Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Prefeito Vilson Gonçalves de Aveiro comete mais uma improbidade administrativa.

O que era pra ser uma grande festa no município de Aveiro, a notícia do possível pagamento do funcionalismo, transformou-se em mais uma manifestação por parte da população, a cada dia mais revoltada com os desmandos administrativos do prefeito Vilson Gonçalves, vulgo Perna. 
O prefeito Vilson em vídeo lançado recente diz que tem gente querendo apagar o brilho do município, fazendo inúmeras postagens em redes sociais que não condizem com a realidade. 
Admite que o município vem atravessando uma crise sim, mas nada que não consiga resolver. Que vem envidando todos os esforços para pagar os funcionários e está fazendo de tudo para melhorar a vida do cidadão de Aveiro. 
O duro é achar alguém que acredite nesse rio de ilusões, quando a maior parte da população, que também faz parte do quadro de funcionários do Poder Executivo, anda com medo do que ainda está porvir, pois não tem como dever ainda mais aos agiotas e as necessidades estão sobrando à mesa. 
Sem falar em outros aspectos como a “saúde” da família, por exemplo. Contrariando as mil e umas maravilhas que o prefeito insiste em afirmar acusando pessoas de “fora” que denigrem a imagem de Aveiro. 
Em nota, comunicou aos servidores, principalmente aos da Educação, que até ao dia 04, parte do pagamento dos salários atrasados será regularizado integralmente[U1] , com recursos disponíveis, inda HOJE, 31 de janeiro 2019. Parceladamente é claro, já que os meses de novembro e dezembro serão efetivados somente a partir de 1º de fevereiro. Afirma a nota do gestor, que será ajustado também o pagamento de parte do 13º salário do ano passado, pedindo mil desculpas pelos transtornos causados aos servidores. 
Acontece que a preocupação dos servidores vai ainda mais longe quando o prefeito mais uma vez promete regularizar a humilhante situação, e ao mesmo comete mais uma improbidade administrativa já que os recursos de 2019 não podem ser usados para pagar a folha de 2018. 
A não ser apenas 15 por cento de complementação, ou seja, do que teria restado do ano passado, pois de acordo com os repasses do FUNDEB, já era ter sido feito o pagamento de 85 por cento. E em Aveiro não foi pago absolutamente nada aos servidores da educação.  
“Vale lembrar que as receitas do Fundo, devem ser totalmente utilizadas durante o exercício em que for creditada (não comprometido) possa ser utilizado no primeiro trimestre do exercício subsequente (2018), mediante abertura de credito adicional, desde que não ultrapasse os 5% do valor recebido durante o exercício, incluindo ai o valor relativo a complementação da União. (Conforme o §2º do art., 21 da lei No 11.494/07).
O TCM ainda alerta os gestores municipais que esses recursos não podem ser utilizados para cobertura de restos a pagar inscritos no exercício de 2018. 
Mais uma vez os servidores ficam à mercê dos entendimentos jurídicos, da “imensa vontade” do prefeito em pagar os funcionários, e sem seus salários atrasados, estão disponibilizando de seus bens conquistados com tantos esforços por toda uma vida inteira, para que não passem mais necessidades do que já estão passando. A revolta com a negligencia do prefeito e tanta que hoje à tarde estarão reunidos, mais uma vez, em manifestação. 
Na manhã desta quinta-feira, professores e pais de alunos estiveram na frente da prefeitura fazendo um grande movimento contra o descaso praticado pelo prefeito Vilson e seus secretários. 
Segundo informações o prefeito teria se escondido, e não atendeu as lideranças presentes.
Vilson deve o salário de Novembro, Dezembro e Janeiro, além do 13° salário de 2018.

Polícia prende ex-secretária de saúde suspeita de desviar R$ 80 mil em diárias

A ex-secretária de saúde do município de Cachoeira do Arari, no Marajó, foi presa na terça-feira (29) suspeita de envolvimento em um esquema de pagamento irregular de diárias. Esse esquema é investigado pela operação Odisseia, que apura condutas criminosas em setores da administração pública.
O mandado de prisão foi cumprido pelo delegado David Bahury, após decisão do juiz Leonel Figueiredo Cavalcanti, que determinou a prisão temporária por cinco dias, como forma de evitar riscos à instrução processual.
De acordo com a Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que participa das investigações, na época em que era titular da pasta de saúde, entre abril e maio de 2018, ela se autoconferia diárias para aumentar o próprio salário. Estima-se que ela recebeu irregularmente pouco mais de R$ 10 mil.

Denúncia leva polícia a prender dupla que vendia cigarros e remédios contrabandeados

Duas pessoas foram presas em flagrante após uma denúncia à polícia informando sobre vendas de produtos contrabandeados na região oeste do Pará. As prisões e apreensão de material aconteceram em Monte Alegre na noite de terça-feira (29).
De acordo com a Polícia Militar, duas pessoas de Santarém estavam vendendo e abastecendo o comércio de remédios e cigarros sem notas fiscais em Monte Alegre. As próximas cidades que receberiam a carga eram Prainha e Alenquer.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Governo de Helder Barbalho começou com maldade para alguns pacientes que fazem tratamento para PURPURA.

