Uma cena chamou a atenção do público presente à Missa do Lava Pés, na noite desta quinta-feira (14), na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Liberdade, em Santarém, no oeste do Pará. O prefeito do município, Nélio Aguiar, se ajoelhou diante de sua principal adversária política, a ex-prefeita Maria do Carmo Martins Lima, e repetiu o gesto de Jesus, na celebração da Quinta-Feira Santa, quando o Messias lavou os pés de seus apóstolos, na Última Ceia.
Nélio Aguiar lavou os pés de Maria do Carmo, secou-os e em seguida beijou-os. Após o gesto do prefeito, Maria do Carmo se levantou e o abraçou em agradecimento. Um clima de emoção tomou conta do ambiente, uma vez que, apesar de terem sidos ferrenhos adversários políticos, ambos demonstraram respeito mútuo e deram exemplo de que o amor à Cristo e a fé estão acima das diferenças políticas e partidárias.
A Missa do Lava Pés, segundo a tradição da igreja católica, marca o início o Tríduo Pascal.
O ato do prefeito relembra o gesto de Jesus Cristo quando ele lavou os pés de seus 12 discípulos durante a última ceia. Jesus quis ensiná-los a terem humildade e demonstrarem respeito e serviço uns pelos outros.
O lava pés é também chamando de "Mandamento da Humildade". Seu objetivo principal é renovar a pureza que vem apenas de Cristo, mas também buscar e celebrar a reconciliação com outros membros da Ceia do Senhor.
“Hoje foi o dia de servir na tradicional Missa do Lava Pés na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Momento de acolhimento e amor ao próximo, uma celebração para lembrarmos de quando Jesus lavou os pés dos apóstolos. É uma lembrança da importância da humildade, de se colocar como menor perante o outro”, escreveu o prefeito em suas redes sociais.