Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Provas da Polícia Civil do Pará devem ser aplicadas em 20 de junho e 4 de julho, em Santarém

Certame ocorrerá também nos municípios de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá e Redenção. Ao todo, são 1.088 vagas para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista.
Por G1 Santarém — PA

Provas da Polícia Civil serão aplicadas em junho e julho no Pará — Foto: Polícia Civil/Divulgação. 
As provas da Polícia Civil do Pará já têm data para acontecer, o novo cronograma para a execução do certame deve ser publicado na sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado (DOE) pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). A execução do certame acontecerá em 20 de junho, para o cargo de delegado, e em 4 de julho, para escrivão, investigador e papiloscopista.
As provas serão aplicadas de maneira descentralizada em Santarém, no oeste do Pará, e em outras cinco cidades (Altamira, Belém, Itaituba, Marabá e Redenção). Para a Polícia Civil serão ofertadas 1.088 vagas, sendo 265 para o cargo de delegado, 252 para escrivão, 506 para investigador e 65 vagas para papiloscopista.
Vigilante ao cenário de pandemia no Estado, a Seplad segue respeitando todos os protocolos de segurança no combate à Covid-19, para que as provas sigam de acordo com o cronograma.
"Priorizamos as melhorias na segurança pública, área que carece de uma atenção imprescindível para que tenhamos mais melhorias e a população detenha a qualidade de vida acertada. Todos os certames vão obedecer os protocolos sanitários", ressaltou Hana Ghassan, titular da Seplad.
Todas as informações oficiais sobre os concursos serão divulgadas nas redes sociais e site da Seplad.
Polícia Militar
A prova para a Polícia Militar ocorrerá no dia 6 de junho, também de forma descentralizada, nos municípios de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. Neste certame serão preenchidas 2.405 vagas, sendo 2.310 para praças e 95 para oficiais.

EMPRESÁRIA SANTARENA 'FUMA' MACONHA VENCIDA E DETONA CONTERRÂNEOS

A influencer Lanna Monteiro se voltou contra sua própria cidade e causou polêmica nas redes sociais.

Quando você acha que já viu de tudo na internet, vem sempre alguém e surpreende. A última vez que alguém xingou o povo paraense, que foi o caso da influencer cearense Carla Valentina, conhecida como Cattylares que, além de pedir desculpas, ela até se desfez das redes sociais por medo da fúria que levantou na web.
Agora, foi a vez da empresária Lanna Monteiro que, por incrível que pareça, também é paraense, resolveu usar as redes sociais para destilar sua raiva ao povo ao qual ela também faz parte.
Usando filtro que imita uma pintura facial indígena, ela afirma que o povo paraense, especialmente quem é de Santarém, cidade onde a própria influencer mora, é “mentiroso, safado e trambiqueiro”. Em série de vídeos no Instagram, ela ainda deu um show de falta de empatia ao disparar que fome é uma escolha.
“Só passa fome quem quer. Só passa necessidade quem quer. Eu aprendi isso com meu pai quando ele tinha uma padaria. Me pai tinha uma padaria lá em Santarém. Quando alguém ia pedir alguma coisa lá, aqueles ‘mendigos’, aquelas pessoas, o meu pai botava para capinar. ‘Oh, vem limpar aqui. Quer limpar aqui? Está de boa’. Gente, eu vim de uma cidade, Santarém, que o povo é mentiroso, safado, trambiqueiro. Paraense é tudo assim, gente. Desculpa, eu sou paraense, mas eu não sou igual a todos os paraenses, não. É aproveitador, quer tirar vantagem em cima de tudo. Eu cresci vendo isso”, disparou.
Mais tarde, sem se pronunciar diretamente sobre o assunto, a empresária publicou a seguinte mensagem: “Gente, eu só estava de TPM [Tensão Pré-Menstrual]. Foi mal”.
Abaixo, alguns vídeos da suposta empresária tentando aplicar golpes em cartões de créditos alheios e de demonstrações de que deve sofrer de doença mental grave.
Vídeos: Whatsapp

Prefeito Pirica de Brasil Novo divulga vídeo lamentando morte de vice-prefeito; veja o vídeo.


O prefeito de Brasil Novo Weder Makes Carneiro, conhecido como Pirica, divulgou um vídeo agora a pouco, lamentando o falecimento do vice-prefeito do município, Noedson Carvalho, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 29 de abril. Noedson faleceu devido a complicações da COVID-19.
Veja o vídeo.
Tocador de vídeo
00:00
00:00

Noedson Carvalho, vice-prefeito de Brasil Novo, morre por complicações da COVID-19




















Morreu na manhã desta quinta-feira, 29 de abril, o vice-prefeito de Brasil Novo, no sudoeste do Pará, Noedson Carvalho Pereira, por complicações da COVID-19. Noedson apresentou os primeiros sintomas da doença no início da semana passada e foi internado no Hospital Municipal de Brasil Novo. No início desta semana ele foi transferido para o Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira.

