Páginas

sábado, 30 de setembro de 2023

Caso Aguinaldo Promissória: homem visto na casa de vereador deixou o local antes do vereador ser morto

Enoque tinha trânsito livre na residência de Aguinaldo por ser amigo e um conhecido de longas datas. Após chegar na residência com Isabela, ele entrou e saiu em seguida, indo embora de Uber.

A morte do vereador Aguinaldo Promissória (União Brasil), ocorrida na madrugada da última segunda-feira (25), ainda vai render muitos capítulos até que a polícia esclareça de uma vez, a verdadeira causa da morte do parlamentar. Neste sábado (30), alguns blogs da cidade compartilharam informações sobre um homem que teria sido filmado momentos antes de o vereador ter sido encontrado morto.
O blog do Xarope fez uma apuração minuciosa desses novos fatos e teve acesso às imagens das câmeras de segurança do dia do trágico incidente e constatou que, realmente, um homem é filmado alguns minutos antes do parlamentar ser morto.
Aguinaldo Promissória foi encontrado jogado no quarto de sua residência com um tiro na cabeça, disparado a poucos centímetros da têmpora. O disparo mortal foi feito de uma Glock 9mm de uso permitido. Ao lado do corpo da vítima, estava a namorada dele, a engenharia civil Isabela Ataíde.
Conforme as investigações do blog do Xarope, o homem que aparece nas imagens foi identificado apenas como Enoque. Ele inclusive já foi intimado para prestar depoimento ao delegado Fábio Amaral, que preside o inquérito policial, na próxima segunda-feira (2).
Enoque, segundo apurou o blog, estava no Iate Clube de Santarém, onde lá também estavam Aguinaldo Promissória, a namorada Isabela Ataíde e outros amigos. Isabela decidiu voltar pra casa e veio dirigindo o carro do vereador. Ela veio acompanhada de um amigo do casal.
E quem estava no banco de passageiro ao lado de Isabela era justamente, o Enoque.
Enoque tinha trânsito livre na residência de Aguinaldo por ser amigo e um conhecido de longas datas. Após chegar na residência com Isabela, ele entrou e saiu em seguida, indo embora de Uber.
Poucos minutos depois que Enoque deixou a casa do vereador, ele chega e foi a partir daí que se deu a confusão que terminou de forma trágica. Ou seja, quando houve o disparo, o homem não se encontrava mais no local.
O blog do Xarope tentou contato com as autoridades policiais sobre esses fatos, porém, a polícia só pretende se manifestar após a conclusão da investigação.
A polícia já colheu os depoimentos da namorada de Aguinaldo e de um amigo, o tal de Will, homem que filmou Isabela ao lado do corpo do vereador e compartilhou nas redes sociais.
O blog apurou ainda que Isabela teria sido agredida e teve o celular danificado neste dia.
A jovem está abalada emocionalmente.
Isabela Ataíde não está na condição de suspeita ou investigada.
A polícia aguarda a conclusão da perícia técnica do local onde o corpo do vereador foi encontrado e outros elementos que possam corroborar com o inquérito policial.
POR IROMAR CARDOSO

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Destak se consolida como principal empresa de pesquisa de intenção de votos da região

Destak apontou a liderança do deputado José Priante na região do Tapajós
Em época de campanha eleitoral ou pré-campanha, os eleitores são bombardeados com inúmeras pesquisas de intenções de votos. 
Esses levantamentos têm objetivo de apresentar ao eleitor opções de nomes e candidatos mais bem posicionados nas disputas eleitorais, sejam elas majoritárias ou não. Fato é que nem todos os institutos e empresas contratadas conseguem êxito quando saem os resultados nas urnas.
Nas últimas duas eleições realizadas no Pará, em 2020 para vereador e prefeito, e em 2022, para deputados estadual e federal, senador, governador e presidente da República, a Destak Publicidade e Marketing se destacou entre tantas outras que se aventuraram neste segmento.
A Destak, empresa genuinamente paraense, cuja sede fica na cidade de Santarém, oeste do Pará, acertou 100% dos números nas eleições passadas. 
Parte desse mérito se deve à sua equipe de pesquisadores, que vão a campo coletar, porta a porta, os dados que embasam os levantamentos de intenção de votos. Além disso, a Destak é a única empresa que possui expertise explorativa e de convencimento, o que aumentam sua credibilidade junto à sociedade.
As pesquisas de intenção de voto orientam estratégias partidárias, determinam os rumos das campanhas políticas e despertam grande interesse no eleitor. 
Uma pesquisa pode ser comparada a um termômetro, que mede a intenção dos eleitores frente a determinadas situações ou candidatos e representa uma significativa fonte de informação, pois seus resultados, quando analisados por especialistas, podem dizer se a estratégia da campanha eleitoral está produzindo os resultados esperados, ou se mudanças são necessárias.

E quando esse trabalho é feito de forma responsável, com ética e transparência, as chances de os resultados serem satisfatórios são de 100%.





Destak apontou a eleição e reeleição do médico Doutor Macedo em Belterra
A Destak utiliza dados obtidos junto ao IBGE, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por meio de um sistema próprio com informações coletadas em tempo real, que torna o processo ainda mais confiável.
Na eleição de 2020 para prefeito, a Destak acertou, por exemplo, os candidatos vitoriosos nos municípios de Juruti, Mojuí dos Campos, Terra Santa, Uruará, Belterra, Altamira, Trairão, Brasil Novo, Placas, Anapu, Aveiro, Rurópolis, São Felix do Xingu,  Santarém, entre outros.                                                                                                   
Destak indicava a força e o perigo que o vereador Pirica podia poderia trazer ao petits Alexandre. Fato que aconteceu

     
Já na eleição majoritária de 2022, os números foram ainda mais satisfatórios do ponto de vista técnico. A Destak foi uma das poucas que acertaram os resultados para o governo do Pará, presidente da República, Senado e deputados estaduais e federais.
Destak apontou a reeleição do prefeito Doca em Terra Santa
Em Santarém, por exemplo, os números da Destak apontaram a vitória de Maria do Carmo, eleita deputada estadual, o bom posicionamento do agora deputado federal Henderson Pinto. Também acertou a eleição dos deputados José Priante e Ângelo Ferrari, entre tantos outros que saíram vitoriosos nas urnas.



