Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Chacina no Ceará: polícia prende suspeito no Pará e outro no Mato Grosso do Sul


A primeira captura realizada pelos policiais civis cearenses foi de um homem, de 27 anos, em CastanhalA primeira captura realizada pelos policiais civis cearenses foi de um homem, de 27 anos, em Castanhal
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu dois suspeitos de envolvimento direto na chacina que deixou oito pessoas mortas Viçosa do Ceará. Uma dessas prisões, feitas na quinta-feira (27), aconteceu no Pará, mais precisamente em Castanhal, nordeste do estado. A outra captura ocorreu no Mato Grosso do Sul, também na mesma data. Agora, sobe para três o número de suspeitos detidos no caso.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

JK do Povão e Zé Maria estariam no segundo turno


Os números indicam que JK do Povão teria 40,6% das intenções de votos, enquanto José Maria Tapajós teria 37,2%
O levantamento da Destak mostra que os pré-candidatos JK do Povão (PL) e José Maria Tapajós (MDB), estariam em um possível segundo turno se as eleições municipais para prefeito de Santarém fossem realizadas hoje.
Os números indicam que JK do Povão teria 40,6% das intenções de votos, enquanto José Maria Tapajós teria 37,2%. Delegado Jardel, do Solidariedade, teria 7,0%, enquanto Izabel Sales 0,5%.
O professor Hugo Diniz (PSDB), aparece com 0,2%, mesmo percentual de Feliciano Braga, do Novo.
O total de indecisos é de 5,3%, enquanto branco e nulo somaram 1,6%. Não souberam ou não responderam somaram 7,4%.




Confira os nomes para Câmara de Vereadores mais citados na nova pesquisa da Destak

No cenário estimulado, JK do Povão segue na frente com 9,5% das intenções de votos
O levantamento da Destak avaliou a disputa para a Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará. Foram levantados dois cenários, espontâneo, quando o eleitor indica em que vai votar, e o estimulado, quando são apresentados os nomes aos eleitores. Nos dois cenários, o vereador JK do Povão tem a preferência dos santarenos com 4,8% e 9,5%, respectivamente.
No primeiro cenário espontâneo foram citados 72 nomes. O vereador JK do Povão aparece em primeiro com 4,8% das intenções de votos. Em segundo lugar ficou Tadeu Cunha com 1,6%, seguido de Junior Tapajós, Gaúcho da Quadra, Miguel Barbosa, Carlos Silva e Alberto Portela, todos com 1,1%.

Na oitava posição aparece Erasmo Maia, Biga Kalahare e Murilo Tolentino com 0,9%.
Na sequência surgem Neguinho da Matinha, Ângelo Tapajós, Ronan Liberal Jr., Gauchinho, Sanazar e Alexandre Maduro com 0,7% cada.
Erlon Rocha, Elielton Lira, Chiquinho da Floresta, Silvio Neto, Carlos Martins, Nildo Rocha, Nilson Santos, Sérgio Pereira têm 0,5% cada.
Não souberam ou não responderam somaram 67,3%, citados 9,4% e nenhum 0,2%.
Do total de nomes citados na espontânea, 47 candidatos obtiveram 0,2%.


73% dos santarenos aprovam a gestão de Nélio Aguiar, aponta pesquisa Destak


Prefeito Nélio Aguiar é aprovado por 73% da população santarena
O prefeito de Santarém, no oeste do Pará, Nélio Aguiar, é aprovado por 73% da população santarena, segundo apontou a pesquisa realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing. Outros 17% dos entrevistados disseram que desaprovam a gestão do prefeito e 10% não souberam ou não responderam.











A pesquisa perguntou dos entrevistados quais obras foram mais importantes no governo do prefeito Nélio e o asfalto na infraestrutura foi apontado por 26,7% da população como a obra mais importante.














Para 10,4% foi a Nova Moaçara. A nova orla ficou com 9%, creches 8,5%, Iluminação em Led em toda Santarém 8,0%, duplicação da Fernando Guilhon 6,4%, terminal hidroviário 6,4% e reforma e novas escolas 5,2% foram as obras mais lembradas.
Entre os quatro últimos prefeitos de Santarém, Nélio Aguiar foi apontado por 60% dos entrevistados como o gestor que teve o melhor desempenho à frente da Prefeitura.