Na tarde de ontem, 28, uma nota sobre a saúde do vice-prefeito circulou nas redes sociais. A nota dizia que ele tinha passado a noite bem, mas ainda apresentava sinais de cansaço e que continuaria a fazer fisioterapia para e a Ventilação não Invasiva (VNI), mas hoje pela manhã ele não resistiu e faleceu.

Weder Makes Carneiro (Pirica), prefeito de Brasil Novo-PA, ao lado de Noedson Carvalho, vice prefeito, eleitos em 2020

Noedson tinha 52 anos de idade, era natural de Nanuque/MG, mas há muitos anos morava em Brasil Novo, onde foi secretário de saúde. Ele também foi secretário de saúde de Vitoria do Xingu. Em 2020 concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e ganhou como vice-prefeito daquele município.

Na última sexta-feira (23 de abril) ele fez uma postagem em uma rede social, que dizia: “Na solidão de um leito hospitalar, acabamos tendo o tempo que pensamos não ter, aqui descobrimos que não precisamos correr tanto, afinal o destino sempre será o mesmo, aqui ficamos mais próximos ao criador, mais próximos a quem amamos. É preciso viver, mas também é preciso impor limites”

O enterro do vice-prefeito ocorreu na manhã desta quinta-feira em Brasil Novo. Segundo informações, será feito um cortejo que deve percorrer algumas ruas da cidade e parar em frente à Câmara e a Prefeitura do Município para uma última homenagem.



Senador Zequinha Marinho é acusado de pedir liberação de madeira ilegal.

Em entrevista à Rádio CBN nesta segunda-feira (26), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acusou o senador paraense Zequinha Marinho (PSC) de ter pedido a liberação de mais de 226 mil metros cúbicos de madeira em tora apreendidos pela Polícia Federal, durante a Operação Handroanthus GLO, na divisa dos estados do Pará e do Amazonas. A declaração está repercutindo no meio político estadual.
De acordo com Salles, quatro senadores e três deputados federais o procuraram para pedir a liberação da madeira ilegal na divisa de Pará e Amazonas. Os primeiros foram do estado de Santa Catarina.
“Nós fomos procurados primeiro pelo senador Jorginho Mello (PL-SC) e pela deputada Caroline de Toni (PSL-SC), porque são representantes do estado de Santa Catarina e parte desses empresários que se acham prejudicados são do estado de Santa Catarina, mas estão há décadas no Pará”, disse o ministro à CBN.

Eraldo Pimenta critica desmanche de casas em Belo Monte sendo vendidas por centavos

 Mudanças na legislação impediu que local passasse a ser pólo universitário

Dep. Eraldo Pimenta critica desmanche de casas em Belo Monte sendo vendidas por centavos










Ao usar a tribuna da Alepa nesta terça-feira, 27, o deputado Eraldo Pimenta (MDB), criticou o desmanche de casas da Vila de Belo Monte, próximo a hidrelétrica no rio Xingu, que segundo o parlamentar estão sendo vendidas por centavos como sucata. Recentemente, após mudança em legislação, foi vetado o projeto do deputado que faria a transformação do local em cidade Universitária Veja o discurso de Eraldo Pimenta no vídeo abaixo:

Com a mudança na legislação não é mais permitido que seja feito empreendimento a “jusante”, ou seja, que esteja na direção abaixo de uma barragem e a Vila de Belo Monte está na direção (quase em frente) da barragem.

Sobrinho de prefeito ganha nova licitação em Mojuí, e vai faturar mais de R$ 1 milhão

Sobrinho de prefeito ganha nova licitação em Mojuí, e vai faturar quase R$ 500 mil
Marco Antônio, prefeito de Mojuí dos Campos: negócio familiar na sua gestão. Foto: Reprodução

Vereadora busca pautas para beneficiar os autistas de Altamira.

