Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2024

Ex-vereador Gabriel Monteiro é denunciado à Justiça pelo MP por abuso de poder


Promotoria afirma que ele invadiu pelo menos três vezes instituições de acolhimento com equipe de filmagem e, em dois casos, acompanhado de homens armados
O Ministério Público do Rio (MPRJ) denunciou à Justiça o ex-vereador Gabriel Monteiro por abuso de poder. De acordo com a ação penal, o crime foi cometido pelo menos três vezes em 2021, quando ele invadiu instituições de acolhimento com equipe de filmagem. O MP afirma que, em pelo menos dois casos, Gabriel Monteiro estava acompanhado de homens armados.




Polícia investiga grupo que vendia peças adulteradas para a Petrobras

Policiais civis do Rio de Janeiro investigam empresários suspeitos de vender equipamentos velhos e adulterados para a Petrobras. Os alvos da operação Prometheus, desencadeada nesta terça-feira, 7, são todos de uma mesma família. Segundo a Polícia Civil, as peças fornecidas pelos investigados não apresentavam as características exigidas em contrato, além de serem produtos usados, com marcas de desgaste e oxidação.
Risco
Entre 2019 e 2022, os empresários investigados firmaram cerca de três mil contratos com a estatal petrolífera e receberam R$ 26 milhões em pagamentos. As investigações foram realizadas em parceria com a Petrobras. Segundo a Polícia Civil, caso os equipamentos adulterados tivessem sido utilizados, gerariam risco para a vida dos profissionais e para a segurança das instalações. Na ação de hoje, os agentes cumpriram dez mandados de busca e apreensão em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Pelo menos uma lancha e cinco veículos foram apreendidos.

Catástrofe climática em Belém é alvo de debate entre especialistas

 


Após o início da tragédia que tomou conta de Porto Alegre e todo o estado do Rio Grande do Sul, parte da população paraense iniciou o questionamento se poderia acontecer algo semelhante na capital paraense, onde há chuvas e transbordamentos em alguns períodos do ano. No entanto, o engenheiro civil e mestre em estruturas de concreto armado, Nagib Charone, descarta a possibilidade de um cenário semelhante ao enfrentado no Rio Grande do Sul na capital paraense devido a diferenças geográficas, mas um levantamento do Serviço Geológico do Brasil (SGB), mostrou que Belém possui 125 áreas de risco geológico alto ou muito alto, porém, não afirma que estes desastres poderiam ter as mesmas proporções do RS.



MPF e MPPA recomendam que leilão extrajudicial da Ponta do Cururu, em Santarém, seja suspenso


De acordo com a recomendação, a suspensão seria até que seja concluída investigação para verificar se a matrícula do imóvel é ou não resultado de grilagem
Até que seja concluída investigação para verificar se a matrícula do imóvel é ou não resultado de grilagem – apropriação de terras públicas – o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) recomendaram a suspensão do leilão da área conhecida como Ponta do Cururu, no distrito de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará.