Páginas

domingo, 1 de janeiro de 2023

Ao vivo: Governador e vice são empossados neste domingo

Em 2019, Helder recebeu a faixa da primeira-dama, Daniela Barbalho em cerimônia lotada | Ney Marcondes / Arquivo

O roteiro da cerimônia já está definido e, além de Belém, ocorrerá em outros municípios. Saiba como será o rito e os horários da posse.
Ogovernador reeleito, Helder Barbalho (MDB) tomará posse em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) marcada para às 9h deste domingo, dia 1º de janeiro. Depois da posse, o chefe do Executivo Estadual seguirá para Brasília, onde vai acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para iniciar já à tarde, às 15h.
Os dois acessarão a sede do Poder Legislativo pela porta que dá acesso à presidência da casa, ou seja, pela rua do Aveiro.
https://youtu.be/xHguhxbur44
  Ali eles serão recepcionados pelo chefe da cerimônia para as honras militares, e em seguida encaminhados ao presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Francisco Melo, que os levará ao Salão Nobre da Presidência até o início da reunião solene de posse no Palácio Cabanagem.
Já no Plenário Newton Miranda, após a saudação inicial, será feita a composição da Mesa de Honra. O presidente, deputado “Chicão” (MDB), abre e conduz a cerimônia. Será feita uma suspensão temporária para o deslocamento do governador e da vice para o plenário. Feita a execução do Hino Nacional Brasileiro, o governador faz a prestação do compromisso constitucional. “Chicão” em seguida dá declaração de investidura ao chefe do Executivo Estadual.
PRONUNCIAMENTO
A leitura dos termos de posse de Helder e Hana será feita pela deputada estadual Nilse Pinheiro (PDT), 1ª Secretária da Mesa Diretora. Eles assinam o documento e fazem a prestação do compromisso constitucional, bem como recebe do presidente da Alepa a declaração de investidura do cargo.
Encerrando a sessão, o governador faz seu primeiro pronunciamento já empossado para o segundo mandato e há a execução do Hino do Pará. Chicão declara terminado o ato e sai com Helder e Hana, por volta das 10h, para as despedidas oficiais em frente ao Palácio Cabanagem.
Helder foi reeleito nas eleições de outubro de 2022, com 3.117.276 votos, ou 70,41% do total, se tornando também o primeiro governador da história do Pará reeleito logo no primeiro turno e tendo a maior votação proporcional de todos os candidatos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.