A vereadora de Altamira, Thais Nascimento (PL), esteve hoje em audiência na Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Autismo- CEPA, com a Coordenadora Nayara Barbalho, para dialogar sobre políticas públicas para pessoas com Autismo em Altamira.
A Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo, integrada à Sespa, e promove a interação entre as áreas de saúde, educação e assistência social, que são os pilares dessa política, e a criação de um cadastro único para que seja possível mapear as demandas de autistas no Pará, além da implantação do Centro Especializado de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Cetea) e a capacitação de profissionais, ambos baseados em práticas com evidências científicas.
“A elaboração de políticas públicas para a causa do autismo é um dos compromissos do nosso mandato, pois entendo que a inclusão é um fator contribuinte para que se alcance a igualdade social. Portanto, estarei sempre defendendo essa bandeira no município de Altamira”, disse a Vereadora Thais Nascimento.

Vale destacar que a CEPA tem realizado um trabalho sério e reconhecido em prol da inclusão, construindo políticas públicas baseadas em evidências científicas em vários municípios do Pará.
Blog do XAROPE via Sávio Barbosa

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Autor do tiro que provocou a morte de Apolinário passa a ser procurado pela Interpol

 Sandro Corrêa de Carvalho, que está foragido, entre os procurados pela Interpol. 
O juiz Gabriel Veloso de Araújo, titular da 3ª. Vara Criminal da Comarca de Santarém, determinou a inclusão do nome de Sandro Corrêa de Carvalho, que está foragido, entre os procurados pela Interpol. 
Na sua decisão, diante da condição do acusado se encontrar foragido(com prisão preventiva decretada), o juiz determinou a expedição de ofício à Polícia Federal indagando se constam nos registros da instituição se Sandro Corrêa de Carvalho tenha saído do país e que, caso sua fuga para o exterior seja confirmada, que Polícia Federal peça a inclusão do nome do réu na lista dos procurados da Interpol.
Na audiência realizada no no dia 14 de abril de 2021 o advogado Alexandre Paiva solicitou ao juiz Gabriel Araújo que fosse permitida a participação por meio remoto do réu foragido durante o interrogatório de três testemunhas de defesa. Para isso, a prisão preventiva de Sandro Carvalho precisaria ser revogada, o que foi negado pelo magistrado, que definiu a audiência desta quarta-feira para que o réu comparecesse e fosse ouvido em juízo para apresentar sua versão dos fatos a ele imputados.
Na audiência desta manhã, o juiz Gabriel Veloso ouviu os depoimentos das testemunhas Marcelo Gamboa e Aguinaldo Promissória. Antônio Darlan Almeida Cardoso, outra testemunha, não compareceu por estar ausente do país e será ouvido por meio de carta precatória.
Blog do XAROPE via OEstadoNet

Segue em ritmo acelerado execução de obras no governo de Gilson Brandão em URUARÁ

Maquinários da prefeitura em toda extensão do município 

O Governo do prefeito Gilson Brandão, no município de Uruará, no Pará, está com obras de infraestrutura em várias partes, tanto na sede quanto na zona rural, para levar uma melhor trafegabilidade e qualidade de vida à população. 
OBRAS de recuperação e construção da Educação em ritmo acelerado

Equipe da Secretaria de Infra estrutura estão atuando em várias partes, tomando todas as medidas de proteção para combater a pandemia do coronavírus, com serviços de recapeamento asfáltico, limpeza, calçamento, reformas de escolas, recuperação de vicinais, e outras ações. 
Na segunda-feira, dia 26, os trabalhos de calçamento começaram na Avenida Ângelo Debiase, para dar segurança a quem caminha pela via; várias escolas foram reformadas e entregues à classe estudantil; o trabalho de prolongamento da Avenida Goiás está em ritmo acelerado e em breve deve ser entregue à população; outro serviço que está sendo feito é a recuperação da Vicinal do Km 224 Norte, para dar uma melhor trafegabilidade aos produtores rurais. 

"Esse é um compromisso que tenho com a população de Uruará, sempre contando com o apoio dos deputados Erado Pimenta e José Priante, bem como do governador Helder Barbalho, que não medem esforços em trazer desenvolvimento para nosso Município. O trabalho não vai parar e continuaremos em busca de emendas para dar uma melhor qualidade de vida à todos os moradores do Município, em várias áreas, em especial à saúde, onde vivemos nesses últimos tempos o aparecimento dessa pandemia, que está causando perdas a muitas famílias", disse Gilson Brandão. 
Com informações de Cirineu Santos



