Páginas

terça-feira, 25 de julho de 2023

Caso Líbia: Justiça aceita denúncia do MP e Jussara Nadiny vai a júri popular


A acusada foi denunciada por homicídio qualificado na última sexta-feira (21)
A denúncia oferecida pelo promotor criminal Diego Libardi contra Jussara Nadiny Cardoso Paixão, pela morte de Lívia Tavares, foi aceita pelo juiz titular da 3ª Vara Criminal de Santarém, oeste do Pará. Denunciada por homicídio qualificado, Jussara deve enfrentar o tribunal do júri em sessão a ser marcada pelo juiz Gabriel Veloso.
O juiz também aceitou o pedido do representante do Ministério Público para manutenção das medidas cautelares impostas a Jussara Nadiny no dia 28 de março deste ano, quando a justiça concedeu a ela a liberdade provisória.
“Recebo a presente denúncia em desfavor da ré Jussara Nadiny Cardoso Paixão. (...) mantenho todas as medidas cautelares impostas a acusada nesse processo na forma como consta na decisão de 28.03.2023”, decidiu Gabriel Veloso.
Entre as cautelares, Jussara não deve cometer um novo crime ou contravenção penal; deve comparecer ao Fórum mensalmente; Deve se recolher na sua residência todos os dias úteis até às 19h e lá permanecer até às 07h; Nunca portar armas de qualquer espécie; Não frequentar bares, boates, casas de show, locais de prostituição, jogos, torneios de futebol ou baralho e lugares similares, bem como, qualquer evento social em que acha bebida alcóolica no recinto, mesmo que seja ao ar livre, de dia ou de noite; entre outras medidas.
Na denúncia feita pelo promotor Diego Libardi contra Jussara, ele levou em consideração as provas produzidas no inquérito policial e as perícias realizadas no local do crime e no corpo de Líbia Tavares. No documento, ele observa que “ao trafegar com a vítima sobre o capô do veículo que dirigia, Jussara se utilizou de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa de Líbia, que caiu no asfalto batendo a cabeça, o que provocou sua morte instantânea”. (vídeo acima)

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Prefeito João Cléber esclarece reportagem de O Globo e diz que denúncias são infundadas

João Cleber de Souza Torres, voltou ao ser atacado pela imprensa nacional após a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joenia Wapichana, compartilhar em suas redes sociais, uma foto onde ela aparece ao lado do prefeito João Cléber, do MDB
Eleito democraticamente pelo voto popular, tendo recebido 10.554 votos no total, nas eleições municipais de 2020, o prefeito de São Felix do Xingu, no sudeste do Pará, João Cleber de Souza Torres, voltou ao ser atacado pela imprensa nacional após a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joenia Wapichana, compartilhar em suas redes sociais, uma foto onde ela aparece ao lado do prefeito João Cléber, do MDB.
O Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, tirou a publicação da presidente da Funai totalmente de contexto e deu ênfase apenas à presença do prefeito João Cléber na foto ao lado de Joenia Wapichana. 
Na publicação da presidente da Funai, ela cita a ação da primeira edição da Justiça Itinerante Cooperativa, um programa que busca ampliar o acesso à justiça e serviços essenciais em áreas de difícil locomoção, que aconteceu em São Félix do Xingu, entre os dias 17 e 21deste mês. O jornal carioca, porém, aproveitou para elencar uma série de supostas denúncias e crimes ambientais que teriam sido cometidos por João Cléber.
O Globo deu pouco destaque à iniciativa da Funai que levou inúmeros serviços às comunidades tradicionais durante o Justiça Itinerante em São Felix do Xingu.
Do primeiro parágrafo à última linha, o jornal tentou macular a honra do prefeito atribuindo a ele uma série de acusações e denúncias, que jamais foram provadas pela Justiça. O Globo cita multas por crimes ambientais, suposta grilagem de terra, além de exploração de trabalho escravo, sem, entanto, apresentar números de processos ou condenações judiciais atribuídas ao prefeito pelo jornal. 
Não é de hoje que João Cléber vendo sendo alvo da imprensa do sul e sudeste do país, que sempre se baseiam em denúncias nunca comprovadas feitas por ongs e inimigos políticos. 
O prefeito de São Felix do Xingu, por exemplo, vendo sendo um defensor das questões ambientais e luta contra o garimpo clandestino em terras indígenas. Porém, para a grande mídia nacional ignora seus feitos como gestor público para tirar de contexto uma iniciativa importante para os povos tradicionais, tentando jogar o prefeito contra a opinião pública, além de promover uma perseguição gratuita e ataques à sua honra com inverdades e denúncias que nunca foram comprovadas pela Justiça.
O jornal O Globo ignorou, por exemplo, o fato de o prefeito João Cléber ser hoje uma das vozes atuantes contra as atividades ilegais na região, sobretudo a atividade mineral.
Ninguém nunca comprovou nada contra mim. Há mais de 40 anos, que vivo aqui e já passaram por aqui várias autoridades que combateram as irregularidades, crimes ambientais, mas nunca teve nenhuma acusação comprovada contra mim", disse João Cleber


A Prefeitura de São Felix do Xingu também está na relação de cidades que estão lutando pelo desmatamento Zero na Amazônia. “A gente tem que dar apoio ao produtor rural, apoio para as pessoas que moram aqui e tenham uma vida digna. Eu não defendo ninguém que explore atividades em áreas indígenas, que tenha garimpo em áreas indígenas. Eu tenho a minha consciência tranquila e ando de cabeça erguida aqui no nosso município”, disse o prefeito.
João Cléber disse que vai acionar a assessoria jurídica da Prefeitura para solicitar um direito de resposta para se manifestar a respeito da citação do seu nome na matéria mentirosa de O Globo.
“Ninguém nunca comprovou nada contra mim. Há mais de 40 anos, que vivo aqui e já passaram por aqui várias autoridades que combateram as irregularidades, crimes ambientais, mas nunca teve nenhuma acusação comprovada contra mim. A imprensa de fora se apega às denúncias feitas por adversários políticos para me perseguir e denegrir a minha imagem, mas ninguém apresenta uma prova contra a minha pessoa”, pontuou o prefeito.

