"Para escapar do monopólio inglês sobre a produção de látex, Henry Ford instalou uma filial da Companhia Ford às margens do rio Tapajós".
Os barcos não são o único meio de se atingir Fordlândia, mas é o melhor. É com eles que entram e saem mercadorias: gasolina, tracajás, galinhas, pneus, televisores, aparelhos de som, macarrão, pasta de dentes, chiclete e gente. Chegam ao amanhecer e partem à noite.
A vila de Fordlândia, localizada a cerca de 120 quilômetros de Santarém, na Amazônia paraense, faz parte do sonho modernista de Henry Ford – o homem que fez o mundo girar sobre quatro rodas, o criador do automóvel como bem de consumo. Mas o que levou a Companhia Ford,
instalada na gélida e industrializada Detroit, região dos Grandes Lagos
nos Estados Unidos, a planejar uma “filial” às margens do equatorial
rio Tapajós, em plena selva Amazônica há quase 80 anos?
Em 1927, depois de ter em mãos informações sobre a qualidade da
borracha da Amazônia, Henry Ford tratou de comprar, na região de Boa
Vista, um belo naco de terra, com cerca de 1 milhão de hectares, às
margens do Tapajós. O valor: 127 mil dólares.
No ano seguinte, dois navios – Lake Ormoc e Lake Farge – aportavam na
floresta carregados de todo o material necessário para a instalação da
maior plantação de seringueiras do mundo. Não demorou para que Boa Vista
fosse rebatizada como Fordlândia. Quanto à empresa americana, chegava à
selva com o nome de Companhia Ford Industrial do Brasil.
Muito pouco se comenta sobre esse curioso episódio das primeiras
décadas do século 20 na Amazônia. Por ser um estudioso da influência
americana no Brasil, fui convidado pela revista National Geographic para
visitar – acompanhado do fotógrafo Ricardo Beliel – as cidades
“americanizadas” nesses trechos da floresta.