Empresa fará levantamentos no Amazonas, Pará e Tocantins a partir de outubro: Os bons resultados colecionados pela Destak nos últimos anos, despertaram o interesse de outros centros da região norte do país em suas pesquisas de intenção de votos. A partir de outubro, a empresa fará pesquisas nos estados do Amazonas e Tocantins, a partir da capital Palmas. No Pará, outras regiões também serão visitadas pelas equipes de pesquisadores da Destak no mês que vem.


"Nossa empresa se consolida em um mercado que nem sempre agrada a todos e exige muita responsabilidade e competência. A credibilidade da Destak se deve pela inovação da sua metodologia e transparência nas pesquisas realizadas até aqui", explica o jornalista Iromar Cardoso, diretor da empresa.
Destak apontontou o retorno de João Cleber e o alto indice da então prefeita Minervina


MP denuncia 8 pessoas por manipulação na investigação do assassinato do ex-prefeito de Tucuruí, entre os acusados o atual gestor Alexandre Siqueira

O prefeito Jones William foi morto a tiros no dia 25 de julho de 2017, enquanto visitava uma obra no bairro Cristo Vive,
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tucuruí, denunciou nesta quarta-feira (27), oito pessoas pelo assassinato do então prefeito Jones William da Silva Galvão (MDB), de Tucuruí, no sudeste do Pará. O crime aconteceu no dia 25 de julho de 2017. Entre os denunciados está o atual prefeito do município, Alexandre Franca Siqueira, marido da atual deputada federal Andrea Siqueira (MDB-PA).
O prefeito Jones William foi morto a tiros no dia 25 de julho de 2017, enquanto visitava uma obra no bairro Cristo Vive, em Tucuruí. Dois homens em uma motocicleta fizeram uma emboscada e dispararam cinco vezes contra o prefeito, que chegou a ser encaminhado ao hospital, mas acabou morrendo.
Naquela ocasião, Bruno Marcos, suspeito de ser o autor dos disparos contra o prefeito, foi preso em setembro, quando tentava deixar Belém pelo aeroporto internacional.
A denúncia oferecida à Justiça Criminal da Comarca de Tucuruí é assinada por seis promotores de Justiça: Ana Maria Magalhães de Carvalho, coordenadora do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Bruno Saravali Rodrigues, Carlos Alberto Fonseca Lopes, Muller Marques Siqueira e Thiago Ribeiro Sanandres, todos do Gaeco, além do promotor titular da 2ª PJT, Luiz Alberto Almeida Presotto.
A promotoria pediu o afastamento das funções públicas, notadamente atividades policiais e periciais, bem como e qualquer unidade e sistemas de bancos de dados policiais de José Rollo da Silva, Donivaldo de Jesus Palha, Jonatas Rabelo Galvão, Afonso Alves Rodrigues, Amarildo Leite dos Santos e Andrey Fernandes Mateus.
Além disso, requereu ainda encaminhamento dos autos dos elementos probatórios que instruem a denúncia e das peças processuais para a Corregedoria da Polícia Civil para as providências administrativas para a apuração de infração administrativa.
A promotoria afirma que há fortes evidências comprovadas nos autos de que os autos de corrupção dos policiais civis denunciados foram identificados por autoridades superiores, porém, não foram instaurados procedimentos investigatórios, configurando prática de crime de prevaricação.
Em resumo, segundo o MP, Firmo Leite Giroux, Moisés Gomes Soares Filho, Alexandre França Siqueira e Andrey Fernandes Mateus prometeram e pagaram vantagem financeira indevida e, por meio disso, direcionaram as investigações de inquérito policial que apurou o homicídio do então prefeito de Tucuruí Jones William da Silva Galvão.
Tais denunciados obstaram o cumprimento de cautelares processuais penais, bem como afastaram a possibilidade de investigação de outros agentes que em tese poderiam estar envolvidos no crime.
José Eduardo Rollo da Silva, Donivaldo de Jesus Palha, Jonatas Rabelo Galvão, Afonso Alves Rodrigues e Amarildo Leite dos Santos solicitaram e receberam, diretamente para si, vantagem patrimonial indevida, em razão das funções públicas exercidas em cargos da Polícia Civil do Estado do Pará, deixando de cumprir mandado judicial de busca e apreensão domiciliar contra Alexandre França Siqueira, embaraçando cautelar criminal de interceptação telefônica, direcionando oitivas em inquérito policial e interferindo na investigação do homicídio do então prefeito de Tucuruí Jones William da Silva Galvão.
Além disso, o delegado de polícia e os quatro policiais civis, durante o transcorrer do inquérito policial que apurava o homicídio contra Jones William, revelaram fatos sobre a investigação de que tinham ciência, em razão dos cargos ocupados na polícia civil, e deviam permanecer em segredo; revelações que resultaram em dano à Administração Pública.
Na ação, em relação à denúncia contra Alexandre Franca Siqueira, atual prefeito de Tucuruí, o MP destacou que inexistência de foro por prerrogativa da função em razão da prática de crimes fora do exercício do cargo e sem relação com a função pública.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Mulher suspeita é presa por tráfico de pessoas e exploração sexual em Santarém. Vítimas foram encaminhadas para um abrigo de acolhimento social

Esteffani Ingrid de Oliveira, que comandava a casa de prostituição e mantinha as mulheres em cárcere privado, sob violência, ameaças e retenção de documentos, foi presa pela policia
Por Diene Moura
A Polícia Civil em conjunto com o CORE de Belém deflagrou uma operação que resgatou quatro mulheres que estavam sendo exploradas sexualmente em uma residência, situada na Avenida Tupaiulândia, bairro Diamantino, em Santarém.
À reportagem da TV Impacto, o Superintendente Regional do Médio e Baixo Amazonas, Jardel Guimarães, detalhou sobre a prisão de Esteffani Ingrid de Oliveira, que comandava a casa de prostituição e mantinha as mulheres em cárcere privado, sob violência, ameaças e retenção de documentos.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Justiça condena prefeito de Oriximiná delegado Fonseca por agressão a jornalista


