Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Destak realiza pesquisa inédita sobre as consequências do bullying em Santarém

De acordo com o levantamento, 64% das pessoas já foram vítimas de bullying e cancelamento



A Destak, Pesquisa, Publicidade e Marketing realizou, nos dias 13 e 14 deste mês, uma pesquisa de cunho social inédita sobre o bullying e os impactos na vida dos santarenos. O levantamento apontou que 64% das pessoas já foram vítimas de bullying e cancelamento. 
A escola é um dos locais onde mais ocorre esse tipo de violência e maus-tratos. Mas o ambiente escolar não é o local exclusivo dessa prática, segundo revelaram os resultados da pesquisa.
O levantamento também apontou a necessidade de ações para garantir um ambiente mais seguro e inclusivo para todos, além de destacar que é preciso envolver toda a sociedade no combate a essa prática que causa traumas irreversíveis à vida das pessoas.


Foram entrevistadas 600 pessoas com idade entre 16 a 59 anos, de vários setores e segmentos da sociedade, em toda a extensão do município. Do total de pessoas ouvidas no levantamento 54% era do sexo masculino e 46% do sexo feminino.
A maioria dos entrevistados informou que tem o ensino médio completo, o que corresponde a 47%.
A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança de 95%. A pesquisa mostrou que 75% dos entrevistados disseram saber o que é bullying. Já outros 11% disseram não saber e 14% já ouviram falar.
A pesquisa Destak mostrou ainda que 64% dos entrevistados foram intimidados uma ou duas vezes por mês.
O isolamento foi apontado por 31% das pessoas como um dos sinais para identificar possíveis situações de bullying. Outras causas são a tristeza e irritabilidade com 26%, faltas frequentes por medo de ir à escola 17%, dificuldades de aprendizagem 16%, perda de apetite 7% e a insônia 3%.

13% dos entrevistados acreditam que campanhas de conscientização na sociedade, escolas e com profissionais de educação podem ajudar a combater com maior eficácia essa prática.
O levantamento é inédito em Santarém e tem como principal objetivo conscientizar a população para situações de violência causadas pelo bullying. Os dados visam ajudar a embasar campanhas e ações de prevenção à prática.
A pesquisa procurou identificar situações de violência e maus-tratos no ambiente escolar. A ênfase recaiu sobre o contexto em que tais situações acontecem, as motivações, os perfis dos praticantes e das vítimas, as consequências dessas situações para os envolvidos e sobre as ações dos estabelecimentos de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.