Em sala itinerante, atores apresentam espetáculo que destaca importância da preservação do meio ambiente.
Os municípios de Santarém e Juruti recebem nas próximas semanas a segunda etapa do Conexão Sustentável Alcoa. O Cinemóvel, sala itinerante climatizada, com 30 poltronas e espaço para cadeirantes, vai visitar o Pará a partir do dia 22 de outubro. Na programação, voltada principalmente a estudantes da rede municipal de ensino, estão previstas sessões diárias de teatro e cinema, com apresentação de filmes e de espetáculo especialmente criado para divertir o público e disseminar mensagem sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na primeira etapa do projeto, em setembro, o Palcomóvel passou pelo Pará e recebeu um público de 5000 pessoas.
Em Santarém, o Cinemóvel vai estacionar em três locais: no bairro Prainha (junto ao quartel do Corpo de Bombeiros, de 22 a 24 de outubro); no Centro (junto à APAE, dia 25) e em Alter do Chão, no dia 26. Depois o projeto parte para Juruti, onde haverá apresentações no Tribódromo e em nove comunidades.
A atração teatral será a Cia Trip, com a peça O Caso da Tartaruga Marbela. Os palhaços Tutulio e Rose Lopes encontram uma tartaruga marinha intoxicada com plástico e levantam uma discussão sobre os danos que gestos como jogar o lixo em local impróprio podem causar.
A programação de cinema inclui sucessos como Trolls e Os Sem Floresta, que também podem levar as crianças a repensar gestos e atitudes. A sala onde ocorrem as apresentações tem sistema de som estéreo e telão de 120 polegadas.