Páginas

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

EM BARCARENA , GOVERNO DO PARÁ ENTREGA A 19ª USINA DA PAZ

O complexo chega para se tornar uma nova referência na garantia de direitos, oportunidades e acesso a serviços essenciais para milhares de famílias barcarenenses.
O Governo do Pará entregou, nesta segunda-feira (15), a Usina da Paz de Barcarena, a 19ª unidade implantada no Estado. 
A nova UsiPaz, é a terceira da Região de Integração Tocantins, que já conta com as unidades de Moju e Abaetetuba em pleno funcionamento, ampliando a política pública do programa Territórios pela Paz (TerPaz) e fortalecendo ações de inclusão social nos municípios.
Durante a cerimônia de entrega, o governador Helder Barbalho destacou a importância do equipamento para a transformação social da região.
“É uma alegria muito grande entregar mais uma Usina da Paz. 
Este é um projeto fantástico que chega a Barcarena para somar com a cidade, fortalecer o município e cuidar das famílias. 
Aqui teremos diversas atividades que vão promover a transformação da realidade social desta região, com mais de 30 órgãos públicos estaduais e municipais atuando em um só lugar”, afirmou.
O complexo, considerado o maior projeto de cidadania da América Latina, chega para se tornar uma nova referência na garantia de direitos, oportunidades e acesso a serviços essenciais para milhares de famílias barcarenenses. 
No local, a população passa a contar com mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer e qualificação profissional, além de atividades voltadas à sustentabilidade e ao empreendedorismo.
A vice-governadora Hana Ghassan destacou o impacto direto da Usina da Paz na vida da população de Barcarena. Para ela, que também é coordenadora do projeto, o equipamento simboliza cuidado, acolhimento e novas perspectivas para as famílias do município. “A Usina da Paz é uma demonstração de amor e representa esperança para a população. 
Este espaço é da população, pensado para acolher e transformar vidas. Sejam todos bem-vindos”, afirmou.
O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, destacou a parceria institucional e os benefícios para o município. 
“A Usina da Paz é um marco para Barcarena. 
Essa união entre o Governo do Estado e a prefeitura garante um equipamento moderno de fundamental importância, que vai oferecer serviços essenciais e melhorar significativamente a qualidade de vida da nossa população. 
Estou muito feliz de ver tanta gente na inauguração deste equipamento fantástico”, afirmou.
Localizada na Rodovia da Integração, no bairro Zita Cunha, a Usina da Paz Barcarena possui estrutura moderna e totalmente acessível, para beneficiar os cerca de 126 mil moradores do município. 
O terreno foi disponibilizado pela Prefeitura de Barcarena, e a construção do complexo é fruto da parceria entre o Governo do Estado e a empresa Hydro.
Oportunidades - Para os moradores, a expectativa é de mudança positiva. 
A atleta Flor Maisa, de 21 anos, vê na Usina da Paz novas oportunidades para os jovens. 
“Esse espaço vai dar muitas oportunidades, principalmente no esporte, como vôlei, basquete e natação. 
A estrutura vai tirar muitos jovens das ruas e abrir caminhos por meio do esporte. 
Eu pretendo treinar aqui e também fazer cursos esportivos”, contou.
O assistente social Otacílio Júnior, morador da comunidade de Vila do Conde, também celebrou a entrega do complexo. 
“A população está com as melhores expectativas. 
Barcarena precisa muito de um equipamento como esse, principalmente pelo aprendizado e pelas oficinas que serão oferecidas. 
É uma alegria muito grande para todos nós”, destacou.
Já a aposentada Joana Lemos, de 63 anos, enfatizou a importância dos serviços voltados à terceira idade. 
“A chegada da usina é muito importante, principalmente pelos cuidados com os idosos. 
Ter serviços de saúde, atividades e atenção em um só lugar faz toda a diferença para a nossa qualidade de vida”, afirmou.
Transformação social - As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis.
Desde 2021, quando a primeira unidade foi entregue, o projeto já garantiu mais de 11,1 milhões de atendimentos em todo o Estado.
Com a abertura da UsiPaz Barcarena, o Pará passa a contar com 19 Usinas da Paz em funcionamento, sendo cinco em Belém, Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem, e outras 13 distribuídas entre a Região Metropolitana e o interior, em municípios como Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Outros 18 complexos seguem em construção nos municípios de Altamira, Cametá, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e no distrito de Icoaraci, em Belém.
Expansão - Somente em 2025, o Governo do Pará já entregou 10 Usinas da Paz, nos municípios de Castanhal, Marabá, Abaetetuba, Benevides, Capanema, Bragança, Tucuruí, Moju, São Miguel do Guamá e, agora, Barcarena, consolidando a expansão do projeto e apresentando resultados concretos que seguem transformando a realidade de famílias em todo o Estado.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.