Obra devolve 5.2 quilômetros de rodovia recuperada à população |
“Eu tinha o costume de passar pelo desvio e parei para fotografar,
pois acho que é um momento histórico, já que estamos recebendo uma obra
importantíssima pra a nossa região”. Essa foi a sensação do comerciário
Ananias Paiva, de 65 anos, um dos primeiros motoristas a utilizar a nova
ponte da rodovia Transamazônica (BR-230), localizada em frente à Usina
Hidrelétrica Belo Monte. (7).
As obras de construção da ponte, que possibilitou a recuperação e
reestruturação de 5.2 quilômetros de extensão, foram concluídas após
pouco mais de nove meses de trabalho e foram realizadas pela Norte
Engenharia, empresa responsável pela construção da Usina de Belo Monte.
Com 615 metros de extensão por 15m40cm de largura e 41 metros de
altura, a nova ponte possui pista de concreto (material mais resistente e
de fácil manutenção) estruturada sobre 16 bases, 32 pilares, 14
travessas de pilares e 75 vigas, cada uma com 42 metros de extensão por
2,10 de altura e peso de 70 toneladas.
A Rodovia Transamazônica (BR-230) é a terceira maior rodovia
brasileira e liga, de ponta a ponta, os estados da Paraíba (PB) e
Amazonas (AM), interligando, ainda, Ceará (CE), Piauí (PI), Maranhão
(MA), Tocantins (TO) e o Pará (PA). A BR-230 é importante via de acesso a
algumas das principais cidades paraenses como Altamira, Marabá e
Itaituba, interligando dezenas de municípios.
“A ponte atende todos os critérios de segurança exigidos pelo
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ela
comporta as cargas mais pesadas possíveis, inclusive por conta de termos
a possibilidade de, futuramente, trafegar pelo local com peças da
usina. Junto ao DNIT garantimos a construção de espaço para que
ciclistas e pedestres possam utilizá-la sem a ocorrência de acidentes,
por isso também priorizamos sinalização e iluminação pública de
qualidade”, finaliza Antônio Kelson Elias Filho, diretor de obras da
Norte Energia.