Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Suspeitos de tráfico, lavagem de dinheiro e outros crimes foram presos

A operação iniciou a partir de informações que 12 suspeitos envolvidos na distribuição e venda de drogas em diversas localidades.
A Polícia Civil , por meio da Delegacia de Itaituba , deflagrou uma operação que resultou na prisão de 7 pessoas 
Nesta terça-feira, 3, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Itaituba, deflagrou uma operação que resultou na prisão de sete suspeitos envolvidos com tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e posse e porte ilegal de arma de fogo, além do cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, nos Estados do Pará e no Amazonas.
A força-tarefa contou com um efetivo operacional de 27 policiais civis que atuou nos dois Estados, e também com a equipe da Unidade de Castelo dos Sonhos. Além disso, a PCPA teve o apoio de 32 agentes: 16 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 16 da Polícia Militar do Pará (PMPA).
A operação iniciou a partir de informações que apontaram a participação de 12 suspeitos envolvidos na distribuição e venda de drogas em diversas localidades. Essas pessoas também teriam ligação com a criação de um núcleo destinado à lavagem de valores arrecadados, através da abertura de empresas de fachadas, principalmente, de venda e compra de veículos, o que movimentou R$ 12 milhões.Diante das informações, houve a decretação da prisão dos 12 investigados pelas ações ilegais, sendo sete suspeitos presos pela Polícia Civil. Assim como também, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão para averiguar o caso e apurar os fatos.

Homem com mandado em aberto é preso com drogas pela Polícia Militar

Todo material apreendido e o suspeito foram apresentados na delegacia, onde o caso foi registrado.

Contra Hitalo dos Santos Barbosa havia um mandado de prisão em aberto - Foto / Kamila Andrade / g1
Na tarde desta terça-feira (3), uma operação policial resultou na prisão de um homem com mandado de prisão em aberto e na apreensão de uma quantidade significativa de entorpecentes. A abordagem ocorreu em um apartamento localizado no bairro Caranazal, em Santarém, no oeste do Pará, após a polícia receber informações sobre o suspeito procurado.De acordo com o tenente da PM, Júlia Pedroso, o homem foi localizado em sua residência e não apresentou resistência ao cumprimento do mandado.
"Nos deslocamos até o local, e ele se apresentou prontamente quando recebemos na porta do apartamento. Durante a abordagem, identificamos a presença de uma certa quantidade de entorpecentes, o que agravou a situação do acusado", explicou.Na residência, do suspeito identificado como Hitalo dos Santos Barbosa, foram encontrados 3 tipos de entorpecentes como: maconha, cocaína e êxtase. Além da droga, outros materiais também foram apreendidos: embalagens, papéis, caderno de anotação, o que, segundo a polícia, caracteriza ainda mais o crime de tráfico de drogas.
Todo material apreendido e o suspeito foram apresentados na 16ª Seccional da Polícia Civil, onde o caso foi formalizado.

Homem é preso após estuprar adolescente durante voo para Belém

A situação foi tratada pela Polícia Federal como estupro de vulnerável

Segundo testemunhas , criminoso precisou ser colocado dentro do banheiro da aeronave para não ser agredido por outros passageiros . 
A Polícia Federal prendeu um homem suspeito de estuprar um adolescente durante a madrugada da última segunda-feira (2) dentro de um avião com destino a Belém, no Pará., segundo matéria da repórter Tayana Narcisa, da CNN na capital paraense.O flagrante ocorreu, diz a matéria, assim que a aeronave pousou na capital paraense. Segundo testemunhas, durante a viagem, o criminoso precisou ser colocado dentro do banheiro para que outros passageiros não tentassem agredi-lo.
A vítima viajava com os pais, mas estava sentada ao lado de desconhecidos no percurso. O suspeito do crime, iniciou uma conversa com o adolescente e, segundo a PF, seu comportamento tipificou como importunação sexual.
A vítima percebeu a má intenção do criminoso e ainda durante o voo, deixou o assento e contou para o pai que iniciou uma discussão dentro do avião.
A situação foi tratada pela Polícia Federal como estupro de vulnerável, visto que a vítima é menor de idade. O suspeito foi autuado em flagrante e levado ao sistema prisional.

