Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Avião com o governador do Pará faz 'pouso não programado' por causa de fumaça

Helder Barbalho cancelou compromissos após não conseguir ir até a cidade programada devido àbaixa visibilidade causada por incêndios.
A fumaça provocada por incêndios que atingem o Pará teriam causado o pouso forçado da aeronave na qual viajava o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), na noite desta quarta-feira (18) na região nordeste do Pará. A informação foi divulgada pelo próprio governador em um vídeo - veja abaixo
https://g1.globo.com/pa/para/video/governador-do-para-fala-de-pouso-nao-programado-por-causa-da-fumaca-de-incendios-12934779.ghtml
A fumaça provocada por incêndios que atingem o Pará teriam causado o pouso forçado da aeronave na qual viajava o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), na noite desta quarta-feira (18) na região nordeste do Pará. A informação foi divulgada pelo próprio governador em um vídeo - veja acima.
Helder Barbalho relatou que, após participar de uma inauguração em Irituia, a aeronave em que estava, precisou fazer um pouso emergencial em Santa Maria do Pará, devido à baixa visibilidade causada pela fumaça de incêndios.

Aos 70 anos, morre Bel Mesquita, ex-prefeita de Parauapebas

Bel Mesquita foi a primeira e única prefeita do município de Parauapebas, no sudeste do Pará.Aos 70 anos, morre Bel Mesquita, ex-prefeita de Parauapebas Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Morreu nesta quinta-feira, 19, aos 70 anos, Bel Mesquita, ex-prefeita de Parauapebas, sudeste paraense. No final de 2023, Bel foi diagnosticada com no pâncreas e chegou a fazer cirurgia, no entanto, foi internada no Hospital Porto Dias, em Belém, na última semana. O quadro de saúde dela até então, era considerado crítico.Primeira e única mulher a ser prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita exerceu dois mandatos, de 1997 a 2004. Ela também foi eleita deputada federal em 2006 e integrou as comissões de Educação e Cultura e de Seguridade Social e Família, foi ainda Procuradora-Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher em 2009.Ainda na política, Bel Mesquita foi nomeada como Secretária Nacional de Políticas de Turismo, no governo de Dilma Rousseff, cargo que ocupou até o ano seguinte.

Destak mostra liderança de Osvaldinho do MDB para Prefeitura de Xinguara

Uma nova pesquisa realizada pela Destak revela o cenário das intenções de voto para a Prefeitura de Xinguara, no sudeste do Pará. O candidato Osvaldinho lidera com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Enric Lauriano.
O levantamento, que ouviu 480 eleitores entre os dias 13 e 14 deste mês, apresenta uma margem de erro de 4,4% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número 00049-2024.

Espontânea –
No cenário espontâneo, em que o eleitor responde livremente sem a apresentação de nomes, Osvaldinho lidera com 44,0% das intenções de voto, seguido por Enric Lauriano com 21% e Dr. Moacir com 18%. Os eleitores indecisos ou que não souberam responder somam 17%.

Estimulada - Já na pesquisa estimulada, em que os candidatos são apresentados aos entrevistados, a liderança de Osvaldinho se amplia, alcançando 51% das intenções de voto. Enric Lauriano aparece em segundo lugar, com 23%, enquanto Dr. Moacir registra 20%. O percentual de eleitores indecisos ou que preferem não responder fica em 6%. Nenhum eleitor afirmou que pretende votar em branco ou anular o voto.

Rejeição - Quando a pergunta é sobre quem os eleitores rejeitam para ocupar o cargo de prefeito, Dr. Moacir aparece com a maior taxa de rejeição, com 34%. Enric Lauriano tem 28%, e Osvaldinho, 17%. Outros 6% afirmam que não rejeitam nenhum dos candidatos, enquanto 14% preferiram não opinar ou não souberam responder.
Avaliação da atual gestão - A pesquisa também mediu a aprovação do atual prefeito, Dr. Moacir, que busca a reeleição. Seu governo é desaprovado por 56% dos entrevistados, enquanto 23% aprovam sua administração. Os que não souberam ou não quiseram responder somam 21%.