A Justiça condenou o prefeito de Oriximiná (PA), Delegado Fonseca (Republicanos), por ter agredido um jornalista em lugar público (rua da cidade), com chute e murro. Causando ainda, em consequência, a danificação do celular do profissional da imprensa.
O fato aconteceu em junho do ano passado. A sentença, de primeiro grau (Juizado Especial Cível de Oriximiná), foi proferida pelo juiz José Gomes de Araújo Filho na última quinta-feira (21). Cabe recurso.
Pelo dano material causado ao jornalista Waldiney Ferreira, o prefeito Delegado Fonseca terá que pagar R$ 2.798,00. Além de mais R$ 5 mil por dano moral.
“Não se pode tolerar que pessoas civilizadas resolvam suas diferenças/desavenças na base da agressão física. Quem assim o faz deve receber resposta jurídica à altura, não só sob o viés compensatório, de reparar a vítima, mas, também, pelo dissuasório, de reeducar o agressor a parar de resolver seus problemas usando a força bruta”, ressaltou o magistrado.
O prefeito alegou, em sua defesa, que teria sido, antes, ofendido pelo jornalista.
“Ainda que se verifique a existência de animosidade entre as partes [Prefeito e repórter] não se pode usar desse argumento para justificar a nítida agressão física proferida pelo réu em face do autor”, destacou o juiz, para rechaçar a tese da defesa.
“Do vídeo nota-se que o autor estava filmando o local, quando foi atingido de súbito, tal comportamento do réu não é tolerável, ainda que se trate de questões afetas a oposições políticas”.
O juiz José Araújo Filho assim concluiu a sua sentença:
“Isto posto, e por tudo que consta nos autos, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTES os pedidos para condenar a acionada a restituir o valor do aparelho celular de R$ 2.798,00 (dois mil setecentos e noventa e oito reais), corrigido pelo INPC a partir do evento danoso e com juros de 1% a.m a partir da citação.
Condeno ainda a requerida a indenizar a parte Autora, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a título de reparação por dano moral, valor esse a ser devidamente acrescido de correção monetária pelo INPC, a partir do evento danoso e juros de mora de 1% a.m desde a citação”.

27 de Setembro dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. REFLEXÃO DE UM TRANSPLANTADO


Hoje se comera em todo país o dia nacional da Doação de Órgãos e Tecido, recebemos o vídeo “Reflexão de Um Transplantado”, por HUMBERTO LAMEGO, fundador da UMES em Santarém, atualmente Servidor Público Estadual aposentado, e que há aproximadamente uns cinco anos atrás, passou o pior momento de sua vida, quando foi diagnosticado com uma patologia terminal, sem perspectiva de sobrevivência para a medicina, mas com ajuda de Deus, a persistência de sua esposa e ajuda de amigos e familiares, passou por este momento, e no dia 04.05.2018, em Fortaleza-Ce, foi abençoado com um Transplante de Fígado, permitindo reescrever sua história.
Lamego, destaca que além da importância de uma conscientização maior no ato de sermos doadores de órgãos, precisamos analisado o paradigma entre o Brasil possuir um dos melhores Programas de cirurgias de transplantes no mundo, financiado sua grande parte pelo “SUS”, e não possuir uma legislação especifica que garanta o mínimo de Direitos a pessoa Transplantada, pois ao se recuperarem, quase sempre se deparam, com a falta de oportunidade, principalmente no mercado de trabalho, pois, o transplante não e considerado a cura, e sim um tratamento por toda a vida, associado ao uso continuo de medicações imunossupressoras (combate a rejeição do órgão), seus efeitos colaterais e o periódico acompanhamento ambulatorial.
A aprovação do PL 4613/2020, que inclui a “A PESSOA TRANSPANTADA”, no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que em parte de sua justificativa deixa claro, que tal projeto se alinha ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.
Atualmente o PL 4613/2020, encontra-se apensado ao PL 1074/19, que possui conteúdo semelhante, já foi aprovado em algumas comissões, sendo realizado até uma audiência pública para debater o assunto, porém permanece naquela casa legislativa, faltando vontade política para sua plena aprovação.

Polícia Federal faz busca e apreensão em empresas de Itaituba, Novo Progresso e Cuiabá, suspeitas de venda ilegal de ouro


A Polícia Federal deflagrou a operação Ouropel nesta quarta-feira (27/9), contra empresas suspeitas de comercializar ilegalmente quase R$ 10 bilhões em ouro extraído da Amazônia Legal. Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Itaituba/PA, Novo Progresso/PA e Cuiabá/MT. As informações foram divulgadas pela Polícia Federal, através de sua assessoria regional de comunicação, em Belém.
Seguno o informe da PF, o objetivo é combater crimes relacionados à comercialização de ouro da Amazônia Legal, como usurpação de bens públicos, lavagem de dinheiro, crimes ambientais ligados à garimpagem ilegal e associação criminosa.

‘A polícia não descarta nenhuma linha de investigação’, diz delegado Jardel sobre morte de Aguinaldo Promissória

Por Silvia 

Namorada do vereador foi ouvida pela Polícia Civil nesta terça (26). Homem que fez vídeo dentro do quarto do vereador também será ouvido.
Apesar da morte do empresário e vereador Aguinaldo Carvalho de Aguiar, mais conhecido como Aguinaldo Promissória, 46 anos, ter sido registrada como suicídio na 16ª Secional Urbana de Santarém, oeste do Pará, a Polícia Civil não descarta nenhuma hipótese no inquérito que está sob a responsabilidade do delegado Fábio Amaral.
Aguinaldo Promissória morreu na madrugada de segunda (25) com um tiro na cabeça, no quarto da casa onde ele morava, na avenida Anysio Chaves, bairro Aeroporto Velho. Ele estava em companhia da namorada identificada como Isabela Ataíde.
“A Polícia Civil não descarta nenhuma linha de investigação. O inquérito está tramitando sob a presidência do delegado Fábio Amaral com apoio dos investigadores da Especializada de Homicídios. Todos os exames necessários foram requisitados, e serão preponderantes para a conclusão do inquérito”, disse o superintendente regional da Polícia Civil no Baixo Amazonas, delegado Jardel Guimarães em entrevista ao repórter Bena Santana.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Criança de 9 anos morre e família acusa hospital de negligência em Oriximiná