Resultado de imagem para Helder Barbalho
Helder Barbalho suspendeu medicamentos de pacientes que faz tratamento de PURPURA, e leva familiares ao desespero

É o caso de - MARCELO DE SOUSA MONTE NEGRO JORGE- que desde 2014 recebe o medicamento REVOLAD e que agora foi suspenso sem previsão de retornar.
Os familiares de Marcelo estão indignados já que existe uma decisão judicial - proc. 0031225-56.2014.8.14.0301 - 3a. Vara da fazenda da capital, que determinou o fornecimento do remédio desde 2014.
“Não justifica dizer que é um governo novo, eis que houve uma transição para identificar justamente essas pendencias. Ou será que para eles a transição só serviu pra ver os DAS disponíveis?”,
“A administração pública é impessoal e no processo figura no polo passivo o GOVERNO DO ESTADO DO PARA, logo não importa quem seja o inquilino do palácio. Esta insensíveis e com isso colocaram no corredor da morte pacientes que dependem desse medicamento”, explicou o pai de Marcelo ao Blog do Xarope.
Os familiares também alertam que que já foi feito reclamação ao juízo pelo descumprimento, mas não sabem se as providencias chegarão a tempo.
Marcelo vem sofrendo com a falta do medicamento
A Purpura é uma doença traiçoeira, não dá sintoma, doença que atinge o sangue. Quando baixa a praquela a pessoa fica sem coagulação, qualquer ferimento leva a morte. Desde de 1992, Marcelo faz o tratamento no Hemopa. Já tomou quase todos os medicamentos possíveis para se trata.
Em 2014, a família de Marcelo ganhou na justiça, e até o início desse ano, o remédio não vinha faltando. Agora começou a falta, e prejudicar o tratamento dos pacientes.   
Marcelo também é deficiente auditiva, e por direito teria que ter prioridade.
No final da entrevista, o Pai de Marcelo pediu desculpa pelo desabafo feito ao Blog do xarope. “Me dirigi a você porque sei que sei que seu Blog é muito sério, e tem muitos acessos, finalizou revoltado com a decisão de Helder Barbalho, que em campanha pregava um governo “Presente”.

Justiça afasta 5 vereadores de Uruará acusados de aumentarem seus próprios salários ilegalmente

A Justiça de Uruará acatou parcialmente denúncia realizada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através da promotora de Justiça do município Lívia Tripac Mileo Câmara, e determinou o afastamento de cinco vereadores, que não poderão exercer a presidência da Câmara Municipal de Uruará, qualquer cargo ou função pública, de direção ou chefia, em órgão interno da Câmara municipal.
Os afastados são os vereadores do município Gedeon de Souza Moreira, Gilmar Antônio Milanski, Jachison de Oliveira Lima, Rodoaldo Pacheco e Zenilson da Silva, que estão sendo acusados pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.
“Os vereadores deste município tiveram aumento em seu subsídio sem a devida observância do processo legislativo pertinente, ou seja, verdadeira apropriação indevida de recursos públicos, motivo pelo qual esta promotoria passou a apurar os fatos”, destacou a promotora Lívia Câmara.
Além disso, o juiz de Uruará, Juliano Dantas Jerônimo, determinou também a citação dos denunciados para responderem a acusação, por escrito, no prazo de 10 dias. Os mesmos podem questionar preliminares, oferecer documentos e justificações, especificar provas e listar testemunhas.
“A acusação feita pelo Ministério Público é gravíssima. Supostamente cometidos por agentes políticos que receberam a confiança dos cidadãos para representação política na Câmara Municipal. Configurando, inclusive, se provadas às condutas, ato de improbidade administrativa,” concluiu o juiz.
Os 5 suplentes no caso de cassação serão: Alex, Genildo, Ronaldo, Marivone e Ana Cristina

Cabo Leno da Polícia Militar é preso apontado como um dos maiores milicianos do Pará

Foi preso nesta quarta-feira (30), pedido da Corregedoria da Polícia Militar do Pará, o cabo Heleno Arnaud Carmo de Lima, mais conhecido como 'Cabo Leno', acusado de fazer parte de grupos de extermínio, apontado como um dos maiores milicianos do Pará.

Em 2017, o Ministério Público Estadual denunciou seis policiais pela onda de mortes que ocorreu na Região Metropolitana de Belém nos dias 20 e 21 de janeiro daquele ano.
Os acusados eram cabo Heleno Arnaud Carmo de Lima; cabo Romero Guedes Lima; cabo Wesley Favacho Chagas; subtenente Marco Antônio dos Santos Cardoso; soldado Reutman Coelho Spindola e soldado Michel Megaron Nascimento do Nascimento.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup), realizará coletiva na manhã de hoje, para falar da operação que resultou na prisão do ‘Cabo Leno’.
Blog do Xarope via Roma News

Homem mata médica e se passa por ela no WhatsApp enganando família

Reprodução/FacebookPor dois meses, o assassino movimentou a conta bancária da servidora do HRT, que recebia salário mensal de R$ 17 mil.
A Divisão de Repressão a Sequestros da Polícia Civil do DF elucidou um crime bárbaro nesta quarta-feira (30/1). Um homem matou uma médica do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e, por dois meses, se passou por ela, mantendo contato com a família pelo WhatsApp, dizendo que estava internada em uma clínica de repouso. No período, movimentou a conta bancária da servidora, que recebia salário mensal de R$ 17 mil.
O sumiço da servidora, num primeiro momento, não causou surpresa porque ela já havia sido internada anteriormente para tratar de depressão. No Portal da Transparência, o último pagamento informado em nome dela foi feito em novembro do ano passado.
Segundo a PCDF, Gabriela Rebelo Cunha foi morta no dia 24 de outubro do ano passado pelo seu motorista particular. O nome dele ainda não foi divulgado. 
Ele teria levado a vítima ao HRT no período da manhã e, por volta de 12h, seguiu com ela até uma agência bancária em Sobradinho para que a mulher fizesse uma transferência.

Fugitivos da delegacia de Alenquer são recapturados pela polícia na comunidade de Livramento

Policiais realizaram buscas e encontraram fugitivos da delegacia de Alenquer — Foto: Polícia Civil de Alenquer
Os três fugitivos foram recapturados após intensa buscas das policias Civil e Militar
Os três fugitivos fugiram da delegacia do município de Alenquer, Oeste do Pará, após serraram a grade da cela e pularam o muro. 
A prisão foi efetuada pelas polícias Civil e Militar de Óbidos. 
Diogo Sampaio de Castro, conhecido como “Mano D”, foi encontrado em Óbidos, no mesmo dia da fuga, por volta das 17h30, prestes a fugir para Manaus. 
Magnum, conhecido como “Olhão”, e Idiney Corrêa Mendonça, conhecido como “Alemão”, foram encontrados nesta terça (29), após intensa investigação. 
Outros dois bandidos foram recapturados na comunidade de Livramento. 
Além deles, um homem que deu suporte na fuga também foi preso. 
A equipe de policiais se deslocou, por volta das 10h desta segunda-feira para o local, e após realizar buscas na área de várzea, recapturou os dois foragidos, por volta das 17h. Um homem, conhecido como “Bajara”, foi preso por ajudar na fuga e outras três pessoas foram detidas por colaborar com o transporte e alimentação.
Homens que fugiram da delegacia de Alenquer são recapturados em comunidade — Foto: Polícia Civil de Alenquer 
*Colaborou Marcelo Leitão, de Alenquer

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

TCM suspende 20 licitações por irregularidades, entre elas de São Félix do Xingu

As cautelares foram aplicadas em oito órgãos públicos de cinco municípios: prefeituras municipais.

