Em nota conjunta, onze diretórios de partidos políticos, entre eles o PT e o PC do B, repudiaram, na tarde deste domingo (29), a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que descumpriu as orientações de quarentena de seu próprio Ministério da Saúde, e também da Organização Mundial da Saúde (OMS), e visitou comerciantes, incentivando a aglomeração e o contato físico entre seus apoiadores.
Páginas
▼
segunda-feira, 30 de março de 2020
Governo do Pará faz traslado do corpo de paraense que foi morta em Joinville
Helder Barbalho, governador do estado do Pará, anunciou que governo se responsabilizará pelo traslado do corpo da jovem Taináh Carneiro de Castro, que foi morta na manhã deste domingo (29), em Joinville, Santa Catarina.
A família da vítima foi ouvida pelo governador após fazer um apelo através das redes sociais. A madrasta de Taináh relatou que eles estavam com dificuldades para fazer o traslado do corpo para Belém devido a pandemia do coronavírus.
Em resposta a atitude do governador, a irmã da vítima, Ana Paula, comentou: “obrigada por trazer minha irmã para o seu último adeus, nunca esqueceremos”, agradeceu.
A jovem, de 23 anos, foi morta a facadas. Ela teria ido morar recentemente no sul do país para acompanhar o marido, que é principal suspeito do crime.
O caso ocorreu por volta das 6h, no bairro Petropólis, zona Sul da cidade. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava em casa quando foi esfaqueada pelo marido. Ela sofreu perfurações no tórax e pescoço, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Coronel detido em ato por fim de confinamento denuncia ameaça em delegacia
Apontado como um dos organizadores da manifestação que pedia o fim do confinamento, imposto como medida de contenção à pandemia do novo coronavírus, e detido pela Polícia Militar, na manhã deste domingo, 29, em Belém, o coronel Maroja Alcebíades usou uma rede social para se defender e criticar a atuação da PM sob determinação do governador do estado, Helder Barbalho (MDB).
quarta-feira, 25 de março de 2020
Pesquisa revela que 79% dos paraenses acha que a saúde do Pará não está preparada para o Coronavírus
Realizada pelo Instituto Doxa revela a opinião dos paraenses em relação às iniciativas e estrutura do governo do estado no enfrentamento ao Coronavírus.
60% acredita haver muitos mais doentes do que o informado oficialmente pelo governo. Sobre as medidas adotadas pelo governo do Estado, há uma nítida divisão das opiniões do paraenses: 43% acreditam que são suficientes; os outros 44% já dizem que não são suficientes.
Sobre o sistema público de saúde do Estado, 79% dos entrevistados afirmam que o sistema não está preparado para combater o coronavirus. Apenas 10% disseram que está preparado.
Vejam os dados completos:
PERFIL DOS ENTREVISTADOS: SEXO
Foram entrevistados 52% de homens e 48% de mulheres nas seis mesorregiões do Estado.
PERFIL DOS ENTREVISTADOS: FAIXA ETÁRIA
Quanto à faixa de idade, a de 35 a 44 anos foram as mais entrevistadas, seguida pela faixa de 45 a 59 anos. A faixa de 25 a 34 anos apresentou 24,2%. A menor faixa, 16 a 24 anos, foram entrevistados 10,2%. Os acima de 59 anos foram 8,1%.
PERFIL DOS ENTREVISTADOS: RELIGIÃO
A maioria dos entrevistados é católica, 56,5%. Os evangélicos somaram 25,8%. Os espíritas 4,8%. Os que se declaram sem religião são 10,2%.
PERFIL DOS ENTREVISTADOS: COR/RAÇA
OPINIÃO SOBRE A CRENÇA DE HAVER MUITOS DOENTES NO PARÁ
A pesquisa mostra que 60% dos entrevistados acreditam que pode haver muitos doentes de coronavirus no Pará contra 31% que disseram que não acreditam nessa tendência.
