A vereadora Professora Sílvia Letícia, conhecida por sua postura crítica em relação à gestão desastrosa do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, decidiu acionar a Justiça Eleitoral contra o PSOL conforme matéria publicada pelo jornal O Globo. A parlamentar alega discriminação na distribuição dos recursos do fundo eleitoral, recebendo uma quantia muito inferior às demais vereadoras do partido, que são aliadas políticas do prefeito. Acusando o partido de violência política de gênero, Sílvia Letícia busca garantir seus direitos e uma campanha justa na disputa pela reeleição.
Páginas
▼
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Operação prende seis pessoas por tráfico de drogas em Belém e no Rio Grande no Norte
Um casal foi flagrado em Santa Bárbara do Pará com balanças de precisão e quase 1,5 kg de cocaína em formato de pedra de óxi.A Ficco/PA (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) deflagrou a operação Clarividência nesta segunda e terça-feira, 26 e 27, na Região Metropolitana de Belém e Rio Grande do Norte. A operação cumpriu seis mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de distribuir cocaína e maconha para outros traficantes. O grupo era coordenado por duas mulheres. Elas foram presas no município de Tibau do Sul/RN, na tarde de segunda-feira (26/8), pela Ficco/PA, com apoio da Ficco/RN e Ficco/PE.Na primeira parte da operação, segunda-feira, 26, duas mulheres foram presas em um hotel de luxo no litoral de Potiguar.
Congresso promulga PEC que perdoa partidos de multas eleitorais e reduz recursos para candidatos negros
O Congresso Nacional promulgou na última quinta-feira (22) a proposta que livra os partidos políticos de multas eleitorais — a chamada PEC da Anistia.O projeto zera as multas das legendas que descumpriram os repasses mínimos para candidaturas negras, que deveriam ser feitos de acordo com o número de candidatos pretos e pardos.Com a promulgação, as regras já começam a valer para as eleições municipais deste ano. Esta etapa torna o texto parte da Constituição. Não é necessário que seja sancionado pelo presidente da República.
Avô é preso por estuprar a neta de 9 anos de idade
Um idoso, de 69 anos, foi preso nesta sexta-feira (23) pela Polícia Civil de Nanuque, no Vale do Mucuri, suspeito de cometer estupro de vulnerável contra sua neta, que na época tinha apenas 9 anos. A prisão ocorreu em cumprimento de um mandado de prisão preventiva e contou com a ajuda da polícia do Espírito Santo.Segundo informações dos investigadores da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), quando a vítima tinha 9 anos, o investigado cometia o crime valendo-se da convivência familiar e doméstica com a neta, já que a criança era deixada pelos pais sob os cuidados da avó.Conforme a denúncia, o homem cometeu conjunção carnal e diversos outros atos libidinosos com a criança. O idoso estava desaparecido. Ele foi encontrado no Espírito Santo e foi levado ao sistema prisional, tão logo chegou em Nanuque.
‘Operação Silêncio’ em Santarém remove 11 veículos irregulares e registra 42 infrações
Uma operação realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com os demais órgãos de segurança pública, está coibindo a poluição sonora automotiva em Santarém, no oeste paraense. Denominada Operação Silêncio, a fiscalização tem se intensificado na região. Somente nos últimos dias removeu 11 veículos irregulares e registrou 42 infrações.O objetivo das blitzes é evitar a perturbação do sossego causada por carros que fazem uso de som com decibéis acima do permitido, e motocicletas com escapamento adulterado ou silenciador em desuso. Estes veículos são conhecidos por fazerem barulho insuportável, incomodando os moradores
Preso se passa por outro detento e consegue fugir do Complexo Penitenciário de Cucurunã, em Santarém
Diego Ferreira dos Santos (foto) conseguiu fugir do Complexo Penitenciário de Cucurunã após se passar por outro detento.De acordo com informações, durante a chamada nominal realizada no dia 23 de agosto, foi constatado que Diego não se encontrava no Pavilhão IV, bloco carcerário onde deveria estar. Imediatamente, foi realizada uma contagem dos internos, confirmando a falta do apenado.Após análise dos fatos, verificou-se que Diego Ferreira dos Santos se passou pelo detento Railson da Silva Pinto, que havia sido beneficiado com um alvará de soltura no dia 19 de agosto.O nome de Railson constava na relação de presos liberados para saída temporária, o que teria facilitado a ação ardilosa de Diego no dia 20 de agosto.Conforme a administração do presídio, Diego aproveitou a ocasião e, de forma enganosa, se passou por Railson, conseguindo assim se evadir da unidade prisional. As autoridades já iniciaram as buscas para localizar o foragido.Especialistas da área de segurança questionam o porquê da demora do registro do Boletim de Ocorrência (B.O.).