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Destak aponta disputa polarizada em Uruará entre Matheus Sousa e Denise Pimenta

Denise Pimenta, ex-primeira-dama, e Matheus Sousa, vereador, devem protagonizar uma disputa acirrada para Prefeitura de Uruará nas eleições de 2024. Foto montagem: JC


Em Uruará, no sudoeste do Pará, a maioria dos eleitores (mais de 70%, na pesquisa espontânea) ainda não sabe em que vai votar para prefeito nas eleições municipais de 2024. É o que revela a segunda pesquisa de intenção de votos realizada pela Destak no município.
Nos cenários simulados no levantamento feito nesta semana, a tendência é uma disputa bastante polarizada entre Denise Pimenta, ex-primeira-dama do município e esposa do deputado estadual reeleito Eraldo Pimenta (MDB), e o vereador Matheus Sousa (PL).
O primeiro cenário (espontâneo), já mostra uma acirrada. Entre 9 nomes citados, Matheus Sousa aparece com 9,3%. Denise Pimenta tem 6,0%. Enquanto Gilsinho tem 4,6%.
Zenilson Negão tem 2,23%, Eraldo Pimenta 2,3%, Manoel da Casa Branca 0,9%, Sid Paulista 0,5%, Junior 0,5%, e Gilmar Milansk 0,95%. Não sabe ou não responde somaram 73,1% dos entrevistados.


Estimulada

No segundo cenário (estimulada), Denise Pimenta lidera com 34%, seguida de Matheus Sousa com 28%. Cid Paulista foi o terceiro com 10%, enquanto Zenilson Negão tem 7%, Edu da Cerâmica 4% e outras opções somaram 5%. Não sabem ou não responderam somaram 12%.

Foi avaliado um terceiro cenário (votos válidos), e novamente Denise Pimenta saltou na frente com 41% das intenções de votos dos eleitores uruarenses. Matheus Sousa fica em segundo também neste comparativo com 34%, enquanto Cid Paulista surge em terceiro com 11%. Zenilson Negão tem 8% e Edu da Cerâmica 5%.

A Destak também simulou um cenário com apenas 3 nomes. Denise Pimenta aparece na frente com 36%. Matheus Sousa vem a seguir com 29% e em terceiro lugar está Zenilson Negão com 10%. Não sabe ou não responderam somaram 16%.

Em um cenário estimulado com apenas Denise e Matheus, a ex-primeira dama também fica em primeiro com 38% contra 30% do vereador. Outras opções somaram 14% dos votos e 18% não sabem ou não responderam.

Em um cenário sem Denise Pimenta, o vereador Matheus Sousa aparece à frente dos demais candidatos com 29%. Erico Pimenta tem 19%, enquanto Sid Paulista tem 10%. Zenilson Negão tem 7%, Edu da Cerâmica 3%. Outras opções somaram 15% e não sabem ou não responderam foram 17%.

Rejeição e preparo

Denise Pimenta também é apontada pelos eleitores como a mais preparada para ser a prefeita de Uruará em 2024. Ela teve 34,3% das intenções de votos, contra 28,3% de Matheus Sousa. Cid Paulista tem 8,2%, Zenilson Negão 7,3%, Edu da Cerâmica 3,7%, outros 41% e não souberam ou não responderam foram 14,1%.

Zenilson Negão alcançou o percentual de 16% quando os entrevistados foram indagados em quem eles jamais votariam para prefeito. Edu da Cerâmica cravou 15%, Denine Pimenta 14%, Matheus Sousa 11%, Sid Paulista 11%, outros 0% e não sabem ou não responderam 31%.

Para 70,8% dos entrevistados, o voto é definitivo. 18,7% afirmaram que ainda podem mudar. 8,7% dificilmente mudará e 0,5% branco ou nulo e 1,3% não sabem ou não responderam.

Metodologia

Ao todo, foram 580 pessoas foram entrevistas, nas zonas urbana e rural de Uruará. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3,5%.

Com informações da Destak

terça-feira, 18 de julho de 2023

MP investiga esquema na prefeitura de Tucurui que pode ter causado prejuízo de R$ 40 milhões; entenda


O Ministério Público do Pará (MPPA) deflagrou a Operação Magnus Locus nesta segunda-feira, 17, para apurar um esquema de pessoas em possíveis fraudes em licitações, participação em organização criminosa, falsidade ideológica e corrupção passiva na prefeitura de Tucuruí, que pode ter causado prejuízo de aproximadamente R$ 40 milhões aos cofres do município, localizado no sudeste do Pará.
A operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal deferidos pela Justiça. A Justiça determinou, ainda, a suspensão de todos os contratos administrativos dos anos de 2021 e 2022 assinados pela Prefeitura Municipal de Tucuruí com as pessoas jurídicas envolvidas no esquema fraudulento, bem como a suspensão dos pagamentos que seriam realizados no âmbito desses contratos, cuja soma alcança o valor de mais de R$ 40 milhões.
Ressalta-se que no decorrer das investigações foi constatado que, no prazo de 15 dias, uma das empresas investigadas aumentou seu capital de R$ 50.000,00 mil para R$ 4.700.000,00 integralizando o valor total em moeda corrente.
Poucos dias depois, a mesma empresa ganhou um contrato com dispensa de licitação de mais de R$ 4.500.000,00 e outro de mais de R$ 3.000.000,00 também com dispensa.
Finalmente, essa empresa ganhou um pregão eletrônico de 27.000.000,00 para operacionalizar transportes em Tucuruí.
Foram apreendidas durante a operação mais de 20 pastas contendo documentos dos procedimentos de dispensa de licitação dos contratos e dos pregões eletrônicos investigados, além da quantia de aproximadamente R$ 218.000,00 em cheques e R$ 33.000,00 em dinheiro, telefones celulares, um cofre e documentos comprobatórios de propriedade de empresa investigada.
A operação deflagrada a mando Procuradoria-Geral de Justiça, foi realizada pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estado do Pará (GAECO/MPPA), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI/MPPA).
Com informações do Ministério Público.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Ações de combate ao tráfico de drogas em Juruti resultam em apreensão de mais de 100 kg de maconha


Após o coronel Tarcísio Moares da Costa assumir, há cerca de três meses, o Comando de Policiamento Regional (CPR-I), a Policia Militar intensificou as ações de combate ao tráfico de drogas em Juruti, no oeste do Pará. Só nas últimas semanas, a 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM), fez a apreensão de quase 100 quilos de droga. O município, que faz divisa com cidades do Amazonas, é uma das principais rotas do tráfico pela região Amazônica.
A droga que chega do estado amazonense ao Pará pelo porto de Juruti é distribuída em cidades como Santarém e Belém. Mas, em alguns casos, a carga entorpecente tem outros destinos fora do território paraense.
Na última quarta-feira (12/7), policiais militares encontraram duas malas carregadas com maconha. A droga estava dividida em 17 tabletes. Foram totalizados 21.535 kg de maconha. A polícia não conseguiu identificar o dono das bagagens.

Homem mata o próprio primo a golpes de facada em Santarém


Na madrugada desta sexta-feira (14), um homem matou o próprio primo a golpe de faca, na rua Silvério Sirotheau Corrêa entre Travessa Campos Sales e rua Raimundo Fona, no bairro da Liberdade em Santarém.
Segundo informações iniciais, a vítima identificada como Kalil Oliveira da Costa (foto em destaque), 27 anos, teria discutido por causa de futebol com o suspeito, Antônio Elísio. O golpe teria atingido o peito e por isso a vítima não resistiu ao ferimento e morreu no local.Suspeito, Antônio Elísio.
Conforme populares, os primos que moravam juntos e eram considerados ‘irmãos de criação’ já tinham uma rixa antiga. Antônio Elísio já havia esfaqueado Kalil Oliveira duas vezes em outras ocasiões.

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Presidente Lula e Ministro Jader Filho sancionam o Novo Minha Casa Minha Vida.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, a lei que cria o novo programa Minha Casa, Minha Vida. O Ministro das Cidades, Jader Filho, e sua equipe técnica participaram da cerimônia como representante da gestão do programa. A sanção ocorreu após a aprovação pelo Congresso Nacional no dia 13 de junho da Medida Provisória (MP) 1162/2023 na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 14/2023 e que já estava em vigor desde fevereiro, quando foi publicada.
O Minha Casa, Minha Vida é o maior programa de habitação popular já executado no Brasil. Gerido pelo Ministério das Cidades, foi criado em 2009, e já entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais. Até 2026, a meta é contratar mais 2 milhões de moradias pelo programa.

Entre as principais mudanças do novo MCMV, estão:
AUMENTO DA FAIXA DE RENDA
No novo MCMV, as faixas de renda foram ampliadas, tanto para quem será beneficiado com um imóvel pelo Governo Federal, quanto para quem quer financiar. A renda mensal bruta familiar ficou dividida assim:Faixa 1 contempla famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00;
Faixa 2 para famílias com renda entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400,00;
Faixa 3 para famílias com renda mensal entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000,00.
VALOR DO IMÓVEL
O valor do imóvel do MCMV foi ampliado. Contempla valores diferentes de acordo com o porte da cidade que receberá o empreendimento e com a faixa de renda para qual ele está destinado.
De forma geral no MCMV:Para Empreendimentos que contemplem a Faixa 1 Subsidiado: até R$ 170.000,00
Para Empreendimentos que contemplem a Faixa 1 e 2 Financiado: até R$ 264.000,00
Para Empreendimentos que contemplem a Faixa 3 Financiado: até R$ 350.000,00
Para o MCMV rural:Para novas moradias, o valor máximo passou de R$ 55.000 para R$ 75.000
Para melhoria de uma moradia, o valor passou de R$ 23.000 para R$ 40.000
TAXA DE JUROS E FINANCIAMENTO
No novo MCMV, as taxas de juros do financiamento do imóvel foram reduzidas para a Faixa 1. É a menor taxa da história do FGTS.
Para as famílias cotistas com renda de até R$ 2 mil mensais a taxa passou de 4,25% para 4%, para quem vive nas regiões Norte e Nordeste. Para quem vive nas demais regiões do país, a taxa passou de 4,50% para 4,25%.
Os Juros do faixa 2 e 3 do MCMV, que chegam no máximo a 8,16% ao ano, são os mais baixos do mercado.
O programa passa a dispor das seguintes condições de taxas por faixa de renda:

Para além de acessarem as melhores taxas de juros do mercado, as famílias que acessarem o financiamento habitacional MCMV com recursos FGTS terão acesso a um maior desconto oferecido no valor da entrada para aquisição do imóvel. Antes, restrito a R$ 47,5 mil na Faixa 1, o subsídio concedido pelo Fundo poderá chegar agora a R$ 55 mil. Esse limite não era revisto desde 2017 e permitirá reduzir a entrada exigida na compra financiada do imóvel, tornando a casa própria uma realidade acessível para a população de baixa renda.
O financiamento pelo MCMV permite aquisição de imóveis novos ou usados permitindo a reinserção no mercado dos cerca de 11 mil domicílios vagos apontados pelo último Censo Demográfico do IBGE.
SUBSÍDIO DO GOVERNO FEDERAL
Nos casos das moradias subsidiadas da Faixa 1, as famílias beneficiadas pagarão prestações mensais proporcionais à sua renda, com um valor mínimo de R$ 80,00, ao longo de um período de 5 anos.
Além disso, as novas contratações do MCMV trazem melhorias nas especificações dos imóveis para garantir moradia de qualidade aos beneficiários.Aumento na área mínima das unidades: 40 m² para casas e 41,50 m² para apartamentos,
Criação de varandas para oferecer um espaço adicional aos moradores.
Os conjuntos deverão ser equipados com sala de biblioteca e equipamentos para a prática esportiva.
Localização do terreno: agora o terreno deverá estar inserido na malha urbana, com proximidade a infraestrutura urbana completa já instalada e consolidada, acesso a equipamentos públicos de educação, saúde e assistência social, acesso a comércio e serviços e transporte público coletivo. Terrenos mais bem qualificados podem receber um valor adicional em sua aquisição, incentivando a qualidade e adequação das localizações dos empreendimentos.


Informações: Ministério das Cidades – Ascom | Fotos: Ricardo Stuckert

Nova pesquisa Destak aponta vitória com folga de Márcio do Povo em Vitória do Xingu

Márcio do Povo, prefeito de Vitória do Xingu: liderança mantida, segundo a nova pesquisa Destak.
A mais nova pesquisa da Destak apresenta os números da corrida eleitoral para Prefeitura de Vitória do Xingu (PA) nas eleições 2024. O atual prefeito Márcio Viana Rocha, o Márcio do Povo (PSB), lidera com folga em todos os cenários em que seu nome é incluído.
Na pesquisa espontânea, o mandatário aparece com 74% das intenções de votos, enquanto o ex-prefeito Vando Amaral, o segundo colocado, tem 5%. Na terceira posição aparece Josy Amaral, esposa de Vando, com 2%. Não sabem ou não responderam somaram 19%.