Seis pessoas sãos presas em operação contra o tráfico internacional de mulheres


A Polícia Federal fez nesta terça-feira (27) uma operação de combate ao tráfico internacional de mulheres.
Um condomínio de luxo num bairro nobre na Zona Sul de São Paulo. Foi onde a Polícia Federal prendeu o homem apontado como o chefe da quadrilha. No apartamento dele foram apreendidos celulares, CDs e computadores.
A investigação começou há dois anos, quando a PF prendeu bandidos que clonavam cartões de crédito. Entre as compras estavam passagens aéreas de duas mulheres que viajaram para Doha, no Catar. Elas disseram à polícia que não podiam sair do quarto de hotel e revelaram detalhes sobre como a quadrilha agia.
As vítimas eram escolhidas nas redes sociais. Os criminosos se passavam por representantes de marcas de maquiagem e produtos de beleza e assim elas eram atraídas para fazer ensaios fotográficos e se aproximavam dos integrantes da quadrilha. A investigação mostrou que o grupo aliciou mais de 200 mulheres.
Segundo a PF, os criminosos promoveram exploração sexual no Brasil e em outros cinco países.
“Eram contratadas, digamos assim, para realizar as viagens por um determinado período, mas, por vezes, sofriam uma espécie de pressão psicológica para atender mais clientes do que havia sido acordado e também permanecer mais tempo do que inicialmente havia sido acordado", revelou o delegado da PF João Luiz Moraes Rosa.
A operação cumpriu mandados de mandados de prisão e de busca e apreensão em cidades de seis estados. Seis pessoas foram presas, quatro no Brasil, uma em Portugal, e uma na Espanha, com a ajuda da Interpol. Os nomes dessas pessoas são mantidos em sigilo durante a investigação.
“Vários outros agenciadores vão poder ser identificados com essas apreensões de hoje. A tendência da investigação é evoluir bastante no decorrer dos próximos meses”, comentou o delegado Rogério Zampaolli.

Senado instala CPI da Covid; Renan diz que é preciso punir responsáveis por mortes

Numa derrota para o governo Bolsonaro, o Senado instalou nesta terça-feira (27) a CPI da Covid. O começo dos trabalhos teve manobras que não conseguiram adiar a comissão nem evitar que o senador Renan Calheiros fosse o relator.
A tropa de choque do governo atuou em duas linhas de frente. Na primeira, os governistas alegaram que Renan Calheiros, do MDB, não poderia ser relator porque o filho dele, Renan Filho, é governador de Alagoas. Um dos pontos que serão investigados pelos senadores é a transferência de verbas federais para os estados.
O filho do presidente Jair Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro, do Republicanos, que não é integrante da CPI, foi à sessão. Crítico do isolamento social, ele reclamou que a comissão poderia causar aglomerações. Flávio, como outros governistas, exigiu que a CPI cumprisse decisão liminar da Justiça Federal do Distrito Federal, que proibia a votação em Calheiros, embora o regimento do Senado estabeleça que o cargo de relator é indicação do presidente da CPI.

TRE nega afastamento de três vereadores de Manaus em ação sobre candidaturas femininas


MANAUS – O TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) negou, nesta terça-feira, 27, o pedido do ex-vereador Isaac Tayah (DC) para afastar o Capitão Carpê Andrade, o Márcio Tavares e o João Carlos, todos do Republicanos, dos cargos de vereador por suposta fraude em candidatura femininas nas eleições de 2020.
O relator, Jorge Lins, sustentou que o afastamento liminar dos vereadores antes da instrução probatória da ação investigativa “ocasionaria uma grave situação de insegurança jurídica” ao Legislativo, “submetendo-o à decisão judicial precária, a qualquer tempo modificável, gerando verdadeiro periculum in mora inverso”.
Em consonância com a manifestação do MPE (Ministério Público Eleitoral), o voto do relator foi acompanhado pelos demais juízes eleitorais. “Voto pelo desprovimento do agravo regimental e pela denegação da segurança pleiteada, mantendo in totum a decisão interlocutória impugnada”, disse Lins.

CNN diz que depoimento de Pazuello à PF culpa servidores do ministério e governo do Amazonas por erros


Depoimento foi prestado dentro do inquérito que investiga a responsabilidade de sua gestão na crise do oxigênio de Manaus no início do ano e foi obtido pela CNN.
Principal alvo da CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello traçou em um depoimento à Polícia Federal no dia 4 de fevereiro parte de sua estratégia de defesa que levará à comissão, segundo notícia da CNN Brasil.
Segundo a CNN, o depoimento foi prestado dentro do inquérito que investiga a responsabilidade de sua gestão na crise do oxigênio de Manaus no início do ano e foi obtido pela CNN. Em oito páginas, destacam-se basicamente dois pontos:
a atribuição de responsabilidade pelo caos no Amazonas ao governo do estado;
a atribuição de responsabilidade a servidores da pasta pelo que o ex-ministro classificou como dois erros que geraram grande polêmica.