O plenário do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) homologou 20 medidas cautelares, emitidas monocraticamente pelo conselheiro Cezar Colares, suspendendo processos licitatórios. 
Deste total, 11 são pregões presenciais, duas tomadas de preços e 7 processos com inexigibilidade de licitação. 
O motivo da suspensão é a não publicação dos processos no Mural de Licitações do TCM-PA, conforme determina a Resolução Administrativa nº 43/TCM-PA/2017, que define esse sistema como meio obrigatório de apresentação ao Tribunal de Contas dos Municípios, em tempo real, por meio eletrônico, das licitações e contratos, convênios e subvenções, obras públicas e folhas de pagamento, como parte integrante da prestação de contas.
As cautelares foram aplicadas em oito órgãos públicos de cinco municípios: prefeituras municipais de Vigia, São Félix do Xingu, Garrafão do Norte e São Caetano de Odivelas; Câmara Municipal de Santa Maria do Pará; Secretaria de Educação de Vigia; Secretaria de Saúde de São Félix do Xingu e Secretaria de Trabalho e Promoção Social de Vigia.
Em caso de descumprimento das medidas cautelares, o conselheiro relator estabeleceu multa diária de R$ 1.000,00.
O Mural de Licitações é uma ferramenta de digital que permite qualquer pessoa, empresa ou órgão público acompanhar todos os estágios processos licitatórios dos 144 municípios paraenses de forma online e em tempo real. 
Conforme o sistema é apresentado no portal o TCM-PA, o interessado pode coletar informações de licitações por município, por órgão municipal, por modalidade de licitação e outros tipos de filtros de busca. Ainda no próprio sistema Mural de Licitações é possível encaminhar denúncia de irregularidades nas licitações por meio de link direto com a Ouvidoria do TCM-PA.
REVOGAÇÃO
Por outro lado, o TCM-PA, ao apreciar processo relatado pelo conselheiro Cezar Colares, revogou medida cautelar que suspendeu o Pregão Presencial 05/2018 da Prefeitura Municipal de Ourém, por ter o responsável, Waldemiro Fernandes Coelho Júnior, cumprido a determinação do Tribunal, que homologou a cautelar após ter recebido denúncia da irregularidade, por meio da Ouvidoria do TCM-PA. O responsável foi multado em R$3.461,70.
As decisões foram tomadas em sessão plenária ordinária realizada nesta terça-feira (29). O Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará acompanhou o Tribunal nas decisões. Os resultados das sessões plenárias estão disponíveis no portal www.tcm.pa.gov.br, no link "Pautas Eletrônicas e Decisões". As sessões são transmitidas ao vivo pela Web Rádio TCMPA, também através do portal.
Consultor do Prefeito
DF Gestão Pública
Sistema de Gestão Pública Integrada
Contabilidade Pública
Assessoria Jurídica
Consultoria Técnica Especializada
Transparência Pública
Fiorilli Software

Prefeitura de Uruará realiza serviço de infraestrutura nas vicinais com recursos próprios

A prefeitura de Uruará está com várias frentes de serviços realizando obras de infraestrutura nas vicinais do Município. 
Todo esse serviço está realizando com recursos do próprio Município. O prefeito Gilsinho Brandão vendo a necessidade da população, em especial dos produtores que precisam escoar suas produções à sede do Município e a outros centros, não mediu esforços para dar uma boa trafegabilidade aos munícipes. 
“Estamos resgatando mais um compromisso firmado com uma Comunidade Rural no município de Uruará! Dessa vez estamos cascalhando ladeiras, levantando baixões e fazendo piçarramento do trecho mais crítico da Vicinal da TRANSIRIRI (185 Sul) que são os 10/15 Km da sua entrada! 
A Transiriri é a Vicinal mais extensa e uma das mais populosas do Município e os serviços realizados estão sendo feitos com qualidade e executados com recursos próprios! 
É importante a compreensão de todos para que nesse período de chuvas não tenhamos caminhões pesados rodando na estrada para que a obra tenha maior durabilidade!”, explicou o prefeito Gilsinho Brandão.

População de Rurópolis fará caminhada clamando Justiça e pedindo agilidade na elucidação da morte da Sindicalista Leia Ximendes

Apesar de todas as evidências nas investigações, a justiça ainda não deu um parecer final no caso do assassinato da Sindicalista
Familiares e populares do Município de Rurópolis, região Oeste do Pará, a cerca de 200 quilômetros de Santarém, anunciaram hoje em vários meios de comunicação um convite para uma caminhada na próxima Segunda-Feira(04), de Fevereiro.
A redação do Blog do Xarope manteve contato com organizadores do movimento, eles disseram que a caminhada pacifica é uma forma de chamar a atenção das autoridades, já que até o momento o caso continua abafado, e nem a família da vítima tem qualquer informação do brutal assassinato da sindicalista.
No convite postada, os organizadores também dizem que não só a família, mas como a população também clama por justiça. “Estaremos clamando por justiça e agilidade na elucidação do crime que ceifou a vida de Leila Ximendes”, desabafa um dos organizadores por telefone ao Blog do Xarope.
A caminhada acontecerá no dia 04 de Fevereiro. A concentração será a partir das 9 horas da manhã em frente à Feira-Livre, depois a passeata vai seguir pelas principais ruas da cidade de Rurópolis. 
A promotoria de justiça de Rurópolis, denunciou contra o executou e mais dois mandantes, o caso ainda continua em segredo de justiça. 
Leila Ximendes foi assassinada no dia 1º de outubro de 2016, por volta das 20h30, na BR 230, ladeira do Bairro do Leitoso.
A promotoria denunciou os envolvidos por homicídio qualificado, sendo o executor incluso na qualificadora, em razão de paga ou promessa de recompensa e mediante emboscada, sem chances de defesa para vítima. 
A pena é de reclusão de 12 a 30 anos. Os mandantes também estão denunciados por homicídio qualificado, em função de paga ou promessa de recompensa, com a mesma previsão de pena, de 12 a 30 anos.
Por Xaropinho do Povo