Na estimulada (aquela em que uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados) Márcio do Povo aparece com 78%; Vando Amaral tem 12%; Murilo Sousa 1%, e Pretinho não pontuou. Outras opções somaram 3%, enquanto que não sabem ou não responderam somaram 6%.


Quando a Destak coloca o nome da ex-primeira dama de Vitória do Xingu, o resultado mostrou novamente Márcio do Povo liderando com 77%, Josy Amaral com 14%, Pretinho e Murilo Sousa, ambos com 0%. Outras opções 3% e não sabem ou não responderam 6%.


Preparado
Márcio do Povo também é apontado por 77% dos eleitores como o candidato mais preparado para administrar Vitória do Xingu. Vando Amaral com 13% vem a seguir. Depois aparece Murilo Sousa com 1% e Pretinho com 0%. Outras opções 3% e não sabem ou não responderam 6%.
Quando o assunto é o menos preparado, o nome de Pretinho aparece na frente com 36%. Vando Amaral tem 23%, Murilo Sousa tem 11% e Márcio do Povo apenas 6%. Outras opções 3% e não sabem ou não responderam somaram 21%.






Rejeição
Vando Amaral é o candidato, ainda de acordo com a nova sondagem, com o maior percentual de rejeição. 38,7% disseram que jamais votariam nele para prefeito. Pretinho vem a seguir com 16,9%, Murilo Sousa tem 15,8% e Márcio do Povo 7,5. Nenhum 1,1%, todos 0,4% e não sabem ou não responderam somaram 19,6%.
O governador Helder Barbalho é apontado por 56% dos entrevistados como o principal cabo eleitoral das eleições municipais de 2024. Lula aparece em segundo com 18% enquanto Bolsonaro tem 13%. Nenhum deles 2% e não sabem ou não responderam 11%.

Avaliação do governo
O levantamento da Destak também mostra que a gestão do prefeito de Vitória do Xingu, é aprovada por 92% dos eleitores.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de julho e ouviu 512 eleitores. É o terceiro levantamento feito pelo instituto. Foram ouvidos eleitores entre 16 e 60 anos. A maioria católica, sendo 63% desse público, e 36% de evangélicos.

A elevada aprovação do prefeito Márcio do Povo se dá pela boa gestão de sua administração. Tanto é que a maioria dos entrevistados afirmam estar satisfeitos com a cidade.
Para 49% dos moradores, Vitória do Xingu é uma cidade boa de se morar. Outros 41% acham o lugar ótimo, enquanto 8% diz que é regular. Apenas 1% considera ruim ou péssima.
Com informações da Destak

Médico morre em colisão de carro com carreta na BR-163 em Santarém


Vítima foi identificada como Irineu Alcântara, de 32 anos.
Ele atuava como médico cardiologista em Santarém e região.
Uma colisão entre um carro e uma carreta na BR-163 no planalto São José em Santarém, oeste do Pará, resultou na morte de um homem nesta quarta-feira (12).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar no local, a morte foi confirmada.
As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas. A vítima foi identificada como Irineu Alcântara, de 32 anos, que atuava com médico cardiologista em Santarém e região.
Com o impacto da batida, o carro em que ele estava foi arremessado para o mato no acostamento da pista.

Inquérito vai apurar nepotismo de 4 anos em Mojuí; vereador e esposa são os alvos


O Ministério Público do Pará (MPPA) abriu inquérito para apurar um suposto caso de nepotismo que perdurou por 4 anos no município de
Mojuí dos Campos, oeste do estado, e que envolveu um vereador do PSDB e sua esposa.
O inquérito civil foi instaurado no início deste mês (dia 4), por determinação do promotor Adleer Calderaro Sirotheua em virtude dos fortes indícios da prática que resultou em elevados “danos ao erário público” no período de 2013 a 2017.
No epicentro das investigações está Antônio Wellinton Sena da Silva, o Tete, 60 anos, reeleito em 2020 e um dos campeões de mandato da Câmara de Vereadores de Mojuí. É filiado ao PSDB.
Sua esposa, Maria Angélica Silva Sena, também investigada, é outro alvo do inquérito que tramita na 9ª Promotoria de Justiça (Defesa da Probidade Administrativa) de Santarém sob o nº 009195-031/2022.
Caso sejam comprovados os atos de improbidade administrativa, Tete e Maria Angélica devem ser denunciados à Justiça em processo por danos aos cofres públicos, com possibilidade de terem os seus direitos políticos cassados, entre outras penalidades.
Nepotismo e gratificação
De acordo com o Ministério Público, Maria Angélica Silva Sena, sem ter sido aprovada em concurso ou processo seletivo simplificado, foi contratada em 2017 como pedagoga pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, gestão do ex-prefeito Jailson Alves, ex-tucano, hoje no PSD.
A pedagoga é esposa do vereador reeleito Antônio Tete Silva.
Ainda segundo o MP, o mais grave é que no contrato de trabalho assinado por Maria Angélica não há indicação de valor do seu salário-base e nem se ela teria direito a receber gratificações. De julho a dezembro de 2017, a pedagoga ganhou gratificações.
As diligência para apurar o caso, por parte do MP, já estão em curso.
Vereador tucano Tete: no epicentro das investigações

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Justiça absolve blogueiro acusado de causar danos morais a padre em matéria sobre abuso sexual

Iromarto Cardoso, o Xarope do Povo: vitória da liberdade de expressão e informação


Um blogueiro (e empresário) do
Pará foi absolvido pela Justiça da acusação de causar danos morais a um sacerdote da igreja católica. A decisão foi proferida pela juíza Nathália Dourado, de Uruará, sudoeste do estado, na quinta-feira (6).
O processo (ação de indenização por danos morais) foi ajuizado por Jeová de Jesus Morais em 2019 contra Iromarto Cardoso, o Xarope do Povo. Que, naquele ano no Blog do Xarope, divulgou reportagem em que o padre é acusado de ter estuprado e abusado sexualmente diversas mulheres na cidade de Uruará.
Para a magistrada, a matéria encontra amparo constitucional na liberdade de imprensa.
“No caso em tela (…) não há, até então, elementos suficientes a comprovar o eventual abuso cometido pela parte ré [Xarope do Povo]. O próprio autor [Jeová Morais] relata que o conteúdo proposto na reportagem vergastada abordaria fatos relacionados a investigação policial já deflagrada (Inquérito Policial nº 00141/2019.100174-8), para apurar suposto crime por ele praticado, o qual concluiu pelo não indiciamento do autor após a data da publicação jornalística no blog do requerido”, lembrou a juíza.
E reforçou:
“Não cabe a proibição de veiculação de matéria jornalística, uma vez que a parte ré, a princípio, está amparada pela liberdade de expressão e de informação, direitos albergados pelo Estado Democrático de Direito, conforme disposto no art. 5º, incisos IV, IX e XIV, da Constituição Federal”.
O padre pode recorrer da sentença junto ao TJPA (Tribunal de Justiça do Pará), com sede em Belém.