Grávida de sete meses é assassinada com tiro na cabeça

Izael da Silva Amaral teria colocado veneno nas plantas da mãe da vítima | Reprodução

O criminoso teria colocado veneno nas plantas da mãe da vítima, que foi reclamar e acabou executada
Um homem matou uma jovem de 22 anos, que estava grávida, com um tiro de espingarda na cabeça.
A vítima foi identificada como Elis Nayara de Oliveira Costa. O acusado, identificado como Izael da Silva Amaral permanece foragido.

Polícia Civil prende colombianos e apreende grande quantidade de drogas no bairro Jaderlândia, em Santarém

Polícia Civil prende colombianos e apreende grande quantidade de drogas no bairro Jaderlândia
Estima-se mais de 300 quilos de drogas entre maconha skunk e cocaína. No local também havia armas e munições de fuzil.
Por Sílvia Vieira e Jaderson Moreira, G1 Santarém e TV Tapajós — PA

Colombianos suspeitos de tráfico internacional de drogas — Foto: Jaderson Moreira/Tv Tapajós
Cinco colombianos e um brasileiro foram presos na tarde desta terça-feira (27) em uma residência no bairro Jaderlândia, próximo ao campo da Fazendinha, em Santarém, oeste do Pará. A partir de uma denúncia anônima, o Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) iniciou as investigações que levaram ao grupo suspeito de tráfico internacional de drogas.
O brasileiro é santareno e dava apoio logístico ao grupo com a casa, carro e embarcações.
No local, os policiais encontraram grande quantidade de drogas entre maconha do tipo skunk e cocaína, estimado em cerca de 300 quilos. A pesagem, no entanto, só será feita na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil. A droga estava embalada em sacos plásticos e havia sido enterrada no terreno atrás da casa onde estavam os colombianos, para não levantar suspeitas. Na casa, também foram encontradas armas e munições de fuzil.
De acordo com o delegado Silvio Birro, chefe do NAI, a polícia passou a monitorar o local e levantar informações sobre os passos dos suspeitos em Santarém. E na tarde de hoje deflagrou a operação que resultou nas prisões e na apreensão das drogas.

Droga estava enterrada no terreno da casa onde os colombianos estavam morando — Foto: Jean Silva/TV Tapajós

terça-feira, 27 de abril de 2021

Empresa de parente do Prefeito vence licitação de aluguel de veículos em Mojui dos Campos

Pelo aluguel do veículo, sobrinho do prefeito irá receber a quantia de R$ 7.400,00 todos os meses.
Uma empresa de engenharia com sede em Santarém (PA), bairro da Aldeia, foi declarada vencedora em licitação de aluguel de veículos para Prefeitura de Mojuí dos Campos, oeste do Pará. O dono é sobrinho do prefeito. 
Apesar do grau de parentesco público e notório entre os dois, o pregoeiro Brian Santos habilitou a Aeli Lima Serviços de Engenharia Ltda a participar do processo licitatório no dia 15 deste mês. Ela ganhou um dos lotes – aluguel de uma caminhonete, cabine dupla, motor 2.0, ano 2020, a diesel e “devidamente licenciada”. 
Criada há pouco mais de 1 ano, a Aeli Engenharia pertence a Alessandro Machado Lima Alves, sobrinho do prefeito (e advogado) Marco Antônio Machado Lima (MDB), único homem da família de 4 filhos da ex-vereadora de Santarém Beth Lima. 

A licitação deflagrada pela Secretaria Municipal de Gestão Administrativa já foi concluída. Ou seja, todas as etapas, internas e externas, foram devidamente finalizadas. 
Pelo aluguel do veículo, o sobrinho do prefeito irá receber a quantia de R$ 7.400,00 todos os meses. O contrato assinado tem duração de 1 ano. 
Procurada, a assessoria do prefeito Marco
Marco Antonio e sua vice Sueli da Construção

Antônio disse que “não houve nenhuma ilegalidade” nesse processo licitatório. Sobre a participação do sobrinho do gestor destacou que “não há impedimento legal, pois o artigo 9 da lei 8.666 [Lei de Licitações] não veda participação de parentes, ainda que em primeiro grau”. 
“Registra-se que o certame foi público, com a participação de 9 empresas disputando item a item a apresentar a proposta mais vantajosa para a Prefeitura de Mojuí dos Campos”. 
Ata da licitação: empresa do sobrinho:





Com informações do Blog do Jeso

Instituto Mais Saúde prorroga prazo de inscrições em PSS com vagas para Santarém, até às 23h59 desta quarta-feira (28)

Médicos voltam a atender na UPA 24H após termo de compromisso firmado pela  Semsa | Santarém e Região | G1 Candidatos concorrem a vagas para atuação no HMS, UPA 24h, UBS 24h de Alter do Chão, Santarenzinho, Nova República e no Samu.

