Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

IROMAR CARDOSO (XAROPE DO POVO ) DESTACOU O ENCONTRO MUITO AGRADÁVEL COM A COMUNIDADE DE NOVA UNIÃO 🤝🌱

Gratidão pela acolhida e pelo compromisso com o desenvolvimento local
Quero expressar minha profunda gratidão à Presidente da Comunidade de Nova União, Hellen, e ao Vice-Presidente Ivonaldo, pela grande recepção na tarde desta quinta-feira.

HOMEM É PRESO EM ORIXIMINÁ ACUSADO DE ESTUPRAR PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão; material genético do suspeito será periciado.
Nesta terça-feira (4), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Oriximiná, no oeste do Pará, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pela prática de estupro de vulnerável, tendo como vítima uma pessoa com deficiência.

PC PRENDE EM SANTA IZABEL DO PARÁ DO PARÁ HOMEM INVESTIGADO POR LATROCÍNIO

A Polícia Civil do Pará, por meio da Seccional de Santa Izabel do Pará e com o apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI/Castanhal), deu cumprimento, na tarde desta quarta-feira (05), a um mandado judicial de prisão preventiva expedido em nome de um homem investigado pelo crime de latrocínio.
O Preso é apontado como um dos envolvidos no crime de latrocínio que vitimou o cabo da Polícia Militar Marcos Fernando dos Santos Lira. O crime ocorreu em julho deste ano, na cidade de Benevides. Após a morte do policial militar, os suspeitos subtraíram a arma de fogo pertencente à vítima.
Diante do cumprimento do mandado, o suspeito foi conduzido à Seccional de Santa Izabel para os procedimentos cabíveis e posterior encaminhamento ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.
Fonte : Portal Polícia Civil 

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL EM ANANINDEUA

A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA Metropolitana), deflagrou, nesta quinta-feira (06), a Operação Reparo, para o cumprimento de um mandado judicial de prisão condenatória expedido pela Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Ananindeua.
O alvo do mandado é um homem, de 46 anos, condenado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra três vítimas de seu vínculo familiar.
Os fatos vieram à tona após uma das vítimas relatar os episódios de violência. 
A partir desse depoimento, outras duas adolescentes da família confirmaram que também haviam sido submetidas a comportamentos invasivos e atos de natureza sexual por parte do investigado. 

URUARÁ : CAMINHONEIRO FERIDO APÓS CAMINHÃO BAÚ COLIDIR EM TRASEIRA DE OUTRO CAMINHÃO NA TRANSAMAZÔNICA

O SAMU de Uruará resgatou o caminhoneiro ferido

Na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, a equipe de plantão do SAMU de Uruará (PA) prestou atendimento a um motorista de caminhão baú envolvido em um acidente na rodovia Transamazônica (BR-230), na altura do km 168, entre Uruará e Medicilândia

STF DETERMINA SUSPENSÃO DE AÇÕES QUE DISCUTEM A MAJORITÁRIA DA SOJA

Segundo o ministro Flávio Dino, a medida é necessária para evitar decisões conflitantes com a solução que o Tribunal dará ao tema
Créditos : Foto : Marcelo Camargo / Agência Brasil
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de todas as ações em âmbitos judicial e administrativo, inclusive no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em que se discuta a validade da Moratória da Soja e sua compatibilidade com regras concorrenciais. 
A decisão cautelar foi proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7774.

MPF PEDE QUE RONDÔNIA CONCLUA TOMBAMENTO DA EFMM E COBRA R$ 6 MILHÕES POR DANOS COLETIVOS

MPF afirma que o tombamento estadual ainda não foi concluído, porque o governo de Rondônia não terminou o processo formal exigido por lei.
O MPF quer que o Estado conclua o processo de tombamento e apresente plano de preservação da ferrovia. 
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça para pedir a proteção e o tombamento definitivo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), em Rondônia. 
O órgão quer que o Estado conclua o processo de tombamento e, junto com a União e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), apresente um plano de preservação da ferrovia.
O MPF também pede que os responsáveis paguem R$ 6 milhões por danos morais coletivos, dinheiro que deve ser usado em projetos de valorização do patrimônio histórico.

