Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

SEDUC E SEPLAD ALINHAM DIRETRIZES PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO

Certame abre vagas 2 mil vagas para professores da educação básica e da área administrativa da Secretaria de Educação do Pará
Secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Planejamento e Administração (Seplad) definem requisitos do novo concurso
A gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) se reuniu, nesta quarta-feira (4), com a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), para a definção dos requisitos do novo concurso público da Seduc.
O novo certame abrangerá todo o Pará. 
Atualmente, o processo de organização está em tratativas para o Edital de licitação para a contratação da banca avaliadora. 

REFORMA TRIBUTÁRIA EMPURRA REMO E PAYSANDU PARA O MODELO SAF ; ENTENDA

Nova carga tributária pode pressionar finanças de Remo e Paysandu e reacender debate sobre SAF como alternativa para manter competitividade a partir de 2026.
Clube do Remo e Paysandu sofrerão grandes impactos com a nova legislação tributária do país. | Irene Almeida/Diário do Pará
Reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo governo federal, que insitituiu a Lei Complementar nº 214/2025, inaugura uma nova era para o futebol brasileiro, não apenas do ponto de vista econômico, mas também estrutural. 
Ao substituir cinco tributos (ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins) por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), dividido entre o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o novo sistema altera profundamente a forma como clubes de futebol serão tributados a partir de 2026.

COMERCIANTE TEM PARTE DO DEDO DECEPADO APÓS DISCUSSÃO COM CLIENTE EM SÃO FÉLIX DO XINGU

Ataque teria sido motivado por dívida de R$ 600; suspeito foi preso em flagrante
Foto : Ilustração
Uma proprietária de uma conveniência em São Félix do Xingu, no sul do Pará, teve parte de um dos dedos da mão decepado após ser atacada por um cliente.
Segundo informações da polícia, a agressão teria sido motivada por uma dívida de R$ 600, referente a consumos feitos pelo suspeito no estabelecimento. 

CRESCE QUASE 200% ATENDIMENTOS DO DETRAN COM NOVAS CIRETRANS E AÇÕES ITINERANTES

Atendimentos no território paraense já são quase 3,5 milhões por ano
Ampliar e qualificar o atendimento do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) no interior do Pará é uma meta da atual gestão para aumentar a presença do órgão nos municípios. 
Organização e conforto contribuem para agilizar os serviços nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)
O Departamento vem investindo na revitalização das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). 
Até o momento, 21 Ciretrans já foram reestruturadas e outras duas inéditas, em Marituba e Ulianópolis, foram entregues para que municípios possam ter o atendimento local do Detran.

NÃO HÁ MAIS RAZÃO PARA MANTER 6X1 E JORNADA DE 44H , DIZ SENADOR

Paulo Paim avalia que tema ganhou impulso no Congresso
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o fim da escala 6x1, que concede um dia de descanso a cada seis trabalhados, parecem ter entrado de vez no radar legislativo no início de ano.
Na mensagem enviada ao Congresso Nacional, na última segunda-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou o tema entre as prioridades do governo para o semestre. 
No mesmo dia, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), prometeu que o debate avançaria na Casa.

INDÍGENAS LIBERAM ESTRADA DE ACESSO AO AEROPORTO DE SANTARÉM

Tráfego foi liberado após avanço nas negociações entre lideranças indígenas e o governo federal.
Indígenas encerraram bloqueio na avenida Fernando Guilhon após avanço nas negociações com o governo federal — Foto: Reprodução/Redes sociais
Foi liberada no fim da noite de quarta-feira (4) a rodovia Fernando Guilhon, única via de acesso ao Aeroporto Internacional de Santarém - Maestro Wilson Fonseca. 

MANGUEIRÃO RECEBE GRANDE PÚBLICO PELA ÉRIE A APÓS 21 ANOS SEM DISPUTAS NO PARÁ

Clube do Remo, único clube da Região Norte na elite do futebol nacional, fez sua estreia em casa diante do Mirassol com o apoio de 21 mil torcedores
Clube do Remo fez 2 a 0 no primeiro tempo, mas na etapa final deixou o Mirassol empatar
Belém viveu uma noite histórica, na quarta-feira (4), no Estádio Oleiímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, o Manguerão. 
Após 21 anos, o estádio voltou a receber uma partida do Campeonato Brasileiro da Série A.