A maioria dos nomes citados pelos entrevistados é da base que dá apoio à candidatura de Zé Maria Tapajós
A disputa por uma das vagas na Câmara Municipal de Santarém está bastante acirrada e equilibrada. É o que mostra a nova pesquisa de intenção de votos realizada pela Destak Publicidade e Marketing, encomendada pelo blog do Jeso Carneiro.
O vereador JK do Povão lidera os dois cenários simulados no novo levantamento. No cenário espontâneo, o parlamentar do PL tem 1,6% das intenções de votos. Na sequência seis nomes aparecem empatados com 1,0%: Alberto Portela, Silvio Neto, Biga Kalahari, Jandeilson Pereira, Carlos Martins, Enfermeira Alba.
No cenário espontâneo, os 40 nomes citados são da base de apoio ao pré-candidato José Maria Tapajós. De todos os candidatos citados 95% são da base governista e de apoio à chapa de Zé Maria.
Os vereadores Alexandre Maduro, Erlon Rocha, Gerlande Castro, Professor Josafá, e o ex-vereador Ney Santana estão todos com 0,6%.
Júnior Tapajós, Angelo Tapajós e Erasmo Maia aparecem a seguir com 0,5%.
Na 16ª posição aparece o radialista Coruja com 0,4%.
Professor Paulo Roberto, Sanazar, Vandeco do Gás, Renato Guimarães, Marcela Tolentino, Mano Dadai e Ivan Leão aparecem empatados com 0,3%.
Estes são os 23 nomes mais lembrados pelos entrevistados.
O total de eleitores que disseram que não sabem ou não responderam é de 78,9%.
No cenário estimulado, o vereador JK do Povão segue na frente com 7,7%, seguido de Biga Kalahari com 6,3%. Na terceira posição está Carlos Martins com 4,9%. A quarta colocação ficou com Junior Tapajós com 4,9% e na quinta posição Adriana Almeida com 4,1%.
Alexandre Maduro e Erlon Rocha têm 3,5%, seguidos de Gerlande Castro 3,2%, Erasmo Maia e Ronan Liberal Jr. com 3,1%.
Elielton Lira e Alba Leal têm 2,8%.
Jandeilson 2,6%, Professor Josafá 2,5%, Alisson Pontes 2,3%, Silvio Neto 2,1%, Murilo Tolentino 1,8%, Angelo Tapajós 1,7%, Carlos Silva 1,5%, Sergio Pereira 1,1%, Didi Feleol e Andreo Raseira 0,5%.
Neste cenário, a base governista também é a maioria nas intenções de votos.
Rejeita todos somaram 7,5% e não souberam ou não responderam 26,1% dos entrevistados.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), sob o número PA_09552/2024.