Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Advogado contesta a sentença, alegando a não ocorrência de abuso de poder político nas eleições de Vitória do Xingu

"O advogado de Erivando Amaral se pronuncia sobre a decisão da Justiça Eleitoral em afastar do cargo o prefeito e vice de Vitória do Xingu".

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (22-10), o advogado do prefeito de Vitória do Xingu, Robério D’Oliveira, informou que já protocolizou junto ao TRE-PA, Ação Cautelar com pedido Liminar visando suspender os efeitos da sentença do Juiz da 18ª Zona Eleitoral de Altamira, Dr. Horácio de Miranda Lobato Neto, publicada no dia 17 de outubro, que cassou o mandato, por suposto abuso do poder político, do prefeito e vice-prefeito, ou seja, para mantê-los no cargo até o julgamento do Recurso Eleitoral pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará.

Robério D’Oliveira disse que seu cliente está sendo acusado de abuso do poder político nas eleições municipais de 2012, por ter, o Secretário de Educação à época, feito a distribuição de bens (tablets) para todos os alunos que frequentam a rede municipal de ensino, em período proibido pela legislação eleitoral.

O advogado afirmou ainda que respeita a decisão tomada pelo Juiz Eleitoral, mas, contesta a sentença, alegando a não ocorrência de abuso de poder político, que a distribuição dos tablet’s fazia parte do programa de governo para a área de educação, compõe um dos itens do material didático distribuído gratuitamente aos estudantes, que inclui, ainda, mochila, livros, matéria escolares, uniformes, calçados. Ressaltou, ainda, que hoje os alunos da rede municipal, dispõem de alimentação escolar, duas refeições por turno, e transporte escolar de qualidade, além, de salas de aulas climatizadas, construção, reformas e ampliações de inúmeras unidades de ensino, escolas, sem contar que cada professor do quadro da educação, possui notebooks para facilitar a transmissão de conhecimento aos alunos.

Que, as diversas atuações da administração municipal estavam provocando uma profunda mudança na realidade da cidade de Vitória do Xingu, isso, por conta da transformação pela qual o Município de Vitória do Xingu vem passando com o início da construção da Hidrelétrica de Belo Monte, já que o município abriga 93% das obras em seu território. Segundo Robério houve um avanço em todas as áreas da administração pública nos últimos dois anos.

Salientou, o causídico, que os atos de governo da administração municipal não poderiam ser paralisados por conta do período eleitoral, pois, se assim fosse todas as benfeitorias que eram feitas na época no município como: a ampliação do hospital municipal, construção de 100% da rede de esgoto, a distribuição de merenda escolar, as construções de escolas teriam que ser suspensos. Ele  reafirmou que o tablet é um dos itens do material didático distribuído gratuitamente aos estudantes.

O advogado disse ainda, que aguarda a revisão da sentença junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará e que acredita na justiça.  A expectativa é que nos próximos dias obtenha uma decisão favorável em relação ao retorno de Erivando Amaral ao cargo de prefeito do Município de Vitória do Xingu.

Manifesto: Enquanto a coletiva com o advogado de defesa transcorria em Altamira, centenas de pessoas, todos moradores de Vitória do Xingu, exigiam a volta do prefeito, durante a reunião ordinária que acontecia na Câmara Municipal do município. Após a reunião no legislativo, os manifestantes saíram às ruas com faixas e cartazes para protestar. Eles defenderam o retorno urgente de Erivando Amaral e de José Caetano aos cargos de prefeito e vice do município, respectivamente.
Texto e fotos: Wilson Soares

Leãozinho pode igualar meta do time profissional

Leãozinho sonha com a Libertadores (Foto: Mário Quadros/Diário do Pará)
Jader é a grande sensação do Leãozinho
A torcida do Remo é um show a parte, sempre lotando o Baenão ou Mangueirão, com excelentes médias de público, o que deve se repetir no jogo desta quarta-feira (23), em jogo válido pelo jogo da volta das quartas de final da Copa Do Brasil Sub-20 contra o Criciúma-SC, às 20h30, no estádio Mangueirão.
Na Copa do Brasil pofissional, a melhor campanha da história do Remo foi em 1991, quando chegou à semifinal, sendo eliminado pelo próprio Criciúma, que seria campeão naquele ano ao comando de Luís Felipe Scolari, hoje treinador da seleção brasileira de futebol. Nesta edição, o Remo eliminou o Rio Branco-AC, o Vasco-RJ e o Vitória-BA fazendo uma campanha histórica, pois foi o time da região Norte com a melhor colocação na competição até aqui.

"Boboya" estaria sendo ameaçado pelo ex-marido da namorada

A morte de Boboya já vinha sendo anunciada, com ameaças que ocorreram  por causa de uma garota que seria namorada de Leandro Coelho, e depois teria tido um envolvimento com “Boboya” e por causa dessa  garota, que tinha se criado uma rixa entre os dois.
Segundo informações de amigos da vitima, Antonio  Rhaydson Feitosa Costa, o “Boboya” como era conhecido, vinha sendo ameaçado de morte pelo ex-marido da atual namorada de “Boboya” identificado por Leandro Coelho.  Ainda de acordo com amigos da vitima no inicio da noite de ontem “Boboya” teria recebido uma ligação de Leandro  querendo se encontrar lhe encontrar,  mais a vítima foi  orientada por colegas  para não aceitar esse encontro.
Segundo testemunhas por volta das 20 horas e 30 minutos Antônio Rhaydson o “Boboya” estava chegando a sua residência na 17ª rua quando Leandro teria chegado em um automóvel de cor vermelha, o acusado  falou   poucas palavras com Boboya  e em seguida efetuou quatro disparos que acertaram a vitima a queima roupa. Boboya chegou a ser socorrido pelo corpo de bombeiros, mas já chegou sem vida no hospital municipal. 
A noticia da morte de Boboya se espalhou rapidamente pela cidade e um grande numero de amigos esteve no hospital municipal para comprovar a informação.  O desespero foi grande dos amigos mais próximos ao ver  Boboya  sem vida no necrotério do hospital municipal.

Tecnologia e inovação na Amazônia é tema de palestra na II Jornada Acadêmica

Foram abertos nesta terça-feira, 22, o I Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o III Seminário de Iniciação Científica (PIBIC), ambos no âmbito da programação da II Jornada Acadêmica da UFOPA. A mesa de abertura foi presidida pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica da UFOPA, Prof. Marcos Ximenes Ponte. Ele destacou a iniciação científica e a iniciação tecnológica como meios de oferecer uma diversidade de oportunidades ao aluno durante sua formação e citou o educador Paulo Freire, ao dizer que “não há ensino e não há aprendizagem se não houver uma busca”: “Se você ficar vendo as coisas passarem sem tentar formular problemas novos, sem tentar criticar aquilo que foi posto anteriormente, você não conseguirá criar suas próprias formulações. A iniciação científica e a iniciação tecnológica também buscam isso”.