Maria do Carmo aparece em segundo com 27%, Lira Maia 8% e Alexandre Von 5%.
67% dos entrevistados disseram que Nélio Aguiar tem uma imagem positiva. Outros 15% disseram que ele tem uma imagem negativa e 13% disseram que o prefeito tem uma imagem neutra. 5% não souberam ou não responderam.














Foi perguntado aos entrevistados se eles votariam em um candidato indicado e apoiado pelo prefeito Nélio Aguiar.















A resposta foi: Sim 46%, Não 28%, Talvez 19%. Não souberam ou não responderam 7%. Outros 3% disseram que depende das condições financeiras.


JK do Povão se mantém na liderança para a Prefeitura de Santarém


No levantamento estimulado, o vereador JK do Povão aparece com 40,5%, enquanto José Maria Tapajós tem 35,6% das intenções de votos
A mais nova pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, realizada pela Destak Publicidade e Marketing, mostra o vereador JK do Povão (PL), liderando a corrida eleitoral com 48,1% dos votos válidos. O ex-deputado estadual José Maria Tapajós (MDB), aparece em segundo com 41,8%, seguido de Delegado Jardel (Solidariedade), 8,7%, Professor Hugo Diniz (PSDB), 0,8%, Izabel Sales (Psol), 0,3% e Feliciano Braga (Novo), com 0,3%.

















O levantamento espontâneo também apontou a vitória de JK do Povão com 27,1% contra 21,3% de José Maria Tapajós. A terceira posição é ocupada por Delegado Jardel com 2,3%, enquanto em quarto lugar aparece Professor Hugo Diniz com 1,4%.
O prefeito Nélio Aguiar foi lembrado por 0,9% dos entrevistados. Izabel Sales tem 0,2% das intenções de votos e Henderson Pinto 0,2%.
Não souberam ou não responderam somaram 45,9% dos votos. Nenhum e nulo somaram 0,2%.
Neste cenário, os nomes são citados pelos próprios entrevistados.














No levantamento estimulado, o vereador JK do Povão aparece com 40,5%, enquanto José Maria Tapajós tem 35,6% das intenções de votos.
O Delegado Jardel vem a seguir com 7,4%, seguido de Professor Hugo Diniz com 0,2%, Izabel Sales e Feliciano Braga com 0,2% cada. Indecisos somaram 6,9%, enquanto branco e nulo somaram 2,5%. Não souberam ou não responderam 6,3%.














Foi perguntado aos eleitores, independente de quem você vota, quem, na sua opinião, vai ser o prefeito de Santarém. 40% dos entrevistados disseram que será JK do Povão. Outros 38% afirmaram que será José Maria Tapajós, enquanto 4% disseram que será o Delegado Jardel.
Outros 0% disseram que será Izabel Sales, Feliciano Braga e Professor Hugo Diniz. Branco e nulo 0%, indecisos 3% e não souberam ou não responderam 15%.















A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), sob o número PA-01517/2024.
A intenção votos dos santarenos é definitiva para 56,4% dos entrevistados. 31,1% disseram que ainda podem mudar, enquanto 10,7% afirmam que dificilmente vão mudar o voto. Não souberam ou não responderam somaram 0,4% e branco e nulo 1,4%.














Foram entrevistados 621 moradores nas áreas urbana e rural, além das regiões de várzea e rios do município.
A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de segurança é de 95%.

terça-feira, 25 de junho de 2024

STF: reviravolta pode atingir mandatos de Caveira, Henderson e Santos. Por João Salame

Os deputados Delegado Caveira, Henderson Pinto e Raimundo Santos: com mandatos em jogo por conta das sobras eleitorais julgadas pelo STF. Foto montagem: JC

