de Novo Progresso acusada de usar de artimanhá para desmetir notícias.

DIA D EM AVEIRO
De olho nos candidatos e sem opção população espera dia da eleição “tampão”
 
Aveiro cidade retratada pelo descaso de politicos
Localizado as margens do Rio Tapajós, e ha dois meses da eleição municipal que ocorre no dia 06 de junho, a população da cidade de Aveiro ainda não vê com bons olhos o processo eleitoral.
Castigada por desmandos praticados por administradores corruptos durante décadas, a população aguarda mais uma eleição sem perspectiva nenhuma, fato que já se tornou um vicio nos últimos anos.   
“Estamos sem esperança de que algo possa mudar. Pois, entra prefeito e sai prefeito, e o povo continua assistindo calado a tanto desmazelo”, dispara um dos moradores que pede para não ser identificado, temendo represália política, já que é professora do município.
Ranilson Prado
Fuzica em nova tentativa
Escolas sucateadas, saúde sem funcionar, colonos desamparados, estradas sem manutenção, salários defasados, verba pública desviada e políticos que se desdobram para se defender dos inúmeros processos que somente assinalam a improbidade administrativa, retratando a realidade cruel desse município.
Nos bastidores políticos que antecedem a eleição “tampão” alguns pretensos candidatos já se erguem para disputar o cargo mais cobiçado do município.  Mirabolantes propostas já estão sendo traçadas em planos de governo, resumidas em propagandas eleitorais, mais uma vez na tentativa de enganar esse humilde e cansado povo Aveirense.

Ao serem indagados sobre qual a pessoa certa para ocupar o cargo executivo da prefeitura, a resposta dos moradores é desesperancosa, e na maioria das vezes o que comanda e a revolta por não saberem mais em quem acreditar.
Com os nomes dos ex- Maria Gorete , Adalberto Viana da Silva(Cabano), Milanez Pinheiro e Reginaldo Brindeiro fora do páreo por estarem incluídos na guilhotina  da lei dos ficha limpa,  novos nomes surgem neste cenário mais do que desgastado, como o do atual prefeito Ranilson Prado, do ex- vice-prefeito Fuzica, da vereadora  Fe, do ex-secretario Eliezer e do vereador Manoel Sales. Resta saber, se vai ter índio pra tanto cacique.

Prefeito Danilo fala sobre herança maldita e projetos para Trairão

Danilo Vidal critica herança maldita deixada pela administração de Ademar Baú e fala com otimismo da expectativa dos grandes projetos que seu governo vem implantando em seu município.