Polícia prende quadrilha que planejava invadir salão paroquial, em Terra Santa


Cinco pessoas foram presas suspeita de participar na tentativa de assalto, um conseguiu fugir
A Polícia Militar da cidade Terra Santa, oeste do Pará prendeu cinco pessoas na tarde de domingo (9). O grupo planejava assaltar a casa paroquial para levar dinheiro arrecadado pela comunidade durante as festividades da padroeira da cidade, Santa Isabel.

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Homem condenado por matar genro com ajuda da esposa, em Santarém, é preso em Rondônia

Jurandir Cancio da Silva foi preso esta semana em Porto Velho(RO). Ele foi condenado por ter matado o genro Fabrício Lopes Araújo com a ajuda da esposa Bety Farias Vieira, que acabou absolvida pelo Tribunal do Júri da Comarca de Santarém, no dia 9 de novembro de 2022, em sessão presidida pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo.
O réu não compareceu ao julgamento e foi considerado revel. Há oito meses Jurandir estava foragigo e foi preso no último dia 4 de julho por policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em Porto velho.
O casal foi acusado de ter matado o genro da acusada, na Rua C, no bairro do Maracanã, em Santarém, no dia 23 de dezembro de 2017.
Segundo a acusação, o marido teria recebido a faca da própria esposa e teria matado a vítima por ciúmes da filha da acusada (motivo fútil). Segundo o MP, o ato dificultou ou impossibilitou a defesa de Fabrício Araújo, uma vez que, a vítima, além de ser atacado de surpresa com golpes de faca, estaria embriagado.
O Promotor de Justiça Diego Libardi pediu a condenação do casal por homicídio qualificado, mas o Conselho de Sentença absolveu Bety Vieira.

TJPA suspende liminar e autoriza realização de show de Léo Magalhães em Mojuí dos Campos


A desembargadora Célia Regina Pinheiro revogou os efeitos da liminar concedida pelo juiz Felipe José Silva Ferreira, que responde pela 6ª Vara Cível e Empresarial da Comarca de Santarém, que deferiu liminar para
cancelar o show musical de Léo Magalhães, marcado para ocorrer neste sábado(8) em Mojuí dos Campos.
A magistrada considerou em seu despacho não ter identificado "a utilidade da medida liminar para a prevenção de gasto eventualmente classificado como excessivo, já que o valor sequer poderia, a princípio, ser devolvido pelo contratado, observada sua boa-fé objetiva. Em verdade, o prejuízo tende a ser inverso, sem qualquer benefício em contraprestação. O contrato foi firmado em 12/4/2023, com vigência até 31/12/2023. Mas o agravado somente aforou a presente demanda em 5/7/2023, às vésperas do evento; quando, muito provavelmente, todas as tratativas já estariam ultimadas."

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Quarto envolvido na morte de delegado em Uruará reage a cerco e é morto em confronto com a polícia, em Altamira

Objeto encontrado com suspeitos

Na noite de quarta-feira(5), agentes da Polícia Civil de Altamira encontraram o último suspeito do crime contra o
Delegado Luciano Francisco Ferreira. William da Costa estava escondido em uma residência no bairro Liberdade, em Altamira. Como havia um mandado de prisão preventiva contra ele, cinco equipes de policiais seguiram até o local para fazer a prisão na noite de ontem.
O suspeito reagiu à abordagem assim que viu os policiais e acabou baleado durante uma troca de tiros. Wiliam foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Altamira, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.
No local onde ele se escondia, a Polícia apreendeu um revólver e munições que estavam na posse do suspeito. Dos quatro envolvidos na morte do delegado, três foram mortos em confronto com a Polícia Civil e um foi preso em flagrante.
"Desde o ocorrido, policiais civis da 11ª Risp vêm trabalhando de forma ininterrupta visando elucidar os fatos e capturar os envolvidos. De acordo com as investigações, quatro homens teriam participado do crime, sendo um preso em flagrante, dois mortos durante intervenção policial em Uruará e um morto em confronto na noite de hoje", destaca o Delegado Ricardo Vieira, Superintendente Regional do Xingu.
Entenda o caso
Após o crime contra o delegado, ocorrido na segunda-feira (3), uma equipe da Superintendência Regional do Xingu se deslocou até Uruará e junto com os policiais locais passaram a colher informações sobre o caso. De imediato, conseguiram capturar Mateus Eliziario da Costa. Ele informou que além de Werdeson Costa, autor dos disparos contra o delegado e que foi atingido durante a troca de tiros, teriam participado da ação Flávio Bezerra Leite e Wiliam Costa. Este último seria o proprietário do veículo utilizado e da arma do crime.
Em diligências pelo bairro Pimentolândia, Flávio foi localizado em uma residência e iniciou os disparos contra os policiais civis, momento em que foi alvejado e veio a óbito em virtude dos ferimentos.
No dia seguinte, terça-feira (04), Werdeson Costa que estava internado no Hospital de Uruará, acabou falecendo após cirurgia. Na manhã desta quarta-feira (05), equipes da Polícia Civil foram informadas que o quarto e último suspeito do crime contra o delegado, estava escondido em uma residência no bairro liberdade em Altamira.
"A celeridade do trabalho investigativo realizado pela equipe da Polícia Civil da região do Xingu foi de fundamental importância para uma pronta resposta na elucidação do caso", conta a Delegada-Geral Adjunta, Daniela Santos.
O governo do Estado do Pará deu todo apoio aos familiares do delegado através da Diretoria de Atendimento ao Servidor (DAS), bem como suporte no velório e translado do corpo para a cidade natal.
Delegado Luciano Morto em Uruará


Prefeitura de Santarém fará leilão de veículos, embarcações e eletrodomésticos inservíveis do município; lances mínimos de R$ 200,00 a R$ 35 mil


A Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, publicou no Portal da Transparência, nesta terça-feira (4), edital de leilão eletrônico de bens inservíveis, na modalidade eletrônica, de propriedade da administração pública municipal. Os lotes estão disponíveis na internet. O certame será realizado no próximo dia 17 de julho, às 11h00, no endereço eletrônico
www.norteleiloes.com.br.
De acordo com a publicação, nos próximos dias 13 e 14, no horário das 09h00 às 17h00, será permitida a visitação dos bens que serão leiloados. Os interessados poderão obter todas as informações necessárias à compreensão do objeto e formulação de sua proposta de arremate.
O edital destaca que não cabe aos arrematantes, durante o leilão e após a entrega dos bens, alegar desconhecimento das condições do material. O documento contém todas as informações e características dos objetos, seu estado de conservação, além de preços e lotes.
Segundo a Prefeitura, ao todo, serão leiloados 17 lotes com veículos automotores (caminhonetes, carros de passeio), embarcações, braços de luminárias com cabeças e reatores, mesas escolares, freezers, fogões, geladeiras, centrais de ar, ventiladores, impressoras, nobreaks, casco de alumínio, entre outros objetos.
Os valores variam entre R$ 200 a R$ 35 mil
As pessoas interessadas em participar do leilão deverão estar com 18 anos completos (menores somente emancipados ou assistidos, por seu representante legal), estar de acordo com este edital e também com as condições de participação no leilão via internet do site www.norteleiloes.com.br, além de estarem com seu CPF/CNPJ em situação regular junto à Receita Federal.
Para a participação on-line, os interessados deverão realizar cadastro prévio, em até 24 horas do horário marcado para início dos pregões, no site www.norteleiloes.com.br para obtenção de “login e senha” habilitada e liberada para apresentação de lances on-line. A participação on-line estará condicionada à obtenção desta habilitação prévia.
A retirada do lote arrematado somente poderá ser realizada pelo arrematante ou seu procurador, munido de procuração original devidamente reconhecida a qual será recolhida e ocorrerá a partir do quinto dia útil subsequente a confirmação da compensação bancaria e conforme agendamento, mediante a apresentação do Termo de Arrematação e Termo de Responsabilidade expedida pelo leiloeiro oficial.

Justiça suspende show de Léo Magalhães em Mojuí; prefeitura vai recorrer


A pedido do Ministério Público do Pará, a Justiça suspendeu o show do cantor Léo Magalhães previsto para sábado (dia 8) na cidade de
Mojuí dos Campos (PA). O evento faz parte da programação da 11ª edição da Festa da Integração Nordestina, o maior evento cultural do município.
A decisão foi assinada por Felipe Ferreira, juiz substituto da 6ª Vara Cível e Empresarial de Santarém, nesta quarta-feira (5).
Em nota, a Prefeitura de Mojuí dos Campos disse que, através de sua Procuradoria Jurídica “está tomando as medidas necessárias para reverter a decisão”.
“O restante da programação [do evento] está mantida”, alertou a assessoria do prefeito Marco Antônio Lima.
Situação de emergência
De acordo com a ação civil pública do Ministério Público, o show bancado com recursos próprios pelo município, na valor de R$ 270 mil, é incompatível com a situação de emergência que Mojuí dos Campos vive desde janeiro deste ano em virtudes das intensas chuvas.
“Nesse contexto, não se tem por razoável a celebração de show com artista nacional na XI Festa da Integração Nordestina no Município de Mojuí dos Campos ao elevado custo de R$ 270.000,00 (duzentos e setenta mil reais) aos cofres públicos, quando o Município alega que não tem recursos para a realização de serviços públicos essenciais como a manutenção das vias e pontes que dão acesso à população da zona rural, com a finalidade de atender ao interesse da população local”, destacou o MPPA no processo.

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Empresa de informatica com menos de um ano de fundação vence licitação de R$ 15,5 milhões na prefeitura de Placas(PA)

O pequeno municipio de Placas fica na região da Transamazônica, cerca de 300 km da cidade de Santarem, e tem como prefeita Leila Raquel Possimoser.

A Prefeitura de Placas publicou o extrato de registro de preços para aquisição de material de expediente no valor de mais de R$ 19 milhões. Apenas uma empresa, com sede em Altamira, ganhou licitação no valor total de 15,5 milhões. A empresa F.M. S dos Santos Ltda., cujo nome fantasia é JK Informática, foi criada em 11 de agosto de 2022. A segunda empresa vencedora foi a W.M. Lira de Oliveira Ltda, com um total de R$ 3,6 milhões.
A empresa F.M. S dos Santos Ltda., CNPJ 47.530.011/0001-47, ficou com a maior parcela no total de R$ 15.519.886,02. A W.M. Lira de Oliveira Ltda., inscrita no CNPJ 22.296.039/0001-30, foi vencedora parcial de serviços com valor na ordem de exatos R$: 3.615.344,08. O valor total é de R$ 19.135.230,10.
O ato é assinado pela prefeita do município, Leila Raquel Possimoser.
Conforme apurou a reportagem, a empresa W. M. LIRA DE OLIVEIRA LTDA., cujo nome fantasia é Smart Utilidades, Informática e Assistência Técnica, tem sede na cidade de Itaituba e está há pouco mais de 8 anos atuando no mercado.
A empresa está em nome de Wesley Maxcimiliano Lira de Oliveira e o seu principal ramo de atividade é o comércio varejista especializado em equipamentos e suprimentos de informática.
As atividades secundárias incluem desde impressão de material publicitário à aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário. Mas atua também, segundo consta em sua razão social, com o aluguel de veículos para transporte escolar e de passageiro, serviços de borracharia, lavagem, perfuração de poços artesianos, obras em alvenaria, obras de terraplenagem, construção de edifícios, etc.
Já a empresa FMS dos Santos Ltda., cujo nome fantasia é JK Informática, foi criada em 11 de agosto de 2022, tem sede na cidade de Altamira.
Enquadrada em sociedade empresária limitada, a empresa é considerada de pequeno porte, com capital social de R$ 100 mil.
Como atividade principal tem o comércio varejista especializado em equipamentos e suprimentos de informática, mas atua também como desenvolvimento e licenciamento de programas de computador, instalação e manutenção elétrica, imunização e controle de pragas, comércio varejista de papelaria, venda de vestuário e acessórios, comércio varejista de móveis, serviços de manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores, aluguel de máquinas e equipamentos agrícolas, construção de estações e redes de telecomunicações, entre outras atividades, conforme consta em sua razão social.

terça-feira, 4 de julho de 2023

Delegado de Uruará morre um dia após o baleamento; caso é investigado como homicídio

