Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Casarão histórico 

" Solar dos Campos" desaba  em Santarém

O ‘Solar dos Campos’ foi fundado em 1868. Na casa ainda convivia uma senhora de 93 anos.

A lateral do casarão ‘Solar dos Campos’, patrimônio histórico de Santarém, desabou às 2 horas da madrugada de hoje (13). Na casa ainda convivia uma senhora de 93 anos. A situação gerou apenas danos materiais. O local foi isolado pelo corpo de bombeiros e vai passar por perícia para identificar se a casa ainda tem condições de ser habitada. 

Parte do muro foi para no estacionamento localizado no centro do Ministério Público do Estado. O subtenente do Corpo de Bombeiros, Wanderley Santos afirma que os procedimentos já estão sendo adotados.
Já está a caminho os engenheiros do CPC [Centro de Perícias Científicas] pra fazer o levantamento pericial necessário neste momento.”
José Tertuliano, filho de dona Laire de Oliveira Campos, a senhora de 93 que morava na casa, conta que a mãe era a última dos 12 irmãos que moravam no Solar. “Eu não estava aí a noite quando aconteceu, aconteceu mais ou menos umas 2 horas da madrugada e quando eu cheguei de manhã já estava aqui na porta o Corpo de Bombeiros e já tinha acontecido esse desastre aí”afirma o filho, José Tertuliano.
O ‘Solar dos Campos’ foi fundado em 1868. Para os historiadores o desabamento do local significa que parte da história física de Santarém está se perdendo.
Falar do Solar dos campos era falar de um momento muito especial da história da nossa cidade e vê-lo assim desabado é um momento muito triste para todos nós que lutamos pela preservação do patrim6onio histórico da cidade.” Destaca a historiadora Terezinha Amorim.
Foto e texto no Tapajós

Sexta-Feira 13

Blogueiro deixa mensagem depois da morte
Derek Miller, um blogger canadiano que relatou durante quatro anos a sua luta contra um cancro, deixou uma mensagem online depois de falecer.
 
"Aqui está. Estou morto", lê-se no último post de Derek Miller de 41 anos, que faleceu na passada terça-feira, depois de mais de quatro anos a escrever num blogue sobre a luta que travava contra um cancro colo-rectal.
"De antemão, pedi para que quando o meu corpo finalmente se desligasse dos castigos do cancro, a minha família e os meus amigos publicassem esta mensagem - A primeira parte do processo de passar isto de um website activo para um arquivo", escreveu Derek Miller no blogue "Pen Machine".
Um dia depois da morte, uma amiga de longa data, Alistair Calder, publicou a mensagem. Em pouco tempo, a notícia da morte de Derek e a sua última mensagem corriam o mundo e o blogue atingiu os 3 milhões de visitantes.
O músico e compositor de Banbury na Colômbia Britânica, Canadá, deixou ainda mensagens à esposa, Airdrie, e às duas filhas, Marina de 13 anos e Lauren de 11.
"Hoje não há respostas", escreveu. "Enquanto estive vivo a escrever isto, fiquei triste por saber que ia sentir falta destas coisas - não porque não poderei testemunha-las, mas porque Air, Marina e Lauren não me terão cá para apoiar os seus esforços".
Miller escreveu, entre outras coisas, sobre a sua deterioração física, documentou a tosse no peito ou as dores abdominais, falou da perda de voz e do desgaste emocional provocado por ter que usar fraldas e a sucessiva perda de mobilidade e independência.
Jornal de Notícias, Portugal

