Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

ALEPA ENCERRA PARTICIPAÇÃO NA GREEN ZONE COM TEMAS SOBRE A AMAZÔNIA

Cinco painéis deram início aos debates no estande da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na Zona Verde, neste último dia (21) da COP30. 
Problemas fundiários seculares, baixos investimentos em educação, e em infraestruturas, além de pouca representatividade na política nacional estiveram no centro do primeiro tema “Do Extrativismo a Inovação na Amazonia”, com Pedro Loureiro, do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA); e Mauro Leonidas, integrante do Conselho Federal de Administração (CRF).
Crédito : Balthazar Costa (AID/ALEPA)
“Amazônia é Agora” coordenado pela vereadora Monique Antunes, de Ananindeua, foi o segundo painel. A vereadora destacou o projeto Saneamento Básico Sustentável – Dignidade Habitacional. 
O debate teve ainda a fala de Nazaré Mello, da Academia Paraense de Letras (APL); Márcia Valente, da Câmara Municipal de Belém; Camille Anijar, da APL; e Welton Neves, Secretário de Meio Ambiente de Benevides. 
O assunto teve um olhar específico ao Benevides Recicla e para alguns dos 17 pontos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Crédito : Ózeas Santos (AID/ALEPA)
O painel de número três levou aos convidados “Borracha Extrativa: uma cadeia de valor sustentável para os produtos da sociobiodiversidade da Amazônia”, mediado por Francisco Samonek, presidente do Poloprobio e CEO da Seringô. 
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – Sedap, representada por Tiago Leão; Lídia Abrahim, e Maria Zelia Damasceno, da Seringô, também debateram o tema
Crédito : Ózeas Santos (AID/ALEPA)
“Os Desafios do Marajó Frente as Mudanças Climáticas”, finalizou os debates da manhã. 
O mediador foi Edgar Maia da Industria da Pesca – Ipesca. 
Eduardo Brandão, Lenira Malato, Edvaldo Gonçalves, Gezimo Vales e Wagner de Castro colaboradores do Ipesca falaram sobre o assunto.
Painéis da tarde
Crédito : Balthazar Costa (AID/ALEPA)
A participação da Alepa, na Green Zone, encerrou com os painéis: “A Implementação dos 17 ODS dos Municípios – O papel das câmaras municipais”, com Rogério Rodrigues da Silva, presidente nacional da Associação Brasileira de Cambio (Abracam); Francileno Mendes, gestor público; Leila Rocha, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA); e João Márcio Palheta, professor da UFPA. 
A fala foi marcada pelos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.
Crédito : Balthazar Costa (AID/ALEPA)
O professor André Amaral, da Fundação Escola do Poder Legislativo do Pará (Felepa), finalizou o debate com o livro de sua autoria “COP30 e Amazônia Urbana: Interfaces entre o Direito Financeiro, Tributário e a Governança Fiscal”. 
A obra retrata as potencialidades da Amazônia urbana, na valorização de suas potencialidades políticas e institucionais num marco inédito da história recente da governança ambiental. 
Rebecca Hesketh, secretária Legislativa da Alepa, mediou o debate, que contou também com fala da professora Arianne Cal Athias sobre o tem “Desafios e Estratégias para a um Futuro Sustentável”.O Presidente da Alepa, deputado Chicão, agradeceu aos participantes das discussões e lembrou que o espaço foi pensado nas diferentes vozes das diferentes regiões e comunidades do Pará. 
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
“O local é para que as pessoas sejam ouvidas e daí pensar de que forma construiremos um futuro mais justo. 
A inclusão de temas variados, até mesmo os mais polêmicos como o garimpo ilegal, demonstra a seriedade com que o debate é tratado. Além disso, a participação de parlamentares de diferentes lugares, reforça a importância da colaboração nas questões ambientais. 
Agradeço a todos pela participação e pelo empenho, que é essencial para fortalecer compromisso que temos com o Pará”, finaliza ele. 
61 painéis foram apresentados pelo Poder legislativo, na Green Zone.
Fonte : Alepa 
Blog do Xarope via Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.