Tripulantes do empurrador Davi VI são presos com 11 kg de drogas no camarote da embarcação durante inspeção na base Candiru, em Óbidos

Guarnição Fluvial(GFLU), coordenada pela SEGUP, e efetivo vinculado ao Comando Regional da PM (CPR-1), em Santarém, já operam com 100% do efetivo para fiscalização de embarcações
Policiais Militares e os tripulantes presos - créditos : Portal OESTADONET 
No dia 02 de dezembro de 2024, às 23h15min, uma equipe do Guarnição Fluvial(GFLU) posicionada na Base Candiru, em Óbidos, em conjunto com uma guarnição da Polícia Militar (CPR-I, 35ºBPM, 3ºBPM, 28ªCIPM e CINt), realizou abordagem ao Empurrador DAVI VI proveniente de Manaus/AM, e verificou que, no camarote onde onde estava o tripulante Givanildo Venâncio de Andrade, foram encontrado 11 (onze) tabletes de substâncias aparentando ser entorpecente, totalizando 8,812 kg de substância com características de pedra/paste base de cocaína e 2,190 kg de substância com características de maconha SKANK, acondicionados no interior de uma mochila preta.
Após a primeira diligência da equipe que opera a Base Candiru, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, outro tripulante se apresentou como possuidor dos 11 kg de drogas. Trata-se de Marcone Cassiano de Albuquerque.
Durante depoimento preliminar, Cassiano isentou seu colega tripulante do Empurrador Davi VI, enfatizando que o primeiro abordado não era o transportador dos entorpecentes, assumindo isoladamente a responsabilidade pela droga.
Os tripulantes e os entorpecentes apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Óbidos/PA para os devidos procedimentos legais.

Assalto na casa de prefeito: suspeitos que estavam foragidos são localizados e presos pela PM em Prainha

O quarto suspeito foi preso por volta das 18h de segunda (2) em área de mata de difícil acesso no município.

Quarto suspeito foi localizado e preso pela PM em Prainha - Foto / Divulgação . 

A Polícia Militar (PM) conseguiu localizar e prender os últimos dois suspeitos de envolvimento em um assalto na casa do prefeito de Prainha, no oeste do Pará.
Todas as prisões aconteceram na segunda (2).
De acordo com a Polícia Militar (PM), após a prisão de três dos suspeitos de envolvimento na ação criminosa, as diligencias seguiram para localizar o quarto suspeito.
Ainda segundo a PM, este quarto suspeito estava em uma área de mata de difícil acesso e foi preso por volta das 18h de segunda (2).
Na ação policial, os bens subtraídos das vítimas foram recuperados e materiais utilizados na ação criminosa foram apreendidos.
Sendo:1 Pistola cal 380;
1 rifle CBC 7022 semi automático cal.22;
1 revólver cal.38;
4 munições de cal.38 intacta;
1 munição de cal.38 deflagrada;
23 munições de cal.22;
1 carregador de cal.22;
3 relógios;
4 motocicletas;
2 porções de entorpecente aparente OXI.
Material apreendido em Prainha . 
Os materiais apreendidos e recuperados, além dos suspeitos, foram apresentados a autoridade policial para providências cabíveis. Ainda segundo a PM, durante a pesquisa criminal, constatou-se que todos os quatro envolvidos têm passagem por tráfico, roubo e furto.

8 tipos de pessoas de quem vale à pena se afastar completamente, segundo a psicologia

 A psicóloga Tara Whitmore revelou oito tipos de pessoas de quem vale à pena se afastar.

Pessoas que valem a pena se afastar , 8 tipos . 

Conviver com algumas pessoas pode ser exaustivo. Aqueles indivíduos que, sem querer, parecem drenar nossa energia emocional, deixando-nos cansados, estressados e até irritados.
Por isso, a psicóloga Tara Whitmore revelou oito tipos de pessoas de quem vale à pena se afastar :