Delegado Lindoval Ferreira Borges de Vitória do Xingu é afastado por se recusar a investigar crimes de estupro de vulnerável

O delegado de Polícia Civil de Vitória do Xingu, no sudoeste paraense, foi afastado de suas funções por meio de uma medida cautelar expedida por decisão liminar da 1º Vara Criminal do município. Lindoval Ferreira Borges é acusado do crime de prevaricação, por quatro vezes,já que o delegado omitiu-se deliberadamente em investigar três crimes de estupro de vulnerável, e um homicídio, mesmo após diversas requisições e advertências do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Altamira, autora do pedido, obteve a decisão sobre seu recurso na última sexta-feira (25). Segundo o promotor de justiça titular, Mauro Messias, a Ação Penal foi a última medida possível contra o delegado. “Longe de configurar interferência indevida no trabalho da Polícia Judiciária, as requisições ministeriais contam em clara previsão legal, e representam importante instrumento fiscalizatório sobre a atuação policial”, afirma.
Segundo o promotor, mesmo após os ofícios dirigidos à delegacia e a notificação acerca da instauração de um Procedimento Investigatório Criminal no Ministério Público, o denunciado não compareceu e nem apresentou qualquer informação, escrita ou verbal ao MP. Com isso, quatro graves casos ocorridos em Vitória do Xingu não contaram sequer com uma investigação preliminar por parte do denunciado. "Ele demonstrou verdadeiro desdém pelos casos, tanto pela importante função policial quanto pela vida e dignidade sexual das vítimas, algumas delas menores de idade”, ressalta o promotor.
Por ocasião da liminar, o Poder Judiciário determinou a comunicação da decisão ao Secretário de Segurança Pública, ao Delegado-Geral da Polícia Civil e à Corregedoria da Polícia Civil, para as providências que entenderem cabíveis. 
O MPPA determinou a remessa de cópia integral dos autos da ação penal contra o delegado à Promotoria de Justiça em Altamira, com atribuição para o combate à improbidade administrativa.
Reprodução
O Blog do Xarope tentou manter contato com o delegado, mas não obteve exito. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Prefeita Raquel entrega projeto na Caixa Econômica do tão sonhado estadio Municipal de Placas

Prefeita Raquel Brandão (PSDB), entregando projeto Caixa Econômica Federal de Santarém
Localizado as margens da rodovia Transamazônica, a cerca de 300 km da cidade de Santarém, os munícipes de Placas, principalmente os desportistas, já podem sonhar em breve ter um belíssimo estádio de futebol. 
A prefeita Raquel Brandão entregou nesta segunda-feira(26), na Caixa Econômica Federal de Santarém, o projeto de infra estrutura do campo de futebol da cidade de Placas. 
Uma emenda parlamentar do Deputado Federal José Priante, já contratada. 
Em suas redes sociais, a gestora placaenses anunciou que está é mais obra vai realizada a população. 
O campo de futebol é um Sonho antigo dos desportistas do município.
Areá que vai ser construído o Estadio Municipal da cidade de Placas

Busca e Apreensão na Prefeitura de Aveiro

Resultado de imagem para prefeitura de aveiroO juiz da comarca de Aveiro determinou a busca e apreensão dos autos do processo de n. 0000273.65.2012.8.14.1465, que foi retirado da secretaria do fórum pela prefeitura de Aveiro, e até a presente data não devolveu voluntariamente. 
O referido processo encontra-se em fase de cumprimento de sentença, que obriga a prefeitura a pagar, até o dia 05 útil de cada mês, os salários dos servidores. Também, nos autos do processo, o SINTEPP cobra o bloqueio das verbas do FUNDEB. 
Em razão disso, o Prefeito preferiu reter os autos do processo para tentar dificultar a execução da sentença.
O blog do xarope consultando alguns advogados sobre o presente caso, ouviu que além de buscar continuar prejudicando os servidores, o prefeito de Aveiro está obstruindo a justiça, o que lhes pode render pagamento de multa ou até mesmo prisão.
Xaropinho do Povo

Vereador Antônio Rocha do MDB consegue Habeas Corpus por unanimidade e volta ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Santarém

Resultado de imagem para Deputado antonio rochaO Tribunal do Estado do Pará, por intermédio da seção do direito Penal, á unanimidade de seus membros, concedeu a ordem do Habeas Corpus, em favor do vereador Antônio Rocha, restituindo-lhe o mandato conferido soberanamente pela população santarena.

O parlamentar foi afastado no dia 14 de dezembro por 180 dias. Antônio Rocha (MDB), foi denunciadas por peculato. 
As cautelares concedidas foi concedida pela Justiça que na época determinou o afastamento das funções, de Rocha por 180 dias, de Sandro Lopes, e sequestro de bens de Bruna Torselli no valor de R$ 13.450 mil. Também foram denunciados Bruna Figueira Torselli, Esequiel Aquino de Azevedo e Pedro Gilson Valério de Oliveira, por crime de peculato na modalidade continuada.
Antônio Rocha que também é empresário no ramo da navegação tem uma ampla história na política. 5 mandatos de deputado Estadual e 2 de vereador em santarém.