OPINIÃO SOBRE A CRENÇA DE HAVER MUITOS DOENTES NO PARÁ X PERFIL
OPINIÃO SOBRE AS MEDIDAS ADOTADAS PELO GOV. DO ESTADO
Sobre as medidas adotadas pelo governo do Estado, há uma nítida divisão das opiniões do paraenses: 43% acreditam que são suficientes; os outros 44% já dizem que não são suficientes.
OPINIÃO SOBRE AS MEDIDAS ADOTADAS PELO GOV. DO ESTADO X PERFIL
Ao se analisar por gênero, as mulheres são as que afirmam em sua maioria que as medidas não sáo suficientes. Já entre os homens, a maioria diz que são suficientes.
Os jovens são os que dizem que as medidas não são suficientes; enquanto os mais velhos dizem que são suficientes.
OPINIÃO SOBRE O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE DO PARÁ
Sobre o sistema público de saúde do Estado, 79% dos entrevistados afirmam que o sistema não está preparado para combater o coronavirus. Apenas 10% disseram que está preparado.
OPINIÃO SOBRE O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE DO PARÁ X PERFIL
CONTRIBUIÇÃO DO CIDADÃO PARA PARAR O AVANÇO DO CORONAVIRUS
Em relação à contribuição do cidadão para parar o avanço do coronavirus no Pará, a grande maioria, 68,2%, disseram que a melhor contribuição é ficar em casa/quarentena/isolamento social. Os outros itens com maiores relevâncias foram Higienização completa e obedecer as orientações oficiais.
OPINIÃO SOBRE PUNIÇÃO A QUEM DESOBEDECE QUARENTENA
86% dos entrevistados consideram que deve haver punição para quem não obedecer a quarentena. Apenas 9% disseram que não deve haver. E outros 5% não responderam.
OPINIÃO SOBRE PUNIÇÃO A QUEM DESOBEDECE QUARENTENA X PERFIL
Apesar dos índices de homens e de mulheres serem altos, o percentual das mulheres é muito maior que consideram que deve haver punição para quem não obedecer a quarentena. Em relação à faixa etária, entre os jovens esse índice é maior, diminuindo entre os mais velhos.
OPINIÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE SEGURAR A QUARENTENA
Sobre o tempo da quarentena, mais de 64,6% dos entrevistados não tem renda pra segurar o período. E mais de 31% disseram que seguram a quarentena.
OPINIÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE SEGURAR A QUARENTENA X PERFIL
OPINIÃO SOBRE GOVERNOS DAREM RENDA BÁSICA
94% dos entrevistados concordam que os governos devam dar uma renda básica para todas as pessoas que possuem renda baixa. Apenas 3% não concordam.
OPINIÃO SOBRE GOVERNOS DAREM RENDA BÁSICA X PERFIL
O universo da Pesquisa: População do Estado do Pará;
Estratos de controle: Pesquisa dirigida através de whatsap em que uma pessoa apenas por ID (aparelho) podia responder;
Amostra: Atingiu um retorno de 1246 entrevistas, abrangendo todas as seis Mesorregiões do Estado (Metropolitana, Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas e Marajó);
Margem de erro: 3,5%; Intervalo de Segurança de 95%;
Checagem: 20% da amostra aplicada;
Questionário: Estruturado em perguntas abertas e fechadas;
Tratamento estatístico: software profissional QuestionPro, Excel, Power Point.
Período de coleta: 22 A 24/03/2020
Relatório sigiloso da ABIN vazado pelo Intercep
Relatório sigiloso da ABIN vazado pelo Intercept na noite de terça(24) projeta que apenas o estado de SP poderá ter o total de infectados da China em cerca de 10 dias. No pior cenário o Brasil deve ter mais de 200.000 infectados até a primeira semana de abril e mais de 8000 mortos
segunda-feira, 23 de março de 2020
PF investiga ligação entre rede de narcotráfico e apreensão de U$ 1 milhão em avião em fazenda de Itaituba
Valor foi encontrado em aeronave em pista clandestina em São Felix do Xingu pela polícia do Pará, junto a revólver e 150 litros de combustível
A Polícia Civil do Pará apreendeu, na manhã de sábado, quase U$ 1 milhão dentro de uma aeronave que aterrissou em uma pista clandestina no município de São Félix do Xingu, no sudeste paraense. O voo tinha como destino a cidade de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Há mais de dois anos a Polícia Federal investiga uma rede de tráfico internacional de cocaína, que envolve vários países, incluindo Bolívia, Paraguai, Venezuela e Brasil.
