O Paquistão realizou nesta terça-feira um ataque aéreo contra o centro de Cabul, capital do Afeganistão, em uma das ações mais ousadas desde o retorno do Talibã ao poder.
![]() |
Cabul no Afeganistão |
O Governo paquistanês justificou o bombardeio afirmando que o território afegão vem sendo usado como refúgio por militantes do Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), grupo extremista responsável por uma série de atentados em solo paquistanês.
O ataque, que deixou o regime do Talibã em alerta e provocou forte reação em Cabul, é visto como uma violação direta da soberania afegã.
As tensões entre os dois países se agravaram nos últimos meses.
O Paquistão acusa o Talibã de abrigar combatentes do TTP nas regiões de fronteira, enquanto o governo afegão nega e condena as incursões militares de Islamabad.
O TTP, formado por militantes inspirados no Talibã afegão, busca derrubar o governo paquistanês e instaurar um regime islâmico mais rígido no país.
Vale lembrar que Paquistão e Índia são forças militares e nucleares regionais e que o Talibã dispõe atualmente de um grande arsenal deixado pelos EUA, em uma saída desastrada liderada por Biden em 2021.
Fonte : Geopolítica Hoje
Por Redação Blog do Xarope , Victor Palheta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.