Um fantasma voltou a assombrar alguns deputados federais. O julgamento das chamadas “sobras eleitorais” está tendo uma reviravolta. Em julgamento em plenário virtual, o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria na sexta-feira (21), ao julgar recurso que pode afetar a composição da Câmara dos Deputados, trocando 7 parlamentares da atual legislatura.
Estava em votação embargos de declaração sobre uma Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) decidida em fevereiro, que influem diretamente na eleição de vereadores, deputados estaduais e federais.
Em fevereiro, o plenário do STF decidiu ser inconstitucional uma mudança nas regras para distribuição das cadeiras. O mecanismo era conhecido como “sobras das sobras” e tinha sido usado para contabilizar os resultados das eleições de 2022.
Naquele momento, o STF decidiu a respeito da inconstitucionalidade, mas os efeitos da decisão só seriam aplicados a partir das eleições para vereador este ano, preservando os mandatos dos deputados federais eleitos em 2022.
Embargos rejeitados
Depois da decisão, a Rede Sustentabilidade apresentou recurso, cujo julgamento em plenário virtual teve início na sexta (21). A ministra Carmen Lúcia, relatora, rejeitou os embargos de declaração para que a decisão já produzisse os efeitos e alterasse a composição da Câmara.
Os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, porém, abriram a divergência e foram acompanhados pelos ministros Flávio Dino e Nunes Marques, votando por aplicar a decisão já para as eleições de 2022.
Diante do novo rumo que estava tomando a decisão, o ministro André Mendonça pediu vistas, obrigando que o caso vá ao plenário físico para decisão.
Em seguida, os ministros Dias Tófolli e Cristiano Zanin anteciparam seus votos e acompanharam a divergência, formando maioria de 6 votos para que a decisão já passe a valer para os deputados eleitos em 2022. Até o julgamento que ocorrerá fisicamente, os ministros ainda poderão mudar seus votos.
Os primeiros alvos
Num primeiro momento, a se manter a decisão, perderão os seus mandatos os deputados Augusto Pupiu (MDB-AP), Sílvia Waiãpi (PL-AP), Sonize Barbosa (PL-AP), Goreth (PDT-AP), Lázaro Botelho (PP-TO), Gilvan Máximo (Republicanos-DF) e Lebrão (União Brasil-RO).
É o caso concreto que está sendo julgado. No entanto, a se confirmar a decisão, em todos os outros estados candidatos que foram prejudicados por esse mecanismo poderão ingressar no STF e reivindicar seus mandatos.
No Pará seriam prejudicados por essa decisão os deputados Henderson Pinto (MDB), Raimundo Santos (PSD) e delegado Caveira (PL), que perderiam os mandatos. Em seus lugares entrariam Lena Pinto (PSDB), Paulo Bengtson (PRD) e Cássio Andrade (PSB).
Nesse caso, o governador Helder Barbalho (MDB) ficará ainda mais fortalecido.
A despeito de perder dois deputados de sua base, Raimundo Santos e Henderson Pinto, ele deixa de ter na Câmara um forte adversário, Delegado Caveira, e ganha 3 deputados que são: Cássio Andrade (PSB), Lena Pinto (PSDB) e Paulo Bengtson (PTB).
Agora é aguardar a votação em plenário físico para saber se não vai ocorrer nova reviravolta.

Pescadores de Santarém fisgaram pirarucu de aproximadamente 3 metros de comprimento. Veja o video

Um dia que ficará marcado na memória de Santarém, pescadores locais fisgaram um impressionante pirarucu, atraindo olhares curiosos e encantados. Com aproximadamente 3 metros de comprimento, o gigante das águas foi avistado chegando ao Porto dos Milagres, causando uma comoção entre moradores e visitantes.
Este majestoso peixe, símbolo da riqueza natural da região, representa não apenas a exuberância da biodiversidade do Rio Tapajós, mas também a importância da preservação ambiental e do sustento dos pescadores locais.