Na rota do narcotráfico, estão os municípios paraenses de Itaituba, Novo Progresso e São Félix do Xingu. Na operação deste sábado, uma denúncia anônima levou a polícia a identificar a aeronave que trafegava em espaço aéreo brasileiro, possivelmente para comprar cocaína originária do município paraguaio de Pedro Juan Caballero.
Na operação da polícia paraense, o piloto da aeronave foi preso e o copiloto conseguiu fugir. Dentro da aeronave, além de U$ 978 mil, a polícia encontrou um revólver calibre .38 e mais de 150 litros de combustível.
Investigação
A Polícia Federal investiga a ligação dos valores apreendidos no sábado com a apreensão de 583 kg de cocaína, ocorrida no ano passado, no interior de uma fazenda pertencente ao prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco de Aguiar. Até então, trata-se da maior apreensão da droga feita no Pará, considerado rota para Europa e Nordeste.
À época, agentes da Polícia Federal monitoraram um voo suspeito e chegaram à fazenda, localizado próximo às margens da rodovia Transamazônica. Cinco homens estavam transferindo a droga para uma camionete no momento do flagrante. Dois homens foram presos e outros três conseguiram fugir.
Durante as investigações, quatro envolvidos tiveram prisão decretada depois de busca e apreensão realizada na residência do prefeito Valmir Clímaco.
Segundo a Superintendência da Polícia Federal do Pará, além da cocaína foram apreendidos dois fuzis, uma pistola, munição e 200 gramas de maconha. Estavam no local dois aviões, um monomotor e um bimotor.
Ex-ministro que chefiou combate ao H1N1 acha exageradas medidas contra Covid-19
Osmar Terra não vê necessidade de fechar escolas e comércio e prevê declínio da pandemia a partir de abril
Em áudio que vazou para as redes sociais, o médico, deputado federal pelo MDB-RS e ex-ministro Osmar Terra (MDB-RS), responsável pela coordenação do combate no Brasil à epidemia de gripe H1N1, que somente em 2019 matou 780 brasileiros, considerada exageradas as medidas adotadas por governadores e pelo Ministério da Saúde contra a pandemia do coronavírus.
O ex-ministro vai mais além quando diverge da previsão do ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), segundo o qual a pandemia somente começará a regredir em setembro. Para Osmar Terra, a regressão se iniciará já no próximo mês de abril.
O áudio é de uma troca de mensagens de Osmar Terra com um amigo. Nele, o ex-ministro dos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro compara o cenário atual com a epidemia de H1N1 em 2009. “No ano passado, morreram 780 pessoas no Brasil de H1N1, dez anos depois que enfrentamos a epidemia. O número não virou notícia”, observou, e “provavelmente não vai morrer tanta gente de coronavírus”.
quinta-feira, 19 de março de 2020
Mãe e filhos morrem de Covid-19 após jantar em família. Há mais infetados
Sabemos que é difícil manter-nos longe da família, mas a historia que nos chega dos EUA é um exemplo de que, nesta altura, mais vale um esforço para mantermos a salvo os que amamos, do que passar pela dor de perder alguém.
Uma família de Nova Jérsia, nos EUA, acaba de perder o seu terceiro membro vítima de Covid-19. A família norte-americana, que terá propagado o vírus entre os seus elementos durante um jantar, tem ainda outros tantos membros hospitalizados.
De acordo com o Daily Mail, sete membros desta família de Nova Jérsia contraiu a Covid-19 na sequência de um encontro familiar, que decorria habitualmente todas as terças-feiras.
Tudo indica que o ponto de propagação terá tido origem naquela que foi a primeira vítima mortal deste vírus em Nova Jérsia. Trata-se de John Brennan, um treinador de cavalos de 69 anos, que era amigo da família e que terá sido convidado para participar num destes encontros.
