Nesta quarta-feira (31), ocorreu a primeira reunião do comitê formado pelo governo e pelo Congresso para discutir as ações de combate à pandemia de Covid-19 . Após o encontro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se pronunciou e voltou a criticar as medidas de distanciamento social, divergindo do discurso feito pelos outros participantes da reunião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). As informações são do portal G1 .
Páginas
▼
quarta-feira, 31 de março de 2021
Bolsonaro diverge de Queiroga e Pacheco em 1ª reunião de comitê contra Covid-19
Nesta quarta-feira (31), ocorreu a primeira reunião do comitê formado pelo governo e pelo Congresso para discutir as ações de combate à pandemia de Covid-19 . Após o encontro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se pronunciou e voltou a criticar as medidas de distanciamento social, divergindo do discurso feito pelos outros participantes da reunião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). As informações são do portal G1 .
Denúncia de Nepotismo: Prefeito de Mojui dos Campos na mira da Justiça
Prefeitura de Mojui dos Campos é alvo de denúncia junto ao MP |
Por Jeso Carneiro
Protocolada no MPPA (Ministério Público do Pará) denúncia anônima cujo alvo é um caso de nepotismo na Prefeitura de Mojuí dos Campos, na Região Metropolitana de Santarém.A apuração do caso iniciou semana passada – dia 22.
O prefeito Marco Antônio Lima (MDB) teria nomeado um cunhado para dirigir a escola municipal Raimunda Queiroz de Sousa.
De acordo com a Súmula Vinculante 13, do STF (Supremo Tribunal Federal), cunhado é parentesco de segundo grau e, por isso, enquadra-se em nepotismo. A contratação de Jonathas Aguiar Gomes seria, configurada essa relação de parentesco, ilegal.
O caso está nas mãos do promotor de Justiça Adller Sirotheau. Que já pediu informações sobre a nomeação do servidor ao prefeito emedebista.
Câmara volta a ter sessões remotas para conter proliferação da Covid-19 no Palácio Tapajós
Câmara havia retomado sessões presenciais no dia 8 de maio, mas há alguns dias três vereadores testaram positivo para Covid-19.
Portaria 011/2021 baixada pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, oeste do Pará, vereador Ronan Liberal Jr (MDB) determina a realização de sessões de forma remota. A medida começou a valer já na terça-feira (30) por no período de 14 dias (prorrogáveis), como forma de frear o avanço da Covid-19 no Palácio Tapajós.
terça-feira, 30 de março de 2021
Deputado destaca na tribuna da ALEPA trabalho de vacinação contra Covid -19 realizado em Santarém
De volta a tribuna da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual José Maria Tapajós apresentou nesta manhã, votos de aplausos ao Prefeito Nélio Aguiar, Secretária Vânia Portela e toda equipe de saúde do município de Santarém, pelo brilhante trabalho de vacinação contra a Covid – 19, que vem realizando na região ribeirinha, onde os atendimentos aos idosos são realizados nas bajaras e canoas, ganhando até mesmo repercussão nacional. “Esse esforço mutuo da equipe de saúde do município em levar imunização aos idosos ribeirinhos é muito importante e mostra o compromisso da gestão com a população de um modo geral”, afirmou Tapajós.
Márcia Reis – Assessora de Imprensa do deputado estadual José Maria Tapajós
PLACAS: QUEM MATOU NENÊ DE JOÃO DANGA NO TRAVESSÃO DO PULU
Município localizado na região da Transamazonica, Placas tem sido palco de vários crimes de confritos agrários, um dos principais focos é a região do travessão do PULU, no qual várias pessoas já foram assassinadas pela disputa de terras.
O agricultor Nenê de João Danga foi uma dessas vítimas BRUTAL, praticada por PISTOLEIROS. Veja o vídeo que foi enviado para o editor do Blog do XAROPE.
segunda-feira, 29 de março de 2021
CRIME COMETIDO HÁ 24 ANOS: Fotógrafo é preso por matar adolescente após 'levar fora'
Ofotógrafo Silvio Cristiano Pereira de Souza, 49, foi preso, neste final de semana, em Manaus (AM), por um crime cometido há 24 anos: ele é acusado de ter assassinado uma adolescente de 15 anos quando trabalhava como segurança em um bar da capital amazonense. Ele teria matado a garota após 'levar um fora’ da vítima.
Com data marcada para retorno no Parazão, Tapajós volta aos treinos presenciais
Jogadores se reapresentam à comissão técnica nesta terça-feira (30) na região metropolitana de Belém. Local dos treinos ainda não foram confirmados
O Tapajós volta ao Parazão no dia 6 de abril contra o Castanhal e para a partida, a equipe já vai retomar os trabalhos presencialmente após o lockdown. Os jogadores se reapresentam nesta terça-feira (30) na região metropolitana de Belém.
Jovem da IGREJA Adventista se mobilizam para doação de sangue em Santarém
A partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas, em 2005, nasceu o Projeto com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa.
Este teria sido apenas mais um movimento de compromisso social, no entanto o Projeto atraiu a atenção da mídia em diversas regiões por onde ocorreram as doações, inclusive pelo fato de os bancos de sangue terem atingido seus limites de estoque.
