Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIRURGIA E PESQUISA EXPERIMENTAL RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 27 DE FEVEREIRO

Oportunidade para profissionais da área da saúde e áreas afins
Laboratório de Farmacologia do PPGCIPE
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE), referente ao ano acadêmico de 2026. 
Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de fevereiro, exclusivamente pela internet, neste endereço
A taxa de inscrição é de R$ 350, gerada automaticamente pelo sistema, e o pagamento deve ser realizado dentro do prazo previsto no cronograma do edital.
Podem participar da seleção candidatos que possuam diploma de graduação na área da saúde ou em áreas afins, bem como estudantes que estejam cursando o último semestre desses cursos. Excepcionalmente, também poderão se inscrever profissionais de áreas como Estatística, Engenharia Biomédica, Engenharia de Software e Ciências da Computação, desde que apresentem propostas compatíveis com a área de Medicina III da Capes e com as diretrizes do programa. 
O mestrado é voltado, preferencialmente, a profissionais vinculados à pesquisa, à docência e aos serviços de saúde, com interesse em desenvolver projetos inovadores na área de cirurgia e pesquisa experimental.
De acordo com o professor Anderson Bentes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Experimental (PPGCIPE), “é muito importante que o candidato desenvolva o seu projeto dentro do seu local de trabalho para que ele possa trazer um benefício para esse local, para que ele gere uma aplicabilidade imediata nesse local e gere uma inserção social nesse local de trabalho. Então o problema para o qual vai buscar uma solução vem do local de trabalho desse candidato e a partir daí ele tenta resolver”.
Ao todo, estão sendo ofertadas 24 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, docentes efetivos da Uepa, servidores técnico-administrativos, além de vagas reservadas para pessoas com deficiência e candidatos negros. 
O curso é estruturado em duas áreas de concentração: Cirurgia Experimental e Pesquisa Experimental, e tem duração prevista de 24 meses, com carga horária de 450 horas. 
Durante esse período, os mestrandos desenvolvem atividades acadêmicas e produtos técnicos ou tecnológicos voltados à inovação na área da saúde.
O processo seletivo será composto por quatro etapas: prova escrita, entrevista, análise do currículo Lattes e matrícula na Capes dos projetos selecionados. 
A prova escrita está marcada para o dia 13 de março de 2026, às 14h, com duração de quatro horas, e será aplicada em diversos campi da Uepa, bem como em instituição parceira no Maranhão. 
A entrevista ocorrerá de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, conforme cronograma divulgado no edital.
Para efetivar a inscrição, os candidatos devem enviar, em formato PDF, documentos como diploma ou declaração de conclusão, histórico escolar, currículo Lattes comprovado, carta de intenção e declaração de disponibilidade de tempo. 
Também há previsão de isenção da taxa para candidatos com deficiência ou em situação de hipossuficiência econômica, mediante apresentação de documentação específica.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa, localizada no Campus II da Uepa, na Travessa Perebebuí, nº 2.623, bairro do Marco, em Belém, ou pelo telefone (91) 3284-9675 e pelo e-mail ppgcipe@uepa.br. 
O edital completo, com todos os detalhes sobre etapas, critérios de avaliação e cronograma, está disponível no site oficial da universidade.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.