Páginas

sábado, 15 de junho de 2019

Colômbia vence e impõe a primeira estreia com derrota da Argentina em 40 anos


Pressionada por um jejum de títulos que data de 1993, a Argentina começou a Copa América, neste sábado, da pior maneira possível: com uma derrota, o que não acontecia numa estreia na competição havia 40 anos. Na Fonte Nova, os gols de Roger Martínez e Duván Zapata deram a vitória por 2 a 0 à Colômbia.
Colômbia venceu a Argentina por 2 a 0 na Fonte Nova Foto: RODOLFO BUHRER / REUTERS
Embora o resultado tenha sido justo, uma vez que os colombianos foram melhores — e mais letais — na maior parte do jogo, houve certa alternância de protagonismo no confronto de ontem.
A Colômbia não demorou muito a tomar conta da primeira etapa. Era o time mais intenso, que sufocava a saída de bola argentina, explorando os lados do campo.
Marcar, porém, era um desafio, já que uma sucessão de decisões equivocadas prejudicava a conclusão das jogadas. Faltou uma chance clara para Falcão Garcia.
Na volta do intervalo, a Argentina se mostrou menos apática. Antes do primeiro minuto, aproximou-se do gol em finalização de fora da área de Peres. Aos 9, uma boa trama de Aguëro virou caneta de Messi em Sánchez.
Mas, justo no momento em que parecia mais à vontade, a Argentina foi surpreendida por um golaço de Martínez na bochecha da rede, a la Cebolinha contra a Bolívia na estreia do Brasil. Nocauteada, a equipe de Scaloni ainda viu o atacante Zapata dar números finais ao confronto.
Como costuma acontecer sempre que os hermanos tropeçam, haverá questionamentos sobre o papel de Messi. Mas a verdade é que, se não resolveu ontem, o craque do Barcelona foi responsável pelas jogadas mais lúcidas do time, especialmente quando tinha a companhia de Agüero. Seus companheiros de meio-campo, porém, não estiveram à altura.
Os rivais do Grupo B voltarão a campo na quarta-feira, quando os colombianos enfrentarão o Qatar e os argentinos, o Paraguai

Messi, mais uma vez, teve pouca companhia na seleção Foto: LUISA GONZALEZ / REUTERS

Brasil engrena após VAR, faz três no 2º tempo e vence Bolívia em estreia

               
O Brasil demorou a engrenar, mas conseguiu vencer a Bolívia por 3 a 0 hoje, na abertura da Copa América, no Estádio do Morumbi. Depois de um primeiro tempo que terminou em vaias, os donos da casa conseguiram abrir o placar com um pênalti marcado pelo VAR e logo ampliaram a vantagem, em ambas as ocasiões com Philippe Coutinho. Everton completou o triunfo perto do apito final. Apesar da vitória, a partida não deixou o torcedor empolgado. Embora não tenha corrido riscos, a seleção não teve um meio-campo efetivo, contou com poucas arrancadas de David Neres e viu um Richarlison mais discreto do que nos últimos dois amistosos. O setor ofensivo melhorou com as entradas de Gabriel Jesus e Éverton - o segundo brilhou nos minutos finais.