Foto: reprodução redes sociais
Maelem Cardoso Marinho, de 9 anos, morreu em Oriximiná, oeste do Pará, na madrugada desta terça-feira, 26, após apresentar febre e dor de garganta na segunda-feira, 25. A família da criança acusa o Hospital Municipal de Oriximiná por negligência e erro médico.
Seguno informações, quando a criança – que morava na comunidade Boca dos Currais – começou a apresentar os sintomas na manhã de segunda-feira, 25, os pais procuraram o Hospital Municipal, que fica no centro da cidade, e teriam sido orientados a levar Maelem à Unidade Básica de Saúde (UBS) local, onde ela recebeu atendimento paliativo e foi liberada para voltar pra casa.

À tarde, por volta das 17h, o estado de saúde de Maelem piorou e mais uma vez a família foi ao Hospital Municipal e a criança recebeu atendimento e foi liberada. Mais tarde, às 18h, devido ao agravamento do quadro, a família resolveu retornar ao hospital, mas dessa vez a menina foi internada e morreu pela madrugada.
Ainda de acordo com o relato da família, no período em que ficou no hospital, a menina foi medicada com remédios para febre e dor, mas também recebeu aplicação de insulina, o que causou estranheza, já que Maelem não tinha diagnóstico de diabetes.

Isabela Ataíde é ouvida em depoimento pela polícia nesta terça-feira; vereador Agnaldo Promissória foi morto com Glock 9mm

Uma fonte da Polícia Civil contou ao Blog do Xarope que a jovem aparentava estar sob efeito de álcool ou droga. O delegado Fábio Amaral, que está à frente do caso, fez uma rápida entrevista com ela no dia do fato, requereu os exames de praxes e depois a liberou.
A jovem Isabela Ataíde, engenheira civil, que estava ao lado do corpo do vereador Aguinaldo Promissória (União Brasil), encontrado morto com um tiro na cabeça, na madrugada da última segunda-feira (25), no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, no oeste do Pará, compareceu na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil nesta terça-feira (26), para prestar depoimento à polícia no inquérito que apura as causas da morte do parlamentar.
Segundo apurou a reportagem, no dia da tragédia, Isabela Ataíde foi levada para a delegacia de polícia, mas não prestou depoimento devido ao seu estado emocional bastante abalado e pelo comportamento estranho e agitado que aparentava no dia da morte do vereador.
Uma fonte da Polícia Civil contou ao Blog do Xarope que a jovem aparentava estar sob efeito de álcool ou droga. O delegado Fábio Amaral, que está à frente do caso, fez uma rápida entrevista com ela, requereu os exames de praxes e depois a liberou. Porém, ela foi notificada para comparecer nesta terça-feira, onde compareceu para prestar depoimento nos autos do inquérito policial.
Ao contrário do que foi veiculado em alguns veículos de comunicação da cidade, não foi feito nenhum exame residuográfico nem no vereador e nem em Isabela Ataíde, uma vez que este exame foi suspenso pelo Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica.
Em outras palavras, a análise de resíduos coletadas em mãos, face, vestes e outros objetos de suspeitos de terem disparado arma de fogo por meio de técnica colorimétrica utilizando o reagente dodizonato de sódio está suspenso e, portanto, esse exame não foi feito no dia da morte do vereador.
O delegado Jardel Guimarães, superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, afirmou nesta terça-feira, que, além de Isabela, outras pessoas serão ouvidas no inquérito policial, como a filha do vereador e a pessoa que gravou e compartilhou o vídeo nas redes sociais, logo após a morte de Promissória.
A polícia aguarda a conclusão da perícia técnica do local onde o corpo do vereador foi encontrado e outros elementos que possam corroborar com o inquérito policial.
Inicialmente, a principal hipótese é para um cenário de suicídio, já que a perícia preliminar constatou vários elementos compatíveis para uma morte desta natureza. Entretanto, o delegado Jardel Guimarães afirmou que a polícia não descarta nenhuma linha de investigação e somente com a conclusão das perícias e dos depoimentos é que será possível afirmar de fato como ocorreu a morte de Aguinaldo Promissória.
Segundo a polícia, o vereador foi morto com um tiro na cabeça, disparado a poucos centímetros da têmpora. O disparo mortal foi feito de uma Glock 9mm de uso permitido e causou um estrago no crânio da vítima.
Isabela Ataíde não está na condição de suspeita ou investigada. A presença dela na delegacia de polícia faz parte do procedimento que é adotado em casos como esses.

Prefeito Nélio Aguiar decreta luto de 3 dias pela morte do vereador Aguinaldo Promissória; enterro será hoje

O prefeito de Santarém (PA), Nélio Aguiar, decretou luto oficial de 3
dias pela morte do vereador e empresário Aguinaldo Promissória (UB),
ocorrida nesta segunda-feira (25). A polícia investiga se o parlamentar cometeu suicídio.
O enterro será realizado hoje, às 17h, no cemitério Nossa Senhora dos Mártires, bairro Santa Clara. O corpo de Aguinaldo, 46 anos, está sendo velado desde o final da tarde desta segunda no prédio da Câmara de Vereadores de Santarém.
O decreto de luto oficial (nº 830/2023) assinado pelo prefeito entrou em vigor ontem (25).
De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara, a programação fúnebre prevista para hoje é a seguinte:
— 14:00 – Homenagem da Filarmônica Municipal Professor Jose Agostinho;
— 14h30 – Pronunciamento das autoridades e familiares;
— 15:00- Exéquias com os padres Sidney e Armstrong, além de pastores e a participação do Ministério Santa Cecilia;
— 17:00- Sepultamento no cemitério Nossa Senhora dos Mártires