15 mil professores estão com salários atrasados em 20 municípios do Pará, entre eles Aveiro e Alenquer, diz o Sintepp

Resultado de imagem para Vilson gonçalves
Em Aveiro no Oeste do Pará, o prefeito Vilson também está atrasado com os funcionários
De acordo com a coordenação do sindicato, há atrasos em Alenquer, Aveiro, Curuçá, Oeiras do Pará, Santa Maria das Barreiras, Pau D’ Arco, Sapucaia, Breves, Anajás, Portel, Acará, Bujaru, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Moju, São João de Pirabas, Mãe do Rio, São Caetano de Odivelas, Irituia e Terra Alta. 
O sindicato disse que as prefeituras dos municípios atrasaram o pagamento há três meses, em outros um ou dois meses, além do corte de 50% nos salários.
No município de Aveiro, na região Oeste do Pará, a situação é complicada, ainda existe atraso do ex-prefeito conhecido por Fuzica. No mandato do atual prefeito Vilson Gonsalves a situação também está complicada. Os professores estão revoltado com o atraso. O Sintep já fez vários movimento com a prefeitura.
Em Breves, no Marajó, um grupo de professores realizou um protesto nesta sexta, em frente à Secretaria de Educação do município, reclamando o atraso no pagamento de salários. 
De acordo com os manifestantes, a prefeitura ainda não apresentou proposta para o pagamento. 
“São diversos professores com pendências de pagamento. Parte da categoria ainda não recebeu nem o salário de dezembro, outros o 18º salário”, disse o professor de ciências Elson Barbosa. 
Na quinta, professores ocuparam a sede da prefeitura de Baião, no oeste do estado. Segundo eles, o salário de dezembro está atrasado. 
Em Alenquer, também no oeste, professores fizeram campanha nas ruas da cidade para recolher alimentos. “Foi muito bom contar com a solidariedade, mas foi humilhante, porque dentre aqueles que doaram alimentos, houve aqueles que debocharam da gente estar pedindo”, contou a professora Débora Miranda. 
“É muito constrangedor porque você trabalha para receber. Isso mexe com a dignidade do ser humano”, disse a professora. 
A prefeitura de Alenquer disse que vai pagar os atrasados até 28 de fevereiro. 
Em Aveiro, no oeste do estado, os professores dizem também que não recebem desde novembro. 
Em Irituia, também houve protestos na última semana. Os servidores fizeram um ato público em um evento da cidade. Segundo o professor André Silva, há atrasos desde o mês de agosto e a “prefeitura adotou critério de pagar por ordem alfabética, mas isso não ocorre”. “Isso gera instabilidade ao servidor, que não sabe se está nesse sorteio”, afirmou. 
A prefeitura de Irituia disse vai regularizar os pagamentos até dia 28 de janeiro. 
Em Mãe do Rio, também houve atrasos. O professor Walter Luz disse que há falta de gestão quanto aos repasses que deveriam gerir toda a educação. A prefeitura de Mãe do Rio não quis comentar sobre o assunto. 
A reportagem tentou contato com as prefeituras Baião, Breves e Aveiro, mas não teve resposta. 
Resultado de imagem para 15 mil professores estão com salários atrasados em 20 municípios do Pará, entre eles Aveiro e Alenquer, diz o Sintepp
15 mil professores estão com salários atrasados em 20 municípios do Pará, segundo Sintepp
Xaropinho do Povo com informações do G1

Governo Presente ou Presente de Grego?

Resultado de imagem para Helder barbalho em altamira
Helder Barbalho em uma de suas visitas a cidade de Altamira
Hélder Barbalho eleito com slogan de " Governador Presente ". Durante esses primeiros dias de governo, Hélder Barbalho já esteve em algumas cidades de porte médio, como Itaituba, Santarém, Ananindeu e etc.
A cidade de Altamira ainda não recebeu a visita do governador, ainda que o prefeito Domingos Juvenil seja um aliado e do mesmo partido, o MDB.
O ex-governador Simão Jatene durante a campanha eleitoral, em Altamira, foi muito criticado por ter sido um governador ausente. Agora, os Altamirenses ficam a se perguntar: O que justifica a ausência do atual governador Hélder Barbalho na região de Altamira e Xingu?
Ainda está muito fresca na memória dos Altamirenses a imagem de algumas lideranças da região gritando, na chuva e no sol, o slogan: " Hélder Presente".
Até o presente momento, a sensação que alguns Altamirenses sentem é que mais uma vez receberam um presente de grego.
Por Xaropinho do Povo

General Hamilton Mourão assumirá a presidência por 48 horas

Presidente Bolsonaro retira a bolsa de colostomia na manhã desta segunda-feira, 28
Presidente grava vídeo e divulga nas redes sociais agradecendo as orações - Crédito: ReproduçãoDepois quatro meses, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se submeterá nesta manhã, 28, à cirurgia para retirada da bolsa de colostomia, colocada, após ter sofrido um atentado, em setembro de 2018, quando participava da campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG). 
A cirurgia está prevista para ocorrer as 6h, realizada pela equipe do médico gastroenterologista Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, que orientou Bolsonaro a se internar desde ontem, 27, no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, onde passou por vários exames.
O médico explicou que a terceira cirurgia do presidente é necessária para reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa de colostomia, colocada na primeira cirurgia realizada na Santa Casa de Juiz de Fora.
A previsão é que a cirurgia de Jair Bolsonaro tenha duração de três a quatro horas. A equipe médica vai fazer a retirada da bolsa de colostomia e fazer a religação das das partes do intestino grosso, que foram separadas pela bolsa de colostomia.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Canalhas não merecem respeito!