Tudo isso contribuiu para que o Projeto fosse conhecido e reconhecido, através da capacidade de mobilização. Desde então, o Projeto acontece anualmente.
Como cristãos estamos sempre dispostos a beneficiar o próximo, pois os valores como solidariedade, esperança e fé, fazem parte do potencial humano, e através do exemplo de Cristo, que se preocupava com cada pessoa, conhecia suas necessidades e sempre procurava minorar suas dores, que encontramos o caminho para nos envolvermos, a fim de que as pessoas que sofrem possam ter uma vida melhor.
Conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. Atingir e envolver a mobilização e a participação de voluntários para a doação de sangue e hemoderivados, em hospitais e hemocentros de oito países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Aspirina pode ser benéfica contra covid-19, diz estudo
Os estudos são observacionais e precisam de mais detalhes como a comprovação do tratamento ou prevenção para a doença.
Estudos observacionais recentes apontaram para a hipótese do benefício da aspirina contra a Covid-19. Esse resultado, porém, ainda precisa ser confirmado e não significa que a droga deva ser usada para prevenir ou tratar a doença, principalmente porque há riscos de efeitos colaterais graves.
Ex-jogador ligado ao futebol paranaense é encontrado morto
Edson Carlos Alcântara atuou pelo Palmeiras em 1983; o ex-atacante tinha 57 anos.
Com boa parte de sua história ligada ao futebol paranaense, o ex-atacante Edson Carlos Alcântara, mais conhecido como Alcântara, foi encontrado morto em seu sítio em Santo Antônio de Platina, no Paraná, na última semana. O ex-jogador teve seu corpo encontrado em um gramado por seus familiares, a causa da morte não foi divulgada. O atleta tinha 57 anos.
Professores de Mojuí dos Campos fazem manifesto em frente ao Fórum de Santarém
Nem mesmo a forte chuva que cai sobre a cidade de Santarém desde as primeiras horas do dia impediu os Professores da Rede Municipal de Ensino de Mojuí dos Campos de realizarem um protesto em frente ao Fórum de Santarém.
O ato objetiva buscar uma solução para o problema com relação aos seus salários, que vêm sofrendo reduções e atrasos por parte a prefeitura do município.
Em faixas, os manifestantes pedem pelo pagamento do salário de forma integral. Em uma delas, é citado o estado de greve pelos professores. Segundo eles, a motivação seria a falta de diálogo do prefeito Marco Antônio Machado com os profissionais da educação.
Foto Jota Ninos
Blog do Xarope via Jornal Impacto
Jogador Roberto Firmino fala sobre seu encontro com Jesus: “É um caminho sem volta
O jogador Roberto Firmino, atacante do Liverpool, foi alcançado pelo amor de Deus e compartilhou seu testemunho nas redes sociais. Sua história foi contada através de uma publicação no Instagram da Manah Church, sediada em Maceió (AL).
Firmino conta que, antes de sua conversão ao Evangelho, as palavras de Jesus em Mateus 13 definia sua verdadeira condição:
“Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’. Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’”. (Mateus 13:13-15).
O jogador de 29 anos lembra que sua esposa, Larissa Pereira, havia se convertido antes dele. As pessoas que estavam à sua volta também estavam rendendo suas vidas a Cristo. Ele, no entanto, permanecia com o coração endurecido.
“Eu ouvia, mas não prestava atenção. Eu via, mas fingia que não via, porque eu tinha má vontade e, no fundo, medo de ficar face a face com o Pai. Eu sabia que havia atitudes minhas que Deus iria reprovar. Eu sabia que eu teria que fazer renúncias e que a minha vida teria que mudar drasticamente. Eu só não sabia que isso iria me fazer tão bem”, relatou.
“Quando eu me permiti, Deus fez a obra na minha vida e eu conheci o verdadeiro amor. E não somente por Deus, mas eu conheci o verdadeiro amor por minha família, conheci os verdadeiros amigos, a verdadeira felicidade, tive minhas orações ouvidas e alguns dos meus sonhos realizados”, continuou.
Firmino foi batizado em janeiro de 2020, na piscina de uma residência em Liverpool, na Inglaterra. O momento foi acompanhado do goleiro Alisson Becker e sua esposa, Natalia Becker, além dos cantores Isaias Saad e Gabriela Rocha.
“Quando eu me permiti, a palavra de Deus enraizou dentro de mim e hoje ela me sustenta. É um caminho sem volta, você não consegue mais ser o mesmo, porque o amor de Deus te constrange”, destacou o jogador.
Por fim, Firmino deixou uma oração: “Que Deus possa transformar nossos corações verdadeiramente. Oro para que Deus abra os nossos olhos e ouvidos para sermos terra fértil, e que possamos dar muitos frutos.”
Prainha decreta situação de emergência por enxurradas após danos em quatro bairros
Prefeitura levou em consideração que enxurradas são 'bruscas, intensas e violentas'.