Rita Fusco-Jackson, de 56 anos, perdeu a vida na sexta-feira. Seguiu-se, esta quarta-feira, o seu irmão Carmine e a sua mãe Grace, de 73 anos. Estes dois últimos morreram com apenas algumas horas de diferença.
Além das vítimas mortais, quatro crianças da família encontram-se hospitalizadas em estado grave no Centro Médico de CentraState, em Nova Jérsia., enquanto outros 20 membros da família se encontram em quarentena.
As autoridades acreditam que terá sido o jantar de família o foco de propagação do vírus.
Nos EUA, há mais de 9.400 casos de Covid-19 confirmados e mais 150 mortes registadas.
quarta-feira, 18 de março de 2020
Prevenção: Após decreto de emergência em Santarém, prefeitura suspende aulas na rede municipal
Anúncio foi feito pelo prefeito Nélio Aguiar (DEM) na noite desta terça-feira (17) e engloba outros setores. Medida preventiva ao novo coronavírus inicia no dia 23 e tem duração e 15 dias.
Como medida preventiva ao novo coronavírus e para assegurar a saúde da comunidade escolar da rede municipal de educação de Santarém, no oeste do Pará, o prefeito Nélio Aguiar (DEM) anunciou na noite desta terça-feira (17) que as aulas serão suspensas por 15 dias. A medida começa a valer na segunda-feira (23) e segue até 5 de abril.
A suspensão é válida para escolas e creches, e nos dias 18, 19 e 20 de março, o corpo docente das instituições de ensino se comprometeram a massificar campanhas de orientação com pais e alunos para esclarecer como deve ser esse período sem as atividades educacionais. Esses três dias seriam os dias "D" de prevenção.
Também fica proibida a realização de eventos com público superior a 500 pessoas e suspensas as atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e atividades do Centro de Convivência do Idoso.
"São medidas drásticas e extremamente necessárias para esse momento que se passa o Brasil relacionado à pandemia do novo coronavírus. Vamos enfrentar esse momento para todo o nosso país, estado e município. Todo mundo contribuindo, participando, ajudando a se prevenir em relação à essa doença", disse o prefeito.
terça-feira, 17 de março de 2020
Estadia de navio com mais de 1 mil turistas estrangeiros é cancelada em Alter do Chão
Destino do navio será Manaus, no Amazonas
Mesmo após apresentação da equipe de Vigilância em Saúde da Declaração Marítima de Saúde de que não há nenhum doente à bordo do Navio Amera e que não há nenhuma condição para infecção ou disseminação de doença, foi cancelada sua estadia em Alter do Chão, que seria nesta terça-feira, dia 17. O navio Amera já está a caminho de Manaus.
Pandemia:Passageiros e tripulação do navio Amera não apresentam nenhum caso suspeito de coronavírus
Secretária de Saúde de Santarém Dayane Lima |
Apto para navegar nos rios brasileiros, bem como aportar em portos para fomentar a atividade turística, o navio transatlântico, proveniente de Nassau, capital das Bahamas, está com sua Declaração Marítima de Saúde (DMS) regulada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O navio, que aportou em Santarém, passa por monitoramento da Prefeitura de Santarém e Governo do Estado, por meio de seus setores de Vigilância Sanitária e Epidemiológicas, que fizeram a análise da declaração comprobatória de que não há casos suspeitos de coronavírus em viagem na embarcação.
De acordo com a secretária de Saúde, Dayane Lima, quem faz o monitoramento dos navios, que realizam cruzeiros no Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Os navios de cruzeiros que fazem viagens turísticas no Brasil são monitorados pela Avisa, que através da Declaração Marítima de Saúde são autorizados a adentrarem nos portos dos estados e municípios e no caso no navio Amera esse documento indica que tanto a tripulação, quanto os cruzeiristas não apresentaram qualquer sintoma gripal de coronavírus”, explica.