Explosões de transformadores deixam 25 mil famílias às escuras em Santarém. Assista o video


As causas das explosões ainda são desconhecidas. A concessionária está trabalhando para restabelecer o fornecimento do serviço e apura as causas.
Na noite de segunda-feira (24), uma forte chuva atingiu Santarém, no oeste do Pará, e em seguida uma série de explosões de transformadores de energia deixaram parte da cidade sem luz. O incidente aconteceu por volta das 20h15 e segundo a concessionária de energia, afetou cerca de 25 mil famílias, que ficaram às escuras.
Vários moradores conseguiram registrar o momento das explosões. Um dos vídeos mais impressionantes foi capturado por um visitante que estava no Mirante Saubal, um popular ponto de lazer. Ele flagrou um forte clarão seguido pelo barulho de uma explosão e, em seguida, o apagão.
Vídeo gravado da sacada de um edifício em Santarém, de autor desconhecido, mostrando as explosões de transformadores de energia, logo após a forte chuva e raios que caíram na cidade, no início de noite de São João.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Caminhonete capota e motorista morre dentro de grota


Antônio Marcos Ferreira da Cunha, 48 anos, perdeu a vida na noite de sábado (23) em Marabá, depois que a caminhonete que dirigia saiu da estrada e caiu, tombada, dentro de uma grota no final da Av. Manaus, para onde converge boa parte do esgoto do bairro Belo Horizonte. Acredita-se que o acidente tenha ocorrido por volta das 20 horas, e não há registro de testemunhas do fato. 
A primeira pessoa a perceber a ocorrência acionou o Corpo de Bombeiros que teve muito trabalho para conseguir retirar o corpo de Marcos já sem vida, por volta das 22 horas.

Polícia prende tripulantes com 22kg de skank em rebocador no Rio Amazonas


A embarcação, que partiu de Manaus, capital do Amazonas, com destino a Belém, foi abordada nas proximidades da entrada de Juruti Velho no Rio Amazonas.
Dois tripulantes de uma embarcação, tipo rebocador, foram presos na tarde de domingo (23), suspeitos de tráfico de drogas. O caso aconteceu em Juruti, oeste do Pará. Segundo relatos da Polícia, foram apreendidos 20 tabletes, possivelmente de Skank, pesando 22,100 kg.

'Belém' quebra vidraça de loja e é preso ao tentar furtar caixas de som no centro de Santarém

'Belém' é preso pela PM após quebrar vidraça de loja para e tentar furtar caixas de som — Foto: Divulgação

Em
Santarém, oeste do Pará, um homem foi preso pela Polícia Militar (PM), na tarde deste domingo (23), depois de ser flagrado tentando furtar três caixas de som de uma loja na rua Wilson Dias da Fonseca, no centro da cidade. O suspeito, identificado como Darley, mais conhecido como 'Belém', já tem um histórico de furtos e esta é a segunda vez que é preso pelo mesmo crime.

Idoso é encontrado morto com sinais de espancamento em Óbidos


O corpo de Olivaldo Nunes dos Reis, 74 anos, foi encontrado na manhã deste domingo (23). A polícia suspeita que a vítima morreu na madrugada do mesmo dia.
Um idoso de 74 anos, identificado como Olivaldo Nunes dos Reis, foi encontrado morto e com sinais de espancamento na residência onde morava na rua Felipe Patroni, bairro Cidade Nova, Óbidos, oeste do Pará. O caso aconteceu na manhã deste domingo (23).

sexta-feira, 21 de junho de 2024

TJ notifica Câmara de Juruti por proibir imprensa de filmar sessões da Casa sem autorização