Luciano Guedes o Ficha Suja
A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará possui uma história construída, em 68 anos, pela ação firme, desassombrada, honesta e transparente de seus Presidentes. 
Neste início de ano, mais precisamente no dia 3 de janeiro, colaboradores e dirigentes testemunharam, estarrecidos, cenas grotescas e desrespeitosas, nunca vistas em mais de meio século, comandadas por um pretenso candidato de oposição, Luciano Guedes, que, acompanhado de uma trupe de circo mambembe, adentrou as instalações da FAEPA sob o argumento de pretender realizar a inscrição de sua chapa às eleições que se avizinham. 
Com um arremedo de cinegrafista a tiracolo (para a criação de seus fakes na internet), seu “representante legal” usou e abusou de intimidações e grosserias para, ao final da ópera burlesca, impedir a saída dos colaboradores e inquilinos e ficando o próprio candidato com um veículo (com restrições judiciais) estacionado à frente da entrada da garagem, proibindo a livre circulação dos carros, até que a Polícia Militar, acionada pela segurança da FAEPA, o obrigasse a se retirar do local. 
Luciano Guedes é, antes de tudo, um bandido, cujo destino fatalmente será a cadeia! Um ser desprezível que, por onde passa, deixa um rastro de malversação, assalto aos cofres públicos, danos à administração e outras condutas reprováveis que o descredenciam ao exercício de qualquer função, no governo ou na iniciativa privada. 
Esse proceder desonesto e espúrio já lhe rendeu 13 processos a que responde no Poder Judiciário estadual (improbidade administrativa e danos ao erário) movidos sobretudo pela Prefeitura Municipal de Pau d´Arco que teve a infelicidade de recebe-lo como gestor; 5 na Justiça Federal, todos por improbidade administrativa; 2 inquéritos no Ministério Público Federal e 5 no Ministério Público Estadual; é objeto de investigação em inquéritos administrativos e policiais que visam apurar desvio de combustível em seu gabinete, quando exerceu a Direção Geral da ADEPARÁ e, também, no Sul do Pará, fato resultante de sua determinação em retirar dos veículos os rastreadores, para facilitar a prática delituosa que aumentou o consumo em 4 vezes mais. 
Um pálido espelho de sua personalidade maquiavélica e caráter altamente criminoso revela-se nas figuras que o têm acompanhado em sua vida pública: ao exercer a Direção Geral da ADEPARÁ, no período de 01.01.2015 ao final de abril de 2017, nomeou para a Gerência da ADEPARÁ o nacional ARILSON DAS GRAÇAS ALVES COSTA denunciado pelo Ministério Público como “comandante de organização criminosa” (Processo 00032841420058140401) e fornecedor de armas para a prática de assaltos. Esse meliante foi substituído em 01.11.2016 por CLIDEAN FERREIRA CHAVES, outro assaltante com processos na Justiça e que se apresentou como “representante” de Luciano Guedes no episódio da invasão da FAEPA. 
A tudo isso soma-se o desvio de R$-9.573.240,90 (nove milhões, quinhentos e setenta e três mil, duzentos e quarenta reais e noventa centavos), oriundo de incentivos fiscais, que levou a SUDAM a promover o distrato com a empresa SO BRASIL AGROINDUSTRIAL S/A – CNPJ 02716471/0001-26, na qual ele figura como presidente, conforme publicado no Diário Oficial de 15 de março de 2016 (conforme dados publicados na página da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, consulta em 16.01.2019). Em razão de sua desastrosa passagem pela ADEPARÁ, nosso Estado, no presente, convive com os riscos da chamada “mosca da carambola”, causada pela negativa do Governo Federal em assinar o convênio por ele elaborado, eivado de erros e com claros desvios de finalidade. 
Nesse período (28 meses de má gestão), além do sucateamento da frota de veículos e obstrução do uso da internet nos escritórios da ADEPARÁ, chegou ao cúmulo de promover o desvio de R$-48.000.000,00 – recursos oriundos do produtor rural, através do recolhimento das GTAs! – em “reformas” de prédios inexistentes, projetos de engenharia não concretizados, aquisição indevida de aparelhos de ar refrigerado, etc. 
O facínora Luciano Guedes – quem não se dá a respeito não pode ser tratado de outra forma – no ano passado usou, de maneira torpe e covarde, um telefone celular (94 – 92793677) comprado em nome de funcionário da ADEPARÁ (que desconhecia totalmente a arapuca), para utilizá-lo como emissor de fakes e calúnias nas redes sociais, assunto que esse bandido maneja com regular eficiência. 
Aliás, nesse quesito, chega a ser repugnante o uso da bandeira da moralidade, da democracia e do respeito, por alguém com um passado tão sórdido! Essa vida pregressa, eivada de processos e inquéritos que o caracterizam como autêntico “FICHA SUJA” foi determinante para que o novo Governo do Estado, apesar das enormes pressões de um político altamente influente, barrasse qualquer pretensão sua para o retorno à função pública, objeto, também, de manifestação de repúdio do SINFEA – Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Pará, que está anexada à presente manifestação, e do STAFPA - Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agropecuário e Fundiário do Estado do Pará. 
Não poderíamos ficar em silêncio, omissos, em face da despudorada conduta de um pretenso opositor que, despido de princípios éticos e morais, tenta se valer da Justiça para criar factoides bem ao seu estilo e tumultuar o processo eleitoral da FAEPA. 
Entendemos que, no jogo democrático, a oposição é salutar quando exercida em alto nível, com propostas e ideias, manifestadas em debate respeitoso e leal. Repudiamos a condenável postura de quem, sendo réu, investigado e reincidente, aspira ao comando de nossa Federação sem ter, ao menos, votos para isso.
Por Caco Santos

Tabuleiro eleitoral de Altamira já está armado, e as pedras já começam a se movimentar em torno da prefeitura

