Uma bebê de cinco meses foi salva por policiais militares na manhã de quinta-feira (30) após ser levada pela mãe e a tia da zona rural de Monte Alegre, no oeste do Pará, para área urbana do município. A criança já estava desfalecida quando chegou ao 18° BPM (Batalhão Gurupatuba).
O fato aconteceu por volta de 10h, quando as duas mulheres desceram de um ônibus vindo da comunidade Vai Quem Quer, e a mãe, Odilene Rodrigues, gritava por ajuda, pedindo socorro aos militares e relatando que a pequena Katleia Valentina Rodrigues não estava respirando.
Um dos integrantes da guarnição, o 2° sargento Antonio Marcos dos Santos pegou a criança no colo e iniciou os primeiros socorros utilizando a "Manobra de Heimlich", que consiste em colocar a criança de bruços apoiada em um dos braços e fazer compressões nas costas.
Após cerca de um minuto a bebê foi reanimada, voltou a respirar e retomou a cor normal, momento em que o choro de medo da mãe se transformou em alegria. Após o atendimento, a criança foi levada para o hospital, onde foi avaliada pelo médico, e depois liberada para ir pra casa.
Ação rápida e preparo
Com 24 e 27 anos de serviço prestados à Polícia Militar do Pará, os sargentos Marcos e Deucy Araújo Ribeiro, que realizaram as manobras que salvaram a vida da criança, relataram o momento de tensão que viveram.
"O sentimento do dever cumprido é gratificante, apliquei as técnicas que aprendi ao longo da minha carreira e tenho a imensa gratidão a Deus por ter sido usado como instrumento para salvar a vida daquela criança", comemorou o sargento Marcos.
O engasgo é uma asfixia mecânica que se não for revertida, rapidamente, pode levar a uma parada respiratória e, consequentemente, à morte.
"Nos cursos de formação da Polícia Militar, em sua grade curricular a disciplina de Primeiros Socorros é fundamental, por se tratar de uma profissão de risco. O Policial Militar também em muitas vezes é o primeiro a chegar nas ocorrências e desta forma está capacitado a esses atendimentos", ressaltou o comandante do 18º BPM, Major Eduardo Carvalho.
*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*
com informações G1 SANTARÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.