A Destak foi a única empresa a acertar com precisão o resultado das urnas, consolidando-se como uma referência na região em termos de levantamentos de pesquisas eleitorais
A Destak Publicidade e Marketing está preparando a divulgação de três novas pesquisas de intenção de voto para Santarém, no oeste do Pará, em um momento decisivo da disputa pelo segundo turno entre os candidatos Zé Maria Tapajós (MDB) e JK do Povão (PL). O município está em contagem regressiva para a eleição que definirá seu próximo prefeito.
No primeiro turno, Zé Maria Tapajós venceu com 94.321 votos, enquanto JK do Povão obteve 79.506 votos. A Destak foi a única empresa a acertar com precisão o resultado das urnas, consolidando-se como uma referência na região em termos de levantamentos de pesquisas eleitorais.
Trajetória de acertos da Destak
Desde antes do início oficial da campanha, a Destak já se destacou pela precisão de suas pesquisas. Em 19 de abril, um cenário apontava a liderança de JK do Povão com 42% dos votos válidos, contra 35% de Zé Maria Tapajós. Ao longo da campanha, os números mostraram um crescimento constante de Zé Maria Tapajós.
No dia 9 de setembro, a Destak já indicava a liderança do candidato do MDB, com 32,1% das intenções de voto, enquanto JK do Povão aparecia com 26,7%. Esse levantamento já sinalizava uma disputa acirrada, com possibilidade de segundo turno, o que de fato se concretizou.
Desempenho
O desempenho do Destaque ao longo do processo eleitoral foi considerado satisfatório, sobretudo em um comparativo com a Doxa, empresa de Belém. Enquanto a Destak apontava a liderança de Zé Maria Tapajós em vários momentos, a Doxa mostrava cenários distintos. Em 15 de setembro, por exemplo, a Doxa apontou JK na frente com 44,3% contra 36,2% de Zé Maria Tapajós, uma projeção que acabou não refletindo o resultado nas urnas.
Já em 27 de setembro, a Destak indicava uma liderança isolada de Zé Maria com 53% dos votos válidos, contra 37% de JK. E em 4 de outubro, a Destak cravou que Zé Maria venceria o primeiro turno com 50,9% dos votos, enquanto JK teria 35,6%. A eleição de 6 de outubro confirmou o cenário, com Zé Maria conquistando 49,73% dos votos, contra 41,92% de JK do Povão.
Próximos levantamentos
A Destak ainda não divulgou pesquisas neste segundo turno, mas já registrou três novos levantamentos que serão divulgados nos dias 23, 25 e 27 de outubro, proporcionando aos eleitores uma visão atualizada da corrida eleitoral.
Na região oeste do Pará, a Destak também mostrou sua força, realizando pesquisas em 18 municípios e alcançando 95% de acerto, o que se consolidou como a principal empresa de pesquisas eleitorais no interior do estado.
Com a disputa entre Zé Maria Tapajós e JK do Povão caminhando para seu desfecho, a expectativa em torno das novas pesquisas é alta.