Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Pesquisa aponta o cenário de pré-candidaturas em Belém e quais nomes têm maior intenção e rejeição de votos

Edmilson Rodrigues e Simão Jatene lideram a intenção de votos - Crédito: Arte Roma NewsEdmilson Rodrigues (Psol), Simão Jatene (PSDB) e Eder Mauro (PSD) lideram as intenções de votos
A partir deste domingo, o Portal Roma News divulga tópicos da primeira pesquisa de intenção de votos da capital paraense, realizada pelo Instituto Doxa, que aponta entre outros itens, quem lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de Belém, quem tem maior rejeição, entre outros.
O deputado federal, pré-candidato a prefeito de Belém pelo Psol, Edmilson Rodrigues e Simão Jatene (PSDB), lideram as intenções de votos na pesquisa espontânea e estimulada. Outro deputado federal, Eder Mauro (PSD) é o mais rejeitado pelos eleitores de Belém. Porém o percentual de brancos e nulos e de pessoas que não souberam responder é muito alto, mesmo estando a menos de quatro meses da eleição municipal. 
A pesquisa quantitativa aleatória foi feita com 800 entrevistados individuais e domiciliares com margem de erro de 4%, realizada através de questionário de perguntas abertas, fechadas e mistas no período de coleta de 8 a 11 de julho. A pesquisa eleitoral teve Registro no TRE/ PA Nº 06717/2020.
O deputado federal Edmilson Rodrigues (Psol) aparece com o maior percentual entre os pré-candidatos com 7,7% das intenções de votos na pesquisa espontânea, que perguntou: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Belém? 
O segundo colocado na pesquisa espontânea aparece o ex-governador Simão Jatene (PSDB) com 4,1% das intenções de votos. Em terceiro aparece o deputado federal Eder Mauro (PSD) com 3,3% das intenções de votos. Em seguida aparece a secretária estadual de Cultura Úrsula Vidal (Podemos) 2,7%; deputado federal Cássio Andrade (PSB) 2,6%; deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) 1,8%; ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania) 1,7%; deputado federal José Priante (MDB) 0,9%; presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas (PSDB) 0,6%. No último lugar na pesquisa aparecem empatados o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis (MDB) 0,3%; o delegado federal Eguchi (Patriota) 0,3% e o deputado federal Vavá Martins (Republicanos) 0,3%. Brancos e Nulos somaram 17.9%. O maior percentual foi de pessoas que Não Souberam Responder, 55,9%.
Já na pesquisa estimulada, Edmilson Rodrigues (Psol) sobe para 29,7% das intenções de votos; seguido por Simão Jatene (PSDB) com 9,8%; Eder Mauro (PSD) com 6,9% vem em terceiro lugar. Depois vêm: Úrsula Vidal (Podemos) com 6,9%; Cássio Andrade (PSB) 6,3%; Thiago Araújo (Cidadania) 5,8%; Aranaldo Jordy (Cidadania) 3,2%; Mauro Freitas (PSDB) 0,9%; Orlando Reis (MDB) 0,6%; Delegado Eguchi (Patriota) 0,6%. Brancos e Nulos aparecem com 12,3% e 17% Não Souberam Responder.


No quesito seguinte, a pesquisa mostra os pré-candidatos mais rejeitados pelos eleitores de Belém. Apesquisa perguntou: E se estivessem disputando os seguintes candidatos, em quem você não votaria? 
O nome mais rejeitado foi o deputado federal Eder Mauro (PSD) com 13,7%. Em segundo lugar aparece Simão Jatene (PSDB) com 12,1% e Edmilson Rodrigues (Psol) é o terceiro mais rejeitado com 7,4%. Em seguida vêm: José Priante (MDB) 4,7%; Delegado Eguchi (Patriota) 2,7%; Cássio Andrade (PSB) 2,5%; Arnaldo Jordy (Cidadania) 2,5%; Úrsula Vidal (Podemos) 2,2%; Thiago Araújo (Cidadania) 1,8%; Mauro Freitas (PSDB) 1,6%; Wady Kayath (PTB) 1,4%; Orlando Reis (MDB) 1,1%; Brancos e Nulos somaram 16,3% e Não Souberam Responder 29,9%.

Durante o período da pesquisa Úrsula Vidal (MDB) ainda estava no páreo da disputa à Prefeitura de Belém 
O diretor do Instituto Doxa, Dornélio Silva, explica que as pesquisas pós pandemia mostram um índice, ainda muito alto, de pessoas indecisas. Isso se dá pelo fato das pessoas não estarem ligadas na eleição, pois estão temerosas, envolvidas com o problema da covid-19.
Também esclarece, que a pesquisa ainda mostra um cenário com Úrsula Vidal, como pré-candidata. Porém, na semana que passou, ela anunciou que não será candidata à Prefeitura de Belém, pois perdera o prazo para se desimcompatibilizar da Secult para disputar a corrida eleitoral,em Belém. s
Com a saída de Úrsul Vidal do páreo, segundo Dornélio Silva, a pergunta que se faz é: para onde migrarão seus votos? "Analisando os dados de cruzamentos de pesquisas realizadas pela Doxa, podemos afirmar que apenas 20% migram para Edmilson Rodrigues, outros 10% para Cássio Andrade. Porém, a grande maioria, mais de 55% dos votos de Úrsula não migram para nenhum pré-candidato, vão para os indecisos", afirma o diretor do Doxa.
Dornélio ressalta, que mesmo quando se estimula a intenção de votos, apresentando os nomes dos pré-candidatos, o percentual de indecisos ainda fica alto. "É como tivesse havido um apagão político-eleitoral durante os três meses de pandemia", acentua Dornélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.