Jovem que matou vizinho a golpe de foice em Belterra é condenado a mais de 15 anos de prisão
Na terça-feira (27), o Tribunal do Júri condenou Adriel de Sousa Campos a 15 anos e 7 meses de reclusão por ter tirado a vida de Josias Fonseca Cardoso a golpe de foice no dia 22 de agosto de 2023 em Belterra (PA).Preso desde o dia 23 de agosto do ano passado, ele já cumpriu 1 ano e 6 meses de prisão cautelar, restando portanto, cumprir 14 anos, 7 meses e 9 dias de sua condenação.O Poder Judiciário decidiu ainda que para garantir a ordem pública e a manutenção da prisão cautelar ficou indeferido o direito de recorrer em liberdade.A defesa do acusado ainda tentou alegar as teses de legítima defesa de terceiro; absolvição por indúsio pro reo; privilégio e a retirada das qualificadoras.O réu cumprirá a pena em regime fechado pelo crime de homicídio qualificado por meio cruel que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima.
Na madrugada do dia 23 de agosto de 2023, o corpo de Josias Fonseca Cardoso, 26 anos, foi encontrado em uma estrada entre as comunidades de Piquiatuba e Pedreira em Belterra.
Josias estava em um relacionamento amoroso com a ex-namorada do irmão de Adriel de Souza Campos e isso teria motivado o acusado a desferir um golpe de foice no pescoço da vítima. Eles eram vizinhos
A matéria pode ser atualizada a qualquer momento*
Por que diamantes são tão raros e custam tão caro? Empresa diz ter encontrado pedra de meio quilo
Preciosidade foi encontrada em uma mina em Botsuana, na África. O anúncio foi feito pela companhia de mineração canadense Lucara na última quinta-feira (22).
💎 Um diamante de tamanho excepcional, o segundo maior do mundo, com 2.492 quilates e que cabe na palma da mão.
📍 Tal preciosidade foi encontrada em uma mina em Botsuana, na África. O anúncio foi feito pela companhia de mineração canadense Lucara na última quinta-feira (22).
👑 O título de maior do mundo pertence ao Cullinan, de 3.106 quilates, e encontrado na vizinha África do Sul em 1905. Depois de ser lapidado e polido, ele se tornou parte das joias da coroa britânica.
⚖️ Quilate é o peso do diamante. "Um grama tem cinco quilates", explica Daniel Berringer, professor e sócio honorário do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos). Isso quer dizer que o diamante encontrado pela empresa canadense pesa quase meio quilo."Diamantes são raros por causa da escassez e da procura. Não adianta algo ser raro, mas ninguém querer. Então tem que ser uma coisa que tenha pouco e muita gente quer.
Brasil passa a permitir o alistamento militar feminino; veja regras
Nesta quarta-feira, 28, o governo federal publicou um decreto com regras para o alistamento militar feminino voluntário no Brasil. Atualmente, as Forças Armadas só recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais. São cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo.O alistamento aos 18 anos, no entanto, ainda é restrito aos homens, convocados ou voluntários. As novas regras permitem que mulheres também se voluntariem nessa idade.A regulamentação foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Defesa, José Múcio, e publicada no Diário Oficial da União desta quarta.
Sobre o decreto
Pelo decreto, o serviço militar feminino será para as mulheres que se apresentarem voluntariamente para o recrutamento, que compreende as etapas de alistamento, seleção e incorporação.O alistamento ocorrerá no período de janeiro a junho do ano em que a mulher voluntária completar 18 anos.A cada ano, caberá ao comando das Forças Armadas definir a lista de “municípios tributários”, ou seja, aqueles em que há alistamento inicial aos 18 anos.De acordo com o decreto, a seleção das mulheres será realizada dentro do que determina a lei que regulamentou o serviço militar brasileiro. Os critérios para seleção das voluntárias serão físico, cultural, psicológico e moral.
Vendaval atinge municípios de Monte Alegre, Santarém e Belterra causa destruição em comunidades
O vendaval não se restringiu apenas à comunidade de Maguari. Em áreas de Santarém, como a região do Eixo Forte, na rodovia Everaldo Martins (PA-457), ventos fortes também causaram transtornos.
Na tarde desta terça-feira (27), um vendaval de grande intensidade atingiu a comunidade do Maguari, localizada na flona do Tapajós, em Belterra, oeste do Pará. O fenômeno climático causou estragos significativos na região, com a destruição de parte da estrutura da escola da comunidade e danos em pelo menos três residências. A Defesa Civil foi para o local prestar assistência aos moradores afetados.A estrada de acesso à comunidade foi bloqueada por árvores caídas. As equipes estão atuando para desobstruir o caminho e restabelecer a trafegabilidade.
Helder Barbalho decreta situação de emergência no Pará e proíbe uso de fogo no estado
Governador alertou para os focos de incêndios no Pará, que vem aumentando nos últimos meses.Em meio as queimadas que atingem boa parte do Brasil, e também a Região Norte, Helder Barbalho decretou situação de emergência no Pará e proibiu uso de fogo no estado.O governador ressaltou que está proibido permissão, autorização e utilização de fogo, inclusive para limpeza e manejo de áreas, em todo o Pará.Helder alertou para os focos de incêndios no Pará, que vem aumentando nos últimos meses, representando um crescimento de 50% em comparação com o mesmo período do ano passado.Nós nunca havíamos vivido tamanha dimensão de foco de queimada no estado do Pará, o que nos exige que tenhamos essa medida dura, porém necessária", falou o governador.
https://twitter.com/i/status/1828554427562910097