Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Rurópolis: destituição da Câmara chega ao Tribunal de Justiça


Por Kid Reis (*)
O presidente da Câmara de Vereadores Rurópolis, Jonas Lourenço (PT), eleito pela chapa Unidos pelo Bem de Rurópolis, composta pelos parlamentares do PMDB, PT, PP e PTB, entrou com pedido de agravo de instrumento no dia 29 de janeiro junto ao TJ (Tribunal de Justiça) do Pará, contra a liminar concedida pelo juiz da comarca de Rurópolis, Gláucio Assad.
Jonas do PT recorreu ao Tribunal de Justiça
O magistrado acatou denúncia da vereadora Carla Naiza (PSDB), alegando que a votação não cumpriu o Regimento Interno da Casa, não foi respeitada a proporcionalidade na composição da Mesa e que a posse
dos eleitos não foi efetuada pelo presidente anterior do legislativo.
Edgar Rocha, atual presidente da Câmara
A vereadora pertence ao bloco composto por membros do PSDB e DEM e foi derrotada no processo eleitoral ocorrido no começo de janeiro.
Jonas Lourenço nega todas as irregularidades citadas pela vereadora e provou ao magistrado, em reunião ocorrida no interior da Câmara, o cumprimento das exigências do Regimento, inclusive com as atas, fotos, vídeos e outras provas materiais.
O pleito foi vencido pela chapa encabeçada pelo vereador petista por 7 votos a 6, seguindo as determinações do Regimento da Câmara e os eleitos tomaram posse no dia 1 de janeiro.
“Assim iniciamos o ano legislativo, inclusive acompanhando, posteriormente, o prefeito eleito, Pablo Genuíno, do (PSDB), em diversas visitas municipais” relembra Jonas.
Segundo o vereador petista, Gláucio Assad não reconheceu a documentação legal e nem acatou orientação de vários advogados envolvidos no processo.
Juiz Gláucio Assad anulou eleição de Jonas do PT
“O juiz emitiu, no dia 28 de janeiro, portanto 27 dias depois do início ano legislativo, um mandado de segurança destituindo a direção eleita do Legislativo municipal e me intimou a realizar uma nova eleição no prazo de 48 horas, sob a pena de crime de desobediência e o pagamento de R$ 30 mil de multa diária pelo não cumprimento da decisão”, destaca o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.