Palestra sobre relacionamento no trabalho e produtividade é realizada no Incra em Santarém
Colaboradores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Oeste do Pará, receberam palestra motivacional ministrada pela Personal Life Coach Alene Cunha. Com o tema “4 passos para aumentar a sua produtividade e ser um colaborador de alta performance”, o objetivo do evento é melhorar o relacionamento interpessoal, engajamento entre os servidores e colaboradores, levando motivação, a fim de aumentar a produtividade e satisfação no ambiente de trabalho.
segunda-feira, 16 de março de 2020
Governo do Pará emite decreto que proíbe eventos com mais de 500 pessoas
Governador Helder Barbalho assinou decreto na tarde desta segunda-feira, 16. Sespa passa a agir em portos, aeroportos e terminais rodoviários e hidroviários interestaduais.
O governador do Pará Helder Barbalho assinou, nesta segunda-feira (16), o decreto que regula a rotina do paraenses para a prevenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19) no estado. O funcionalismo público continua funcionando normalmente.
De acordo com o decreto estadual, está restringido por 15 dias eventos públicos não essenciais, além de estar proibido eventos e reuniões pública e privada acima de 500 pessoas.
CORONAVÍRUS: CBF suspende todos os campeonatos nacionais por tempo indeterminado
A partir de amanhã (16) estão suspensas as competições nacionais de futebol em andamento em todo o país. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu interromper por tempo indeterminado a Copa do Brasil, os campeonatos femininos A1 e A2, o Brasileiro Sub-17 e também a Copa do Brasil Sub-20.
Em comunicado oficial publicado no site da CBF, o presidente Rogério Caboclo justificou a decisão por conta da pandemia do novo coronavírus. “Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da Covid-19 no Brasil”.
Bebianno é enterrado em menos de 24 horas, sem realização de autópsia
O corpo do ex-secretário geral da Presidência Gustavo Bebianno, que morreu neste sábado (14) de infarte, foi enterrado no final da tarde no Cemitério Municipal de Teresópolis. Apesar de pedidos de amigos para que as circunstâncias da morte fossem investigadas, o corpo foi sepultado sem autópsia
O corpo do advogado Gustavo Bebianno, ex-secretário geral da Presidência que morreu neste sábado, 14, de infarte, foi enterrado no final da tarde, no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, em Teresópolis, região serrana do Rio.
Piloto de avião decola para aplicar agrotóxico, desaparece e é achado morto em destroços após queda da aeronave em MT
Piloto Luis Carlos de Lima morreu após queda de avião nessa sexta-feira (13) em Querência. Colegas sentiram falta, começaram a procurá-lo até que o acharam morto em mata.
Piloto de avião morreu nessa sexta-feira (13) ao sofrer uma queda com uma aeronave agrícola na região do município de Querência — Foto: Politec/Divulgação
Um piloto de avião morreu nessa sexta-feira (13) ao sofrer uma queda com uma aeronave agrícola na região do município de Querência, a 912 km de Cuiabá (MT).
De acordo com a Polícia Civil, o piloto, Luis Carlos de Lima, havia desaparecido com o avião quando decolou ainda pela manhã para aplicar agrotóxico em uma lavoura.
domingo, 15 de março de 2020
Homem é preso acusado de matar ex-mulher que não quis reatar relacionamento
Willian de 27 anos foi preso suspeito de ter matado a ex-mulher a facadas em Alta Floresta no Mato Grosso.(Foto:Reprodução WhatsApp).
Ex-marido suspeito foi preso e disse que vítima não quis reatar relacionamento em MT.
Willian Gonçalves da Silva, de 27 anos, trabalhava com vaqueiro em fazenda de Novo Progresso , foi apontado como principal suspeito do crime e havia fugido.
Acelina Deusa do Nascimento, de 33 anos, foi morta no meio da rua em Alta , ex marido disse que queria visitar o filho. Willian matou a ex-mulher nomeio da rua , próximo a casa onde morava, e se evadiu do local, foi dado como foragido, preso confessou o crime.
Prefeitura vai processar Padre Juraci ex-prefeito de Alenquer e ex-secretário por usurpação de função pública
Juraci Estevam e Nélio Viana Santana teriam feito visita técnica à Fameppa, como prefeito e secretário de Finanças de Alenquer, respectivamente.
