Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2025

GOLPE VIRTUAL USANDO NOME DA JUSTIÇA ESTÁ FAZENDO VÍTIMAS EM SANTARÉM

Juiz Gabriel Veloso de Araújo explica como identificar e evitar esses golpes.
Créditos : Imagem Ilustrativa
Moradores de Santarém, no oeste do Pará, têm sido vítimas de um golpe virtual que utiliza o nome da Justiça para aplicar fraudes e obter dados pessoais de forma criminosa.
O novo golpe envolve o envio de "intimações" falsas, supostamente relacionadas a processos judiciais na Comarca de Santarém.
A fraude tem se espalhado por e-mails, e muitas pessoas, ao perceberem o conteúdo, procuraram o Fórum de Santarém para confirmar a autenticidade das mensagens.
Ao apresentarem o documento aos servidores do Fórum, ficou claro que se tratava de uma tentativa de fraude.O objetivo do golpe é induzir as vítimas a clicar em links suspeitos, que podem comprometer seus dados pessoais e até clonar seus dispositivos.
Para evitar que mais pessoas caiam nesse golpe, o diretor da Comarca de Santarém, juiz Gabriel Veloso de Araújo, emitiu um alerta com orientações sobre como identificar e evitar esses golpes.
Desconfie de endereços e remetentes estranhos: O e-mail enviado pelos golpistas contém um endereço eletrônico suspeito e é assinado por um setor inexistente em Santarém, o "Município de Santarém – Setor de Intimações".
Esse setor nunca existiu, e não é uma forma legítima de comunicação com os cidadãos.
Os processos judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) possuem um formato único, com 20 dígitos, que começa sempre com o número Zero (exemplo: 0000000-00.0000.0.00.0000). Caso o número do processo não siga esse padrão, desconfie imediatamente.
Nunca clique em links contidos em e-mails suspeitos.
Esse é o principal método usado pelos golpistas para capturar informações pessoais ou infectar o dispositivo da vítima com malwares.
O Fórum de Santarém não possui um "Setor de Intimações".
Cada Vara possui seus próprios atendentes e canais específicos para notificações.
Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Secretaria Geral do Fórum para confirmar a autenticidade de qualquer documento recebido. O e-mail oficial de contato é: tjepa051@tjpa.jus.br.
Se o e-mail contiver um nome específico de um suposto responsável, faça uma pesquisa simples no Google para verificar a veracidade. Caso o nome seja de uma pessoa real, consulte mais informações diretamente nos canais oficiais para garantir a autenticidade.
O juiz Gabriel Veloso de Araújo recomenda que, ao receber qualquer comunicado suspeito, a primeira atitude deve ser a desconfiança.
O golpista pode usar até documentos com nomes reais, mas a forma de comunicação será sempre diferente dos métodos oficiais.
Portanto, se você se deparar com qualquer tipo de mensagem suspeita, não clique em links e busque sempre a confirmação com os canais oficiais da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.