"Projeto vai atender os agricultores que querem diversificar a produção e garantir uma renda familiar extra".
Por Wilson Soares: Produtores do baixo Xingu estão sendo beneficiados com um projeto de piscicultura, implantado pela Prefeitura de Vitória do Xingu, no oeste do Estado. O projeto é para atender os agricultores que querem diversificar a produção, e garantir uma renda familiar extra. De acordo com Erivando Amaral (PSB), prefeito do município, o objetivo é criar outras fontes de renda para os pequenos produtores rurais de Vitória do Xingu. Ele ressalta que a iniciativa também visa incentivar o aumento da produção de peixes para o consumo familiar e a venda na feira livre do município, aproveitando o potencial hídrico da região Transamazônica.
Prefeito Vando fazendo a entrega |
“Por isso que também fazemos todo o trabalho de capacitação destes potenciais produtores para desenvolver o cultivo sustentável, incluindo que tipo e quantidade de ração e o quanto de proteína esta ração deve ter para obter uma produção grande e de qualidade”.
Até mesmo fornecedores de ração com menor preço e melhor característica estão sendo pesquisados para que os produtores possam comprar sem erros. “Cada viveiro tem mil metros quadrados. Fazendo uma estimativa de um peixe por metro quadrado, o que é o recomendado, cada produtor tem a capacidade de produzir até mil peixes de uma só vez”, conclui Assunção.