Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fossa pública
Granja Avis Pará exala fedor  

Por Gerciene Belo
Estamos de OLHO
Há anos que a situação é a mesma. Se não todos, pelo menos a maioria dos  meios de comunicação já denunciaram a empresa que cria e comercializa aves e ovos em plena área quase que comercial da cidade. Ou seja, a fossa publica da granja Avis Pará, continua a todo vapor.
Isso já dura quase ou mais de vinte anos. A granja já mudou de nome, prometeu aliviar o fedor imenso que atrapalha os estudantes da Ulbra, os moradores, que passam as proximidades e agora também incomoda os doentes do hospital regional, mas não resolveu o problema que exala desse tipo de produção. Já prometeu inclusive se mudar para outro local, no entanto...
Será que essa empresa tem as costas tão quentes assim a ponto de permanecer em um local inadequado para uma atividade desse porte e produção? Essa pergunta não vai calar. Vale ressaltar que a população que mora as proximidades já vem a tanto tempo reclamando sem obter respostas. Apenas o fedor que a cada dia aumenta mais prejudicando a todos.
O drama para quem é obrigado a permanecer no local não pode ser visto pelas autoridades como uma situação comum. Só quem passa por isso pode sente a   revolta com o descaso das autoridades com a situação, como é o caso da dona Fatima Siqueira, que mora no bairro desde que a empresa foi instalada ali. Ela relata que foram feitas várias manifestações, varias denuncias, muitos protestos, e nada foi feito. “Teve um tempo que melhorou um pouco, mas agora tá insuportável de novo”, disse ela que pensa em vender sua casa e ir morar em outro lugar, mas as placas de venda ficaram sujas de poeira e ninguém quis comprar seu imóvel por causa cheiro ruim.
Para uma cidade que ser vista como um dos pólos de turismo, o cheiro ruim e insuportável que causa dano tanto a saúde humana quanto ao meio ambiente, pode ser um entrave. E o pior, assim como os representantes da Avis Pará não querem assumir nenhuma responsabilidade, em Santarém não existe nenhum órgão que possa impedir a ação danosa dessa empresa, pois a responsabilidade e da Secretaria estadual de Meio Ambiente (SEMA), e até hoje, não existe nem balcão de representatividade.
Questionados sobre a causa do fedor, a gerencia informa que é o manejo com a ração que é distribuída as aves. Mas há suspeitas que se trate de restos de animais que inaproveitáveis para a distribuição e venda e que são provavelmente queimados naquele lugar.  
E omissos estão o Poder Legislativo, o Poder Executivo, o governo do Estado, enquanto a população, os doentes do Hospital regional, os estudantes, os professores, os funcionários da ULBRA, das pequenas empresas tendo que conviver com mais esse desmazelo e falta de respeito.

Desgoverno  
Buraco toma conta de Novo Progresso
Por Gerciene Belo de Novo Progresso
Essa semana a imprensa de NP divulgou essas imagens
Se não bastassem as inúmeras situações que vem ocorrendo no município de Novo progresso, eis que - já tem até novos blogs por aí também denunciando o descaso da prefeita Madalena Hoffmam – surgem a cada dia  novas denuncias de desmandos da prefeitura de Novo Progresso. Desta vez a situação caótica das ruas do município.
Praticamente todas as ruas do município estão em péssimo estado, mas na última quinta feira (07) um automóvel foi praticamente engolido por um buraco na rua Aymoré, bairro Jardim Planalto, quase no centro da cidade. Isso só vem a certificar o desmazelo com a prefeita Madalena trata seus munícipes. Existem ruas quase no centro da cidade que esta impossível ate de transitar a pé, imagine de carro. São verdadeiras crateras formadas pelas enxurradas, mas que com um pouco de respeito e bom senso poderia se fazer algo, pelo menos para amenizar o sofrimento desse povo, cansado de tanta omissão.
Enquanto isso, os vereadores assistem calados, sem fazer absolutamente nada para que foram eleitos. Fiscalizar o poder público é o que não fazem, imaginem cobrar do poder publico suas responsabilidades.  