Os candidatos ao processo seletivo simplificado do Instituto Mais Saúde têm até às 23h59 de quarta-feira (28) para se inscrever e concorrer a vagas para atuar em unidades de saúde de Santarém, no oeste do Pará. Os profissionais atuarão no Hospital Municipal de Santarém (HMS), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) 24h de Alter do Chão, Santarenzinho, Nova República e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A prorrogação do prazo se deu devido a empresa responsável pela avaliação dos candidatos identificar que 60% dos inscritos deixaram de apresentar algum tipo de documento comprobatório, restringindo a possibilidade de uma apuração mais eficaz para a seleção. Com isso, a oportunidade continua aberta para todos os interessados em concorrer as vagas.

Vereador será investigado pela polícia após quebrar protocolos sanitários ao abrir caixão lacrado em cemitério de MG; veja vídeo

 


Segundo o parlamentar, William Faria (PT), ele queria provar que o idoso, de 92 anos, não havia morrido de Covid-19.

Vereador de Santa Bárbara do Leste será investigado por quebra de protocolo sanitário

Um vereador de Santa Bárbara do Leste (MG) será investigado por ter quebrado o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19. O parlamentar, Wlliam Faria (PT), abriu o caixão de um idoso, de 92 anos, antes mesmo de enterrar, para mostrar que ele não teria morrido de Covid-19. O vídeo foi gravado e publicado nas redes sociais do parlamentar.
Segundo o Hospital Irmã Denise (Casu), que fica em Caratinga (MG), José Vieira do Carmo morreu com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e com sintomas de Covid-19. O idoso deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caratinga no sábado (24), à noite. Em seguida, foi transferido para o hospital e, poucas horas depois, morreu.
De acordo com a família do idoso, ele fez o teste rápido e deu negativo. O homem fez um segundo teste PCR, que ainda não saiu o resultado. Por ser diagnosticado com suspeita de Covid-19, o corpo do idoso foi levado para a funerária e depois encaminhado ao cemitério.
"Por ser intubado, ele não aguentou a intubação. Foi feito o teste de Covid rápido e deu negativo. Então, ele foi para o Casu. Chegou no Casu, ele nem ficou tanto tempo. Era para terem colocado no prontuário médico, pois se é suspeita de Covid, a família tem que saber", disse a neta do idoso, Graziela Vieira do Carmo.

Bandidos armados invadem a UPA de Marituba; após liberar reféns, todos se entregaram

Após negociação policial, as vítimas foram liberadas e quatro criminosos foram presos
Quatro homens fizeram profissionais de saúde reféns no final da noite desta segunda-feira, 26, na Unidade de Pronto Atedimento (UPA) de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. O assalto com refém terminou por volta das 23h, após quase duas horas de negociação. As vítimas foram liberadas e o último criminosopreso.
Três deles foram os primeiros a se renderem, mas um quarto assaltante manteve pelo menos duas enfermeiras e uma médica reféns em uma das salas da instituição de saúde. Armado, o criminoso ameaçou atirar nas vítimas.
Tiros atingiram a vidraça da UPA, que ficou estilhaçada (Reprodução)O assaltante que permanece no interior da unidade de saúde foi baleado na perna durante a tentativa de fuga, antes de invadir a UPA junto com os comparsas. Ele exigiu da polícia a presença da imprensa e de familiares.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Bandido diz à polícia que assalto na casa do empresário no Aeroporto Velho foi 'parada' do CV