Delegado de Uruará, Luciano Francisco Ferreira. (Reprodução / Zé Dudu

Um homem foi preso em flagrante, um segue foragido, outro morreu em confronto com a polícia e o suspeito que foi baleado e estava internado também foi a óbito - diz Polícia Civil
O delegado da Polícia Civil de Uruará, Luciano Francisco Ferreira, morreu em consequência dos sete tiros que recebeu na madrugada de segunda-feira (3), enquanto estava na Praça Municipal da cidade, na companhia de dois investigadores. A informação foi repassada pela Polícia Civil que, em nota, confirmou que o caso passou a ser investigado como homicídio qualificado. Um suspeito foi preso até agora e um está foragido.
Além do preso e do foragido, a ação criminosa que resultou na morte do delegado envolveu outros dois suspeitos, somando quatro ao total, diz a nota da Polícia Civil. Um morreu em ação policial e o outro morreu no hospital, pois havia sido atingido por tiros na mesma ocasião em que o delegado. Sobre o foragido, a corporação afirma: "Diligências são realizadas para localizar o quarto envolvido no crime".
O suspeito que morreu em confronto com a polícia seria Flávio Bezerra Leite, de 24 anos, que foi alvejado em troca de tiros após ser localizado, ainda na tarde de segunda-feira, no Bairro Pimentolândia, conforme informações de Correio de Carajás.

Delegado de Conflitos Agrários é baleado no Pará; quadro de saúde é delicado, diz esposa

Delegado Luciano Francisco Ferreira foi alvejado a tiros em Uruará, no sudoeste do Pará — Foto: Reprodução













Polícia diz que servidor foi atingido 'durante uma intervenção policial' em Uruará, no sudoeste do Pará. Ele passou por cirurgia e está internado no Hospital Regional Público da Transamazônica.
O delegado da Polícia Civil, Luciano Francisco Ferreira, foi alvo de tiros em Uruará, no sudoeste do Pará. Ele foi atingido "durante uma intervenção policial", segundo a polícia, que não deu detalhes sobre a ação. O delegado está internado.
Os tiros teriam ocorrido na madrugada desta segunda-feira (3). O delegado e o suposto autor dos disparos foram levados para unidade de saúde da cidade após o ocorrido. A polícia não deu informações sobre a motivação da troca de tiros.
O servidor público foi atingido no abdômen, passou por intervenção cirúrgica e tem quadro clínico delicado, informou a esposa do delegado no início da tarde desta segunda. Ele será transferido para o Hospital Regional Público da Transamazônica.
Luciano Francisco Ferreira é titular da Delegacia Especializada de Conflitos Agrários em Altamira e integra a equipe da Operação Curupira, que realiza ações para desmobilizar ações ilegais contra o desmatamento no Pará, que está em Uruará.
O caso é investigado pela Delegacia de Uruará e diligências estão sendo realizadas para coletar mais informações sobre o ocorrido, de acordo com nota enviada pela Polícia Civil. 

Lutador de MMA que matou homem na saída de festa em Santarém é pronunciado pela justiça e vai a júri popular

O juiz Gabriel Veloso de Araújo, titular da 3ª
Vara Criminal de Santarém, julgou procedente a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), contra o lutador de MMA Rayendel Adriano Mota Nogueira, que espancou e causou a morte de Rodrigo Pacheco de Arruda, na madrugada do dia 20 de março deste ano, após a saída de uma festa no bar Coqueiro, no bairro do Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará.
Durante a audiência de instrução e julgamento, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (3), no Fórum de Santarém, o juiz manteve a prisão preventiva de Rayendel Adriano Mota Nogueira, que irá a júri popular pela morte de Rodrigo Pacheco. Foram colhidos os depoimentos das testemunhas de defesa e acusação, e o réu foi interrogado, mas se manteve em silêncio.
Em seu despacho, o juiz Gabriel veloso entende que Rayendel Adriano deve ser pronunciado pelo delito de homicídio qualificado por motivo fútil e meio que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima.
“Posto isso e por tudo mais que dos autos consta, julgo procedente a denúncia apresentada pelo Ministério Público, para, nos moldes do artigo 413, do Código de Processo Penal pronunciar o réu Rayendel Adriano Mota Nogueira pelo delito de homicídio qualificado por motivo fútil”, escreveu no seu despacho o magistrado.
Rayendel seguirá preso preventivamente, uma vez que, diante do reconhecimento da prova da materialidade e dos indícios suficientes de autoria. “A colocação do réu em liberdade pode gerar um descredito do Poder Judiciário tendo em vista a gravidade e a forma como o crime foi cometido em local público no entorno de uma festa”.
Segundo a decisão, em liberdade, o acusado poderá buscar alterar as versões das testemunhas a serem prestadas em plenário. “Eis que conhecedor de todas elas e de suas versões e por demonstrar ser uma pessoa que gera temor na comunidade em que o fato foi praticado como indicado nos depoimentos das testemunhas, assim indefiro ao acusado o direito de recorrer em liberdade dessa decisão”, decidiu o juiz Gabriel Veloso de Araújo.
O juiz Gabriel Veloso fez a análise das provas materiais e indícios de autoria:
"No presente caso é imputado ao acusado uma tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e meio que dificultou ou impossibilitou a defesa do ofendido, por isso, a primeira questão a ser analisada é a existência de prova da materialidade dos delitos, e, nos autos encontro aludidas provas nos seguintes documentos: Laudo Necropsia Médico Legal nº 2023.04.000108-TAN (Id 96031877). Ultrapassada a questão da existência de prova das materialidades do delito passo a analisar a questão da existência de indícios suficientes de autoria, observando que o acusado usou seu direito ao silêncio, e, por isso, esse Juízo era buscar os indícios suficientes de autoria em outros elementos, quais sejam os vídeos anexados pela Autoridade Policial e nos depoimentos das testemunhas. Desta forma, através das informações trazidas pelas testemunhas é real a possibilidade de que tenha sido o acusado RAYENDEL ADRIANO MOTA NOGUEIRA o autor dos golpes que mataram a vítima Rodrigo Pacheco Arruda, e, com isso, encontro devidamente demonstrados os indícios suficientes de autoria".
Legítima defesa
"Desta forma, entendo ser impossível o acolhimento das teses alegadas pela defesa devendo todas essas questões serem levadas ao Juízo Natural, ou seja, o Colendo Tribunal do Júri. Por fim, cabe ser analisada a existência ou não das qualificadoras imputadas ao fato anotando que o Ministério Público do Estado do Pará lançou as qualificadoras do motivo fútil e do meio que dificultou ou impossibilitou a defesa do ofendido", concluiu magistrado.

