Os detentos Derick Nael de Araújo Pereira, Gerônimo da Silva Gomes conhecido como “Gê” e Ronilson Castro da Silva conhecido como “Curador” foram absolvidos da acusação de homicídio qualificado que teve como vítima o também detento Marcos Elpídio Garcia da Penha. Ele foi morto com golpes de estoque dentro da penitenciária de Cucurunã no dia 9 de setembro de 2017.
Após as considerações sobre a denúncia, o representante do Ministério Público pediu a absolvição dos três réus por ausência de provas suficientes de autoria. As defesas dos acusados alegaram negativa de autoria, indubio pro reo (em caso de dúvida beneficie-se o réu), clemência e retirada das qualificadoras.
Após os encerramento dos debates, o Conselho de Sentença se reuniu e por maioria de votos absolveu os réus da acusação de homicídio qualificado.
Na sentença, o juiz Gabriel Veloso, titular da 3ª Vara Criminal, destacou que os réus nunca foram presos pela morte de Marcos Elpídio, e julgou extinto o processo com a resolução do mérito.
Os réus que ainda são detentos do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura sempre negaram autoria do crime. Ainda na fase de inquérito eles alegaram que não estavam no pavilhão onde o crime aconteceu. Os três afirmaram que estavam na área destinada ao banho de sol porque não receberam visita naquele dia.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o preso que estava marcado para morrer era conhecido como “Bira”. Ele teria sido escolhido como alvo por ter um caso com a mulher de um outro preso não identificado. No fim das contas, Marcos Elpídio foi quem acabou sendo morto com golpes de estoque. Ele foi arrastado de dentro da cela para o corredor da ala 2, no pavilhão B da penitenciária.
Quando o corpo de Marcos Elpídio foi encontro por agentes prisionais, ele estava com um barra de ferro cravada nas costas.
Marcos Elpídio tinha 24 anos, era do município de Óbidos e cumpria pena por tráfico de drogas. Ele já tinha cumprido pouco mais de 2 anos de prisão.
com informações G1 SANTARÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.