 
Reflexo dos desmandos de Valmir
Tremonte articula sua candidatura em Itaituba
"Nos bastidores, empresários e a traquinagem  do ex-prefeito Roselito Soares que guarda DOR INSUPORTÁVEL pela maneira que teve seu mandato arrancado da prefeitura pelo próprio Valmir Climaco, articulam a candidatura de Luis Carlos Tremonte".  

Da redação do XAROPE e www.agorahoje.com
Roselito Vingança maligna
Tremonte sendo articulado na surdina
Com vários ensaios a uma participação mais efetiva na política como candidato, o empresário Luis Carlos Tremonte, que tem mais de 30 anos de Amazônia e uma década de Itaituba, foi novamente convidado por um grupo de empresários a encarar uma candidatura na próxima eleição.
A insistência, segundo fontes fidedignas, direciona para uma alternativa de mudança na política local. Afinal o município de Itaituba se depara principalmente nas quase duas últimas décadas, somente com descasos e administrações ímprobas, refletindo negativamente no desenvolvimento em todos os setores da região. O comercio, que é praticamente a mola chave de todo o desenvolvimento econômico, então nem se fala. É o mais prejudicado.
O município, que já esteve na mídia internacional, pelo caos social deixado pelos garimpos, obteve um pretenso crescimento ganhando características infra-estruturais que melhoraram sensivelmente o aspecto de corrrutela da época de garimpo. Todavia, as administrações políticas que tem o poder de elevar as federações, também podem sugá-las a tal ponto de deixá-las fracas e sem prestigio.
Todavia, vale ressaltar que todo o município também é formado por uma população valente disposta a brigar por sua dignidade. É o que esta acontecendo em Itaituba, principalmente no setor empresarial. Que não aceita mais o declínio comercial, apontando o meio político como uma das alternativas para sair do marasmo e do declive. E essa alternativa seria Luis Carlos Tremonte, que já tem uma larga experiência política adquirida frente ao sindicato dos madeireiros na região da Transamazônica. Ele que saiu do Partido Social Liberal (PSL), apresenta, segundo o grupo de empresários de Itaituba, o perfil de uma pessoa que resolveria os problemas da cidade, principalmente no que se refere à defesa da região e no atrativo a investimentos econômicos para o município. Por outro lado conta também com uma rejeição dos ambientalistas que vêem em Tremonte, o fim da flora brasileira, já que ele é madeireiro.   
Vale ressaltar ainda que nessa corrida pela prefeitura, estão de olho, várias outras lideranças do meio político e mesmo empresarial e nos bastidores desse cenário, comenta-se que o citado madeireiro, possivelmente pode ser lançado ao governo municipal como oposição ao atual prefeito Valmir Climaco e que, nesse grupo que está apoiando à idéia de lançar o nome de Tremonte à prefeitura de Itaituba, o qual tem a indicação do ex-prefeito Roselito Soares que guarda dor insuportável pela maneira que foi arrancado da prefeitura de Itaituba, pelo próprio Valmir que assumiu o município depois de sua cassação.  
Luis Carlos Tremonte ultimamente também ensaiou uma possível candidatura ao governo da sucessão de Ana Julia, porém inexplicavelmente a idéia só foi BALELA.  

Outros nomes na argulha: Deuzin da Eletro 10, Dudimar Paxiúba, Professor Anézio e Eliene. 

Na frente
Blog do XAROPE
Xarope amado e odiado
O blog do xarope acaba de completar 100.500 postagens somente em janeiro, fevereiro, março, e nesse começo de abril. Aproveitamos para agradecer aos nossos leitores tanta assiduidade com o blog.
E ainda tem o site WWW.agorahoje.com que também já está bombeando. Brevemente nossos leitores ganharão mais uma novidade: trata-se da revista semanal que já esta no forno, sendo preparada por uma equipe de bons profissionais com todo cuidado e carinho com o objetivo de apresentar o melhor para os nossos fieis amigos – diga-se de passagem, aqueles que nos amam e aqueles que nos odeiam, mas que lê a gente – que nos acompanham desde que blog foi lançado. No encarte da revista haverá uma edição extra, contendo noticias somente policiais, no nosso estilo que você já conhece diretamente para o povo: dinâmico, corajoso e sem frescura. Quem viver verá. Valeu gente e continuem acessando, PELO AMOR DE DEUS!!