Missão da Índia que estuda o Sol é importante para proteger satélites

A primeira missão solar do país. Cientistas da Índia acabam de revelar o que chamaram de “primeiro resultado significativo” da Aditya L-1
Missão estuda o SOL 
Segundo os autores do novo estudo publicado na revista Astrophysical Journal Letters, os dados obtidos pela sonda podem ajudar a proteger redes elétricas e satélites de comunicações contra os efeitos das partículas do Sol.
Foi em 16 de julho que um dos instrumentos da Aditya-L1 capturou dados que ajudaram os cientistas a estimar exatamente o momento em que uma ejeção de massa coronal começou (ou “CME” na sigla em inglês). As CMEs são emissões intensas de partículas da coroa solar, da camada mais externa do nosso astro.R. Ramesh, professor do instituto Indiano de Astrofísica, explica que as CME são “compostas de partículas carregadas, podem pesar até um trilhão de quilogramas e atingir uma velocidade de até 3.000 km por segundo durante a viagem.
Ela pode seguir em qualquer direção, inclusive em direção à Terra”.
Estudar estes fenômenos é um dos objetivos mais importantes da missão indiana. “Agora imagine esta grande bola de fogo viajando em direção à Terra. À sua velocidade máxima, levaria apenas 15 horas para ela percorrer os 150 milhões de quilômetros da distância entre a Terra e o Sol”, acrescentou.
É aqui que entram os novos dados da missão. O instrumento mostrou que a CME ocorrida em julho começou às 10h08 no horário de Brasília e veio em direção à Terra, mas cerca de meia hora após o início da jornada, a nuvem de partículas sofreu um desvio e passou a seguir por trás do Sol. “Como ela estava muito longe, não afetou o clima [espacial] da Terra”, observou. Apesar de nosso planeta ter “escapado” do impacto daquela emissão, é comum que tempestades solares e outras ejeções de massa coronal atinjam a Terra.
Quando estes eventos chegam aqui, podem causar desde belas auroras boreais e austrais até interromper o funcionamento de redes elétricas e de satélites essenciais para nossas rotinas.
“Hoje, nossas vidas dependem completamente dos satélites de comunicação, e as CMEs podem derrubar a internet, linhas de telefone e comunicações via rádio”, alertou Ramesh. “Isso pode levar a um caos completo”. Felizmente, o instrumento da Aditya-L1 pode ajudar os cientistas a estimarem com precisão o momento em que uma CME começou e sua direção, ajudando na proteção destes sistemas em nosso planeta.

Nova espécie humana extinta há 200 mil anos é descoberta na China

As conclusões dos pesquisadores se baseiam em análises feitas nos restos fossilizados de 16 indivíduos encontrados junto a milhares de artefatos, ferramentas de pedra e ossos de animais.

O Homem Juluenses apresentava cabeças grandes , crânios largos e dentes imensos . 
Os cientistas acreditam que o Homo juluensis caçava e criava roupas com as peles de animais. A equipe da Universidade de Honolulu e da Academia Chinesa de Ciências ainda relatou que os crânios da espécie eram maiores do que os dos neandertais e dos Homo sapiens. No entanto, esta disparidade de tamanho não significa necessariamente que eles fossem mais inteligentes. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Nature.
Impacto das mudanças climáticas e semelhanças com os denisovanos a nova espécie provavelmente se formou devido a uma combinação de cruzamento de sua genética com a do Homo sapiens e migração para novos locais durante o período Quaternário Tardio, que começou há 300 mil anos. Esse período foi caracterizado por grandes mudanças climáticas que causaram períodos glaciais. Como o Homo juluensis vivia em pequenos grupos, ele ficava vulnerável ao clima mais frio e seco. Esta é uma das explicações aceitas para o fato da população não ter sido tão grande quanto a dos humanos modernos. Os pesquisadores compararam os fósseis com os de neandertais e denisovanos, cujos fragmentos ósseos foram descobertos em uma caverna no sul da Sibéria em 2008. A equipe notou que a nova espécie compartilhava semelhanças com os denisovanos devido às características dos dentes correspondentes. Eles analisaram uma comparação das superfícies de mordida, onde os dentes inferiores e superiores entraram em contato durante a mastigação e descobriram que a superfície dos molares era quase exatamente a mesma. Usando análise de datação, os pesquisadores argumentaram que Denisova não é uma espécie própria, mas sim o nome de uma população geral de povos antigos, e que “provavelmente pertence ao Homo juluensis com base em suas semelhanças”.

Assalto em posto de combustível é registrado na PA-370 em Santarém

A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento e está sendo investigada pela polícia.

Homens encapuzados assaltam frentista em Santarém  - Foto : Divulgação . 

Em Santarém , oeste do Pará, um posto de combustível localizado na rodovia Curuá-Una (PA-370), entre as ruas Sol Nascente e Sapucaia, próximo à ponte do bairro Urumari, foi alvo de assaltantes na madrugada desta terça-feira (3). A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento e está sendo investigada pela polícia.Nas imagens, é possível ver o momento em que três homens encapuzados chegam em um carro de passeio. O veículo foi estacionado a uma certa distância do posto para evitar suspeitas. Em seguida, os suspeitos caminham até o local e abordam um funcionário que estava de plantão. Armados, os assaltantes ameaçaram a vítima e conseguiram levar R$ 58, valor que estava no caixa.
De acordo com informações preliminares da Polícia Civil, há indícios que um dos suspeitos utilizava tornozeleira eletrônica, o que levanta a hipótese de que tenham sido beneficiados por uma saída temporária concedida pela Justiça.
Apesar das imagens capturadas pelas câmeras, não foi possível identificar a placa do veículo usado na ação criminosa.