Santarém
Politicos se reuni em defesa do Tapajós

Foi realizado nesta sexta-feira, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), o I Seminário Tapajós e Carajás Rumo ao Desenvolvimento. O evento foi promovido pelo Movimento pelo Plebiscito do Estado do Tapajós, com apoio da Prefeitura de Santarém, através da Coordenadoria de Integração Regional (CIR), Câmara Municipal de Santarém, ACES e Gráfica e Editora Global.
O Seminário reuniu centenas de pessoas da região oeste do Pará, mais precisamente, de 27 municípios que integrarão o Estado do Tapajós, sendo eles; Oriximiná, Terra Santa, Faro, Óbidos, Curuá, Juruti, Alenquer, Belterra, Santarém, Aveiro, Mojuí dos Campos, Itaituba, Jacareacanga, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Rurópolis, Altamira e Trairão. Entre os presentes, prefeitos e vice-prefeitos, deputados federais e estaduais do Pará e do Amazonas (Sinésio Campos); vereadores, e representantes de sociedade civil organizada.
A necessidade de união nessa luta suprapartidária e o desafio do convencimento pelo SIM à criação do Novo Estado fez parte do discurso de todas as autoridades. “Não permitiremos que a nossa crença seja coberta pelas pessoas que não compreendem que temos o direito de querer uma melhor qualidade de vida, a partir do desenvolvimento dos municípios desta região. Isto só será possível com a criação do Estado do Tapajós”, declarou Edivaldo Bernardo, coordenador-geral do Movimento.
A Prefeita de Santarém, Maria do Carmo, ratificou o apoio de seu governo à causa. “Eu me comprometo a consolidar a nossa Coordenadoria de Integração Regional e a ajudar o Movimento através do Fundo Municipal Pró-Criação do Estado do Tapajós”, afirmou.
O Seminário objetivou levantar recursos para garantir o estudo de viabilidade do Estado do Tapajós; consolidar a integração entre os municípios que compõem o futuro Estado, com vistas à realização do Plebiscito; e envidar esforços políticos para viabilizar a tramitação final do projeto junto ao Senado Federal.

SUB-17
São Francisco vence São Raimundo é sagra-se campeão do 2º turno

O São Francisco empatou ontem a noite contra o São Raimundo em 2-2 e garantiu o titulo do 2º turno do Campeonato Santareno sub 17 .O São Francisco no primeiro venceu o rival por 5-2 e no jogo  de ontem entrou em campo com uma grande vantagem para chegar o titulo. 
O São Raimundo bem que se esforçou para impedir o titulo do Leão foi pra cima abriu o placar numa cobrança de pênalti, mais o São Francisco acordou no jogo empatou ainda no primeiro tempo e virou o placar no inicio do segundo tempo com dois gols do craque do time André. O São Raimundo voltou a pressionar e empatou depois de uma cobrança de escanteio mais depois disso o São Francisco foi administrando o jogo até o apito final para festa da torcida azulina que compareceu em bom numero para prestigiar o time.
O São Francisco campeão do 2º turno agora vai decidir o titulo contra o Arsenal que ganhou o 1º turno . O primeiro jogo será na próxima Quarta-Feira ás 20h

São Francisco 2-2 São Raimundo
Local: Colosso do Tapajós
Árbitro:Genilson Pereira
A1:Carlos Alexandre
A1:Domingos Siqueira
1ºTempo
1-0 São Raimundo Englesson aos 28 minutos
1-1 São Francisco André aos 37 minutos
2ºTempo
2-1 São Francisco André de Cabeça aos 17 minutos
2-2 São Raimundo empatou com Rafael aos 24 minutos
CV : Denner(São Raimundo) Lazaro (São Francisco)

São Francisco- Jader (Jô) Gabriel -Felipe  Barreto-Andrei - e Rafinha/ André Germano(Matheus Neves)Bossa-Adrio-(Matheus Pedroso) e Matheus Tadeu (Rodrigo Gaspar)/André(Thiaguinho) e Lazaro. Téc:Osvaldo Monte Alegre
São Raimundo-Pelilica-Jânio-(Cabinha)Tapajós (Afonso)Denner e Caio / Jorge - Gustavo -Lucas e Laio ;Brayan-(Rafael) e Englesson. Téc. Beto Farinha 
Rolando a Bola Ivaldo Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.