Deputado Reginaldo Lopes já estava discutindo estrutura da pasta, mas teve de ceder espaço para presidente eleito acomodar aliados de centro
Líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Reginaldo Lopes (MG), afirmou nesta quarta-feira que não será mais ministro. Como mostrou O GLOBO mais cedo, o nome dele era praticamente certo para o comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), mas ele precisou ceder espaço após o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ampliar o espaço de partidos de centro no seu futuro governo.
Após se reunir com o presidente eleito na noite desta quarta-feira, Lopes afirmou que está fora da Esplanada porque houve necessidade de um novo arranjo político para acomodar o PSD e União Brasil, que serão contemplados com três Ministérios cada um.
— Fui convidado para assumir o MDA, mas como teve um novo arranjo de governabilidade, em que o União Brasil passa a ter três ministros e também o PSD, não foi possível — disse Lopes ao deixar o hotel em Brasília onde Lula está hospedado.
Antes do MDA, Lopes também havia sido preterido na escolha de outras duas pastas. Deputados do partido apoiavam o nome dele para o Ministério da Educação, entregue a Camilo Santana, ex-governador do Ceará. Diante do primeiro revés, o líder do PT afirmou a Lula que gostaria de assumir o Planejamento. A pasta, no entanto, ficará com Simone Tebet (MDB).
Veja ministros já anunciados por Lula e nomes cotados para assumir demais ministérios
30 fotos
Haddad para a fazenda e Rui Costa para a Casa Civil estão entre os primeiros escolhidos
Antes da nova reviravolta, Lopes vinha, inclusive, trabalhando na montagem da estrutura da pasta de Desenvolvimento Agrário. Na segunda-feira, visitou o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição em Brasília, para conhecer a estrutura que o ministério terá. Na ocasião, ele conversou com integrantes do grupo temático da área na transição e discutiu organograma da pasta.
A dança das cadeiras também deve mexer com outro deputado do PT. O GLOBO apurou que Paulo Teixeira (SP) será desalojado do Ministério das Comunicações, que foi oferecido ao União Brasil. O nome mais cotado para assumir é o do também deputado Paulo Azi (BA).
Teixeira, por sua vez, não deve ficar de mão abanando e pode assumir o MDA no lugar de Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.