Prefeito Nélio Aguiar tem audiência no Ministério do Meio Ambiente sobre crise ambiental em Santarém

Poluição do ar tem agravado problemas respiratórios na população e comprometido a qualidade de vida dos moradores.

Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve reunido em Brasília no Ministério do Meio Ambiente tratando da Crise Ambiental na Região Oeste do Pará . 
Nesta segunda-feira (2), o prefeito de Santarém Nélio Aguiar foi recebido em audiência no Ministério do Meio Ambiente, reunindo a Ministra Marina Silva, o Ministro das Cidades, Jader Filho, o deputado federal Airton Faleiro, representantes do Ibama, do Sistema Nacional de Defesa Civil e de outras entidades estratégicas. O objetivo foi abordar a grave situação de calamidade pública enfrentada por Santarém, no oeste do Pará, devido à poluição do ar provocada por queimadas descontroladas.
Durante o encontro, Nélio Aguiar, entregou à ministra Marina Silva, um detalhando os impactos ambientais e de saúde pública causados pelos incêndios na região. A exposição destacou como a poluição do ar tem agravado problemas respiratórios na população e comprometido a qualidade de vida dos moradores. Os participantes da audiência discutiram a necessidade de uma abordagem ampla e articulada para enfrentar os incêndios. Entre as propostas apresentadas, destacam-se o combate direto aos focos de incêndio, com reforço nas operações de contenção realizadas pelo Corpo de Bombeiros e outras forças de segurança, além da fiscalização ambiental para evitar novas queimadas e responsabilizar os autores de crimes ambientais.
Também foi sugerida a criação de uma sala de situação, em parceria com a Casa Civil e outras instituições, para monitorar a evolução dos focos de incêndio e coordenar ações em tempo real.
A audiência sinalizou a ampliação da cooperação entre o município, o estado e o governo federal. As discussões seguirão em outras reuniões, como na Comissão Interministerial de Meio Ambiente (CIMA) e em encontros promovidos pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Pará. Os líderes políticos e técnicos presentes reafirmaram o compromisso de trabalhar conjuntamente para recuperar a qualidade do ar em Santarém. "Essa crise não é apenas ambiental, mas também uma questão de saúde pública que afeta diretamente a população. É essencial unirmos esforços para enfrentar esse desafio", destacou o prefeito de Santarém. Os próximos passos incluem a formulação de um plano integrado para o controle das queimadas e a implementação de ações preventivas mais rigorosas. Além disso, serão priorizados investimentos em campanhas de conscientização ambiental, visando engajar a comunidade local na preservação do meio ambiente.

Trump diz que Hamas 'vai pagar caro' se não libertar reféns israelenses até a sua posse

Grupo terrorista que controla o enclave disse que 33 deles foram mortos em combates desde o início da guerra com Israel.
Mulher se emociona ao falar de parente que segue refém do Hamas - Foto : Reuters / Amir Cohen . 
O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (2) que o grupo terrorista Hamas vai "pagar caro" se os reféns israelenses mantidos na Faixa de Gaza não forem libertados antes de sua posse, em 20 de janeiro.
Durante os ataques terroristas de 7 de outubro de 2023 a Israel, militantes liderados pelo Hamas capturaram mais de 250 pessoas, de acordo com contagens das autoridades israelenses.
Acredita-se que cerca de metade dos 101 reféns ainda mantidos incomunicáveis ​​em Gaza estejam vivos.
Fazendo os seus comentários mais explícitos sobre o destino dos reféns desde a sua eleição em novembro, Trump disse nas redes sociais:
"Se os reféns não forem libertados antes de 20 de Janeiro de 2025, data em que orgulhosamente assumo o cargo de Presidente dos Estados Unidos, haverá UM SÉRIO PROBLEMA no Oriente Médio, e para os responsáveis ​​que perpetraram estas atrocidades contra a Humanidade ."