Prefeito Danilo Vidal (PMDB)
O primeiro desafio do prefeito Danilo Vidal (PMDB) foi tornar o município de Trairão adimplente para a captação de recursos e programas das outras esferas de governo. Dois anos de martírio político, segundo ele, sem receber recursos atrapalhando totalmente o bom andamento dos projetos do governo e ate mesmo suas promessas de campanha.
A administração passada deixou ‘rastro’ de pólvora de tantas dividas, permitindo com isso que o município não recebesse absolutamente nenhum programa financeiro. Esses dois anos então foram somente para sanar o enorme debito administrativo, o que conseqüentemente emperrou todos os projetos, segundo ele, direcionando para um dos piores reflexos do governo de Ademar Bau.
Aliviado por cumprir com as obrigações burocráticas, o que ocorreu somente em novembro do ano passado, agora e resolver os problemas mais urgentes e desingessar a economia, partindo do princípio de que sem a legalidade nada funciona e nem os projetos conseguem sair do papel. Seus pensamentos não são perseguir nenhum prefeito, ex-prefeito e muito menos quem não o apoio na eleição, mas sim, a necessidade da população diante de tantos problemas que dependem da prefeitura e do conjunto político eleito pela região.
Emancipação – o grande sonho da então Vila de caracol e se tornar município. O primeiro passo já foi dado, segundo o prefeito. “transformamos a Vila em Distrito, publicado no Diário Oficial e tudo e estamos dando total apoio a essa redivisao do nosso município”, disse Danilo, aproveitando para lembrar que também e favorável e apóia incondicionalmente o Estado do Tapajós.
Casas populares – através do Programa Minha Casa e Minha Vida o prefeito já conseguiu 29 casas populares, que no Maximo dentro de 10 já estarão sendo construídas. E mais casas estão sendo pleiteadas junto ao mesmo programa para atender mais famílias carentes. O pedido já foi assinado.
Banco do Brasil – o Banco do Brasil para o prefeito e o grande fomentador do comercio na região, estendendo principalmente a agricultura, com seus financiamentos em vários aspectos. Informou que e está desde o inicio do ano passado em conversação com a superintendência do BASA, e os últimos direcionamentos apontam para a possibilidade de uma agencia do BB estar sendo construída brevemente em Trairão e atendendo a toda a comunidade. “Trairão já deveria estar com essa agencia bancaria funcionando. Mas estamos lutando para facilitar esse acesso a qualquer questão bancaria, evitando o deslocamento para Itaituba e os constrangimentos financeiros como as enormes despesas para os colonos, comerciantes, e a população em geral que precisa de agencia bancaria todos os dias.
SAUDE – o prefeito não esconde que a necessidade de um tratamento melhor a saúde, mas lembra também que esse fato é uma questão generalizada. “A saúde do nosso pais vai mal. Mas estamos fazendo o possível, para atender a população, embora a dificuldade seja grande”,  afirmou avaliando que as condições financeiras do município não estão boas para atender a vinda de um medico, por exemplo.  Mesmo assim, Trairão ainda é um dos poucos municípios que possui um cirurgião e um pediatra que atende 24 horas no hospital.
VIVO – a prefeitura já fez o pedido para o próximo plano de expansão uma torre de celular para o distrito de Caracol que é a maior concentração de população depois da sede.
BOLSA AJUDA - um programa para ajudar as pessoas que não possuem renda e nem estão inclusas em nenhum outro programa do governo federal como o Bolsa família, por exemplo, analisando par lançar um cartão municipal para ajudar aqueles que realmente precisam.
AGUA – apesar de ter recebido o município com 16 anos de mandato consecutivos, mais sem sequer alguma família que tenha uma torneira com água clorada em casa. O Prefeito esta finalizando um convenio grande com o PAC para o abastecimento de água no município. Mais da metade já esta feito. Foi iniciada a encanação no bairro do cacau e brevemente bairro industrial estará recebendo um micro sistema e na comunidade de três bueiras esta sendo finalizada a estruturação, sendo que toda a encanação já esta quase pronta para levar a água do poço que  também esta pronto, para todos as famílias da comunidade. O importante para ele e não abastecer apenas as comunidades de água, mas sim levar a água de boa qualidade para todos.
DESEMPREGO _ a economia do município anteriormente dependia exclusivamente da exploração madeireira que diminuiu bastante devido as complicações com a exploração irracional da madeira, mas as empresas que estão fazendo o servir o de terra plenagem na BR-163 tem absorvido uma soma muito grande de pessoas que estavam desempregadas, apesar de que são quase que na totalidade serviço especialmente para os homens, gerando também impostos para o município.
Disse que muitas serrarias estão paradas devidos a não liberação dos projetos de manejo, lembrando que gostaria que o governador Simão Jatene colocasse a SEMA para funcionar e aprove pelos menos os projetos de 100 hectares para que  possa voltar a absorver a Mao de obra hoje parada
AGRICULTURA – a prioridade foi melhorar as vicinais das grandes produtoras do município, mas mesmo assim, as maquinas estão funcionando no inverno e verão, no sentido de garantir a escoamento da produção. Outro fator importante e a garantia da luz através do programa LUZ PARA TODOS. Danilo lembrou ainda que os agricultores levam seus produtos praticamente de graça para Itaituba, pagando apenas a balsa para travessia. A prefeitura garante o combustível dos dois caminhões para facilitar mais ainda a economizar e melhorar o ganho mensal das famílias alem que os produtos também chegam a mesa do consumidor bem baratos.
ASFALTAMENTO DA BR 163 – Vê com muita satisfação esse asfaltamento, afinal já não era sem tempo. Citando que tudo o mais vai melhorar na região. “E a espera de 35 anos do tão sonhado progresso da região”
   