Com pelo menos quatro bairros afetados diretamente com as consequências das chuvas, o município de Prainha, no oeste do Pará, decretou situação de emergência por enxurradas. Baseada em relatório técnico da Defesa Civil, a decisão por parte da prefeitura considerou que as enxurradas são 'bruscas, intensas e violentas'.
terça-feira, 16 de março de 2021
Justiça adia audiência de caso contra prefeita e vice, por fraude na eleição de Almeirim
Lúcia do Líder (MDB) e sua vice Karol Sarges (PTB) são acusados de abuso de poder econômico por Rosa Hage (PSC), 2ª colocada na disputa. |
Por Jeso Carneiro
Prevista para hoje (15), mas adiada por pelos menos 15 dias, a audiência de instrução da Justiça Eleitoral de uma ação de investigação judicial que tem como réus principais a prefeita e o vice atuais de Almeirim (PA), eleitos no final do ano passado.
Lúcia do Líder (MDB) e Karol Sarges (PTB) são acusados de abuso de poder econômico por Rosa Hage (PSC), 2ª colocada na disputa. Ex-deputada estadual, Hage perdeu a eleição por 421 votos.
No início de janeiro, a juíza eleitoral Rafaella Kurashima aceitou a denúncia e, além da prefeita e do vice, mais 3 pessoas viraram réus no processo.
Para a audiência, a magistrada determinou também a oitiva de Franciney Barros e Silva, servidor efetivo da Prefeitura de Almeirim que prestava serviço à Justiça Eleitoral no posto de atendimento do distrito de Monte Dourado. Ele será testemunha da Justiça.
Para a audiência, a magistrada determinou também a oitiva de Franciney Barros e Silva, servidor efetivo da Prefeitura de Almeirim que prestava serviço à Justiça Eleitoral no posto de atendimento do distrito de Monte Dourado. Ele será testemunha da Justiça.
Os fatos narrados na denúncia, segundo Rafaella Kurashima, são graves.
De acordo com a denúncia de Rosa Hage, os 5 acusados, antes da votação e no prazo legal de mudança de domicílio eleitoral, teriam montado um suposto esquema fraudulento de transferência de títulos de eleitores da cidade de Laranjal do Jari (AP) para o distrito de Monte Dourado, em Almeirim.
De acordo com a denúncia de Rosa Hage, os 5 acusados, antes da votação e no prazo legal de mudança de domicílio eleitoral, teriam montado um suposto esquema fraudulento de transferência de títulos de eleitores da cidade de Laranjal do Jari (AP) para o distrito de Monte Dourado, em Almeirim.
No total, a fraude teria envolvido 457 eleitores, dos quais 12 morariam num único endereço, outros 8 no mesmo endereço onde residiria um dos filhos da prefeita eleita – Rodrigo Bezerra de Carvalho.
No dia da votação, ainda segundo Rosa Hage, a então candidata do MDB teria alugado, por R$ 300,00 a diária, “mais de 70% da frota de táxis” existente em Monte Dourado, para fazer o transporte dos eleitores de Laranjal do Jari – aqueles 457 cujos títulos foram transferidos para o distrito paraense.
O MPE (Ministério Publico Eleitoral) irá participar da audiência, com data ainda a ser definida.
segunda-feira, 15 de março de 2021
PM prende acusados de matar e jogar corpo de vítima no Rio Pacu, em Jacareacanga
Após o crime, os acusados relataram que teriam aberto a barriga da vítima com uma faca, e colocado pedras, e em seguida amarraram ferro no pescoço de "Adão" com o intuito de que o corpo ficassem submerso.
A Policia Militar de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, prendeu neste domingo dia 14, na comunidade São José, Raimundo Costa Silva, “vulgo parafuso”, de 67 anos, maranhense, Milena Pereira da Silva, “Diana”, 41 anos, também maranhense e Joaquim Marcelino Nunes, de 64 anos, natural de Santarém, acusados de matar e ocultar com requinte de crueldade, na última terça-feira, 09, um homem conhecido por “Adão”.
Número do boletim de ocorrência de número 00102/2021.000098-8, diz que os fatos do homicídio decorreu no Rio Pacu, na entrada do rio Tapajós, após uma briga envolvendo um garimpeiro (não identificado pela PM) que portava uma arma espingarda calibre 20, que efetuou dois disparos na vítima conhecida por “Adão” que estava portando um facão.
Segundo relatos de um dos acusados, um tiro atingiu o rosto e outro o braço da vítima.
Após o crime, os acusados relataram que teriam aberto a barriga da vítima com uma faca, e colocado pedras, e em seguida amarraram ferro no pescoço de "Adão" com o intuito de que o corpo ficassem submerso.
Procura e prisão dos matadores: Desde do desaparecimento de "Adão", na última terça-feira, os familiares e amigos, o procuravam, porém o corpo só foi encontrado 5 dias após o crime. Era por volta de 17:30, deste domingo, 14, um rapaz passando com sua voadeira em direção ao Município de Jacareacanga avistou o corpo emergido, onde foi contactado com a Polícia.
Policiais Militares de São José, acompanhados do presidente da comunidade, foram até ao local, e confirmaram a informação, onde descobriram que o corpo era realmente de “Adão”, mesmo amarrado o corpo emergiu, estava de bruços e, em avançado estado de putrefação.
