Artigo do advogado Ismael Moraes fala do descaso de nossos políticos com Santarém
A cem anos atrás, o pai do maestro
Wilson Fonseca, o mestre Isoca, celebrava o isolamento de Santarém como
uma circunstância que forjou a forte identidade cultural local. Naquela
época isso pode ter sido bom.
Mas muita água rolou pelo Tapajós, e
hoje o mundo é globalizado, e ninguém pode estar isolado para se
desenvolver. E Santarém, continua isolada?Em termos proporcionais
àqueles idos, talvez mais, e pior, nunca esteve tão alienda de suas
raízes.
Mas o aspecto cultural não é o mais grave, mais importante nessa história (infelizmente com h, e não com e).
O COEMA, Conselho Estadual de Meio
Ambiente, acaba de conceder Licença Prévia para a construção de estação
de transbordo e carga em Miritituba, por onde sairá quase toda a soja,
milho e demais grãos produzidos no Centro Oeste.
E o que é que isso tem a ver com Santarém? Isso implica, ou é o
resultado, de dois grandes atrasos e é a prova da incapacidade de
articulação ou mesmo o mero desinteresse dos políticos que representam a
região mocoronga: 1) o porto de Santarém hoje não importa; e 2) agora,
importa cada vez menos o asfaltamento da BR-163 até chegar a Santarém,
bastando que chegue até o desvio para Miritituba.
Por que os políticos da região – mormente os que estão no Governo – não usaram de seu poder e agiram, para impedir que a SEMA sequer colocasse em pauta de apreciação essa matéria até que a BR 163 fosse asfaltada?
Quem ganha com isso? Os produtores rurais do Centro-Oeste? Sim! O importador estrangeiro? Sim!
Mas acima, e mais acima de tudo, é mais uma vitória daqueles que são contra a criação do Estado do Tapajós, porque estão sendo desviados investimentos importantes para descredenciar Santarém como a pretensa futura capital.
Isolada: Santarém, cada dia mais difícil de ser a capital do Tapajós |
Por que os políticos da região – mormente os que estão no Governo – não usaram de seu poder e agiram, para impedir que a SEMA sequer colocasse em pauta de apreciação essa matéria até que a BR 163 fosse asfaltada?
Quem ganha com isso? Os produtores rurais do Centro-Oeste? Sim! O importador estrangeiro? Sim!
Mas acima, e mais acima de tudo, é mais uma vitória daqueles que são contra a criação do Estado do Tapajós, porque estão sendo desviados investimentos importantes para descredenciar Santarém como a pretensa futura capital.
Fonte: RG 15/O Impacto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.