Juiz Gabriel Veloso analisa se mantém liberdade de mulher suspeita de matar sargento da PM Márcio Anderson em Santarém


Uma determinação do juiz Gabriel Veloso de Araújo, titular da 3ª Vara Criminal de Santarém, no oeste do Pará, pode reverter a decisão que livrou da cadeia
Daniele Siqueira da Silva e Silva, suspeita de matar o marido, o terceiro sargento da Polícia Militar, Márcio Anderson Vinholte Silva, 42 anos, crime ocorrido no dia 26 de julho deste ano.
Em despacho do último dia 21 de setembro, o magistrado encaminhou à direção do Fórum de Santarém, ofício no sentido de agendar, com brevidade, junto ao setor multidisciplinar da Justiça, a realização de um estudo social para esclarecer a atual e real situação de um adolescente e seu histórico familiar, que possam constituir informações pertinentes ao caso.
A justiça pretende verificar a percepção do adolescente sobre o crime e também analisar a viabilidade de aproximação do menor com a acusada.
O objetivo é subsidiar o caderno processual e eventual manifestação quanto à suspensão ou manutenção da medida cautelar imposta na decisão do último dia 18 de agosto que permitiu a liberdade provisória de Daniele Siqueira.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Quem matou ‘Zeca Tatu’, o Língua Solta de Itaituba? Há várias hipóteses que poderiam apontar os motivos para o crime brutal.

O mistério em torno do crime permanece quase 72 horas depois, já que nenhum dos autores do disparo foi identificado ou localizado pela polícia.

Essa é a pergunta que boa parte da população de Itaituba, no sudoeste do Pará, está fazendo desde a noite da última sexta-feira (22), quando soube do assassinato do influência das redes sociais Hernandes Silva Alencar, popularmente conhecido como ‘Zeca Tatu’. O mistério em torno do crime permanece quase 72 horas depois, já que nenhum dos autores do disparo foi identificado ou localizado pela polícia.
‘Zeca Tatu’ foi executado no meio da rua com vários tiros. Dois homens em uma moto o seguiram pela travessa Justo Chermont, entre a décima primeira e a décima segunda rua do bairro Bela Vista. A vítima foi atingida com disparos principalmente na cabeça e morreu na mora.
Há várias hipóteses que poderiam apontar os motivos para o crime brutal. ‘Zeca Tatu’ era persona non grata entre políticos e empresários. Polêmico, colecionava desafetos em todas os segmentos da sociedade.
Recentemente, ele expôs em um áudio compartilhado nas redes sociais, nomes de pessoas públicas, incluindo políticos, secretários, repórter, assessor parlamentar, empresários de terem envolvido com o tráfico ou serem usuários de drogas no município.
‘Zeca Tatu’ foi flagrado em uma boca de fumo quando estava comprando drogas. O próprio comunicador afirmou ser usuário, mas disse que não aceitava ser julgado por pessoas que também têm ligação com as drogas.
O ‘Língua de fogo’, como se autointitulava, afirmava que não tinha medo dos poderosos e desafiava as pessoas com suas afirmações polêmicas. Ele dava ‘nomes aos bois’, quando fazia uma denúncia e não tinha medo de ‘mostrar a cara’.
Por isso, sua lista de insatisfeito com o seu trabalho era imensa. Ele fazia críticas contra a gestão do prefeito Valmir Climaco e também disparava seu veneno contra secretários, membros da imprensa e a própria polícia.

A pergunta que a população de Itaituba e o blog do Xarope fazem é: quem matou o ‘Zeca Tatu’?

Seguranças contratados pela Prefeitura espancam homem em Placas. A família da vítima conhecido por Idelsinho Brandão quer justiça.

A família está indignada, pois os agressores, contratados para fazer a segurança das pessoas no espaço público, perderam totalmente o descontrole e mostraram falta de preparo psicológico 

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostrando dois seguranças espancando um homem no município de Placas, no oeste do Pará, viralizaram neste domingo (24) e causaram revolta na população e nos familiares da vítima.
As agressões foram filmadas por pessoas que se encontravam na área do Parque de Exposição, local onde aconteceu a feira agropecuária do município.
A vítima foi o senhor Idelson Rodrigues Brandão, popularmente conhecido como Idelsinho, caminhoneiro, irmão do ex-prefeito de Placas, Negão Brandão(falecido), e ex-cunhado da atual prefeita Leila Raquel Possimoser.

Segundo apurou o Blog do Xarope, os dois homens foram contratados pela Prefeitura de Placas, para fazerem a segurança da feira de exposição agropecuária que aconteceu no fim de semana na cidade. A família da vítima quer justiça.
Segundo familiares de Idelsinho, ele estava indefeso, havia bebido além da conta e se dirigia para o seu veículo quando passou a ser seguido pelos seguranças e em seguida espancado covardemente.
A família está indignada, pois os agressores, contratados para fazer a segurança das pessoas no espaço público, perderam totalmente o descontrole e mostraram falta de preparo psicológico ao agredir uma pessoa indefesa e visivelmente embriagada.
Idelsinho sofreu várias lesões pelo corpo, principalmente na parte da cabeça e no rosto, ficando com fraturas graves. Ele chegou a ficar inconsciente e, mesmo caído, continuou sendo espancado brutalmente pelos seguranças da Prefeitura. A vítima correu risco de morte devido seu estado e a idade avançada.
Idelsinho foi socorrido, levado para o hospital. Ele está com machucados graves na costa também e está cuspindo sangue.
O delegado de Placas informou ao blog do Xarope que vai fazer TCO, mas disse que se trata de um caso de lesões neves, apesar das imagens mostrarem o contrário do que afirma a autoridade policial.



Vereador JK do Povão recebe ameaças de morte: “Tô chegando em Santarém em dois dias pra ti matar”, ameaçou.