Após receber atendimento no Pronto Socorro Municipal de Santarém, no oeste do Pará, Ian Melo de Araújo,
que participou de assalto na casa de um empresário do ramo de joias, na manhã desta segunda-feira (26), foi conduzido a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil. Em depoimento na delegacia de repressão a roubos, Ian disse que o alvo do assalto foi "parada dada" (informação repassada) pelo Comando Vermelho (CV).
Segundo Ian, chegou ao seu comparsa Edson Teixeira da Silva, conhecido como "Querosone" a informação de que o empresário guardava valores e joias na residência, assim como, o horário em que ele costumava sair de casa para o trabalho.
Titular da delegacia de repressão a roubos, o delegado Gilvan Almeida disse que as investigações terão continuidade e todas as informações prestadas por Ian Melo em seu depoimento serão devidamente checadas, como, por exemplo, de que não havia outros envolvidos no assalto, apenas Ian e Querosene, que acabou morto em troca de tiros com a Polícia Militar.
"Temos que investigar, ver imagens de câmeras de segurança, pra saber se agiram mesmo sozinhos ou com apoio de mais alguém. Assim como, o fato mencionado por ele (Ian) de que o roubo foi 'parada dada' do CV", reforçou delegado Gilvan Almeida.
O titular da especializada de roubos alerta que as informações expostas pelas pessoas no seu dia a dia, acabam contribuindo para que elas se tornem alvos de criminosos.
"Muitas vulnerabilidades das vítimas vêm do círculo de relacionamentos familiares, de trabalho e sociais, em que usuários de drogas têm passado informações para traficantes que acabam organizando os assaltos com os executores do CV", alertou Gilvan Almeida.
O assalto: Era por volta das 06h30 desta segunda-feira (26), quando uma dupla armada rendeu um empresário do ramo de joias quando ele deixava a sua residência na rua Magnólia, 1223, Aeroporto Velho, para ir ao trabalho. Os bandidos renderam a vítima e fizeram reféns familiares, funcionários e amigos de Claudemil Fonseca.
Um primo de Claudemil conseguiu se esconder atrás de um guarda-roupas e chamar por socorro. Não demorou para que a Polícia Militar chegasse ao local. Mas ao perceber a chegada da polícia, os bandidos correram para o segundo piso do imóvel e de lá pularam para o terreno vizinho e atiraram contra os policiais. A polícia reagiu e acabou ferindo os dois assaltantes.

Edson Teixeira da Silva, o Querosene, morreu durante intervenção policial — Foto: Reprodução/Redes sociais
Edson Teixeira da Silva, o "Querosene" ainda chegou a ser levado ao Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu ao ferimento. Já Ian Melo de Araújo foi ferido no braço, socorrido ao PSM e depois de receber cuidados médicos foi liberado e conduzido a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil onde foi autuado em flagrante pelo crime de roubo.
De acordo com informações da Polícia Civil, tanto Edson Teixeira quanto Ian Melo são reincidentes em crimes contra o patrimônio, com prisões anteriores.

História de Ali Babá: Prefeito de Oriximiná usa abuso de autoridade, faz intimidação a cidadão, e tenta contar história fantosiosa para ENGANAR os meios de comunicação


O caso viralizou nas redes sociais após o prefeito divulgar um vídeo da suposta tentativa de homicídio em frente à residência do cidadão no bairro São Pedro. 
Na manhã desta segunda-feira, 26 de abril, um fato envolvendo o prefeito de Oriximiná, delegado Fonseca, a guarda municipal e um cidadão por nome Joailson Damião, conhecido na cidade pelo apelido de Chato, ganhou grandes proporções após a divulgação de um vídeo denúncia do delegado em frente à delegacia. 

Após a divulgação do vídeo gravado pelo prefeito delegado Fonseca, populares passaram a compartilhar imagens do episódio ocorrido em frente à residência do suposto acusado onde é possível ver o contra ponto dos fatos. 
No vídeo em frente à delegacia o prefeito diz que foi vítima de uma tentativa de homicídio, que supostamente teria causa política e acusa os integrantes da corporação Polícia Civil de Oriximiná de serem corruptos. Nas imagens em frente à casa de Chato é possível ver o homem realizando a limpeza da frente da sua casa enquanto o delegado passa a bater boca e insultar o homem que em um determinado momento revidou sem arma alguma, momento que ele recebe voz de prisão e é encaminhado para a delegacia. 
Segundo populares que acompanharam a cena, Fonseca estaria tomando satisfação por conta de uma publicação nas redes sociais e em um caso de abuso de autoridade teria levado a Guarda Municipal. 
Em contato com a assessoria de comunicação dos deputados Angelo Ferrari e Júnior Ferrari, que tiveram seus nomes citados no episódio, eles lamentaram o fato, principalmente pela postura de um ente público perante a sociedade e também pela cena em meio a uma pandemia onde é possível ver a aglomeração de pessoas e a falta do uso de máscara pelo gestor municipal. 

