Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Governador Helder Barbalho decreta situação de emergência em Oriximiná


O governador do Pará, Helder Barbalho, homologou o decreto que declara a situação de emergência em Oriximiná, castigada pelas fortes chuvas que agravaram o processo de erosão em algumas áreas da cidade. A emergência vai vigorar por 180 dias a contar desta terça-feira, 21, quando foi publicado o decreto em edição extra do Diário Oficial do Estado.
A cidade tem enfrentado sérios problemas em decorrência das chuvas intensas entre os dias 25 de janeiro e 11 de fevereiro, com uma quantidade de 49,20mm e 76.60mm, respectivamente. 

Os bairros impactados são o Novo Horizonte e São Lázsaro, e as precipitações estão causando o agravamento de Boçororocas (valas formadas pela erosão) resultando em danos materiais e prejuzísos econômicos, sociais e de trafegabilidade, segundo relatório da Defesa Civil.
Uma “Sala de Situação” foi criada para gerenciar a força-tarefa que está no município de Oriximiná em virtude da chuva que incide sobre o município. O local, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Educação, integra órgãos que compõem a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Secretaria Regional de Governo, a Secretaria estadual de transporte (Setran) e a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), além da Prefeitura Municipal.

Na tarde desta terça-feira (21), 33 pessoas, sendo 10 idosos e 03 crianças, precisaram desocupar suas residências preventivamente. Os imóveis estavam localizados próximo a um dos pontos mais críticos, no bairro Novo Horizonte. Uma cratera se abriu por meio de um boçoroca, uma espécie de erosão mais acentuada, comum em terreno arenoso. Das oito famílias, sete foram para casas alugadas pela prefeitura e uma família foi abrigada por parentes.
Nesta manhã de terça-feira (21), a comitiva do governo visitou os três pontos considerados críticos até o momento. No bairro residencial “Tia Ana”, a concretagem da rua Antônio Macaxeira não suportou a força das águas durante a madrugada de hoje. O local foi interditado pela Defesa Civil por medida de segurança. Não houve vítimas e uma casa que fica às margens da via passará por vistoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.