O vereador Juscelino Kubistchek, o popular JK do Povão, recebeu uma ameaça de morte via telefone na tarde deste domingo (24). A ligação partiu do número (92) 99377-6930. O parlamentar compartilhou em um grupo de Whatsapp, a ameaça sofrida e disse que espera providências das autoridades.
O vereador tem sido vítima de fakes news e ataques contra sua pessoa desde que manifestou intenção em concorrer à Prefeitura de Santarém.
O telefonema ameaçador aconteceu por volta das 16h00 deste domingo, quando o vereador se encontrava em sua casa com a família. A pessoa do outro lado da linha avisou que chegaria a Santarém em nos próximos dias para matar o vereador JK do Povão. “Tô chegando em Santarém em dois dias pra ti matar”, ameaçou.
A ameaça causou preocupação e um clima de insegurança entre as pessoas que acompanham o parlamentar e, claro, em seus familiares.
JK já comunicou o fato às autoridades e espera que a ameaça seja investigada.
Vereador JK do Povão enviou print da ligação foi desse nnúmero a redação do Blog

O Blog do Xarope teve acesso ao boletim de ocorrência registrado pelo vereador na Seccional de Polícia Civil de Santarém.
A Câmara de Vereadores de Santarém ainda não se pronunciou sobre a ameaça contra um de seus membros.
No grupo onde JK compartilhou a mensagem, colegas e amigos manifestaram solidariedade ao vereador e repudiaram a violência, além de exigirem apuração.
O blog do Xarope ligou para o número que aparece na ligação para o vereador JK e conversou com uma pessoa, que se autointitulou policial. Ele falou coisas sem nexo e disse que ficou surpreso com a situação, já que desconhece ter feito tal ligação ao parlamentar santareno.
Em um áudio enviado ao blog, o homem afirma que estava saindo de serviço e que queria saber quem é que está usando o seu número. "Quem é, mano? Estou saindo de serviço agora. Tô entrando em serviço agora, tô saindo numa viatura agora e quero saber quem é. Quem é? Eu vou dar um tiro na cara se eu souber quem é", disse o desconhecido no áudio enviado ao Blog do Xarope.

Empresário agredido covardemente por tenente da PM em Santarém teve nariz quebrado em duas partes. Veja video

Ricardo Madureira Bredan é dono da R.M. Bredan Engenharia Ltda., e uma pessoas conhecida em Santarém. Jamais se envolveu em confusão. Ela se recupera do trauma sofrido e da lesão grave no rosto. 

O empresário Ricardo Madureira Bedran ainda tenta entender o motivo da agressão violenta, estúpida e covarde que sofreu na madrugada do último sábado (23), no bar Santo Gole, no bairro da Prainha, em Santarém, no oeste do Pará, quando foi nocauteado por um homem. O agressor é um tenente da Polícia Militar do Pará, lotado no Grupo Tático Operacional de Marabá (2ª CIME).

A vítima estava com um grupo de pessoas no bar Santo Gole, distante do agressor. Quando o tenente da PM passa próximo do local onde estava Ricardo Madureira, há um esbarrão entre eles. Ato contínuo: o policial militar desfere uma violenta cotovelada no rosto do empresário e em seguida um soco, que deixa o homem desacordado. A vítima é socorrida por pessoas que estavam próximas e testemunharam a agressão, aparente, sem um motivo justificável.
Ricardo Madureira Bredan é socorrido, recebe atendimento ainda no local. Ele sofreu uma lesão grave no nariz.
O empresário teve o nariz quebrado em duas partes.
Ricardo Madureira Bredan é dono da R.M. Bredan Engenharia Ltda., e uma pessoas conhecida em Santarém. Jamais se envolveu em confusão. Ele está separado e contou ao Blog do Xarope, que está até agora tentando entender o motivo pelo qual foi agredido de forma tão brutal e covarde.
O blog do Xarope apurou que o policial agressor é o tenente Izaquiel Mourão, oficial do 2º CIME, de Marabá. Atua no Grupo Tático Operacional em Marabá.
Ele é casado com uma delegada da Polícia Civil em Santarém. O blog do Xarope tentou contato com o oficial, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto para os devidos esclarecimentos.
Quanto à vítima? Ela se recupera do trauma sofrido e da lesão grave no rosto. Vai ficar alguns dias de repouso e disse que ainda não se sente seguro, sobretudo pelo fato de o seu agressor ser um policial militar.
O homem cobra Justiça e busca um posicionamento da Corregedoria da Polícia Militar, que apure a conduta do tenente Mourão. O apelo se estende ainda ao Comando Geral da PM e ao governador Helder Barbalho, que tanto prima pela segurança dos cidadãos de bem e que, neste caso, uma pessoa que presta serviços importantes à comunidade, foi violentamente agredida por um membro de uma instituição que tem o dever legal de proteger as pessoas e não agredi-las ou vilipendiá-las.
O empresário registrou a agressão na delegacia de Polícia Civil no mesmo dia e relatou como ocorreu a agressão covarde.
A Polícia Civil, por meio de nota, informou que a vítima foi encaminhada para a perícia de lesão corporal. O suspeito já foi devidamente identificado e será intimado a depor. O caso é investigado pela 16ª Seccional de Santarém.

Vereador de Santarém Agnaldo Promisória é encontrado morto com um tiro na Têmpora, lado direito da cabeça. Veja o video

O jovem empresário e vereador Agnaldo Promissória foi encontrado sem vida com um tiro na cabeça. 

O Blog do Xarope apurou que Agnaldo e Isabela Ataide, teria passado o dia no Iate Clube de Santarém. Em videos que circula nas redes sociais ela ainda aparece com vestido de banho, ao lado do vereador todo ensanguentado. O tiro teria sido encostado. A polícia investiga o ocorrido. É necessário, para melhor esclarecimento do fato, que a autoridade policial da investigação solicite um exame de polvora combusta, tanto na mão da vitima, quanto na suspeita.
O empresário e vereador Aguinaldo Carvalho de Aguiar, o Aguinaldo Promissória, morreu na madrugada desta segunda-feira (25) em sua residência em Santarém (PA). Ele foi encontrado sem vida. Teria se suicidado.  
Isabela Ataíde, engenheira civil
A polícia ainda não sabe as circunstâncias da morte. Uma mulher foi conduzida à 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil. Isabela Ataíde, engenheira civil, foi encontrada ao lado do corpo. 
Vídeos que circulam nas redes sociais e grupos de mensagens, a mulher é acusada de ter matado o vereador. Mas ela afirma que teria sido o próprio Agnaldo quem atirou contra a cabeça.
A muher após ser ouvida foi liberada.
Aguinaldo
tinha 46 anos e foi eleito pela primeira vez em 2020 pelo antigo PSL (hoje União Brasil). No ano passado, disputou vaga pela legenda à Câmara dos Deputados, sem sucesso.
A sua estreia na política aconteceu em 2016, pelo extinto PTN. Obteve 1.268 votos e ficou na suplência.
Ajuda
Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV). Trata-se de um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio.
A ajuda pode ser solicitada por telefone, e-mail e chat 24 horas, todos os dias da semana.
Eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso. O site do CVV é www.cvv.org.br.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Pará pode ganhar mais quatro deputados nas próximas eleições