Estamos de OLHO
Secretária perde paciência e deixa governo de Madalena em Novo Progresso
Juscelino é quem manda na PNP
Talvez não suportando o desastre administrativo praticado pela prefeita Madalena Hoffemam e seu marido, o primeiro cavalheiro, o ex-prefeito Juscelino Alves a secretária de Saúde do Município, Célia Florentino resolveu antes que a casa caia sobre ela pedir demissão do cargo que ocupou durante mais de 2 anos.
As causas seriam inúmeras, entre elas a de que não vinha tendo apoio necessário para fazer o trabalho na saúde, outra informação seria de que quem realmente manda na prefeitura seria o marido da prefeita e não ela. A secretária também não estava suportando tanta denuncias contra o governo da prefeita.
O blog tentou alcançar a então secretária para dar esclarecimento sobre seu pedido de demissão, porém não teve êxito no contato.
Com a saída de Célia, a saúde ficou sendo assumida pela enfermeira Selir Ramos Cruz Domingues.
Célia seria o quarto desfalque da prefeita em apenas dois anos de mandato.
Na guilhotina
População quer seriedade nas investigações contra Valmir Climaco
Populares entre eles funcionários estariam temendo represália de Valmir
Cerca de 2 mil pessoas participaram da manifestacão pedido seriedade nas investigações que apontam inregularidades do governo do prefeito de Itaituba Valmir Climaco.
Foi considerada como frustada pelo presidente da Cãmara Municipal  de Itaituba  João Bastos Rodrigues, o Cebola PP, que esperava 20 mil pessoas na manifestação em favor de maior celeridade nas investigações de improbidades administrativas cometidas pelo atual prefeito de Itaituba que estão sendo feitas pelo Ministério Público, e também pela permanência dos promotores de justiça, que aconteceu na manhã desta terça(29) pelas ruas da cidade.
Para CEBOLA os populares temem represália por parte do prefeito e seu grupo.
Na sede do Legislativo, apenas o vereador César Aguiar, lhe acompanhou para receber os líderes do movimento que lhe entregaram um documento solicitando apuração das denuncias de irregularidades e punição aos culpados. Cebola também estranou a evasão dos restos de parlamentares que desapareceram.
O manifestantes se concentraram a partir das 8 horas na Praça do Cidadão, localizada no bairro Bom Remédio, de onde seguiram em passeata até o centro comercial, com paradas em frente ao Fórum da Comarca, Câmara Municipal e Prefeitura.Da praça do cidadão a passeata, com um grupo de motoqueiros na frente, seguiu pela travessa João Pessoa conduzindo faixas, cartazes e fantoches. A cada rua o grupo de manifestantes aumentava e recebia apoio de comerciários e da população que se encontravam em frente às casas comerciais.
Composta por mototaxistas, profissionais da educação, saúde, servidores da administração direta, estudantes e profissionais liberais, a passeata organizada por diversas entidades representativas de classes, além de associações de bairros, chamou a atenção da população para as irregularidades praticada pelo poder público municipal. Através de um carro som, os líderes do movimento denunciaram as irregularidades e ainda, acusavam os vereadores de conivência com os desmandos do prefeito Valmir Climaco.
Após a parada em frente ao Fórum, a manifestação seguiu para a câmara, onde, como já era esperado, nove dos onze vereadores já haviam se evadido do local para não assumirem nenhum compromisso com o povo, já que estão comprometidos na defesa do prefeito.