Quem será o próximo(a) prefeito(a) de Altamira?
Resultado de imagem para marquinho do pdt altamiraO tabuleiro eleitoral de Altamira já está armado, e as pedras já começam a se movimentar, ainda que muita água possa rolar por debaixo da ponte, até outubro de 2020.
O vereador Marquinho (PDT) é a novidade do momento, foi candidato a deputado estadual bem votado, já está com a sua equipe visitando os bairros da cidade, faz oposição ferrenha ao prefeito Juvenil, e tem o apoio velado dos deputados Priante e Eraldo Pimenta, ambos do MDB.
Resultado de imagem para Dr loredan mello vereadorO vereador Loredan Mello(MDB) também ensaia ser candidato, é presidente reeleito da câmara de vereadores, tem boa articulação com a sociedade e com a oposição, mas disputa espaço político com a chefe de gabinete do prefeito Juvenil, Dra. Denise Aguiar, que também se intitula, nos bastidores, candidata em 2020, e traz no currículum o fato de ter acompanhado seu chefe maior desde a época da ALEPA. 
Como o MDB terá de optar por um dos nomes, o racha no partido, que já está acontecendo com alguns apoios de deputados emedebistas ao veredor Marquinho, vai ser muito maior, o que pode facilitar a eleição de um outro candidato longe da esfera do MDB.
Resultado de imagem para odileida sampaioA ex-prefeita Odileida Sampaio, único nome de expressão do PSDB, está fora do jogo, pois está inelegível por 08 anos, sendo que essa restrição começou a contar após as eleições deste ano, por determinação do Tribunal de Contas dos Municípios. O PSDB, caso queira disputar a prefeitura, terá de começar a trabalhar outro nome, urgentemente. Aliás, por falta em outro nome, o ex-prefeito Claudomiro Gomes já está com o seu pedido de desfiliação do PSDB, em mãos.
Caludomiro Gomes, ao se desfilar do PSDB ja dá sinal de que será candidato a prefeito por outra sigla. Contam os bastidores que as visitas do ex-prefeito a algumas lideranças já estão acontecendo. Agora, pra qual partido o ex-prefeito irá, ainda é uma incógnita. 
Resultado de imagem para josy amaralJosy Amaral também é outra incognita, no momento, já que depois que disputou a eleição anterior pelo PSB, mudou várias vezes de partido. Apoiou abertamente Hélder Barbalho para o governo, e tem ido constantemente a Belém cobrar apoio a sua possível candidatura em 2020.
Como se percebe, o governador Hélder terá de ser muito hábil pra poder decidir quem apoiará em 2020. Há quem diga que ele não apoiará um candidato da base do Juvenil, daí porque já começou a fortalcer o grupo do veredor Marquinho, mesmo esse não sendo do MDB. E a Josy, como ficará nessa ingrisilhada toda? Só o tempo dirá.
Imagem relacionadaO PT, segundo a presidente Toinha, disputará as eleições de 2020 com um nome que surpreenderá. Como o nome não foi revelado, podemos especular que seja o Marcelo Altamirense, que tem tido participação bem efetiva nas redes sociais. Outro nome é do ex-deputado federal José Geraldo.
O PSB, presidido pelo vereador Agnaldo Rosas, garante que não abrirá mão de lançar também candidatura própria, e que as filiações estão bem intensificadas. Ao ser perguntado se o ex-prefeito
Claudomiro poderia ser um dos candidatos pelo partido; disse que a decisão de quem será o candidato, necessariamente, tem de ser da direção partidária, tem de ser uma decisão coletiva, mas que o ex-prefeito seria muito bem vindo, assim também como alguns outros vereadores que desejarem, no momento oportuno, mudar de partido.

Tucuruiense continua entre os desaparecidos na tragédia de Brumadinho

Na manhã deste domingo, 27, a família da paraense Lenilda Andrade, que é uma das desaparecidas na tragédia de Brumadinho, chegou na cidade do acidente. 
Os parentes dela estavam viajando para o local desde a manhã de ontem, 26. Neste momento, os familiares estão em busca de notícias sobre Lenilda. Eles foram até o Instituto Médico Legal (IML) de Brumadinho, hospitais e casas de amigos na esperança de encontrá-la. 
Lenilda nasceu em Tucuruí e trabalhou na Vale de Parauapebas, ela foi transferida para Brumadinho há alguns anos. Ela é técnica em planejamento da empresa Vale e seu desaparecimento está repercutindo pelas redes sociais.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, informou na manhã deste domingo que o número de mortos com o rompimento da barragem em Brumadinho aumentou para 37. 
As equipes de resgate interromperam as buscas na manhã deste domingo porque não há condição de pouso de helicópteros. Há apenas buscas pontuais nas margens.
Os bombeiros não podem pisar no mar de lama porque ela está muito mole e afunda, chegando a até 10 metros de profundidade em alguns pontos.
Ontem, foram encontrados mais alguns corpos e pedaços de corpos, mas nem todos foram retirados por falta de condições de pouso. 
Blog do xarope com informações Roma News

Jovem itaitubense com câncer pede ajuda para realizar cirurgia de urgência

Jovem de 20 anos precisa realizar uma cirurgia em São Paulo pois corre o risco de ter a perna amputada.
Luziane Rodrigues da silva é uma jovem de apenas 20 anos que descobriu há pouco tempo um tumor maligno em sua panturrilha esquerda. Hoje ela se encontra internada no Hospital Regional de Santarém onde faz quimioterapia, porém, segundo a família, não vem tendo bons resultados.
Durante uma consulta, Luziane recebeu a orientação para realizar uma cirurgia com urgência em São Paulo. O problema é que a família da jovem não possui recursos financeiros o suficiente para arcar com os custos da cirurgia. Caso não faça o procedimento corre o risco de ter a perna amputada.
“O médico falou pra ela que o tumor está com um tamanho de 180 volume e está muito arriscado. Nossa condição financeira não é muito boa para arcarmos com os custos de uma cirurgia em São Paulo.” disse um membro da família.
Ajude com qualquer quantia fazendo doação através de transferência ou depósito bancário:
Conta da Caixa:
Ag: 0552
Op: 013
Conta: 000392514
Nome: Alan Rodrigues da Silva

Corpo de taxista que estava desaparecido há cinco dias é encontrado em ramal do Maranhão


Corpo de taxista que estava desaparecido há cinco dias é encontrado em ramal (Foto: Via WhatsApp)O Instituto Médico Legal (IML) de Abaetetuba confirmou que o corpo encontrado, na noite deste sábado (26), no Ramal do Maranhão, em uma área de mata, dentro do município, no nordeste do estado, é mesmo do taxista Hugo Ribeiro Montano, de 66 anos, que estava desaparecido desde a última terça-feira (22), após aceitar uma corrida no município de Barcarena, também na região nordeste paraense. 