Vírus desconhecido mata 143 na República Democrática do Congo

Autoridades ainda não identificaram tipo de vírus, e OMS enviou representantes para investigar o caso.
 
Crianças e Mulheres esperam atendimento do lado de fora do hospital na província de kinvu do sul , na República Democrática do Congo . - Foto : Arlete Bashizi / Reuters . 
Sintomas são similares aos da gripe.Um vírus desconhecido matou 143 pessoas na província sudoeste da República Democrática do Congo durante o mês de novembro, disseram autoridades locais à agência de notícias Reuters nesta terça-feira (3).
Os infectados apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre alta e fortes dores de cabeça, disseram Remy Saki, vice-governador da província de Kwango, e Apollinaire Yumba, ministro provincial de Saúde.Uma equipe médica foi enviada à zona de saúde de Panzi para coletar amostras e realizar uma análise para identificar a doença.
A situação é "extremamente preocupante" porque o número de pessoas infectadas continua a aumentar, disse o líder de uma ONG do país, Cephorien Manzanza.
"Panzi é uma zona de saúde rural, então há um problema com o fornecimento de medicamentos", disse Manzanza.
As pessoas infectadas estão morrendo em suas próprias casas por falta de tratamento, disseram as autoridades consultadas pela Reuters. Um epidemiologista local disse que mulheres e crianças foram as mais seriamente afetadas pela doença.Um porta-voz da OMS disse na terça-feira que uma agência de saúde da ONU foi alertada sobre a presença da doença na semana passada e que estava trabalhando junto com o Ministério da Saúde Pública do Congo para fazer mais investigações.

Ação conjunta da PRF e PM apreende tabletes de drogas em Santarém

Dulcineide Leandro Gomes, foi autuada em flagrante no crime de tráfico de drogas 

A Apreensão aconteceu durante a ação conjunta da PRF e PM na  PA - 370 ( Rodovia Curua - Una ) , após abordagem a um veículo de passageiros que fazia a linha Santarém/Belém . 

Ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar apreendeu na manhã desta segunda-feira, 02, quatro tabletes de substância análoga à maconha (Skunk), totalizando aproximadamente 5kg. A apreensão aconteceu durante fiscalização na PA 370 (Rodovia Curuá-Una), após abordagem a um veículo de transporte de passageiros que fazia a linha Santarém/Belém.
A droga estava escondida em uma mochila pertencente a uma passageira que seguia a Altamira. Ela confessou o crime aos agentes da lei e contou que receberia R$ 1000 para fazer o transporte.Dulcineide Leandro Gomes, foi autuada em flagrante no crime de tráfico de drogas e apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Santarém para os procedimentos cabíveis.

Mulher morre atropelada por carreta em Santarém

Francinalda Teixeira Matos, 38 anos, morreu após atropelamento na Rodovia Cuiabá-Santarém.
Francinalda Teixeira Matos Tinha 38 anos , morreu atropelada na Rodovia Santarém - Cuiabá . 

Na noite de segunda-feira (02) Francinalda Teixeira Matos, 38 anos, morreu após atropelamento na Rodovia Cuiabá-Santarém.Segundo informações a vítima estava transitando em zigue-zague na via pública com a tentativa de atravessar no momento em que uma carreta seguia viagem. De acordo com populares, outros veículos de passeio também presenciaram a fatalidade, após desviarem da mulher. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para os primeiros socorros, porém, não resistiu no Hospital Municipal de Santarém.“Por volta de 21h53, fomos acionados para o atendimento de uma vítima de atropelamento na Cuiabá, de frente ao seminário, onde a mulher apresentava laceração nos membros superiores e inferiores. A paciente também estava com politraumas”. Disse Adilson Soares, coordenador do SAMU.

Motorista perde o controle, bate em poste e deixa trânsito lento na Independência, em Belém

O poste tombou em cima do carro, que está atravessado na via que é muito movimentada, causando congestionamento no tráfego de veículos no trecho.

Um motorista perdeu o controle da direção e colidiu com um poste localizado na avenida Centenário , bairro Mangueirão , em Belém . Crédito : Reprodução / Redes Sociais . 
Um motorista, ainda não identificado, perdeu o controle da direção e colidiu com um poste localizado na avenida Centenário, sentido Augusto Montenegro, bairro Mangueirão, em Belém, capital paraense, no início da manhã desta terça-feira, 3.
Uma imagem mostra que na batida o poste tombou em cima do carro, que está atravessado na via que é muito movimentada, causando congestionamento no tráfego de veículos no trecho.
Segundo o aplicativo, o trânsito no local está lento, com velocidade média de 10 km/h. Os motoristas que precisam fazer este percurso, devem utilizar vias alternativas.

