Cenas desoladoras e de desrespeito aos
idosos são vistas na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),
em Santarém, oeste do Pará. Logo na entrada, dezenas de idosos buscam
se acomodar como podem. Eles denunciam que a sede do órgão não oferece
nenhum tipo de conforto aos usuários, onde dezenas de pessoas precisam
sentar no chão na espera de atendimento.
De acordo com os usuários, o primeiro
problema começa logo de madrugada, quando as pessoas tanto da zona
urbana quanto do interior agonizam em uma gigantesca fila, em busca de
receber uma senha, para ser atendido somente a partir das 11 horas da
manhã, todos os dias. Quem não consegue a senha para o atendimento é
orientado a voltar na madrugada do dia seguinte.
Funcionários com pouca instrução também
são denunciados pelos usuários. “A gente entra aqui nessa bagunça e
quando busca uma informação sobre o atendimento somos recebidos por
funcionários mau educados. Parece que eles não têm nenhum tipo de
instrução pra receber toda essa demanda de pessoas”, denunciou uma
moradora da Cidade de Belterra.
A vendedora ambulante Patrícia conta que
procura atendimento no INSS para sua mãe receber um auxílio-doença e,
até o momento não conseguiu. “Eu vim em busca de atendimento nessa
bagunça que é o INSS de Santarém e não consegui nada. Desde a semana
passada que eu busco atendimento e não consegui. Já passei mais de meio
dia na fila, em pé, que fiquei toda dolorida e, quando chegou a minha
vez, o atendente falou que estava faltando um laudo médico. Aí eu faço o
questionamento: Que laudo médico é esse que eles não me deram a
informação logo na entrada? Eu perguntei a um atendente quando eu
cheguei e ele me falou: Vá pra fila. O atendimento é péssimo. Eu sou
procuradora da minha mãe e, ela é deficiente e precisa de um
auxílio-doença”, contou a vendedora.
Quem chega ao prédio do INSS em Santarém
constata um papel afixado na porta de entrada com a seguinte
informação: “Em virtude de problemas estruturais (parte das centrais sem
funcionar), o atendimento espontâneo estará sendo limitado às 11 horas.
Sendo atendido a partir desse horário somente serviços agendados.
Acreditamos que já foram tomadas as providências no sentido de
solucionar o problema”.
Para os usuários, falta atenção por
parte das pessoas que gerenciam a sede do órgão em Santarém, no sentido
de buscar soluções, para melhorar o atendimento aos idosos e demais
pessoas que procuram o órgão diariamente.
Há denúncia também de pessoas que chegam
nas primeiras horas da manhã para pegar senha e entrar no órgão. Aí vem
mais uma via crucis, ou seja, ser atendido pelos funcionários. “Tem
gente que chega cedo, pega senha e fica sentado no chão, pois não tem
banco e cadeiras para nos acomodar. Quando chega a hora do almoço, o
funcionário sai e ficamos esperando para sermos atendidos. Tem pessoa
que só sai do órgão às 4 horas da tarde. Já vi idosos desmaiarem de
fome”, denunciou o trabalhador Márcio Batista, que está há vários dias
tentando conseguir sua aposentadoria.
Por: Manoel Cardoso
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