Próximo prefeito - Independente de suas intenções de voto, os entrevistados também foram questionados sobre quem acreditam que será o próximo prefeito de Xinguara. A maioria, 57%, aponta Osvaldinho como o provável vencedor. Enric Lauriano foi citado por 23% dos eleitores, e Dr. Moacir, por 20%. 

Cenário Eleitoral - Os resultados mostram que Osvaldinho desponta como o favorito para a disputa eleitoral em Xinguara, com vantagem significativa nas intenções de voto, tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. No entanto, o alto índice de rejeição ao atual prefeito Dr. Moacir e a significativa parcela de indecisos indicam que o cenário pode ainda se modificar até o dia das eleições.
Ficha técnica:
Nível de Confiança: 95%.
Registro Eleitoral: Registro nº 00049-2024 (Tribunal Regional Eleitoral do Pará)
Estatístico responsável: Luiz Carlos Ferreira Feitosa
Margem de erro: 4.4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 480 entrevistas
Período: 13 a 14 de setembro de 2024

Força Nacional é autorizada para atuar em combate e investigação de incêndios em 6 estados da Amazônia Legal

Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza o uso da FN no Pará, Acre, Amazonas, Mato Grosso Rondônia e Roraima. Equipes também vão atuar nas investigações sobre incêndios provocados por ação humana.O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional nas ações de combate aos incêndios florestais em municípios de seis estados que fazem parte da Amazônia Legal: Pará, Acre, Amazonas, Mato Grosso Rondônia e Roraima - (confira abaixo a lista de cidades).A autorização foi dada por meio de portaria publicada nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial da União (DOU), e atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Web resgata vídeo onde mulheres são advertidas após 'flertarem' com policiais em número de denúncia

 

Vídeo curioso voltou a viralizar nas redes sociais nesta semana.

Mulheres foram advertidas após usarem o número oficial de denúncias da Polícia Militar para 'flertarem' com os agentes. Um PM gravou um vídeo chamando atenção para mensagens 'românticas' que os policiais recebem.No vídeo, o policial revela que as moças ficam puxando assunto e mandando corações, em um número da PM que é para receber denúncias. As imagens foram gravados anos atrás e voltaram a viralizar nas redes sociais nesta semana.

https://streamable.com/jh6i47

Mudanças climáticas Estado do Pará e município de Santarém decretam estado de emergência devido às queimadas e estiagem

 

Decretos estadual e municipal foram assinados pelo governador Helder Barbalho e prefeito Nélio Aguiar

O prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, declarou situação de emergência no município em razão das queimadas e da estiagem prolongada que afeta diversas comunidades ribeirinhas e áreas rurais. No âmbito estadual, o governador Helder Barbalho, decretou situação de emergência devido ao agravamento das queimadas e da seca.

Em meio queimadas, internações por doenças respiratórias aumentam quase 28%

Alta foi verificada no período de janeiro a agosto em 27 hospitais do Brasil.Levantamento feito em 27 hospitais públicos e filantrópicos do Brasil mostra que, de janeiro a agosto, as internações causadas por doenças respiratórias aumentaram 27,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em valores, as internações custaram, em 2024, R$ 11 milhões a mais do que o registrado no mesmo período de 2023. Os dados são da Planisa, empresa de gestão hospitalar.“O aumento nos custos hospitalares é significativo, indicando um impacto econômico considerável para os hospitais.

Jovem de 23 anos morre em acidente de moto na avenida Moaçara, em Santarém



O acidente aconteceu na madrugada desta quarta-feira (18).
Na madrugada desta quarta-feira (18), um grave acidente de trânsito tirou a vida de Rogério Maciel Fernandes, de 23 anos, morador do bairro Nova República, em Santarém, oeste do Pará. O jovem chegou a ser atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Pronto Socorro Municipal.