Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

CONSELHO DE SAÚDE APROVA UPA 24H PORTE III NO BAIRRO SALVAÇÃO E DESTRAVA INVESTIMENTO DE R$ 9,1 MILHÕES EM SANTARÉM

Decisão autoriza mais 13 leitos de observação, dois leitos para atendimento individualizado, quatro leitos de emergência, salas de risco, consultórios médicos, áreas de isolamento adulto e pediátrico e uma ampla área de espera com 60 assentos
Secretário municipal de Saúde, Everaldo de Souza Martins Filho, homologou decisão do conselho de saúde - Créditos: Divulgação
O Conselho Municipal de Saúde aprovou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, Porte III, na zona Oeste da cidade, um equipamento estratégico para desafogar hospitais e ampliar o acesso da população a atendimentos de média complexidade do Sistema Único de Saúde(SUS). 
A decisão, tomada em plenário no dia 17 de dezembro de 2025, autoriza um investimento estimado em R$ 9,112 milhões, com prazo mínimo de execução de 18 meses após a liberação dos recursos. 

GOVERNO DO PARÁ INSTALA SISTEMA DE RECONHECIMENTO FACIAL NO MANGUEIRÃO

Novo sistema de acesso ao estádio facilitará a entrada, que passa a ser pessoal e intransferível, dificultando a ação de cambistas e o uso de ingressos falsos
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), avança na modernização e segurança do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, com a instalação de 106 leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso. 
Os equipamentos, já inseridos na estrutura do maior estádio do Pará, passam por ajustes finais, para que em breve possam ser utilizados.

SESPA ALERTA QUE TRABALHO ANÁLAGO Á ESCRAVIDÃO É DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA NO SUS

Além de servir para mapear a situação epidemiológica e social, a notificação permite o acionamento dos órgãos de fiscalização e resgate às vítimas
Profissionais de Santarém na Capacitação sobre a Saúde no Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão
No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado, nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alerta: o trabalho análogo à escravidão é de notificação compulsória no Brasil.
O crime está incluído na Lista Nacional de Agravos de Notificação Compulsória, no grupo de violência doméstica e outras violências, sendo identificado como tráfico de seres humanos relacionado ao trabalho, devendo ser notificado pelos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

POLÍCIA APONTA QUE ADOLESCENTES SUSPEITOS PELA MORTE DO CÃO ORELHA TENTARAM AFOGAR

Caso de maus-tratos na Praia Brava envolve ao menos quatro adolescentes e segue sob investigação da Polícia Civil de Santa Catarina
A Polícia Civil de Santa Catarina informou que os adolescentes suspeitos de envolvimento na morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis, também teriam tentado afogar outro cachorro na região da Praia Brava, área nobre da capital catarinense. 
A informação foi divulgada pelo delegado-geral da corporação, Ulisses Gabriel, por meio das redes sociais.

ATLETAS DA BASE BRILHAM E SÃO FRANCISCO VENCE CAPITÃO POÇO POR 3 A 1 NA ESTREIA DO PARAZÃO 2026

Os gols da vitória azulina foram marcados por Barbosinha, Enzzo e Murilo Belterra. 
São Francisco x Capitão Poço — Foto: Dominique Cavaleiro/ge
Agora o Leão Azul do Tapajós se prepara para enfrentar o Clube do Remo neste sábado (31)
O Leão Azul do Tapajós entrou em campo e mostrou as garras no duelo contra o Capitão Poço na tarde de terça (27) no Estádio Dedé Cão, em Belterra. 
O São Francisco venceu pelo placar de 3 a 1 e estreou na competição com o pé direito. 
Dos três gols, dois foram marcados por jogadores da base do São Francisco.