Publicações da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) em suas redes sociais na quinta-feira (12) mostraram o ex-prefeito Juraci Estevam de Sousa (PPS) e o ex-secretário de Finanças de Alenquer, Nélio Viana Santana, em visita técnica à entidade. O que chamou atenção na postagem foi a referência a Juraci e Nélio como se ainda estivessem nos respectivos cargos.
quinta-feira, 12 de março de 2020
Hospital Regional de Altamira recebe paciente com suspeita de coronavírus
O caso suspeito ainda não foi oficialmente divulgado pelos órgãos de Saúde do Estado do Pará, mas o portal A Voz do Xingu teve acesso a informação com exclusividade, através de fontes seguras, de que no Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, no sudoeste do Pará, há um paciente com suspeita de Coronavírus. O homem teria procurado o Hospital nesta quarta-feira, 11, depois de apresentar alguns sintomas da doença, mas estaria aparentemente bem e deve seguir os protocolos da unidade hospitalar.
Dois funcionários do Itaú testam positivo para coronavírus
O Itaú Unibanco confirmou nesta quarta-feira, 11, que dois funcionários tiveram o diagnóstico do novo coronavírus confirmado. Segundo o banco, ao notarem os sintomas, eles comunicaram o fato à empresa, buscaram atendimento médico e agora seguem orientações de tratamento em casa, sem contato com colegas.
segunda-feira, 9 de março de 2020
Prefeito de Novo Progresso deixa PSC e se filia no PR do vice-governador para disputar a reeleição
Prefeito Macarrão de Novo Progresso agora é do PR
Macarrão disse que vai aproveitar a janela partidária para trocar de partido , neste momento precisamos de apoio forte para continuar trabalhando para nossa população, por isso, procurou apoio junto ao PR (Partido Republicano) , onde pretende colocar seu nome à disposição para reeleição, mas não do PSC, sigla na qual está filiado. Ele anunciou nesta segunda-feira (09), o seu destino. E oficializa a saída do PSC, foi neste momento quando abriu a janela partidária, período no qual políticos com mandato de Prefeito e vereador poderão trocar de partido sem risco de perda do mandato por infidelidade partidária.
No entanto, Macarrão preferiu revelar agora o seu possível destino, mas explica que as conversas para chegar à nova sigla foi longa. Agora deixo meu nome à disposição para uma composição à majoritária,disse Macarrão. No estado (ALEPA) o PR tem tres deputados eleitos na última eleição, na Câmara Federal tem um Deputado Federal Cristiano Valle(PR)
Macarrão pretende levar vereadores da antiga sigla para compor o grupo, com outros filiados, para lançar chapa fechada também para Câmara, minha vinda para o Partido Republicano (PR) tem o apoio do Vice-Govenador Lucio Valle (PR), que abonou a ficha, concluiu.
Por:Jornal Folha do Progresso
ELEIÇÕES 2020: PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALTAMIRA DOUTOR LOREDAN MELLO DEIXA MDB E SE FILIA NO PTB
DOUTOR LOREDAN MELLO AGORA É PTB |
O presidente da Câmara de Vereadores de Altamira (PA), Dr. Loredan, 48 anos, não é mais do MDB, partido pelo qual foi reeleito em 2016 com a 3ª maior votação do município — 1.580 votos.
O médico aproveitou a abertura da janela partidária, aberta no último dia 5, e ingressou no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Loredan Mello entra na legenda na condição de pré-candidato a prefeito de Altamira na disputa eleitoral deste ano.
Dr. Loredan está no quarto mandato de vereador e, neste ano, disputará pela primeira vez o cargo de prefeito. Será a sexta participação dele em uma campanha eleitoral. Em 2010, foi candidato a deputado estadual pelo PDT, e obteve cerca de 10 mil votos.