Dupla de assaltantes do 'Mundo dos Calçados' sãos preso pela Polícia
Por Marcos Santos
A dupla de assaltantes
Josué Silva Santos e Márcio Mariano foram presos na noite de ontem (29) horas depois de realizarem o assalto à loja 'Mundo dos Calçados', localizado na travessa Lameira Bittencourt, no centro de Santarém.
A dupla rendeu o proprietário da loja e levou cerca de R$ 13 mil reais. O empresário foi agredido a coronhadas durante a ação dos bandidos.Os criminosos são de São Paulo e foram presos pela polícia numa ação rápida. Em poder de Josué foi apreendido um rifle calibre 44. Com Márcio, os policiais recuperaram apenas R$ 3.196,00. Ele foi preso no aeroporto de Santarém quando se preparava para embarcar num voo comercial.Um terceiro assaltante está sendo procurado.
Márcio disse que o restante do dinheiro estaria com um terceiro assaltante, de nome Édson, que a polícia deve prender a qualquer momento.
Segundo o delegado Jamil Casseb, possivelmente trata-se de uma quadrilha de assaltantes que está em Santarém e possivelmente planejava um assalto maior

Trabalhadores rurais interditam Transamazônica

Por Mauro Torres
Agricultores de cinco municípios da região oeste do Pará interditaram a rodovia Transamazônica desde as quatro horas da manhã de ontem. Eles apresentaram uma extensa pauta de reivindicações, a maioria delas relativa à demarcação do Parque Nacional da Amazônia, ao crédito rural e à assistência técnica.
O protesto dos trabalhadores rurais, que mantinha interditada a rodovia em um ponto a 500 metros do porto até o fechamento desta edição, criou uma cena estranha. A balsa que faz a travessia do rio Tapajós entre Itaituba e Miritituba retornou vazia. Do outro lado do rio, no distrito de Miritituba, a barreira será mantida por tempo indeterminado, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba, Antônio Carlos Abreu da Silva. Ele diz que o movimento foi anunciado há mais de dois meses pela entidade, responsável pela elaboração da pauta de reivindicações dos agricultores.
Durante toda a manhã de ontem, o protesto foi sendo encorpado. Dos dois lados do bloqueio, ia se formando a fila de carros impedidos de passar. Nem mesmo os caminhões que transportam produtos perecíveis tiveram a passagem liberada. A queixa, segundo os agricultores, é diretamente com os ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e da Previdência Social.
Dentre as principais reivindicações, destacam-se a demarcação do Parque Nacional da Amazônia, excluindo dos limites doze comunidades habitadas por operadores da agricultura familiar; a humanização do atendimento no posto do INSS de Itaituba; a reativação do escritório do Incra no município e a instalação do escritório Regional da Emater em Itaituba. Os agricultores dizem que, em todas as questões relativas ao setor agrário, ficam dependendo de Santarém.
Aderiram ao protesto, trabalhadores rurais de Jacareacanga, Aveiro, Trairão, Rurópolis e Itaituba. Mas também existem contatos sendo feitos com agricultores de Placas, Uruará e Novo Progresso.
Por volta das 10 horas da manhã de ontem, fiscais do Ibama chegaram ao local do protesto. Eles estavam indo para uma operação de rotina e não sabiam da manifestação. O grupo acabou sendo barrado pelos agricultores, e nem a Polícia Rodoviária Federal conseguiu reverter a situação. O impasse durou alguns minutos e a passagem não foi liberada.
REIVINDICAÇÕES
- Exclusão de 12 comunidades do Parque Nacional da Amazônia;
- Melhor atendimento no posto do INSS de Itaituba;
- Reativação do escritório do Incra em Itaituba;
- Instalação de um escritório da Emater em Itaituba.