A diligencia foi feita toda pela Policia Militar, que tem o 2° Tenente Augusto Garcia no comando.
Os três acusados se encontram detido na UP de Jacareacanga, onde está sendo feito os procedimentos cabíveis para ser enviados a justiça.
Nota: A redação do Blog do Xarope tentou localizar o DPC que responde pela delegacia de Jacareacanga, mas não obteve éxito.
Em menos de 3 meses em 2021, número de mortos por Covid-19 em Santarém já corresponde a 54% do total registrado em 2020
Já foram 254 óbitos no município este ano. De abril, quando foi registrada a primeira morte, a dezembro do ano passado, Santarém teve 467 perdas para a Covid-19.
O número de mortes por Covid-19 em Santarém, no oeste do Pará, cresce em nível acelerado em 2021. Somente neste ano, contabilizados dados de 1º de janeiro a 13 de março, o município já contabiliza 254 mortes, o que corresponde a 54% do total registrado em 2020.
'O Brasil está fazendo tudo errado', diz médica cotada para assumir ministério da saúde
A cardiologista é a mais cotada para ocupar o cargo do general Eduardo Pazuello
A cardiologista é a mais cotada para ocupar o cargo do general Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. Em uma entrevista, a cardiologista havia dito que "o Brasil está fazendo tudo errado na pandemia".
Ludmilla também fez parte da comissão que discute a ineficácia da cloroquina no tratamento da doença. "Não era nunca para estarmos em crescimento do número de doentes mortos sendo que o mundo todo demonstra uma queda.
invicto, Independente vence Gavião e assume a ponta do grupo C
Sinomar Naves, técnico do Independente que venceu o Gavião |
Galo chega a sete pontos no Parazão e, na pontuação geral, só fica atrás apenas do Remo e do Paysandu
O Independente venceu o Gavião Kyikatejê pelo placar de 2 a 0, marcando um gol em cada de tempo. O bom resultado coloca o Galo como líder o grupo C com sete pontos.
O jogo, realizado no estádio Zinho Oliveira, em Marabá, neste domingo (14), no período da tarde, concluiu a terceira rodada da fase inicial do Campeonato Paraense.
O time indígena sofre sua terceira consecutiva no Parazão 2021 e entra numa fase preocupante com relação ao rebaixamento.
O Independente fez o primeiro gol aos 11 minutos com Railson em cobrança de penalidade sofrida pelo zagueiro Bernardo. O defensor estava livre para marcar e acabou puxado por trás pelo lateral Max Melo.
O Gavião, cinco minutos depois, teve boa chance para o empate com Wilker. O chute saiu por cima do travessão.
domingo, 14 de março de 2021
Encontrado AVIÃO PT-IRJ que caiu com o piloto Toninho
Uma semana após ser resgatado em uma área isolada na floresta depois de ficar 36 dias desaparecido no Pará, o piloto santareno Antônio Sena (Toninho) fez um voo com amigos e familiares e conseguiu encontrar os destroços do avião em meio a mata fechada. O piloto foi resgatado no dia 6 de março.
Hoje finalmente encontramos o PT-IRJ, avião comandado por Antônio Araujo de Sena, o Toninho , que caiu no dia 28 de janeiro de 2021. Depois de 37 dias, sozinho na floresta o piloto apareceu num acampamento de castanheiros próximo ao rio Paru.
Para localizar o avião, usou-se as coordenadas de uma única foto que ele tirou do avião no momento do acidente. Sem essa informação, seria impossível localiza-lo.
Hoje, Toninho sentiu a emoção de encontrar o avião que junto com ele agora fazem parte de uma das inacreditáveis e fantásticas histórias da Amazonia e do mundo.
Promotor de justiça Militar vai apurar exagero em abordagem policial em Salinópolis
O promotor de Justiça Militar, Armando Brasil, informou que vai investigar a conduta de policiais militares durante uma abordagem a uma criança na praia do Atalaia, em Salinópolis. Em um vídeo, que circula pelas redes sociais, um policial chega até a puxar a arma para uma criança que estava correndo com uma prancha de surf.
Nas imagens filmadas por populares, uma viatura para na areia e um dos policiais chama a atenção do surfista. O jovem parece argumentar com os policiais, que em seguida tomam sua prancha e a levam na viatura.
“Vou solicitar informações à corregedoria da PM sobre tudo o que está ocorrendo em Salinas. Preciso de esclarecimentos sobre esse tipo de abordagem”, afirma Armando Brasil.
Exagero na ação
O juiz titular da Comarca de Salinópolis, Antonio Carlos de Souza Moita Koury, reconheceu um exagero do Governo do Estado no uso das forças policiais para fiscalizar o cumprimento do decreto estadual em Salinas, e marcou uma data para que o estado e município se reconciliarem.
Nos últimos dias, o cenário tem sido de conflito entre a prefeitura de Salinópolis e o Governo do Pará, desde que a prefeitura sancionou um decreto municipal liberando o funcionamento de quiosques, bares e restaurantes, além do acesso às praias, enquanto o governo mantém um outro decreto com medidas inversas, além de toque de recolher a partir das 21h.