CARRO ATOLADO BLOQUEIA ACESSO USADO POR MORADORES E TURISTAS NA COMUNIDADE PAJUÇARA , EM SANTARÉM

Moradores da comunidade Pajuçara, em Santarém, no oeste do Pará, amanheceram indignados nesta quinta-feira (6) com a cena de um carro atolado em plena descida pública que dá acesso à praia, um trecho exclusivo para pedestres e comunitários.
O episódio, que bloqueou a passagem e gerou revolta, reacendeu as críticas contra o desrespeito às regras locais e à preservação ambiental.
O veículo, um Fiat Uno de cor vinho e placa JTC-6065, foi encontrado abandonado e atolado no meio da descida, após as chuvas que caíram durante a madrugada. 
De acordo com os moradores, o local é sinalizado e conhecido como uma área de circulação apenas para pessoas, sendo expressamente proibida a passagem de automóveis e motocicletas.

ACCORLEVA INOVAÇÃO A HOTÉIS EM BELÉM E LANÇA CARDÁPIO COM CÁLCULO DA PEGADA DE CARBONO DOS PRATOS DURANTE A COP30

A Accor, líder mundial em hospitalidade, acaba de lançar em Belém (PA) um projeto inovador para informar os clientes sobre a pegada de carbono de cada prato servido em seus restaurantes.

A ação, desenvolvida em parceria com a startup francesa Fullsoon, estreia nos oito hotéis da rede na cidade: Grand Mercure Belém do Pará, Mercure Belém Boulevard, ibis Styles Belém Batista Campos, ibis Styles Belém do Pará, ibis Styles Belém Hangar, ibis Styles Belém Nazaré, ibis Belém Aeroporto e ibis budget Belém.

CÚPULA DE LÍDERES MARCA INÍCIO DA COP30 EM BELÉM E DESTACA PAPEL DO PARÁ NA AGENDA CLIMÁTICA GLOBAL

Com resultados concretos na área ambiental, o governo estadual leva à conferência programas de recuperação da vegetação, compensação por preservação e fortalecimento da economia da floresta
Governador do Pará Helder Barbalho , Presidente do Brasil Lula
O Governador Helder Barbalho participa nesta quinta-feira (06), em Belém (PA), da Cúpula de Líderes, que marca o início das agendas políticas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). 
O encontro reúne chefes de Estado e representantes de organismos internacionais no primeiro grande ato da conferência, que pela primeira vez acontece na Amazônia, reunindo lideranças globais em torno de compromissos para o enfrentamento da crise climática e a construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável. 

DECISÃO DO STJ ENDURECE REGRAS : MARIA DA PENHA SÓ VALE COM PALAVRAS

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relatada pela ministra Marluce Caldas, marcou um novo capítulo na aplicação da Lei Maria da Penha e reacendeu o debate sobre o equilíbrio entre a proteção à mulher e as garantias fundamentais do processo penal.
O caso, julgado no Agravo em Recurso Especial nº 3.007.741/AM, envolvia um homem acusado de agredir a ex-companheira. 
Por falta de provas materiais, o Tribunal manteve a absolvição já reconhecida em instâncias anteriores. 
O acórdão foi publicado em outubro de 2025 no Diário da Justiça Eletrônico Nacional.
Para a ministra, não havia elementos que confirmassem a identidade da vítima, a data das supostas agressões ou a autenticidade dos prints apresentados, o que inviabilizava qualquer condenação. 

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO IPIRANGA , EM PARAUAPEBAS

Um homem identificado pelas iniciais I.E.S.N. foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira (3), no Bairro Ipiranga, em Parauapebas.
A ação foi realizada por uma guarnição da Polícia Militar, que fazia rondas preventivas nas proximidades do Partage Shopping quando o suspeito foi avistado em atitude suspeita.
De acordo com o boletim policial, o homem estava sentado em uma parada de ônibus, em frente ao shopping, segurando uma caixa de sapato. 
Ao perceber a aproximação da viatura, ele deixou a caixa sobre o banco e tentou se afastar, o que levantou suspeita da equipe. 
Durante a abordagem, foram encontradas quatro porções de cocaína, pesando cerca de 4 gramas, no bolso do suspeito.