O TJ (Tribunal de Justiça) do Pará notificou a Câmara de Vereadores de Juruti (PA), gestão Glauber Andrade (PSD), por criar norma que proíbe a imprensa de filmar suas sessões abertas e públicas sem autorização da Casa. A proibição foi denunciada pela TV Ponta Negra (SBT) e o portal JC há cerca de 30 dias.
A notificação foi encaminhada à Mesa Diretora da Câmara no início da semana (dia 18). É assinada pela desembargadora Rosileide Maria da Costa Cunha.
A magistrada deu prazo de 5 dias, a contar do dia em que o presidente da Casa, vereador Glauber Andrade, for notificado, para se manifestar sobre a proibição, apontando as razões que o levaram adotar tal prática.
Rosileide Cunha tomou essa decisão provocada por uma ADI (Ação Direita de Inconstitucionalidade) protocolada por 5 vereadores contrários a norma em vigor desde o ano passado – 1º ano da presidência do vereador Glauber Andrade.
Assinaram a ADI os seguintes parlamentares:
Eraldo Carvalho (PT);
Mário Itiya Kobayashi (Republicanos);
Rogério Costa (P);
Elias Cativo (PT) e
Francinei Andrade (Republicanos).
A defesa deles no TJ é feita pelos advogados César Pereira Costa Filho e Rodolfo Silva e Silva, ambos do escritório Silva & Costa Advogados, com sede em Santarém (PA). A ADI tramita no TJPA desde o dia 25 de maio passado.
“… a norma do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Juruti/PA, que é objeto desta ação, tem sido interpretada para assegurar o direito de uma comissão vedar sessões públicas do parlamento”, destaca a defesa.
“Não se trata simplesmente da vedação a reuniões de caráter sensível ou que devam por em risco algum bem juridicamente tutelável, mas toda e qualquer reunião, inclusive as de investigação de CPI e as ordinárias, aprioristicamente, sem qualquer possibilidade de a sociedade acompanhar temas de interesse da coletividade”.
Os advogados pediram que, em decisão liminar (urgente), a proibição de filmagens seja imediatamente suspensa por ordem do TJ paraense.

Santarém 363 anos: confira 5 motivos para amar a Pérola do Tapajós


Entre as razões que tornam Santarém encantadora estão as belezas naturais, a segurança, o acolhimento do povo, a culinária, além da cidade ser considerada um Polo Universitário.
“Terra mimosa de paz, de sonho e de amor”, diz um trecho do hino de Santarém, de Paulo Rodrigues dos Santos e Wilson Fonseca. E é bem isso que um dos principais municípios do oeste do Pará representa para quem visita ou para quem ama morar por ‘essas bandas’.

A cidade é conhecida e reconhecida por seu povo acolhedor, a culinária que conquista, as belezas naturais que encantam, mas também por ser considerada um celeiro de oportunidades para quem vem de longe estudar em uma das universidades da cidade ou escolheu o município para viver.
Neste sábado (22) a Pérola do Tapajós completa 363 anos e o g1 Santarém e região listou 5 motivos para amar Santarém. Vamos conferir?


Cheiros, aromas, sabores, temperos, cores. A culinária de Santarém é muito rica, diversa e agrada todo tipo de paladar. Quem visita Santarém é pego pelo estomago, porque a cidade é repleta de pratos saborosos.
Entre os pratos mais apreciados na cidade, estão os peixes dos rios da região. Fresquinho e disponível praticamente ‘direto da fonte’, já que as principais feiras de pescado de Santarém ficam na beira do rio, os peixes da região são apreciados tanto por visitantes, quanto pelos santarenos.

A chef Ana Maria Rocha de Vasconcelos conta que na peixaria onde comanda as atividades, entre os pratos preferidos dos clientes estão as caldeiradas.
Caldeiradas de tambaqui, de surubim e pirarucu e também nós temos o pirarucu na manteiga e a posta de surubim assada, que são os queridinhos dos Santarenos. 


Temos também a banda de tambaqui e vários outros pratos que os Santarenos adoram", contou Ana Maria.
Ana Maria conta ainda que o diferencial da culinária regional é uma junção dos peixes e das especiarias que só são encontradas na região.


Destak registra nova pesquisa na Justiça Eleitoral sobre a disputa para prefeito de Santarém; coletores em campo


Sob o número PA-01517/2024, a empresa Destak Publicidade e Marketing registrou no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), uma nova pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará.
Este ano, 246.602 eleitores vão escolher o futuro prefeito que será responsável pela administração do terceiro mais importante município paraense.

Santarém é oitava cidade mais populosa da região Norte do Brasil com 331.937 pessoas, segundo último no Censo de 2022.
O registro da pesquisa foi feito nesta quinta-feira (20). O levantamento está sendo finalizado nesta sexta-feira (21).