A audiência para a reconciliação está marcada para o dia 16 de março, próxima terça-feira, através de videoconferência.
sábado, 13 de março de 2021
Governador do Pará, Helder Barbalho, decretou lockdown nos cinco municípios que compõem a Grande Belém.
O governador Helder Barbalho demorou para agir e decretar o lockdown. Mas decidiu que o decreto vai vigorar a partir das 9 da noite da próxima segunda-feira e com previsão de durar 7 dias. |
Neste sábado (13), o governador do Pará, Helder Barbalho, decretou lockdown nos cinco municípios que compõem a Grande Belém. A medida restritiva durará uma semana e começará na próxima segunda-feira (15). Um pronunciamento foi feito neste início da noite, às 19h ao lado de prefeitos, para atualizar as medidas restritivas em relação à covid-19 na Região Metropolitana.
Último no ranking de vacinação, Pará tem mais de 200 mil doses não aplicadas
A campanha de vacinação contra a covid-19 no Pará iniciou oficialmente no dia 19 de janeiro. No entanto, após sete recebimentos de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde totalizando 542.640 vacinas, o Pará permanece entre os estados de todo o Brasil que menos vacinaram a população, mesmo sendo o segundo estado da região Norte que mais recebe imunizantes.
Justiça determina bloqueio de de R$ 6.218.988,00 do IPG para pagamento de rescisões trabalhistas
Decisão da 1ª Vara do Trabalho de Santarém, oeste do Pará, em tutela cautelar antecedente do Ministério Público do Trabalho, determinou o bloqueio do montante de R$ 6.218.988,00, que o Instituto Panamericano de Gestão tem em crédito com INSS ou na conta bancária da prefeitura, para garantir pagamento de rescisões dos trabalhadores que tinham contrato com o IPG no Hospital Municipal e UPA 24H.
A decisão datada de 3 de março e assinada pelo juiz substituto Davi Pereira Magalhães, determina que o IPG apresente, no prazo de 10 dias, a contar da notificação, lista completa com os dados de identificação de seus empregados, que prestaram serviços ao município de Santarém (nome, CPF, função desempenhada, endereço, telefone/whatsapp), acompanhada de valores das verbas rescisórias, sob pena de multa de R$ 10 mil.
De acordo com a advogada Cynthia Soares, que representa o Sindicato dos Enfermeiros e mais de 150 empregados não sindicalizados em ações contra o IPG, a organização social que administrava a UPA 24H e o HMS até o ano passado não indenizou os trabalhadores que tinham carteira assinada ao final do contrato. Ela diz que o Instituto deixou de pagar o 13° salário, férias, aviso prévio, FGTS, insalubridade por conta do período da pandemia, além de não cumprir acordo coletivo de trabalho e não dar baixa na carteira de trabalho dos funcionários até hoje.
São quase 600 trabalhadores entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, porteiros, maqueiros, auxiliares administrativos, vigias, motoristas, técnico de Segurança no Trabalho e auxiliares de serviços gerais que aguardam o pagamento das rescisões contratuais.
A advogada acredita que os mais de R$ 6 milhões que ainda não haviam sido repassados para conta do instituto pela prefeitura de Santarém e agora deverão ser depositados em juízo, talvez não sejam suficientes para quitar a dívida trabalhista milionária que o IPG acumulou em Santarém. As ações trabalhistas contra o IPG devem ser juntadas para dar celeridade ao processo.
A procuradora geral do município, Vânia Portela disse que a prefeitura de Santarém já foi notificada e cumprirá a determinação judicial. E segundo ela, o depósito de mais de R$ 6 milhões em juízo quitará por completo os repasses pendentes do município com o Instituto Panamericano de Gestão.
Presidente do STF suspende concurso com 67 mil inscritos para PM do Pará por agravamento da pandemiaFonte
Na avaliação do presidente do STF, a realização de provas representaria “grave risco de lesão à saúde pública”. Para ele, o concurso poderá ser realizado em nova data, quando a situação melhorar. |
Fux atendeu pedido do Ministério Público do Pará no âmbito da Suspensão de Liminar 1431. O MP local pediu a concessão da cautelar diante da fase vermelha da doença decretada no Pará por meio do Decreto Estadual nº 800/2020, do dia 10 de março.
Na avaliação do presidente do STF, a realização de provas representaria “grave risco de lesão à saúde pública”. Para ele, o concurso poderá ser realizado em nova data, quando a situação melhorar.
“Com efeito, a concentração presencial de tantos candidatos em momento de agravamento da crise sanitária vivenciada pelo Brasil e também pelo Estado do Pará representaria grave risco de lesão à saúde pública. Adicionalmente, as provas poderão ser adequadamente realizadas em data oportuna, quando relativizadas as restrições de circulação estabelecidas pelo próprio Estado do Pará.”
Na decisão, o ministro Fux proíbe ainda, a pedido do Ministério Público, a “realização de todas as fases/etapas de concursos públicos e/ou processos seletivos simplificados em andamento em que se faça necessária a presença física de candidatos em locais de provas e/ou para entrega de documentos, enquanto em vigor as fases vermelha ou preta de classificação de nível de risco do Decreto Estadual no 800/2020 e atualizações posteriores”.
