Cinco painéis deram início aos debates no estande da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na Zona Verde, neste último dia (21) da COP30.
Problemas fundiários seculares, baixos investimentos em educação, e em infraestruturas, além de pouca representatividade na política nacional estiveram no centro do primeiro tema “Do Extrativismo a Inovação na Amazonia”, com Pedro Loureiro, do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA); e Mauro Leonidas, integrante do Conselho Federal de Administração (CRF).
| Crédito : Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
“Amazônia é Agora” coordenado pela vereadora Monique Antunes, de Ananindeua, foi o segundo painel. A vereadora destacou o projeto Saneamento Básico Sustentável – Dignidade Habitacional.
O debate teve ainda a fala de Nazaré Mello, da Academia Paraense de Letras (APL); Márcia Valente, da Câmara Municipal de Belém; Camille Anijar, da APL; e Welton Neves, Secretário de Meio Ambiente de Benevides.
O assunto teve um olhar específico ao Benevides Recicla e para alguns dos 17 pontos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
| Crédito : Ózeas Santos (AID/ALEPA) |
O painel de número três levou aos convidados “Borracha Extrativa: uma cadeia de valor sustentável para os produtos da sociobiodiversidade da Amazônia”, mediado por Francisco Samonek, presidente do Poloprobio e CEO da Seringô.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – Sedap, representada por Tiago Leão; Lídia Abrahim, e Maria Zelia Damasceno, da Seringô, também debateram o tema
| Crédito : Ózeas Santos (AID/ALEPA) |
“Os Desafios do Marajó Frente as Mudanças Climáticas”, finalizou os debates da manhã.
O mediador foi Edgar Maia da Industria da Pesca – Ipesca.
Eduardo Brandão, Lenira Malato, Edvaldo Gonçalves, Gezimo Vales e Wagner de Castro colaboradores do Ipesca falaram sobre o assunto.
A participação da Alepa, na Green Zone, encerrou com os painéis: “A Implementação dos 17 ODS dos Municípios – O papel das câmaras municipais”, com Rogério Rodrigues da Silva, presidente nacional da Associação Brasileira de Cambio (Abracam); Francileno Mendes, gestor público; Leila Rocha, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA); e João Márcio Palheta, professor da UFPA.
A fala foi marcada pelos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.
| Crédito : Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
O professor André Amaral, da Fundação Escola do Poder Legislativo do Pará (Felepa), finalizou o debate com o livro de sua autoria “COP30 e Amazônia Urbana: Interfaces entre o Direito Financeiro, Tributário e a Governança Fiscal”.
A obra retrata as potencialidades da Amazônia urbana, na valorização de suas potencialidades políticas e institucionais num marco inédito da história recente da governança ambiental.
Rebecca Hesketh, secretária Legislativa da Alepa, mediou o debate, que contou também com fala da professora Arianne Cal Athias sobre o tem “Desafios e Estratégias para a um Futuro Sustentável”.O Presidente da Alepa, deputado Chicão, agradeceu aos participantes das discussões e lembrou que o espaço foi pensado nas diferentes vozes das diferentes regiões e comunidades do Pará.
| Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
“O local é para que as pessoas sejam ouvidas e daí pensar de que forma construiremos um futuro mais justo.
A inclusão de temas variados, até mesmo os mais polêmicos como o garimpo ilegal, demonstra a seriedade com que o debate é tratado. Além disso, a participação de parlamentares de diferentes lugares, reforça a importância da colaboração nas questões ambientais.
Agradeço a todos pela participação e pelo empenho, que é essencial para fortalecer compromisso que temos com o Pará”, finaliza ele.
61 painéis foram apresentados pelo Poder legislativo, na Green Zone.
Fonte : Alepa
Blog do Xarope via Alepa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.