Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Frouxo: Senador pede retirada de assinatura de projeto que divide o Pará e cria o Estado do Tapajós

Ivan Duarte / Arquivo O LiberalZequinha Marinho (PSC/PA) requereu a retirada nesta terça-feira (20). Paulo Rocha (PT/PA) e outros 25 senadores também assinam o projeto.
O senador Zequinha Marinho (PSC/PA) entrou com pedido de requerimento, nesta terça-feira (20), no Senado Federal, para que seu nome seja retirado do projeto de decreto legislativo nº 508/2019, que solicita a convocação de plebiscito para que a população do Pará opine sobre a criação do Estado do Tapajós.
O Projeto de Decreto Legislativo nº 508/2019, de autoria do senador Siqueira Campos (DEM/TO), foi protocolado no Senado Federal no último dia 13 de agosto, onde constam as assinaturas de 27 senadores defendendo o projeto, entre eles, Zequinha Marinho (PSC/PA) e Paulo Rocha (PT/PA).
Se fosse aprovado, as cidades de Alenquer, Almerim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha,
Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará, deixariam de pertencer ao Estado do Pará, passando a ser do Estado do Tapajós.
A Redação Integrada de O Liberal tenta contato com os dois senadores paraenses para mais informações sobre o projeto.
Divisão do Pará
Em Plebiscito realizado em 2011, o Estado do Pará precisava votar sobre a divisão ou não divisão entre dois novos outros estados: Tapajós, com Santarém como capital, e Carajás, com Marabá como capital.
A maioria da população decidiu na época, pela não divisão e, consequentemente, não criação dos dois estados.

Avião é encontrado após decolar de garimpo de Itaituba e desaparecer

Resultado de imagem para Avião é encontrado após decolar de garimpo de Itaituba e desaparecer

Na tarde deste sábado (17), uma aeronave de pequeno porte desapareceu após decolar do garimpo São Raimundo, região de Itaituba. Segundo informações, à bordo do avião estavam, além do piloto identificado como Ribamar Pinheiro, dois passageiros com destino ao Município de Novo Progresso.

Grileiros promovem derrubadas e queimadas na divisa de São Félix com Altamira

Resultado de imagem para Grileiros promovem derrubadas e queimadas na divisa de São Félix com AltamiraFoco maior da devastação se verifica nos arredores das áreas conhecidas como Vila Canopus e Vila Fumaça, onde pelo menos 100 quilômetros estão tomados por derrubadas para fazer pasto.
Somente nos quinze primeiros dias do mês de agosto o Pará já registrou 165 focos de queimadas em todo o seu território, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No primeiro semestre inteiro, foram notificados 1.079 focos de queimadas no intervalo entre 1 de janeiro a 15 de julho de 2019.

Úrsula Vidal, ex-pessolista, supostamente recebia “mesadas” de fortes grupos econômicos

A secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, integra o esquema político RenovaBR, idealizado pelo magnata do empresariado nacional Jorge Paulo Lemann, dono da Ambev.
E há indicativos de que ela recebeu mesadas para disputar as eleições passadas.
Quem propaga é o site Pará Web News.
O RenovaBR é uma iniciativa de empresários e celebridades criada por Eduardo Mujafarj, em 2017, e que tem por objetivo recrutar pelo Brasil afora lideranças políticas promissoras para difusão de suas idéias.
Entre seus patrocinadores está a nata da elite empresarial brasileira, como Jorge Paulo Lemann,( clique aqui ) e Abílio Diniz, ( clique aqui ), ambos classificados como 2º e 14º homens mais ricos do Brasil pela Revista Forbes, e Armínio Fraga, ex- presidente do Banco Central ( clique aqui ).
Para quem recorda de Úrsula Vidal na época em que era filiada ao PSOL pode estranhar sua associação com grupos econômicos que dominam o País, todavia, a atual Secretária de Cultura do Estado, também foi uma das selecionadas pelo grupo. (clique aqui)
Além de uma bolsa de até R$ 12.000,00 (12 mil reais) por mês (clique aqui) os “selecionados” também recebiam cursos de formação política (ou seria doutrinação? ) e até de como se portar nas redes sociais, numa espécie de BBB para políticos, como foi chamado pela Folha ( clique aqui)
Dizendo de outra forma: Úrsula Vidal recebia R$ 12 mil do grande capital financeiro, para receber formação do grande capital financeiro para, se eleita, defender os interesses do grande capital financeiro.

Prefeitura de Santarém lança chamada pública para nova contratação de OSS para gestão de unidades de saúde

Resultado de imagem para prefeitura de SantarémInteressados em participar da chamada pública devem apresentar propostas de 20 de agosto a 04 de setembro deste ano.
A Prefeitura Municipal de Santarém, oeste do Pará, lançou nesta segunda-feira (19), edital de Chamamento Público nº 002/2019 – Semsa, para seleção de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, constituídas sob forma de fundação, associação ou sociedade civil, para se qualificarem como Organização Social de Saúde - OSS com a finalidade de gerenciarem e operacionalizarem unidades de saúde do município (UPA e HMS).