Funcionário da Caixa burla sistema e desvia R$ 140 mil em espécie

Entre agosto e setembro de 2024, ele teria desviado aproximadamente R$ 140 mil, em espécie, de uma agência localizada em Florianópolis–SC.


Um Funcionário da Caixa Econômica Federal foi Alvo da Operação Janus 2 , Deflagrada pela Polícia Federal (PF) . Crédito Agência Brasil .

Um mandado de busca e apreensão, expedido pela 7ª Vara Federal, foi cumprido na Operação Janus 2, deflagrada pela Polícia Federal (PF), onde um funcionário da Caixa Econômica Federal foi alvo, na última segunda-feira, 2. Entre agosto e setembro de 2024, ele teria desviado aproximadamente R$ 140 mil, em espécie, de uma agência localizada em Florianópolis–SC, durante suas atividades funcionais.
A ação foi realizada na residência do suspeito, onde outras medidas restritivas também foram deferidas, como o sequestro de valores, a entrega do passaporte e a proibição de se ausentar do país.
O investigado já está afastado do cargo e poderá responder pelo crime de peculato. A investigação, conduzida com o apoio da Caixa Econômica Federal, revelou que no final de outubro deste ano, ele utilizou os acessos proporcionados pelo cargo, e ainda tentou burlar a fiscalização interna mediante manobra contábil para desviar mais valores. No entanto, a tentativa foi identificada, e a CEF acionou a Polícia Federal.

Santarém registra mais de 6,2 mil atendimentos por sintomas respiratórios em três meses

Entre setembro e 26 de novembro, as UBSs atenderam 1.092 pacientes com sintomas causados pela inalação de fumaça, segundo a Semsa.

Atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios - Foto / Agência Santarém / Divulgação . 
Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontou que 6.272 atendimentos relacionados a sintomas respiratórios foram realizados entre os meses de setembro a novembro de 2024. Desse total, 5.180 atendimentos ocorreram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24H e 1.092 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal, dor de cabeça, coriza, dor de garganta, dor muscular, fadiga e falta de ar.
Na zona urbana, foram registrados 888 atendimentos e as UBSs mais procuradas foram:
Floresta, Esperança, Maicá e Santo André. Nas UBSs da região do Planalto, o número chegou a 164 pacientes, enquanto na região dos rios, foram contabilizados 40 casos no mesmo período. Devido à piora da qualidade do ar, causada por queimadas que aumentaram os casos de doenças respiratórias no município, o prefeito Nélio Aguiar decretou situação de emergência ambiental em 25 de novembro.

Polícia Militar recupera bens e prende suspeitos de assalto na residência do prefeito de Prainha

 Com eles, foram recuperados os objetos roubados, incluindo as motocicletas, joias e um rifle.

A Polícia Militar foi acionada imediatamente e iniciou diligências para localizar os suspeitos e recuperar os bens . 

Na madrugada desta segunda-feira (2), um assalto foi registrado na residência do prefeito do município de Prainha, no oeste do Pará. Quatro homens invadiram a casa e levaram motocicletas, joias, um rifle e outros pertences. A Polícia Militar foi acionada imediatamente e iniciou diligências para localizar os suspeitos e recuperar os bens.De acordo com o comandante do 18º BPM, major Leonardo Dutra, dois dos quatro suspeitos já foram presos. Com eles, foram recuperados os objetos roubados, incluindo as motocicletas, joias e o rifle. Os outros dois suspeitos fugiram para uma área de mata, e as guarnições seguem na busca para localizá-los e efetuar a prisão.As investigações preliminares apontam que o crime foi planejado. Um dos responsáveis pela organização do assalto é foragido do sistema penal e possui um mandado de prisão em aberto. Segundo informações obtidas com os presos, os suspeitos são oriundos da cidade de Santarém e foram até Prainha para executar o crime.
“A Polícia Militar conseguiu dar uma resposta rápida. Recuperamos os bens materiais e já identificamos os outros dois envolvidos, que estão sendo procurados,” informou o comandante.Apesar da gravidade do caso, a Polícia Militar confirmou que não houve uso de violência nem situações de cárcere privado durante o assalto. Os moradores da residência, incluindo o prefeito, não sofreram agressões e passam bem.