|
Deputado Eraldo Pimenta com o prefeito Gilsinho Brandão e lideranças da Transamazônica |
Deputado Eraldo Pimenta inicia os trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Pará em seu segundo pleito como Deputado Estadual e acompanhando a primeira sessão do ano e de apresentação dos novos e reapresentação dos reeleitos, o prefeito Gilson Brandão de Uruará juntamente com vereadores se fizeram presentes.
Eraldo que foi vereador e prefeito da cidade de Uruará teve 43.605 (1,09% dos válidos), e representa a região da Transamazônica.
Nascido em Salto da Divisa no Estado de Minas Gerais, em 12 de julho de 1970, filho de migrantes que vieram para a região da Transamazônica com esperança e sonhos de uma vida melhor.
Juntou-se assim com os demais pioneiros, ao sonho de transformar a região no grande celeiro do mundo. Com fé, garra, determinação e muito trabalho, fizeram da inóspita região, seu lugar de moradia, transformando-a em uma referência de produção agrícola em todo Estado do Pará e Brasil.
|
Eraldo com a esposa Denise Brandão |
Eraldo Pimenta ficou órfão aos 16 anos de idade. Pelo ensino médio concluiu o curso técnico em contabilidade; trabalhou no garimpo da Ilha da Fazenda em Altamira (PA); trabalhou no ramo de comércio de compra e venda de cereais; é marido de Denise Brandão Pimenta; pai de Murilo, Érico e Rodrigo Pimenta.
No ano de 1999 enveredou-se nos caminhos da política onde ganhou o apelido de "guerreiro", elegendo-se vereador no ano de 2000, somando 260 votos (foi o vereador mais votos de seu partido). Na posse, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores. Em 2002, candidatou-se a Deputado Estadual, sendo um dos mais votados da região, conseguindo em Uruará, 4.900 votos. Em 2004, candidatou-se a prefeito, sendo eleito com 5.700 votos; em 2008, candidatou-se a reeleição, o qual obteve uma vitória recorde, com uma votação expressiva de 9.005 votos, totalizando um percentual de 48% dos votos válidos, em uma disputa entre quatro candidatos.
Foi eleito no ano de 2010 como presidente da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá Região Oeste do Pará (AMUT), objetivando a integração administrativa dos Municípios, bem como a articulação dos mesmos na defesa dos problemas regionais, e da necessidade de haver uma organização que estivesse acima de interesses políticos. Assumiu por seis anos o Consórcio Belo Monte (2005, 2006, 2007, 2008, 2011 e 2012), aonde em 2005, encabeçou a articulação pelo desembargo dos estudos de impacto ambiental da hidrelétrica de Belo Monte, junto a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, onde posteriormente foi confirmada a viabilidade do empreendimento.
Eraldo Pimenta foi indicado por unanimidade como secretário executivo do Consórcio Tapajós (em 2013 e 2014). O Consórcio Tapajós envolve os municípios de Rurópolis, Jacareacanga, Itaituba, Novo Progresso, Aveiro e Trairão, com a missão ousada: transformar a região num dos principais pólos de desenvolvimento do País, com a construção do maior complexo hidrelétrico do Brasil e aproveitar o grande investimento para promover o desenvolvimento socioeconômico regional integrado.
Eraldo Pimenta foi candidato a Deputado Estadual do Pará, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, em 2014 e foi eleito com 30.089 votos (0.80%).
Como Deputado, já atuou em varias frentes, e tem se destacado pela incansável luta em prol da Transamazônica BR 230, a BR 163, a Região Xingu, Tapajos e Oeste do Pará, sendo um dos Deputados mais atuante da Assembleia Legislativa.
Em 2018 sua brilhante atuação como deputado estadual, lhe credenciou para seu segundo mandato. Reeleito com 43.605 Eraldo Pimenta "O guerreiro da Trasamazônica" toma posse hoje 01-02-19 para exercer seu segundo mandato de deputado.
Eraldo é primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.