Por Geovane Brito, G1 SantarémJK do Povão (PSDB) fez escritura pública em setembro de 2020 se comprometendo a doar, mensalmente, salário a instituições de caridade de Santarém. Vereador foi o 4º mais votado em 2020.
Os subsídios mensais da Câmara de Vereadores são R$ 11.598,36, mas o recurso doado ao asilo foi de R$ 8.718,51 devido aos descontos de INSS e Imposto de Renda sobre o valor total.
Antes de ser eleito vereador, JK do Povão trabalhava há cerca de 10 anos com redes sociais, além de ser microempresário. Para ele, é possível conciliar a profissão e o legislativo santareno.
O coordenador do Lar São Vicente de Paulo, Cleidivaldo Silva agradeceu ao parlamentar pela doação. "Ficamos felizes porque poderemos cumprir com compromissos e também trabalhar em cima de materiais que a casa está necessitada nesse momento, no apoio aos nossos idosos", enfatizou.
Comprovação dos gastos
A escolha das doações não são feitas de forma aleatória, segundo JK do Povão, porque as instituições apresentam documentos e assumem, após o repasse do valor para contas jurídicas, o compromisso de em até 90 dias prestar contas.
Lar São Vicente de Paulo, em Santarém, recebeu o primeiro salário doado pelo vereador JK do Povão — Foto: Geovane Brito/G1
A cada mês, durante os quatro anos de gestão, uma instituição diferente receberá os subsídios. Ao todo são 48 salários, que somam mais de meio milhão de reais, sem considerar reajustes e descontos.
JK ressaltou que, caso chegue a um momento onde não haja mais instituições para receber, o valor poderá ser repassado novamente para quem já tenha recebido.
Registro em cartório
Escritura pública registrada em cartório pelo vereador JK do Povão, de Santarém — Foto: Divulgação
No dia 28 de setembro o parlamentar registrou uma escritura pública em Santarém se comprometendo a fazer as doações de subsídios recebidos enquanto vereador.
"Acho importante registrar para as pessoas não pensarem que é só mais uma promessa de campanha. Essa sempre foi uma convicção minha como pessoa e também como político", completou.