“A PM acredita que cerca de 13 mil pessoas compareceram para prestigiar a primeira noite da festa”
A alegria tomou conta na primeira noite da IX Festa da Integração nesta quinta-feira, 06 na cidade de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará.
Desde a cavalgada que ganhou as ruas da cidade com mais de 150 cavalos e cavaleiros, desfilando e homenageando a tradição cearense dos vaqueiros.
De acordo com o Vice Prefeito e Secretário de Educação Juvenal Arruda foi impressionante a participação de cavaleiros até dos municípios vizinhos de Santarém, Belterra e Rurópolis.
Logo após a chegada os participantes concorreram a brindes.
As atrações começaram a se apresentar chamando atenção e aplausos do público, principalmente as danças que foram apresentadas por estudantes das escolas do município.
Nossa reportagem conversou com o prefeito Jailson Alves que destacou os ganhos para a população com a realização da Festa.
De acordo com o prefeito além de valorizar a cultura nordestina o evento ainda proporciona as comunidades espaço para exporem suas produções.
Prefeito Jailson presente na Festa |
“A população ganha com a Festa da Integração, pois junto com o evento estamos entregando também a recuperação da PAs 445 e Santarém Jabuti, a continuidade nos trabalhos de reforma do Hospital, caçamba e papa lixo do governo federal, pavimentação no centro da cidade e apoio a agricultura familiar com outros bons projetos”, disse o Prefeito.
Além de danças, a primeira noite de Festa foi regada de shows de música gospel e católica e das atrações banda Jorginho e Segunda Via e o astro pop do Brega paraense Vanderlei Andrade.
O vereador de segundo mandato Everaldo Camilo destacou a reportagem a importância da festa para a população do município. “Tive a sensibilidade de propor na Câmara a instalação do dia do nordestino em Mojuí dos Campos e a obrigatoriedade da Festa da Integração Nordestina para a valorização desse e povo e dessa cultura que muito contribui para a existência de nosso município”, disse o parlamentar.
As barracas das comunidades, o restaurante principal e o Museu também foram pontos de muita visitação.
De acordo com o prefeito Jailson Alves 07 mil pessoas passaram no Campo Nogueirão, já a Polícia Militar contatada pela reportagem nos informou através do comandante do Destacamento Sargento Trício, que pelo menos 13 mil pessoas estiveram na primeira noite de festa.
Por Eduardo Enrique