O deputado federal José Priante diz que esse erro precisa ser corrigido urgentemente. “Pior do que ser a menos é ser a mais. O Pará tem um milhão de habitantes a mais do o Maranhão, por exemplo, que tem 18 parlamentares”, disse Priante.
As próximas eleições para deputado federal podem trazer novidades para a bancada paraense no Congresso Nacional. Um tema um tanto espinhoso trata sobre a redistribuição de vagas das bancadas de cada estado na Câmara Federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) já se posicionou sobre o tema e estabeleceu um prazo até 30 de junho de 2025 para que os congressistas aprovem uma lei atualizando o número de vagas de cada estado.

São Félix do Xingu segue líder em rebanho bovino no Brasil


Município do Pará possuía 2,5 milhões de cabeças em 2022, 1,1% do rebanho nacional.
Em 2022, o rebanho bovino cresceu pelo quarto ano consecutivo e alcançou novo recorde da série histórica, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira (21) pelo IBGE. O crescimento de 4,3% fez o número de cabeças chegar a 234,4 milhões.

Apesar de Mato Grosso liderar o ranking nacional, o município com maior rebanho fica em São Félix do Xingu, no sul do Pará. A cidade se manteve na liderança nacional, com rebanho 2.522.608 (dois milhões e quinhentos e vinte e dois mil e seiscentos e oito).

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

PF deflagra operação contra mineração ilegal de ouro e contrabando a partir do Amazonas


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (20/9), a Operação Emboabas, com o objetivo de desarticular esquemas criminosos envolvendo mineração ilegal de ouro.
Foram cumpridos 2 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca, além de outras medidas cautelares, nas cidades de Manaus/AM, Anápolis/GO, Ilha Solteira/SP, Uberlândia/MG, Areia Branca/RN, Ourilândia do Norte/PA, Tucumã/PA e Santa Maria das Barreiras/PA.
Também foi deferida ordem de sequestro de bens no montante total de mais de R$ 5,7 bilhões.

Réu que matou agiota Iran Parente e esposa é condenado a mais de 46 anos de prisão

O réu Erick Renan Oliveira Carvalho, acusado de ser um dos assassinos do casal Francisco Iran Parente da Silva e Josielen Maciel Preza, foi condenado a 46 anos, 11 meses e 10 dias de reclusão. 
A decisão é do conselho de sentença após a sessão do tribunal do júri realizada nesta terça-feira (19), no Fórum de Santarém, no oeste do Pará.
Durante o interrogatório, o réu confessou o crime, mas alegou que teria sido obrigado a matar o casal no lugar de outra pessoa. Encerrada a fase de instrução com a oitiva das testemunhas e depoimento de Erick, começaram os debates entre acusação e defesa.
A promotoria afirmou aos jurados que Erick mentiu e disse que ele queria matar Iran e a esposa, e enganar os outros envolvidos roubando o carro da vítima.

Empresa de consultoria da Bahia vence licitação da Prefeitura de Oriximiná para venda de passagens aéreas no valor de R$ 800 mil

Há um outro detalhe interessante nessa licitação. A sede da empresa fica localizada na Alameda Salvador, no Caminho das Arvores, em Salvador, na Bahia, estado onde nasceu o atual prefeito de Oriximiná, William Fonseca.
Uma empresa de Salvador, na Bahia, venceu uma licitação realizada pela Prefeitura de Oriximiná, no oeste do Pará, e vai fazer o agenciamento de viagens aéreas nacionais de servidores e agentes públicos da administração municipal. O valor é de R$ 800 mil e tem validade até setembro do ano que vem.
Até aí, tudo bem, não fosse por um detalhe: a empresa IBDM Modernização Assessoria e Consultoria Ltda., é especializada em atividades de consultoria em gestão empresarial ‘exceto consultoria técnica específica’, como bem diz a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAES), cujo código da empresa é o M-7020-4/00, conforme pesquisou o Portal OESTADONET, na inscrição do CNPJ da empresa junto à Receita Federal.

Deputado Torrinho critica decisões da Funai sobre terras indígenas Apyterewa e Ituna Itatá e conflitos que podem ser gerados

Torinho voltou a criticar decisões que considera equivocadas da Funai sobre demarcações de terras indígenas (Foto: Ozéas Santos/ Alepa / Arquivo)































O parlamentar voltou a pedir sensibilidade e medidas urgentes para evitar conflitos e mitigar a crise na pecuária no sul e sudeste do Pará ao Governo Federal e ao Governo do Pará. Torrinho lidera uma comissão da Alepa que está junto com a bancada federal em busca de soluções.
O deputado estadual Torrinho Torres (Podemos) criticou decisões recentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em relação às terras indígenas Apyterewa e Ituna Itatá, no sul do estado. Ele voltou a afirmar que são territórios que, historicamente, não são ocupados por povos originários. E com o processo de demarcação, conflitos, insegurança jurídica e crises econômicas estão tomando a região. O parlamentar defendeu produtores rurais e pediu sensibilidade ao Governo Federal na busca por uma solução pacífica.