Estão sendo ouvidas 621 pessoas em toda extensão de Santarém, incluindo a área urbana, as regiões de planalto, lagos e rios.
Serão avaliados cinco nomes: Izabel Sales (PSOL), Feliciano Braga (NOVO), Delegado Jardel (Solidariedade), José Maria Tapajós (MDB), JK do Povão (PL), e Professor Hugo Diniz (PSBD).


quarta-feira, 19 de junho de 2024

Pesquisa Destak aponta Osvaldinho, do MDB, como favorito para prefeito de Xinguara

O ex-prefeito Osvaldo de Oliveira Assunção Júnior (MDB), mais conhecido por 'Osvaldinho', lidera a corrida pela Prefeitura de Xinguara, no sul do Pará. É o que aponta a pesquisa realizada pela Destak Publicidade e Marketing para medir a intenção de votos dos eleitores do município para o pleito de outubro.
O levantamento indica que Osvaldinho é o favorito na pesquisa espontânea e em todos os cenários propostos aos entrevistados nas pesquisas estimuladas.














O pré-candidato do MDB tem 30,1%, enquanto Enric Lauriano aparece em segundo com 15,2%. Na terceira posição aparece o atual prefeito Dr. Moacir com 11,4%, seguido de Amarildo Paulino com 4,0%, Davi Passos 0,8%, Professor Davi 0,3%, Jacó 0,3%, Maurisan 0,3 e Cição 0,3%.
O número de pessoas que não souberam ou não responderam somou 37,5% dos total de entrevistados.
A Destak realizou 520 entrevistas de forma presencial. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança de 95%. A pesquisa está registrada sob o número PA-03761/2024 no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
O cenário estimulado também traz Osvaldinho na frente com 44%, seguido de Enric 21%, Dr. Moacir 14% e Amarildo 7%. Branco e nulo 1%. Nenhum deles 3% e não souberam ou não responderam 10%.














Em um cenário de votos válidos, mais uma vez Osvaldinho está na frente com 51%. Enric Lauriano 25%, Dr. Moacir 16% e Amarildo 8%.
A Destak simulou um cenário com apenas três nomes e o resultado foi este: Osvaldinho 46%, Enric Lauriano 24%, Dr. Moacir 13%. Branco e nulo 2%, nenhum deles 7% e não souberam ou não responderam 8%.














Em uma disputa entre apenas Osvaldinho e Dr. Moacir, o ex-prefeito leva ampla vantagem de 54% contra 15%. Branco e nulo 9% nenhum deles 12% e não souberam ou não responderam somaram 10%.














Também foi simulado um cenário entre Osvaldinho e Enric Lauriano. O ex-prefeito também segue na vantagem com 49% das intenções de votos contra 26%. Nenhum deles 13% e não sabe ou não respondeu 12%,














A intenção de votos do eleitor de Xinguara é definitiva para 64% dos entrevistados 18% disseram que dificilmente vão mudar de voto enquanto 14% ainda pode mudar. 3% branco e nulo e 1% não souberam ou não responderam.
Dr. Moacir é o mais rejeitado pela população de Xinguara

Os eleitores também responderam sobre em quem não votariam para prefeito nas eleições de 2024. 46% dos entrevistados disseram que não votariam em Dr. Moacir.

Outros 15% disseram que não votariam Enric Lauriano. 13% não votariam em Osvaldinho e 7% não votariam em Amarildo, Branco e nulo somaram 3% e nenhum deles 2%. 4% não souberam ou não responderam.
Gestão de Dr. Moacir é reprovada por 69% dos eleitores de Xinguara
A Destak fez uma avaliação da atual gestão do prefeito Dr. Moacir. Segundo o levantamento 69% dos entrevistados reprovam a atual gestão, enquanto outros 17% disseram que aprovam. 14% não souberam ou não responderam.


10 anos após matar companheira com facada nas costas, homem é preso pela Polícia Militar em Prainha

De acordo com a PM, Benedito Pinheiro da Silva de 51 anos foi localizado após levantamentos do serviço de inteligência do CPR-VIII e da Delegacia de Homicídio de Altamira.
Um homem de 51 anos foi preso na terça (18) em Prainha, no oeste do Pará, acusado de ser o autor da morte da companheira. O crime aconteceu há 10 anos em Porto de Moz.