Diretoria define preço dos ingressos entre Pantera X Remo

A diretoria do São Raimundo já definiu os preços dos ingressos para o jogo do próximo domingo, 3 de abril, contra o Clube do Remo, a partir das 17h, pela primeira rodada do 2º turno do Campeonato Paraense 2011.
As arquibancadas cobertas centrais custarão R$ 30, enquanto que as laterais terão o preço de R$ 15. Os estudantes poderão adquirir o ingresso por preço de meia-entrada (R$ 7,50).
Os ingressos começarão a ser vendidos no sábado (2) pela manhã, na sede do clube. No domingo (3), também pela manhã, na sede e no estádio Jader Fontenelle Barbalho, o Barbalhão.
Por falar em Barbalhão, a praça esportiva continua com a sua capacidade reduzida para oito mil espectadores, já que a construção da arquibancada inferior (antiga geral), ainda não foi concluída.
Para o segundo turno do Parazão, a diretoria do Pantera fez uma promoção com ingressos casados para os quatro jogos que o time fará contra o Leão, Águia, Castanhal e Independente Tucuruí. Comprando o carnê com os quatro bilhetes, há um desconto de R$ 20 reais. (Gustavo Pêna, DOL, com informações do site Saoraimundo.com).

Adolescentes fazem família refém dentro de carro

Três menores infratores fizeram quatro pessoas e um bebê de seis meses reféns dentro de um veículo, durante uma hora e meia, na noite de ontem.
O servidor público Reginaldo Paiva Viegas Jr. estava na travessa 9 de Janeiro com Magalhães Barata quando foi abordado pelos infratores, armados com um revólver calibre 38. O trio, inicialmente, pediu celulares, joias e dinheiro.
Segundo Reginaldo, no momento do assalto uma viatura da Superintendência de Abaetetuba passou no local e deixou os menores assustados, fazendo com que entrassem no veículo. “Quando eles viram que estavam perseguindo o carro, colocaram a arma na minha cabeça e diziam pra eu não parar”, relata.
ABORDAGEM
Márcio Jackson e Evandro Moreno, investigadores da Superintendência, junto com a delegada Socorro Bezerra, pediram reforço dos policiais militares da 10ª ZPol e fizeram a abordagem do veículo na Marquês de Herval com a Humaitá, disparando dois tiros no pneu traseiro do carro para que ele perdesse a velocidade.
O investigador Márcio Jackson, que conduziu as negociações, disse que os menores exigiram colete à prova de balas e a presença dos parentes para poder liberar os reféns. A mãe do bebê foi a primeira a ser liberada, seguida da babá com a criança e uma tia de Reginaldo. Andréa Cristina Souza Muniz, mãe de um dos adolescentes, de 15 anos, moradores do bairro de Fátima, afirmou que os outros envolvidos tinham 12 e 17 anos.
Andréa Cristina ressaltou ainda que seu filho é usuário de drogas, mas não tem passagem pela polícia. “Eu sei que ele não é flor que se cheire e quero que pague pelo que fez hoje. Me coloco no lugar da vítima e imagino o desespero dessa família”.
O infrator de 12 anos já teria passagem pela polícia por conta de outros assaltos e a mãe dele também estaria presa pelo mesmo motivo.
DESFECHO
Os três menores foram encaminhados para Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e podem ser encaminhados para o Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam).


Acusado de racismo
Deputado detona negros e Preta GIl
Uma entrevista pode custar ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) sua longa - e controversa - carreira política. O presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, o também deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), disse que vai pedir hoje para que seja instaurada uma Comissão de Ética para avaliar as declarações dadas por Bolsonaro em resposta a uma pergunta da cantora Preta Gil, que teriam caracterizado, segundo ele, quebra de decoro parlamentar.
Luiz Alberto também pretende pedir processo no Supremo Tribunal Federal para enquadrar Jair Bolsonaro por crime de racismo.
Bolsonaro foi convidado do quadro "O povo quer saber", do programa CQC, da Bandeirantes, no qual personalidades respondem perguntas de populares. O deputado foi questionado por Preta Gil sobre o que ele faria caso seu filho se apaixonasse por uma negra. Bolsonaro respondeu: "Preta, eu não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro este risco, e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambientes, como lamentavelmente é o teu".
Jair Bolsonaro alegou ontem, em nota oficial, que "a resposta dada deve-se a errado entendimento da pergunta - percebida, equivocadamente, como questionamento a eventual namoro de meu filho com um gay".