Com problemas graves na educação, Mojuí dos Campos vai comprar 6 mil brinquedos para presente












O contrato será no valor de R$ 150.760,00, onde a licitação pede a compra de 6 mil brinquedos.
No dia 25 de setembro, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará, vai abrir uma licitação para a aquisição de brinquedos, visando atender a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.
O contrato será no valor de R$ 150.760,00, onde a licitação pede a compra de 6 mil brinquedos.
A atual gestão municipal de Mojuí dos Campos, vem acumulando sucessivas polêmicas relacionadas a licitações.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Eleições de 2024: um olhar sobre o passado para traçar o futuro

Por Wilson Pedroso
Em pouco mais de um ano, o Brasil realizará novas eleições municipais. Marcada para o dia 6 de outubro de 2024, a disputa que definirá os próximos mandatos de prefeitos e vereadores bate às nossas portas com características muito particulares.
Ao contrário do que se observa em eleições para a presidência ou para os governos dos estados, o processo ideológico perde força em eleições municipais. As escolhas de prefeito e vereadores têm impacto direto no cotidiano das cidades e o eleitorado tende a se sentir inseguro para apostar em grandes mudanças, o que favorece os políticos que já ocupam cargos públicos.
O conservadorismo em eleições municipais pode ser confirmado pelos números. Vejamos que, em 2020, 63% dos prefeitos que tentaram a reeleição no país conseguiram a vitória. Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostram que, em 2000 e 2004, o índice de reeleição de prefeitos foi de 58% em todo país, chegando a 67% em 2008. Em 2012, o percentual foi de 55% e apenas em 2016 é que observamos uma situação de exceção, com taxa de reeleição de 47%, explicada pelo desgaste da classe política em razão do impeachment de Dilma Rousseff.
A reeleição é, portanto, uma tendência, embora não seja uma regra. A máquina pública, por si só, não garante a vitória, como ficou claro, por exemplo, nos casos recentes dos ex-prefeitos Nelson Marchezan, de Porto Alegre, e Socorro Neri, de Rio Branco.
Também não ganhará a eleição aquele candidato que apostar apenas na onda da polarização como trunfo eleitoral. Em 2020, o eleitor mostrou-se cansado dos discursos de ódio e intolerância, tanto pró-Bolsonaro, quanto pró-Lula, sendo que o PT reduziu o número de prefeituras e Bolsonaro elegeu apenas 10 de 45 vereadores a quem apoiou publicamente. Em 2024, legendas e candidatos precisarão de criatividade para se aproximarem do eleitor.
Um dos maiores desafios que se apresentam para o próximo ano é justamente o distanciamento de uma considerável parcela da população, cada vez mais desinteressada pelo processo eleitoral. Dentro deste cenário, os jovens merecem ser observados mais atentamente. Em 2022, o Brasil chegou a 2,1 milhões de eleitores na faixa de 16 e 7 anos, contra 1,4 milhão em 2018. Apesar do aumento significativo, as estatísticas sobre o eleitorado jovem ainda se mostram baixas. Para se ter uma ideia, em 1992, mais de 3,2 milhões de jovens menores de 18 anos tiraram o título de eleitor. Portanto, os números atuais ainda são inferiores aos de 30 anos atrás, demonstrando que, hoje, este público possui interesses diferentes, que precisam ser compreendidos pela classe política.
As mulheres também devem ser olhadas com maior atenção. Estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julho de 2022 mostraram que as mulheres representavam 52,65% do eleitorado. Apesar disso, o Brasil elegeu apenas duas governadoras, quatro senadoras e 91 deputadas federais que representam 17,7% do total de 513 cadeiras da Câmara. Os resultados são tímidos, considerando-se o alto potencial de decisão feminina, e indicam que os partidos brasileiros estão fracassando no desenvolvimento de estratégias que tragam as mulheres para o centro das discussões sobre política.
Todo esse conjunto de dados sobre as disputas eleitorais nos fornecem informações importantes que não podem ser ignoradas, ao contrário, devem ser analisadas para compreensão do país. Avaliar o passado é fundamental para traçar o futuro.
Que em 2024 continuemos avançando no exercício da cidadania e no fortalecimento da Democracia.
*Wilson Pedroso é consultor eleitoral com MBA nas áreas de Gestão e Marketing, foi secretário Particular do Estado de São Paulo (2019-2022) e coordenou importantes campanhas políticas incluindo as disputas para a prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado.  

Veja os potenciais nomes a prefeito de Santarém inseridos na nova pesquisa da Destak. Será divulgada nesta quarta-feira

Eleitor de Santarém é entrevistado pela Destak 
O Destak iniciou nesta segunda-feira (18) a coleta de dados em campo de uma nova pesquisa de intenção de votos para prefeito e vereador de Santarém, o terceiro maior colégio eleitoral do
Pará. O resultado será publicado ainda nesta semana no JC.
O levantamento junto a 820 eleitores, todos maiores de 16 anos, irá simular vários cenários para disputa majoritária (prefeitura).
A pesquisa, presencial, do tipos estimulada e espontânea, é encomendada pelo JC.
No cenário estimulado, quando os entrevistados recebem uma lista de nomes e optam por um deles, foram relacionados 7 potenciais candidatos à sucessão do prefeito Nélio Aguiar em 2024.Adriana Almeida, vereadora do UB;
Delegado Jardel, policial civil e ex-candidato ao Senado em 2022;
José Maria Tapajós, ex-deputado estadual;
João da Massamix, empresário filiado ao PSC;
JK, vereador do PSDB;
Maria do Carmo, deputado estadual do PT, e
Márcio Pinto, servidor público filiado do PSOL.
O deputado federal Henderson Pinto (MDB) também aparece em um outro cenário estimulado, sem o nome de José Maria Tapajós.
A pesquisa também tem por objetivo fazer a:Avaliação do segundo mandato do prefeito reeleito Nélio Aguiar e do governador Helder Barbalho (MDB), além da gestão atual do presidente Lula da Silva (PT).Assim como também, individualmente, a avaliação dos 21 vereadores eleitos em 2020.
A Destak vai aferir a opinião do eleitor(a) que reside nas zonas urbana e rural do município.
Santarém, segundo o IBGE, tem população estimada em quase 332 mil habitantes, dos quais mais de 220 mil são eleitores.