PC LANÇA PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS VÍTIMAS E TESTEMUNHAS DE CRIMES

Texto estabelece orientações a servidores e policiais civis para a melhoria da resposta às vítimas frente às situações de violência
Diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis, delegada Emanuela Amorim: "Protocolo quer evitar a revitimização", diz ela.
A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), lançou, na quarta-feira (5), o Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Crimes. 
O documento inédito estabelece diretrizes padronizadas para o acolhimento humanizado e especializado de vítimas de crimes nas unidades policiais em todo o estado.
O protocolo foi elaborado com base nas legislações nacionais de proteção à infância e à adolescência, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), a Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) e a Lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022), além de tratados internacionais que asseguram a proteção integral e a prioridade absoluta das crianças e adolescentes.

PRESIDENTE DA ALEPA DEP. CHICÃO DEFENDE CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO PARÁ

Presidente da Alepa conduz reunião com lideranças indígenas, parlamentares e entidades de educação para debater o Projeto de Lei nº 075/2025 e reforça que a proposta deve refletir as necessidades reais das comunidades.
Presidente da Assemblea Legislativa do Estado do Pará Chicão
Chicão conduz reunião com lideranças indígenas na Alepa e defende construção coletiva da lei da educação escolar indígena no Pará na tarde da última terça-feira (4), o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB), conduziu uma reunião de trabalho com lideranças indígenas, parlamentares e representantes de entidades ligadas à educação, para discutir o Projeto de Lei nº 075/2025, que trata da educação escolar indígena no Estado.

GOVERNO INVESTE EM PLATAFORMAS DIGITAIS E FACILITA ACESSO A ESPAÇOS CULTURAIS E TURÍSTICOS NO PARÁ

 As plataformas Visit Pará e eCult+ modernizam a gestão e fortalecem a visibilidade dos equipamentos públicos do Estado

Com o objetivo de facilitar o acesso a espaços culturais e turísticos no Pará, modernizar a gestão de equipamentos públicos e fortalecer a economia criativa no Estado, o Governo lançou, no mês de outubro, novas plataformas digitais. 
A "Visit Pará" reúne informações turísticas e roteiros de viagem pelo Estado, enquanto a "eCult+" é voltada à gestão e divulgação dos espaços culturais no Pará.

UFPA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ASSINAM CONVÊNIO DE R$38,8 MILHÕES PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL

Iniciativa tem o objetivo de financiar implantação de ações estruturantes voltadas à criação de uma rede integrada de Núcleos Técnicos de apoio aos Tribunais de Justiça e ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Sônia Waiapi, representante das comunidades indígenas; Alexandre Silveira, do curso de pós-graduação em Direito (UFPA); Maria Martins de Melo, da Codem e representante da Prefeitura de Belém; Alcebiades Negrão, da FADESP; Luly Rodrigues Fischer, coordenadora da Residência Jurídica da UFPA; Pedro Henrique Martinez, do Ministério da Justiça; Gilmar Pereira, reitor da UFPA; Valena Jacob Chaves, dirrtoora do Instituto de Ciência Jurídica da UFPA; e Ito Braga, diretor do Instituto de Engenharia da UFPA. - Créditos: Divulgação
O reitor da Universidade Federal do Pará, professor Gilmar Pereira da Silva, assinou na manhã desta quarta-feira (5), no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ-UFPA), o Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, representado pelo diretor de Promoção de Acesso à Justiça, Pedro Henrique Viana Martinez, com objetivo de implantar o Programa Mais Justiça Socioambiental: Amazônia Legal.

MUITO FELIZ COM A PRESENÇA DO NOSSO GOVERNADOR HELDER BARBALHO AQUI EM ALTAMIRA

Mesmo com tantas agendas em Belém nos eventos Pré COP veio nos prestigiar em um dia tão importante 👍🏼
Hoje é o início da nossa ExpoAlta; Assinatura da ordem de ampliação do Hospital Regional; Inauguração de Creché estadual e inauguração da SEMOVI
Nossa vice governadora Hanna Ghassan estará presente em todas agendas e é de muita importância a atenção que nossa região está tendo agora