O concurso para PM do Pará foi suspenso por decisão da primeira instância. Mas, no último dia 12 de março, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará liberou a realização da prova.
O Ministério Público do Pará argumentou ao Supremo que a decisão do tribunal implicava em “grave lesão à saúde pública, já que tem o efeito nefasto de determinar a realização de prova de concurso público a ocorrer em 14/03/2021, em plena Pandemia do COVID-19, com cerca de 67 mil candidatos”.
Para o MP, a realização da prova mesmo com a garantia de medidas sanitárias – como rigoroso plano de policiamento nos locais de prova e aumento do número de salas (com 22 candidatos por sala) – não seria suficiente.
Fux destacou que as informações apresentadas retrataram “o iminente colapso no sistema de saúde”.
“O requerente alega que ‘o mês de março revelou o agravamento do cenário pandêmico no Estado do Pará’, juntando à petição boletins epidemiológicos que comprovam, a partir de dados científicos, a veracidade de suas alegações. As informações retratam, ainda, o iminente colapso no sistema de saúde local, ante insuficiência de leitos clínicos disponíveis para atendimento aos contaminados”, frisou o presidente do STF para justificar a decisão.
Fonte: Supremo Tribunal Federal
sexta-feira, 12 de março de 2021
Morre vítima de Covid Adalberto Viana, o Cabano, ex prefeito de Aveiro
Após uma parada cardiorrespiratória, o advogado Adalberto da Silva Viana, o Cabano veio a óbito no Hospital Regional de Itaituba, onde se encontrava se tratando de Covid 19.
Adalberto Viana, O CABANO foi vereador em Itaituba, e ex-prefeito do munícipio de Aveiro.
Ele tinha 63 anos.
COVID-19: Frente Nacional de Prefeitos (FNP), recomenda "lockdown nacional"
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) recomenda aos prefeitos que, além de adotarem regras severas de restrição, avaliem a decretação de lockdown nas cidades. Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira, 12, a entidade afirma que declarações de Bolsonaro “evidenciam a ineficaz coordenação nacional no enfrentamento à pandemia e ratificam a desconexão com a realidade, falta de compromisso com a Constituição Federal e com a vida”.
senador Major Olímpio, do PSL, está intubado na UTI do Hospital São Camilo, em São Paulo em estado grave
O senador Major Olímpio, do PSL, está intubado na UTI do Hospital São Camilo, em São Paulo. Ele está em estado grave, mas estável.
Olímpio foi intubado pela primeira vez no último sábado. Na terça, apresentou melhora e foi extubado. Mas, na quarta-feira, voltou a piorar e passou novamente pelo procedimento.
Um assessor de imprensa do senador, que teria se infectado junto com ele em uma carreata, também está intubado. Ele tem 80% de comprometimento dos pulmões.
No Twitter, o perfil oficial de Olímpio disse que o senador tem um quadro estável.
“A família do senador Major Olimpio informa que seu quadro segue estável, mas requer cuidados. Pedimos a imprensa que respeite o momento, que será de recolhimento e de foco no tratamento. Continuemos em oração pelo seu restabelecimento e de todos neste momento. Deus os abençoe!”
Polícia prende dupla suspeita de dar apoio logístico a bandidos que fizeram assalto em joalheria
Um dos suspeitos conseguiu a moto usada pelos assaltantes e o outro teria participado do planejamento do crime.
Uma dupla suspeita de dar apoio logístico a um assalto realizado em joalheria localizada na avenida Rui Barbosa, bairro Centro, em frente à Feira da Candilha, em Santarém, oeste do Pará, foi presa na tarde desta quinta-feira (11), poucas horas após a ação criminosa.
Claudison Bernardes Waughan e Maicon Soeiro de Freitas foram presos pela Polícia Militar em diferentes endereços no bairro Santíssimo.
De acordo com informações da polícia, Claudison Bernardes foi a pessoa que conseguiu a moto usada pelos dois assaltantes que renderam a funcionária da joalheria e levaram praticamente todas as joias que estavam no mostruário. Claudivan pediu a moto emprestada de um amigo, que segundo a polícia, emprestou a moto sem saber que ela seria usada para o cometimento de um crime.
A polícia chegou ao endereço onde estava a motocicleta porque ela possui um dispositivo de rastreamento, e no momento do assalto, câmeras do circuito interno da joalheria registraram a placa.
Claudison recebeu um anel como pagamento por conseguir a moto usada no assalto. O anel foi roubado da joalheria e está avaliado em cerca de R$ 850.
Ao ser preso, Claudivan apontou um outro envolvido no crime: Maicon Soeiro Freitas. Na casa de Maicon, os policiais encontraram 412 gramas de pasta base de cocaína e 13 papelotes da mesma droga. A participação dele teria sido no planejamento do assalto.
Os dois homens que praticaram o assalto registrado pelas câmeras de segurança da joalheria já foram identificados. A polícia está com várias equipes nas ruas de Santarém à procura dos suspeitos.