Raio-X
—Nome: Loredan de Andrade Mello
sábado, 7 de março de 2020
Vereador Victor da Focus é acusado de agressão durante bebedeira em bar de Altamira
Victor da Focus agrediu a mulher Bruna Miranda e uma outra pessoa conhecida como “Mamão
Um fato lamentável e de muita façta de respeito por parte de uma liderança política, principalmente na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Na madrugada deste sábado (07), muito alterado, o vereador Vitor da Focus, do MDB de Altamira, no Pará, cometeu três violências. Primeiro, puxou o cabelo de Bruna Miranda, conhecida como Maju e falou com deboche algo que ela não entendeu. Depois provocou o outro amigo, Francisco Cipriano, conhecido como Mamão e jogou um copo de whisky no rosto do rapaz.
Após a violência, humilhação e das vítimas serem retiradas do bar “Divinas”, no lado de fora do bar o Vereador agrediu novamente e deu um soco no rosto de Mamão.
As vítimas procuraram a Delegacia de Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência, mas quando chegaram lá o Vereador já estava na delegacia.
Fonte: Portal Santarém
quinta-feira, 5 de março de 2020
Eleição 2020: Quociente eleitoral mínimo para eleição de vereador será de 10%
O fim das coligações partidárias para a disputa proporcional a partir das eleições de 2020 vai dar uma nova dinâmica eleitoral. De acordo com especialistas, a figura do “puxador” de votos não vai acabar, mas com o fim das coligações, este candidato ajudará os da mesma sigla.
Janela partidária
Atuais vereadores já se preocupam e devem aproveitar a Janela Partidária, a partir de 5 de março para trocar de legendas. Este prazo vai até 3 de abril.
Quociente mínimo necessário para eleger um vereador
Estarão eleitos, os candidatos registrados por um partido que obtenham votos em número igual ou superior a 10% (dez por cento) do quociente eleitoral.
Resolução TSE n° 23.611, de 19/12/2019
Art. 7° Estarão eleitos, dentre os candidatos registrados por partido político, os que tenham obtido votos em número igual ou superior a 10% (dez por cento) do quociente eleitoral, tantos quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido (Código Eleitoral, art. 108).
Art. 8° O quociente eleitoral é determinado pela divisão da quantidade de votos válidos apurados pelo número de vagas a preencher, desprezando-se a fração, se igual ou inferior a 0,5 (meio), ou arredondando-se para 1 (um), se superior (Código Eleitoral, art. 106).
Parágrafo único. Nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias (Lei nº 9.504/1997, art. 5º).
Art. 9° O quociente partidário é determinado pela divisão da quantidade de votos válidos dados sob o mesmo partido político pelo quociente eleitoral, desprezada a fração (Código Eleitoral, art. 107).
terça-feira, 3 de março de 2020
QUEM MANDOU MATAR IRAN PARENTE, O CAMITAU, E SUA ESPOSA JOSIELE?
Um dos assassinos já teria revelado para a polícia, o nome de suposto contratante do duplo homicídio em Santarém.
Os corpos de Iran e de Josiele foram localizados numa fazenda localizado na comunidade do Guaraná.
Até a manhã desta terça-feira, 03 de março, a polícia de Santarém, ainda não tinha divulgado quem teria mandado executar o casal Iran e sua esposa. O superintendente regional de Polícia Civil, delegado Jamil Casseb, em entrevista coletiva a imprensa reafirmou as informações surgidas nos meios de comunicação que um dos suspeitos de participação nas mortes de Iran e sua esposa, na região de Planalto da PA-370, em Santarém, oeste do Pará, revelou o nome do suposto mandante.
Erick Renan contou várias versões desde que foi localizado pela polícia após sofrer um acidente com o carro das vítimas em que o casal foi levado. O inquérito já está em andamento, as investigações vem sendo aprofundadas para levantar se mais pessoas estão envolvidas no duplo homicídio.
Pelo menos duas armas, sendo uma pistola de propriedade do empresário Francisco Iran Parente foram usadas no crime. Os corpos apresentavam várias perfurações de tiros, em várias partes do corpo e na cabeça.
Erick Renan contou detalhes da execução: Ele e um outro elemento renderam as vítimas, fizeram buscas na residência, encontraram certa quantidade de dinheiro da qual se apropriaram. Levaram o casal até a fazenda no Guaraná onde executaram com vários tiros.