A ASSINDELP - ASSOCIAÇÃO E SINDICATO DOS DELEGADOS DO PARÁ- vem a público REPUDIAR as leviandades proferidas através de vídeo divulgado em redes sociais, onde o Prefeito de Oriximiná, acusa todos os policiais civis daquele município de corruptos. Manifestamos total apoio aos policiais da cidade, os quais estão sendo enredados em brigas políticas que não possuem qualquer pertinência à sua atuação como Policiais, cargo que exerce com imparcialidade e tecnicidade. 
As Diretorias

Prefeito delegado Fonseca diz que foi vitima de atentado, e tacha delegado de Oriximiná de SAFADO


 O Prefeito de Oriximiná delegado Fonseca denúnciou que teria sido ameaçado de morte por um cidadão que com um terçado atentou contra sua vida. No vídeo Fonseca chamou a atenção do governador HELDER BARBALHO e tachou o delegado de Oriximiná de SAFADO. Ele também fez críticas aos irmãos Ferrari deputados eleitos pelo município.
Temos informações também que o prefeito teria ido com seus assessores na casa de um cidadão com umas três viaturas e uma comissão de assessores. Estamos apurado os fatos. DAQUI A POUCO vamos atualizar as informações.
 Assista o vídeo!

Forrozão do Covid-19 rolou solto nno Varcdo LOURO na Praia do Maracanã

Neste domingão (25) a Vigilância Sanitária foi acionada por moradores da praia Maracanã Moderna, para pôr fim na festança aglomerada do Bar do Louro – Na verdade o Louro não chamou ninguém para balançar o esqueleto no bangalô dele - O som rolava no recinto naturalmente e foi que começou a chegar gente de tudo quanto é pagarem, daí não teve como controlar – De repente chegou a turma do ‘acaba com isso’ e a poeira sentou no assoalho.
Vejam as imagem absurdo.


EMPRESÁRIO FOI ALVO DE ASSALTO NESTA MANHÃ, E UM DOS SUSPEITOS FOI ALVEJADO APÓS TENTAR TROCAR TIROS COM A POLÍCIA


A semana iniciou bastante movimentada em Santarém. Na manhã desta segunda-feira (26), dois indivíduos armados invadiram por volta das 6h30 a residência de um empresário no bairro Jardim Santarém, aonde fizeram toda a família de refém, mas um jovem conseguiu se esconder e acionar os homens da Polícia Militar, que em uma rápida ação, chegaram ao local no momento do crime. 

Os bandidos não conseguiram alcançar seu objetivo e tentaram fugir, mas um deles acabou ficando preso em uma cerca elétrica, momento este em que tentou trocar tiros com a Polícia e acabou sendo alvejado em uma intervenção policial. O elemento, que seria da cidade de Altamira, foi levado ao pronto socorro mas não resistiu, e seu comparsa também foi levado para atendimento médico, e logo após apresentado na 16° seccional de Santarém.
Os dois criminosos foram atingidos, um morreu e outro foi baleado no braço. O homem que morreu foi identificado como Édson Teixeira da Silva.
Por Clara Cavalcante 


Mulher de 72 anos fica sete dias perdida na mata comendo capim e bebendo água da chuva


Uma semana após ser resgatada, Dona Rita precisou ficar 12 dias internada por causa da Covid.
No interior do Ceará, uma senhora surpreendeu a todos ao ser encontrada com vida e bem depois de sete dias perdida na mata.
Dona Rita de Cássia tem 72 anos e é mãe de 12 filhos que criou praticamente sozinha. Agricultora aposentada, ela se tornou uma das moradoras mais conhecidas de Alcântaras (CE). Uma história que começou no dia 16 de março, quando ela decidiu pegar a trilha na mata que leva até a mercearia mais próxima.
Sem comunicação e com dificuldade de caminhar, tinha início uma impressionante batalha de Rita pela vida. O pedreiro José Adriano foi quem a encontrou sete dias depois de ela ter desaparecido na mata.
Dona Rita ficou dois dias em observação no hospital. Uma semana depois do resgate, precisou ser internada de novo: estava com Covid. Esse foi mais um capítulo de superação na história dela. Foram 12 dias internada, mas sem precisar da ajuda de aparelhos para respirar nem de terapia intensiva.


‘Máfia do cabelo’ desviava doações para doentes de câncer e lucrava milhões


Responsável por confeccionar perucas que seriam doadas a pessoas em tratamento ficava com até um terço dos cabelos. Polícia apurou que ela tem mais de cinco imóveis sendo comercializados, alguns com valor de mais de R$ 2 milhões na orla do Rio de Janeiro.
A boa intenção de doar cabelos para quem está em tratamento de câncer de Denildes de Palhano acabou revelando um esquema milionário envolvendo desvio de cabelos. Eles deveriam ir para a confecção de perucas para pessoas em tratamento da doença.
Mas eram desviados pode Gleice Milesi da Cunha, que foi presa preventivamente esta semana quando se escondia em um motel. Para a polícia, Gleice é a chefe de uma quadrilha que faz comércio ilegal de cabelo.
A história começa em 2005 quando Denildes teve um câncer de mama e, depois de curada, passou a participar de grupos de apoio a mulheres com a doença.