Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

UFOPA TERÁ PRESENÇA DESTACADA COM REPRESENTAÇÃO NA ZONA AZUL E PAINÉIS SOBRE A AMAZÔNIA

Confira locais e horários de quatro painéis temáticos no Pavilhão Pará
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) marcará presença de forma significativa na 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30), que começa nesta segunda-feira (10), em Belém. 
Até o dia 21 de novembro, a instituição integrará os debates na Zona Azul, espaço oficial das negociações sob coordenação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), e também coordenará painéis na Zona Verde, onde o público terá acesso às iniciativas voltadas à sustentabilidade e à bioeconomia.
A professora Ana Carla dos Santos Gomes, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), teve seu nome aprovado para compor a delegação oficial do Brasil, representando a UFOPA entre os formuladores de políticas e pesquisadores que debaterão soluções globais para a crise climática. 
Já a reitora Aldenize Xavier também participará das agendas estratégicas da conferência, tanto na Zona Azul quanto na Zona Verde, levando as contribuições da universidade amazônica para o centro das discussões internacionais.
“Será uma honra estar na Blue Zone da COP30, representando a UFOPA. 
Nossa missão é compartilhar o conhecimento que produzimos sobre mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, mostrando ao mundo a visão de uma universidade que vive e pesquisa na Amazônia”, destacou a professora Ana Carla.
“É fundamental levarmos a voz da nossa região para o debate global, apresentando perspectivas locais e contribuindo com soluções que impactam diretamente o nosso futuro.”
Além da presença nas negociações, a UFOPA coordenará quatro painéis temáticos no Pavilhão Pará, principal espaço de representação da região na Zona Verde. 
Os debates abordarão temas como transição climática justa, inovação tecnológica, saberes tradicionais e sustentabilidade na Amazônia.
A reitora Aldenize Xavier reforçou o simbolismo da participação da universidade neste momento histórico: “Entre os dias 11 e 14 de novembro, estarei na COP30 representando a UFOPA em três momentos que considero fundamentais para a Amazônia e para o papel das universidades no enfrentamento das mudanças climáticas. Na Zona Verde, participarei do painel do Ministério da Educação sobre universidades amazônicas e transição climática justa, e também de um painel sobre bioeconomia e inovação industrial. Vamos mostrar que é possível unir ciência, tecnologia e saberes tradicionais para criar soluções sustentáveis e gerar impacto real na economia local.”
Aldenize também integrará um painel na Zona Azul, ao lado de representantes de outras universidades amazônicas, para discutir o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento sustentável da região. 
“Queremos reafirmar a UFOPA como uma instituição que transforma pessoas, gera conhecimento e constrói soluções concretas para o futuro da Amazônia. 
Levaremos ao mundo a mensagem de que a floresta pensa, pesquisa, inova e aponta caminhos para um futuro mais justo e sustentável”, concluiu a reitora.
De acordo com a programação oficial, as representantes da Ufopa estarão presentes na Sala Seringueira, no dia 10, tratando de dois temas: de 10h30 a 11h30 - Mudanças climáticas: influências socioeconômicas em destinos turísticos; De 11h30 às 13h30 - PEEX Ufopa: mudanças climáticas e comunidades.
No dia 11, na Sala Seringueira, de 16h30 às 17h20 - Mudanças Climáticas: influ~encias socioeconômicas em destinos turísticos.
Na Sala Miritizeiro, de 09h30 às 10h20, a Ufopa fala do papel do investimento governamental sobre soluções concretas para o enfrentamento da crise climática, a valorização da floresta em pé e a promoção de modelos de desenvolvimento inclusivos e sustentáveis.
A programação da Geen Zone, no Pavilhão Pará, segue até o dia 21 de novembro.
Fonte : Oestadonet
Por Redação Blog do Xarope

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.