Segundo os comunitários a contaminação atinge desde a Comunidade do Diamantino até a Comunidade de Santana do Ituqui, principalmente com o "estouro" da barragem de chorume que levou forte contaminação ao Rio Maicá e ao lago que leva o mesmo nome.
Existe relatos que crianças estão deixando de irem para as aulas em virtude de problemas de saúde gerados pelo Lixão do Perema, assim como pelo fedor insuportável exalado pelo lixão.
A Prefeitura de Santarém, através dos Secretarios Nélio Aguiar (Planejamento), Podalirio (Meio Ambiente), Rosinaldo Colares (SEMAP), Edilson Pimentel (SEMIFRA), reuniu com lideranças comunitárias e o advogado do Movimento, Dr. Hiroito Tabajara, buscando uma solução para o impasse. Por parte da prefeitura é exposto que não existe solução imediata para o problema, já os comunitários afirmam que o Lixão do Perema deve ser definitivamente desativado.
Nas palavras do Secretario de Meio Ambiente, o poder público deixa claro que o projeto é transformar o Lixão do Perema no que ele deveria ser desde o inicio, ou seja, em um aterro sanitário. Fica claro que o Governo municipal não esta dando qualquer atenção ao Meio Ambiente e em especial aos moradores atingidos diretamente pelo Lixão do Perema, como exemplo foi citado que o Governo anterior não apresentou o Plano de Gerenciamento Integrado de Residuos Sólidos, o governo atual seguindo a inresposabilidade do anterior também ainda não fez esse importante problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.