Polícia Civil investiga assassinato de Policial Militar durante troca de tiros, em Belterra


Confronto entre um foragido do Maranhão e a policia resultou na morte de PM e de um foragido do estado do Maranhão.
A Polícia Civil segue com as investigações para esclarecer as circunstancias da morte de um Policial Militar após troca de tiros com um foragido do sistema penitenciário do estado do Maranhão. O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (30), na comunidade São Francisco da Volta Grande localizada no KM 35, em Belterra, oeste do Pará.
"Informações inicialmente repassadas eram que o indivíduo chegou no veículo e desobedeceu uma ordem de comando do Policial Militar e sacado um revólver e realizado disparos. Foi nesse momento em que houve uma troca de tiro. O suspeito correu e tentou se esconder na mata, momento em que ele teria em tese sido capturado" esclareceu delegado.
O delegado informou que falta esclarecer como o suspeito, mesmo algemado, conseguiu pegar a arma e disparar contra os policias.
"Informações que chegaram é de que o suspeito teria sido algemado, ainda estamos apurando para saber como ele conseguiu se desvencilhar da algemação e atirado, matando um policial militar e lesionado o outro", completou o delegado William Richer.
O cabo Cleber, que foi baleado na perna durante a troca de tiros, ainda será ouvido e deve ajudar a esclarecer as circunstâncias do crime e toda a dinâmica.
O soldado Batista teria sido morto com um tiro no rosto, mas a polícia aguarda o resultado da perícia para saber quantos tiros foram disparados contra o militar.
O delegado William Richer informou também que diligências continuam sendo realizadas para tentar localizar imagens, áudio ou testemunhas que possam ajudar nas investigações.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Homem é baleado após disparar 7 tiros no delegado de polícia em Uruará

Carlos Eduardo, o autor dos disparos contra o delegado: ferido por 2 investigadores. Foto: JC

Dois investigadores conseguiram balear o homem que, momentos antes, disparou 7 tiros no delegado de polícia civil lotado em
Uruará (PA). O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (3), por volta das 6h, em uma praça da cidade.
Luciano Francisco Ferreira, o policial, encontra-se internado no hospital municipal. Ele chegou a sofrer parada cardíaca, mas foi reanimado. Seis dos sete tiros atingiram-no o abdômen.
O delegado está intubado. Deve ser transferido para o hospital regional de Altamira por UTI aérea.
Carlos Eduardo, o autor dos disparos, também foi levado, ferido, para o hospital de Uruará, onde se encontra até o momento.
Os investigadores Manoel Etelberto e Everton Martins, ainda na praça da Bíblia, reagiram aos tiros contra o delegado. Carlos Eduardo foi atingindo com vários tiros. Outros 2 homens que o acompanhavam conseguiram fugir.

Golpistas do PA tinham estilingue e foram financiados por fazendeiros de Água Azul do Norte.



Uma série de documentos enviados pela Polícia Civil do Distrito Federal reforça a tese de que vários manifestantes participaram dos atos golpistas radicalizados por um processo de desinformação e, em muitos casos, financiados por terceiros e preparados para um eventual confronto, mesmo que com estilingues.
Os depoimentos fazem parte de inquéritos abertos após prisões realizadas durante as manifestações. Em um deles, dois manifestantes contam que vieram do Pará, mas que estavam em Brasília graças ao financiamento de fazendeiros de Água Azul do Norte.
A cidade é um dos centros de garimpo do estado.
Água Azul
Um dos presos, Janailson Silva, disse que estava em Brasília desde novembro, junto com outras pessoas de sua cidade. Segundo ele, estavam acampados no Quartel-General do Exército desde então e que eram abastecidos por fazendeiros de Água Azul do Norte.
“Quando a comida acaba, os fazendeiros mandam um pix para Adeilton (nome de outro preso), o qual providencia a compra dos mantimentos”, afirmou Janailson.
Estilingue apreendido com um dos golpistas em Brasília
Janailson e Lucivaldo, outro dos manifestantes golpistas vindos do Pará, foram presos com, cada um, estilingues e bolas de gude. Segundo ambos, eles levaram os equipamentos caso fossem atacados pelos “petistas e pelos vermelhos”.
Garrafa Pet
André Vilela, outro dos manifestantes presos, levou um cassetete feito de galho de árvore, um estilingue e bolas de gude. Além disso, contou aos policiais que também tinha uma máscara anti-gás feita de garrafa PET. Assim como os manifestantes paraenses, ele disse que planejava usar o equipamento contra os “esquerdistas, que são os mais perigosos”.
Gabriel Pereira, de Minas Gerais, também contou que “ganhou a passagem”. Segundo ele, estava na manifestação para pedir a decretação de uma Garantia da Lei e da Ordem e uma “limpeza geral nos três Poderes”, com a retirada de “Lula, Alckmin, Alexandre de Moraes e da cúpula do PT”.De Novo Progresso: Professora do Pará completa 50 dias foragida da Justiça por atos golpistas.
Outro manifestante, também preso durante a manifestação, contou que vendia picolés no acampamento em Salvador, na Bahia, e que foi para Brasília participar da manifestação porque no local era oferecido R$ 400 para quem fosse.
Facção criminosa
Um dos presos também conta que estava lá motivado por uma suposta lei que proibia que se “falasse mal de ministros e governantes”. Assim como outros manifestantes, Jairo Costa também levou um estilingue para “se defender dos esquerdistas”. O preso também levava um facão no momento de sua prisão.
Entre os depoimentos consta até mesmo o de um preso que, segundo ele, chegou a Brasília fugindo de uma facção criminosa em seu estado natal. Segundo ele, vindo de Pernambuco porque estava sendo perseguido pela acusação de fazer parte de um bando rival, estava em Brasília em situação de rua. Apesar disso, foi até a Esplanada dos Ministérios e foi um dos que invadiram o Congresso Nacional.
Segundo ele, após ver um vigilante sendo agredido, decidiu ir para um local seguro, mas outros manifestantes pediram para que ele retornasse, quando começou a ser chamado de “petista e vagabundo”. Segundo ele, ao pular a barreira de proteção se deparou com outros policiais e terminou como um dos presos na manifestação.
Com informações de O Globo