Os corpos estavam próximos. Josiele que tinha marcas de tiro também no rosto estava no meio do mato. Já Iran Parente estava apenas com a cabeça em meio a folhagens.
Iran praticava a famosa agiotagem, e segundo informações vários empresários de Santarém, lhe deviam quantia altíssimas, cerca de 100 milhões teria sido deixado na praça. Josiele também teria sido morta porque sabia demais, já que ela também participava dos negócios de Iran Parente.
Quem teria interesse na morte do casal IRAN E JOSIELE? |
segunda-feira, 2 de março de 2020
Sobe para 13 o número de pessoas mortas no naufrágio do navio Anna Karoline lll
Segundo confirmação do governo do Amapá, subiu para 13 o número de pessoas que morreram no naufrágio do navio Anna Karoline III, ocorrido na manhã de sábado, 29, no sul do Amapá, fronteira com o Pará. Entre as vítimas já encontradas está uma criança. Duas das vítimas já foram identificadas. Outras cerca de 46 pessoas foram resgatadas com vida, mas o governo amapaense ainda não confirma o número exato de desaparecidos.
Nesta segunda, 2, as buscas serão retomadas pela Capitania dos Portos e pelo Corpo de Bombeiros logo no começo da manhã, junto com a Capitania dos Portos, segundo informou a Marinha do Brasil.
A suspeita do Corpo de Bombeiros é de que havia pelo menos 60 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros, mas a informação não foi confirmada pelo governo amapaense.
O navio Anna Karoline 3 saiu do porto de Santana por volta das 18h de sexta-feira, 28. Às 5h do sábado, o comandante da embarcação acionou o pedido de socorro numa região próxima à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari.
O governo do Pará colabora com as buscas e, junto com o Amapá, foi definido que todos os corpos encontrados passarão pelo processo de identificação e necropsia, na Polícia Técnico-Cientifica, em Macapá, por ter a estrutura mais próxima do local do naufrágio.
Marinha integra buscas pelas vítimas de naufrágio
Marinha integra buscas pelas vítimas de naufrágio
A pedido do estado do Pará, a Marinha do Brasil disponibilizou uma aeronave para ajudar nas buscas dos sobreviventes do navio Anna Karoline III. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizaram o transporte de vítimas sobreviventes, sendo seis adultos e duas crianças conduzidos de Gurupá para Santarém, no sábado, 29, e mais quatro adultos na manhã de domingo, 1º de março, de Gurupá para Macapá, totalizando 12 pessoas transportadas.
Foram levadas, também, pelo Graesp, seis urnas funerárias, até o município de Gurupá para ajudar na condução de corpos, sendo que a Segup não realiza o transporte de corpos, o que está sendo feito pelo estado do Amapá.
Santarena cria página para divulgar culinária paraense na Europa
Silmara Oliveira é fundadora da marca Saboor Tapioca que comanda desde 2015, em Madrid, na Espanha
Não é de hoje que a culinária paraense chama a atenção de brasileiros e turistas estrangeiros pela sua mistura de ingredientes das culturas indígena, portuguesa e africana. O sabor exótico levou turistas estrangeiros elegem a comida do Pará a melhor do país.
De acordo com o estudo do Ministério do Turismo, enquanto a gastronomia brasileira recebeu nota máxima (muito bom e bom), de 95,4% dos visitantes internacionais, a de Belém chegou ao topo, com 99,2% de aprovação.
Prefeitura de Breu Branco quer comprar R$ 500 mil em pães
Meta é adquirir mais de 1.000.000 de pães, de vários tipos, para tender as necessidades das secretarias que compõem a prefeitura, num município onde 22.600 dependem de bolsa família.
O governo do município de Breu Branco abriu ontem, quinta-feira (27), uma curiosa licitação na modalidade de registro de preços para, segundo ele, “aquisição futura e eventual” de vários tipos de pães. É pão francês, é pão de hambúrguer, é pão para cachorro-quente, é pão de queijo, é pão tipo rosca com creme ou com coco. Pão a gosto.