São Francisco perde e situação complica no parazão

Galo marcou com Fazendinha, Joãozinho e Raigol. Meia Alexandre descontou para o Leão de Santarém 
Grande tarde/noite para o setor ofensivo do Independente de Tucuruí. O Galo Elétrico recebeu o São Francisco no estádio Navegantão, pela segunda rodada do Campeonato Paraense. E os donos da casa venceram com autoridade, pelo placar de 3 a 1.
Os comandados do técnico Charles Guerreiro começaram a partida melhor e logo aos 7 minutos do primeiro tempo abriram o placar. Em boa jogada de ataque, o meia Willian Fazendinha recebeu dentro da área e chutou no contrapé do goleiro Labilá.

Com um time muito ruim, e as dependência do Colosso do Tapajós lotado Remo vence por 2 x 0 o São Raimundo

Os gols azulinos foram marcados pelo meia Samuel, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Rafael Jensen, aos 32 do segundo.
Atrasado em relação aos outros times, o Remo estreou com vitória no Campeonato Paraense. O time do técnico Netão foi a campo na noite deste sábado, no Colosso do Tapajós, e bateu o anfitrião São Raimundo por 1 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do estadual.
O Leão deveria ter estreado no domingo passado, dia 20 de janeiro, contra o Tapajós, mas a partida foi remarcada para o dia 3 de fevereiro.
Isso porque pedaços de concreto caíram do teto da arquibancada do Mangueirão na véspera do jogo.
Os gols da vitória remista sobre o São Raimundo foram marcados por Samuel e Rafael Janses.
Com o resultado, o time dorme na liderança do grupo A1, enquanto o adversário segue com apenas um ponto na quinta e última colocação do Grupo A2.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Edson Veras: “Existe uma quadrilha e o prefeito Nélio Aguiar e o chefe”

Ônibus da empresa Eixo-Forte de propriedade do empresário Edson Veras
“Totalmente insatisfeito com o processo de licitação realizado recentemente em Santarém visando à melhoria no transporte coletivo, o empresário denuncia varias irregularidades e acusa o prefeito de comandar tais eventos”.
Conforme artigo 37, XX da Constituição Federal, toda contratação publica, salvo exceções, tem quem passar pelo processo licitação. A lei no 8.666/93, que contem as normas regedoras da licitação elenca as hipóteses da dispensa ou inexigibilidade de licitação. Assim visando à proteção da coletividade, o ordenamento jurídico consagrou na licitação como procedimento a pratica de contratos administrativos. 
Mesmo assim as fraudes em licitações mostram-se como um grande problema encarado pela administração publica brasileira. Condutas fraudulentas são identificadas em todos os níveis federativos. O Ministério Publico, Tribunais de Contas, dentre outros órgãos, tem um papel relevante e decisivo na guarda da coisa publica , no combate a corrupção e fiscalização do cumprimento da Carta Magna. 
Apesar das Leis, dos ordenamentos jurídicos, e todas as ferramentas de combate as fraudes, denuncias de corrupção são mais comuns do que se pensa. Um exemplo disso e o caso da licitação de transportes coletivos no município de Santarém, onde o empresário Edson Veras, proprietário de ônibus Eixo Forte, põe suspeita de fraude o referido processo licitatório, ao afirmar que está na contramão do interesse publico. E foi mais além ao afirmar veemente que a licitação foi um “jogo de cartas marcadas”; que em Santarém existe uma “quadrilha”, ou uma organização criminosa da qual o prefeito Nélio Aguiar e o chefe. 
Ele questiona a condução do processo dizendo que foi feito apenas por amadores, sem o menor compromisso com a sociedade e que a denuncia já esta nos autos do MP. 
“foram admitidas duas empresas para trabalhar em Santarém pela própria SMT, contrariando uma decisão judicial”, disse. 
Ele denuncia que foram colocados ônibus circulando na cidade aleatoriamente sem o menor respeito à população, pois seria necessário que um estudo mostrasse quais as reais necessidades e demandas que a população enfrenta relacionado ao transporte no município, afirmando que esse modelo que fornece um contrato de 20 anos para uma empresa de Manaus, não estipula absolutamente nada, questionando sobre o que será desse aspecto daqui a vinte anos com uma população crescente? Alem disso, em todos os bairros as frotas de ônibus diminuíram drasticamente. Insatisfeito com a enorme possibilidade de fraude, ele denunciou ao Ministério Publico que conduz as investigações. 
Ednalldo,filho do empresário também afirma as acusações
Por outro lado, existem inúmeros questionamentos sobre a origem do dinheiro que a empresa declarou no valor de 30 milhões, quando só tem quatro ônibus atualmente e ate a garagem e empenhorada, denuncia o empresário Veras, que tem esperança de resgatar esse processo afirmando que prefeitura esta numa seqüência de erros, permitindo que se instale futuramente o caos no transporte coletivo em Santarém e endossando que centenas de pais de famílias percam seus empregos. 
Com a homologação da empresa Resende Batista pela prefeitura, inclusive publicado em Diário Oficial as outras empresas perdem o direito em suas rotas, com isso a certeza e a falência de varias empresas santarenas que já vinham atuando no ramo há décadas, e conseqüentemente pais de famílias jogados ao desemprego.
NOTA PÚBLICA SOBRE TENTATIVA DE TUMULTUAR PROCESSO LICITATÓRIO DO TRANSPORTE COLETIVO
Resultado de imagem para nélio aguiar
Prefeito Nélio Aguiar através da prefeitura esclarece denuncia contra sua pessoa
A Prefeitura de Santarém vem a público esclarecer novamente que o processo de licitação do transporte coletivo urbano do município é uma exigência legal e uma reivindicação histórica que está sendo realizada no atual governo após decisão judicial provocada pelo Ministério Público Estadual, que gerou inclusive multa para os cofres públicos por descumprimento.
O processo transcorreu dentro da legalidade, respeitando a lei das licitações e ao edital, além de primar pela transparência dos atos. As empresas participantes tiveram assegurados prazos legais para contestar, impor recursos administrativos e impugnar o processo.