O assalto aconteceu às 13h29 e durou menos de um minuto. Os assaltantes portavam armas de fogo e não tiraram os capacetes durante toda a ação criminosa.
A moto usada pelos assaltantes foi apreendida e recolhida ao pátio da Seccional de Polícia Civil de Santarém. Já as drogas encontradas na casa de Maicon Soeiro foi enviadas ao CPC (Centro de Perícias Científicas) Renato Chaves e devem passar por perícia.
Por Sílvia Vieira e Érique FigueiredoAguinaldo Promissória (PSL), propôs ao governo Nélio Aguiar (DEM) o congelamento do reajuste do IPTU, devido à Pandemia; matéria é aprovada
fixando os valores iguais aos cobrados em 2020. A matéria foi aprovada à unanimidade pela Casa.
No requerimento (número 269/2021), aprovado na segunda-feira (8), o vereador fundamenta sua proposta com base nos impactos econômicos e sociais provocados no município por conta da pandemia da covid-19.
“Os efeitos das medidas restritivas impostas pelos governos estadual e municipal impactaram de tal modo os diversos setores das atividades econômicas ao ponto de até mesmo inviabilizar o recolhimento dos tributos”, justificou Aguinaldo.
A matéria seguirá agora para o prefeito reeleito Nélio Aguiar.
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é a terceira maior fonte de receita própria de Santarém. Responde por 10,7% do total. Quem encabeça o ranking é o ISS, com 55,8%. Em 2º está o IRPF (Imposto de Renda Retido na Fonte), que em 2019 alcançou o patamar de 21,2% do bolo da receita tributária do município.
No ano passado, de acordo com levantamento feito pela Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), a pedido do Blog do Jeso, a máquina pública municipal arrecadou em IPTU R$ 5.066.915,91. De ISS, o total arrecadado foi de R$ 47,1 milhões.
“A retomada da economia precisa ser estimulada pelo poder público através de ações concretas, e uma delas é, sem dúvida, através do congelamento do IPTU”, destacou Aguinaldo Promissória.
Prefeito de Santarém Nelio Aguiar assume tesouraria da Confederação Nacional de Municípios
O prefeito de Santarém Dr.Nélio Aguiar foi eleito nesta quinta-feira, 11, tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Gestão 2021-2024. O presidente será o líder municipalista Paulo Ziulkoski, que fez o convite a Nélio. A CNM é instituição de maior representatividade dos municípios brasileiros. O prefeito recentemente também foi eleito presidente da Federação da Associação de Municípios do Estado do Pará (Famep).
O processo eleitoral teve a participação de 1.989 gestores municipais de todo o país. O resultado foi divulgado pela empresa responsável pelo processo eletrônico em reunião virtual com a participação da Comissão Eleitoral, de membros do Conselho Político, da chapa eleita e de colaboradores da CNM.
Para o prefeito Nélio Aguiar, a sua presença num dos cargos mais importante da entidade representa o fortalecimento de todo o estado do Pará. “São todos os municípios do Pará representados. E hoje, mais do nunca, nós precisamos de representatividade com a força da CNM para buscar recursos para lutar contra a pandemia do novo coronavírus e superar nossas dificuldades históricas”, disse Nélio Aguiar.
De acordo com o gestor, a defesa de um pacto federativo mais justo e de inclusão será um dos focos principais de sua atuação junto com o combate ao avanço da pandemia. “Quando aceitei o convite do Ziulkoski foi com esse objetivo de fortalecer Santarém e o Pará nacionalmente e ser uma ponte para nossos municípios”, disse o gestor.
Nova diretoria
Paulo Ziulkoski – presidente
Julvan Lacerda - vice-presidente: ex-prefeito de Moema (MG)
Luiz Sorvos - vice-presidente: prefeito de Nova Olímpia (PR)
Rosiana Beltrão - vice-presidente: prefeita de Feliz Deserto (AL)
Haroldo Naves - vice-presidente: prefeito de Campos Verdes (GO)
Jair Souto - vice-presidente: Prefeito de Manaquiri (AM)
José Coimbra Patriota – 1º Secretário: ex-prefeito de Afogados da Ingazeira (PE)
Nélio Aguiar – 1º Tesoureiro – Prefeito de Santarém
quinta-feira, 11 de março de 2021
Maria Aparecida proprietária da Rádio e TV Guarany de Santarém, morre de Covid-19
Após utar por vários dias contra a covid-19, a empresária Maria Aparecida Serique Pereira não resistiu e faleceu na tarde desta quinta-feira, dia 11, no Hospital Regional de Itaituba, onde estava internada.
Maria Aparecida Serique Pereira foi acometida pela doença, foi levada para a UPA 24 Horas, onde ficou internada por vários dias à espera de um leito de UTI no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém.
Sua situação se agravou e no dia primeiro de março foi levada às pressas para o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, onde ficou intubada. Na tarde desta quarta-feira sua luta chegou a fim e foi a óbito.
Maria Aparecida Serique Pereira era viúva e não tinha filhos.
O corpo de Aparecida deve ser transladado para Santarém, onde deve ocorrer o sepultamento.
