Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2025

ALEPA HOMENAGEIA OS 91 ANOS DO CREA - PA

A Sessão Solene desta segunda-feira (5), realizada no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), homenageou os 91 anos de fundação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA).
Crédito : Celso Lobo (AID/ALEPA)

Presidida pelo deputado Fábio Freitas (Republicanos), a sessão contou com a presença dos seguintes convidados na composição da mesa: Adriana Falconeri, presidente do CREA-PA; Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas do Pará; Júnior Tapajós, vereador de Santarém; Huan Tupinambá, coordenador do Colégio de Inspetores do CREA-PA; Milena Gonçalves, coordenadora do Crea Júnior Pará; Josué Rocha, diretor-geral da Mútua-PA; Brenda Souza, coordenadora adjunta do Programa Mulher do CREA; e Paulo Pinho, conselheiro federal do Confea.
O deputado Fábio reconheceu as atividades realizadas pelo CREA-PA ao longo dos anos, que visam ao desenvolvimento econômico, social e tecnológico do Estado. 
“Hoje é um dia de reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados pelo CREA-PA ao longo desses 91 anos. 
Apenas no Estado do Pará contamos com mais de 60 mil profissionais, entre engenheiros, agrônomos, geólogos, meteorologistas, geógrafos, tecnólogos e técnicos. 
Na homenagem de hoje, lembramos os feitos do passado, celebramos o presente e mantemos um olhar para o futuro. 
Que essa instituição continue sendo referência de compromisso com toda a sociedade paraense”, destacou o parlamentar.
Foto : Celso Lobo (AID/ALEPA)
Adriana Falconeri é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do CREA no Pará em 91 anos de existência da instituição no Estado. 
Segundo ela, um dos desafios contínuos de sua gestão é apresentar da melhor maneira, à sociedade, o papel desempenhado pelo Conselho de Engenharia por meio de suas diversas áreas de atuação. 
“Somos o maior conselho de classe do Estado, e toda a nossa sociedade precisa compreender a seriedade e o compromisso da engenharia. 
Atualmente, contamos com pouco mais de 300 títulos profissionais em um só conselho, e destaco que cada área de engenharia exige um profissional habilitado. 
Afinal, o CREA foi criado para proporcionar à sociedade a devida segurança por meio da fiscalização do exercício profissional. 
Em nome de todos os nossos profissionais, agradeço ao deputado Fábio pela homenagem recebida na sede do nosso parlamento estadual”, afirmou Falconeri.
Celso Lobo (AID/ALEPA)
Ruy Cabral, titular da Secretaria de Obras do Pará, destacou que, com a chegada da COP 30, o setor de engenharia tem assumido um papel de grande relevância no Estado, diante das inúmeras intervenções urbanísticas em curso. 
“O setor de engenharia vive um dos seus momentos mais importantes no Pará com o advento da COP 30. 
Estamos acompanhando obras em andamento em diversos pontos da cidade e podemos afirmar que, com o apoio de uma ampla equipe de profissionais, o nosso Estado tem passado por um importante processo de desenvolvimento urbanístico e paisagístico. 
Ao Poder Legislativo, nossos agradecimentos e os votos de reconhecimento à presidente Adriana e aos trabalhadores que fazem do CREA-PA essa importante instituição”, afirmou o secretário.
Ao final da cerimônia, a Assembleia Legislativa entregou aos homenageados certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Estado, seja nas áreas da engenharia, da agronomia ou de outros setores tecnológicos, evidenciando o compromisso com a ética, a valorização profissional e o fortalecimento das instituições.
CREA
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia atua em todos os estados brasileiros e tem como missão orientar, fiscalizar e promover o exercício ético e legal das profissões vinculadas à engenharia, agronomia e geociências. 
O CREA integra o Sistema Confea/Crea, formado também pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Entre os principais serviços prestados pelo CREA destacam-se a emissão do registro profissional e o Registro da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, documento essencial para a regularização de obras.
Além de seu papel fiscalizador, o CREA atua para garantir que os profissionais habilitados exerçam suas atividades com segurança e qualidade técnica, cumprindo rigorosamente as normas estabelecidas na legislação brasileira.
Fonte : Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.