NOTA DE PESAR DA ACES
A Associação Comercial e Empresarial de Santarém manifesta pesar pela morte da empresária Aparecida Serique, ocorrido nesta quinta-feira (11/03), no Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba (PA). Ela estava internada na UTI para pacientes de Covid-19.
Administradora da Rádio e TV Guarany (afiliada à RecordTV), associada desta entidade, era fiel companheira do nosso ex-Presidente Ademilson Macêdo Pereira e entusiasta da comunicação. Mulher de personalidade forte conduziu os negócios da família após a morte prematura do esposo.
Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos!
José Roberto Branco Ramos
Presidente da ACES
Fonte: Portal Santarém
Na contra mão: Covid, Pazuello diz que sistema de saúde 'não colapsou nem vai colapsar'
"Vivemos um momento grave no país, com muitas perdas de vidas que foram causadas principalmente pelas novas variantes do coronavírus. Nosso sistema está muito impactado, mas não colapsou nem vai colapsar", afirma o ministro, que passa a fazer um apelo à população.
Em um momento em que várias capitais e estados registram superlotação leitos de UTI para Covid e que o país atinge a marca inédita de 2.349 mortes em 24h, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, gravou um vídeo na última quarta-feira (10) em que afirma que o sistema de saúde está "muito impactado, mas não colapsou nem vai colapsar".
A declaração vai na contramão de anúncios feitos por secretários da Saúde de diferentes pontos do país nos últimos dias, os quais tem apontado índices próximos de ocupação máxima dos leitos disponíveis para a doença, naquele que já é o pior momento da epidemia até agora.
Uma merreca, pagamento de auxílio emergencial em 4 parcelas de R$ 250 será votado na Câmara às 10h desta quinta
Os parlamentares votarão o texto em 2º turno em sessão que começa 10h desta quinta-feira, 11. Serão R$ 44 bilhões para pagar as parcelas do auxilio.
ACâmara dos Deputados concluiu na madrugada desta quinta-feira (11) o 1º turno de votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial, com medidas de controle dos gastos públicos e que autoriza o pagamento de até R$ 44 bilhões por meio do novo auxílio emergencial. O benefício deve ter quatro parcelas com valor de R$ 250. Os parlamentares ainda votarão o texto em 2º turno, em sessão marcada para às 10h desta quinta-feira, 11.
MP ajuíza ação contra Equatorial para suspender cortes de energia em período de alto risco na pandemia do Covid-19
A Promotoria de Justiça de Aveiro ajuizou Ação Civil Pública nesta quarta-feira, 10 de março, em face da Equatorial Pará Distribuidora de Energia, para a interrupção dos cortes de fornecimento de energia, e o reestabelecimento da ligação nas unidades que tiveram o serviço suspenso, enquanto perdurar o bandeiramento vermelho ou preto no Estado, por conta da pandemia de covid-19.
Aveiro é termo judiciário de Itaituba, e a Ação foi ajuizada por meio do 1º Promotor de Justiça de Itaituba, Alan Johnnes Lira Feitosa, respondendo pelas promotorias de Aveiro e Jacareacanga.
Mãe de 26 anos dá à luz trigêmeas idênticas no Hospital Municipal de Santarém
Três gêmeas idênticas nasceram de cesariana nesta quarta-feira (10), no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém. A antecipação do parto foi uma surpresa para a mamãe de primeira viagem, Suziane Reis, 26 anos, que estava na 36ª semana de gestação das filhas Cecília, Maitê e Eishila.
Suziane foi até a Casa de Saúde da Mulher para uma consulta de rotina, onde foi identificado que a pressão arterial estava alta e que o trabalho de parto estava iniciando. Por já estar com 8 meses de gravidez, a equipe a encaminhou para a obstetrícia do HMS, onde ela foi avaliada por uma obstetra. Durante avaliação clínica, a médica observou o exame de imagem e decidiu pelo por uma cesárea de imediato. As trigêmeas nasceram por volta das 13h30.
A equipe do centro cirúrgico se mobilizou para o parto de urgência. O corpo médico foi triplicado e o de enfermagem duplicado. Dentro da sala de cirurgia estavam: 1 obstetra e médica residente, 1 pediatra com mais 2 médicos residentes, 1 anestesista e 1 residente, além de 2 técnicas de enfermagem e 1 enfermeira.
Segundo informações do HMS, a diferença de nascimento de uma para outra foi de apenas um minuto. As meninas nasceram bem, duas foram levadas inicialmente para um equipamento de aquecimento corporal e a terceira precisou ir para a incubadora. A mamãe orgulhosa, já está perto da Cecília e da Eishila, que nasceram com 2,370kg e 2,145 kg, respectivamente. Maitê nasceu com 1,690 kg e vai precisar ficar em observação por 24 horas no berçário.
O pai e a avó materna estavam na Unidade esperando para conhecer as meninas. Bruno Santiago fez questão de dizer que as pequenas parecem com ele.
"Eu só vi logo que elas são a minha cara. Agora é correr atrás de trabalhar pra criar, não vai ser fácil, mas a gente vai conseguir", disse Bruno Santiago.
Blog do Xarope com informação do G1 Santarém